Destinos de Viagem


Home » Destinos de Viagem » América do Sul » Argentina » Buenos Aires » Museus em Buenos Aires

Especial Buenos Aires

Veja nesta página os melhores destinos para a sua próxima viagem. São dicas de lugares para viajar melhor e mais barato.


Museus em Buenos Aires

A cidade de Buenos Aires é repleta de museus. São mais de 130 instituições públicas e privadas. Veja alguns exemplos de museus em Buenos Aires:

Museo Penitenciário Argentino Antonio Ballvé
Endereço: Rua Humberto 1º 378, San Telmo
Inauguração: 1980

O edifício onde abriga o museu Penitenciário Argentino Antonio Ballvé, foi construído pelos jesuítas no século XVIII e utilizado para várias finalidades e por último, uma prisão de mulheres. Atualmente em suas salas são exibidos objetos e instalações relacionados com o sistema carcerário argentino. Há vários objetos de tortura usados ao longo da história do país.

Museo de Arte Moderno de Buenos Aires (MAMBA)
Endereço: Avenida San Juan 350, San Telmo
Inauguração: 1956

Administrado pela Secretaria de Cultura do Governo da Cidade de Buenos Aires, o Museu de Arte Moderno de Buenos Aires conta, fundamentalmente, com a produção argentina dos anos 40, 50 e 60 e com outras obras nacionais e internacionais que são agregadas até a atualidade. O edifício onde se encontra o museu é do ano de 1918 e pertenceu a uma antiga fábrica de cigarros. Para abrigar o museu, o prédio passou por algumas reformas mas manteve algumas características originais como a fachada de tijolo vermelho inglês. Atualmente além de outras atividades, o museu dispõe de uma biblioteca e oferece visitas guiadas.

Museo del Cine Pablo Ducrós Hicken
Endereço: Defensa 1220, San Telmo
Inauguração: 1971

Administrado pela Secretaria de Cultura do Governo da Cidade de Buenos Aires, o Museu do Cinema Pablo Ducrós Hicken é dedicado ao cinema argentino e pioneiro em seu gênero na América Latina. Seu nome é em homenagem a Ducrós Hicken, um dos primeiros investigadores argentinos da especialidade, cuja coleção particular constitui a base do patrimônio do museu.

Museo Histórico Nacional
Endereço: Defensa 1600 - Parque Lezama, San Telmo
Localização: interseção das ruas Defensa e Brasil
Telefones: (54 11) 4307-1182/ 4307-4457
Inauguração: 1897

Em uma casa no interior do Parque Lezama, se encontra o museu Histórico Nacional. Em suas dependências são exibidos objetos e documentos que contam a história da Argentina, como relíquias do tempo do vice-reinado. Atualmente além de outras atividades, o museu oferece visitas guiadas.

Museo de Bellas Artes de La Boca de Artistas Argentinos "Benito Quinquela Martín"
Endereço: Pedro de Mendoza 1835, La Boca
Localização: em frente ao rio Riachuelo
Telefone: (54 11) 4301-1080

O museu Quinquela Martín se encontra sobre o terreno que foi doado pelo próprio Quinquela. Abriga uma coleção que retrata a sua vida e a sua obra e de outros artistas argentinos que tem captado de maneira perfeita o espírito do bairro de La Boca, uma coleção de marionetes e belas figuras de proas de navios. Atividades culturais como, cursos e eventos, são realizadas no museu.

Museo Histórico de Cera
Endereço: Dr. Enrique Del Vale Iberlucea 1261, La Boca
Site: http://www.museodecera.com.ar/
Inauguração: 1980

Único museu de cera da Argentina. Sua inauguração se deve ao professor Domingo I. Tellechea, restaurador de obras de arte, que conta um pouco da história da Argentina, de Buenos Aires e dos personagens do bairro de La Boca através de bonecos de cera, numa casa que foi construída no início do século XX, obra do arquiteto J. B. Rocca, com características de estilo renascentista. O museu Histórico de Cera oferece visitas guiadas para grupos.

Como chegar ao museu Histórico de Cera:
Ônibus - Linhas: 2, 9, 10, 20, 22, 24, 25, 28, 29, 33, 46, 53, 54, 61, 64, 86, 93, 126, 142, 143, 152, 159,168

Museo de Bellas Artes al Aire Libre "Caminito"
Localização: Quarteirão entre as ruas Garibáldi, Aráoz de Lamadrid, del Valle Iberlucea e Magallanes
Bairro de La Boca
Telefones: (54 11) 4114-5777/ 5789

Conhecido como "Caminito", pelo famoso tango de 1926 de Gabino Coria Peñalosa e Juan de Dios Filiberto, a rua que representa a maior atração de La Boca, foi criada por iniciativa do pintor argentino Benito Quinquela Martín, onde antes era no início do século XX uma rua sem saída que servia de depósito de lixo. O espaço se tornou um lugar pitoresco, compondo o visual das casas coloridas que se encontram no local e a presença de diversos artistas que expõem as suas obras ao ar livre. Ali se encontra uma vasta mostra de fotografias e pinturas e aos domingos além da feira de artesanato, facilmente encontramos bailarinos de tango, músicos e estátuas vivas apresentando seus espetáculos. Em 1959 foi oficialmente inaugurado como "Museu a Céu Aberto".

Como chegar ao Museu de Belas Artes ao Ar Livre "Caminito":
Ônibus - Linhas: 20, 25, 29, 33, 46, 53, 64, 152

Museo de Bellas Artes al Aire Libre Caminito - Buenos Aires - Argentina

Museo Casa Carlos Gardel
Endereço: Jean Jaures 735, Abasto
Inauguração: 2003

Administrado pela Secretaria de Cultura do Governo da Cidade de Buenos Aires, o Museu Casa Carlos Gardel divulga a vida e a arte de Carlos Gardel através da história do tango no mundo. A casa foi adquirida em 1927 por Carlos Gardel para a sua mãe, Berta Gardés, e ali viveram juntos até 1933. Na década de 1980, o imóvel abrigou La Casa del Tango. Atualmente além de outras atividades, o museu oferece visitas guiadas.

Como chegar ao Museu Casa Carlos Gardel:
Ônibus - Linhas: 29, 41, 64, 68, 118, 140, 142, 168, 188.
Metrô - Linha "B" - Estação Carlos Gardel

Museo de Arte Español Enrique Larreta
Endereço: avenida Juramento 2291, Belgrano
Arquiteto: Ernesto Bunge

Administrado pela Secretaria de Cultura do Governo da Cidade de Buenos Aires, o Museu de Arte Espanhol Enrique Larreta é um importante expoente da arte espanhola na Argentina. O museu se encontra em uma casa onde viveu o escritor modernista Enrique Larreta. A residência foi construída em 1886, ambientado como um palácio renascentista espanhol cercado por um jardim hispano-muçulmano, único no país, contendo em seu interior uma coleção de obras de arte e mobiliário característicos de várias épocas. Atualmente além de outras atividades, o museu dispõe de uma biblioteca e oferece visitas guiadas.

Como chegar ao museu de arte Espanhol Enrique Larreta:
Ônibus - Linhas: 44, 55, 60, 63, 64, 65, 80, 113, 114, 118.
Metrô - Linha "D" - Estação Juramento.
Trem - Linha: Mitre - Estação Belgrano C.

Museo Histórico Cornelio de Saavedra:
Endereço: Crisólogo Larralde 6309, Saavedra
Inauguração: 1921

Administrado pela Secretaria de Cultura do Governo da Cidade de Buenos Aires, o museu Histórico Cornelio de Saavedra conta a história da vida cotidiana da cidade de Buenos Aires durante o século XIX e os principais acontecimentos políticos, sociais e econômicos da época. Fundado em 1921, foi somente em 1941 que se instalou no atual endereço, em uma casa construída entre 1870 e 1880, ex-chácara de Saavedra. Atualmente além de outras atividades, o museu dispõe de uma biblioteca e oferece visitas guiadas.

Como chegar ao Museu Histórico Cornelio de Saavedra:
Ônibus - Linhas: 21, 28, 110, 111, 112, 117, 127, 140, 142, 175, 176.

Museus - Parte 2 (continuação)

Onde passear em Buenos Aires

Cassinos em Buenos Aires
• Museus em Buenos Aires
Parques e Jardins em Buenos Aires
Praças e Monumentos em Buenos Aires
Ruas e Avenidas em Buenos Aires
Shows de Tango em Buenos Aires
Teatros em Buenos Aires
Ao redor de Buenos Aires

Especial Buenos Aires
Buenos Aires é uma das maiores e mais importantes cidades da América Latina. A capital da Argentina foi fundada em fevereiro de 1536 pelo espanhol Pedro de Mendoza. Saiba mais no Especial Buenos Aires

Links e sites oficiais:

Site oficial da cidade de Buenos Aires

Tags:  Museus em Buenos Aires - Argentina - Museo de Arte Moderno de Buenos Aires (MAMBA) - Museo Histórico Nacional - Museo Histórico de Cera - Museo de Arte Hispanoamericano Isaac Fernández Blanco - Museo de la Inmigración

Países da América Latina com os melhores IDH em 2017


Que tal conhecer os países da América Latina com os melhores IDH em 2017? A Argentina é um dos países com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em 2017. O relatório foi divulgado no dia 21/03/2017 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Veja no vídeo a posição da Argentina e dos outros países latino-americanos. Desde 2010 os critérios de avaliação do IDH incluem: expectativa de vida ao nascer; anos médios de estudo e anos esperados de escolaridade; e um padrão de vida baseado produto interno bruto (PIB) em paridade de poder de compra (PPC) per capita. As faixas do IDH incluem "Desenvolvimento humano muito alto" - entre 0,999 e 0,8; Desenvolvimento humano alto - entre 0,799 e 0,700; Desenvolvimento humano médio - entre 0,699 e 0550; e Desenvolvimento humano baixo, com pontuação igual ou abaixo de 0,549.

Busca

Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.