Destinos de Viagem


Home » Destinos de Viagem » América do Sul » Argentina » Buenos Aires » Plaza de Mayo

Especial Buenos Aires

Veja nesta página os melhores destinos para a sua próxima viagem. São dicas de lugares para viajar melhor e mais barato.


Lugares interessantes em Buenos Aires - Plaza de Mayo

Localização: 34º 36' 30'' S 58º 22' 20'' O

A Praça de Maio é rodeada por ruas como Hipólito Yrigoyen, Defensa, Avenida Rivadavia e Bolívar no bairro de Monserrat, e por vários dos principais edifícios da Argentina como a Casa Rosada, o Cabildo, a Catedral Metropolitana de Buenos Aires, o edifício do Governo da cidade de Buenos Aires e a casa central do Banco da Argentina, o Banco Nación.

A praça de Maio também fica próximo das estações de metrô Plaza de Mayo (linha A), Catedral (linha D) e Bolívar (linha E).

Principal praça do centro da cidade de Buenos Aires. Seu nome se deve a revolução ocorrida em maio de 1810. É a caixa de ressonância das grandes manifestações populares do país, e cenário de expressões políticas, sociais, esportivas e artísticas. A Praça de Maio é o centro da vida política de Buenos Aires.

Estão presentes na praça alguns importantes monumentos: uma estátua de Manuel Belgrano encima de um cavalo esculpido em bronze em frente à Casa Rosada e a Pirâmide de Maio coroada por uma estátua da Liberdade.

• Estátua de Manuel Belgrano:
Escultores: Albert Carrier-Belleuse e Manuel de Santa Coloma.

• Pirâmide de Maio: Declarada Monumento Histórico: 1942
A obra foi realizada pelo construtor Pedro Vicente Cañete em 1811 e em 1856 sofreu modificações pelo pintor e arquiteto Prilidiano Pueyrredón e pelo escultor francês Joseph Dubourdieu que incluiu na parte superior da pirâmide uma estátua da Liberdade.

Ainda se encontra na praça dois relógios que funcionam à energia solar e fontes de água.

Alguns dos mais importantes edifícios nos arredores da praça de maio:

Cabildo de Buenos Aires:
O Cabildo, repartição espanhola nos tempos coloniais, passou por diversas modificações estruturais desde 1608. Parte da sua estrutura foi demolida para a abertura da avenida de mayo e da diagonal Julio A. Roca e em 1940 o que restou do prédio foi reconstruído pelo arquiteto Mario Buschiazzo para dar uma fisionomia similar colonial a que tinha em 1810.

No interior do Cabildo se encontra o Museu Nacional do Cabildo e a Revolução de Mayo, onde se exibem os materiais do século XVIII.

Palácio do Governo da Cidade de Buenos Aires:
Construído entre 1891 e 1902, a obra combina elementos da arquitetura francesa, italiana e alemã. É sede do Poder Executivo da cidade de Buenos Aires.

Banco da Nação Argentina:
O banco, de capital estatal fundado em 1891, foi uma grande contribuição para o impulso da economia argentina.O atual edifício onde se encontra a sede do banco foi construído entre 1940 e 1955. Atualmente o banco possui sucursais não somente dentro da Argentina, mas também em outros países.

Site: http://www.bna.com.ar/

Catedral Metropolitana de Buenos Aires:
Endereço: San Martín 27

Principal templo católico de Buenos Aires. Sua frente é de estilo neoclássico, se parece mais com um templo grego clássico que uma igreja católica típica, sua fachada exibe doze colunas que simbolizam os doze apóstolos, e o seu interior apresenta o aspecto de uma igreja colonial espanhola.

Até finalizar a atual construção da catedral, iniciada no século XVIII e concluída no início do século XX, muitos arquitetos se dedicaram à obra, o que pode ser constatado na diversidade de estilos e nos muitos elementos que foram agregados segundo a oportunidade ou o momento.

No interior da Catedral está um mausoléu de mármore que guarda os restos do general San Martín.

A Catedral Metropolitana de Buenos Aires oferece visitas guiadas.
Site: http://www.arzbaires.org.ar/catedral1.htm

Catedral Metropolitana de Buenos Aires - Argentina

Casa Rosada:
Sede do Poder Executivo da Nação Argentina e a sede do Presidente da República Argentina. Ela tem esse nome devido a sua cor próxima ao rosa.

Projetada inicialmente pelos arquitetos suecos Enrique Aberg e Kihlberg e posteriormente pelo arquiteto italiano Francisco Tamburini, seguiu um estilo eclético com expressão classicista. O edifício foi inaugurado oficialmente em 1898.
A Casa Rosada foi palco de importantes acontecimentos históricos do país. Muitas manifestações políticas e artísticas, por exemplo, várias cenas dos filmes "A História Oficial" e "Evita" foram gravadas nas sacadas do palácio.

Em suas instalações também abriga o Museu da Casa do Governo, administrado pelo Governo Nacional, com material relacionado aos presidentes do país.

O Museu da Casa do Governo ou Museu da Casa Rosada oferece visitas guiadas.
Site: http://www.museo.gov.ar

Edifício da Administração Federal de Ingressos Públicos (AFIP):
É um organismo que regula as obrigações e os direitos dos contribuintes. No seu interior se encontra a biblioteca da Academia Nacional da História.
Site: http://www.afip.gov.ar/

Lugares interessantes em Buenos Aires

La Boca
Palermo
Plaza del Congreso
• Plaza de Mayo
Puerto Madero
Recoleta
San Telmo
Tigre

Especial Buenos Aires
Buenos Aires é uma das maiores e mais importantes cidades da América Latina. A capital da Argentina foi fundada em fevereiro de 1536 pelo espanhol Pedro de Mendoza. Saiba mais no Especial Buenos Aires

Links e sites oficiais:

Site oficial da cidade de Buenos Aires

Tags:  Plaza de Mayo - Locais interessantes em Buenos Aires - Argentina - Como chegar à Plaza de Mayo - Noite na Plaza de Mayo - Dicas da Plaza de Mayo - O que fazer na Plaza de Mayo - Atrações - Compras - Restaurantes - Viagem

Países da América Latina com os melhores IDH em 2017


Que tal conhecer os países da América Latina com os melhores IDH em 2017? A Argentina é um dos países com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em 2017. O relatório foi divulgado no dia 21/03/2017 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Veja no vídeo a posição da Argentina e dos outros países latino-americanos. Desde 2010 os critérios de avaliação do IDH incluem: expectativa de vida ao nascer; anos médios de estudo e anos esperados de escolaridade; e um padrão de vida baseado produto interno bruto (PIB) em paridade de poder de compra (PPC) per capita. As faixas do IDH incluem "Desenvolvimento humano muito alto" - entre 0,999 e 0,8; Desenvolvimento humano alto - entre 0,799 e 0,700; Desenvolvimento humano médio - entre 0,699 e 0550; e Desenvolvimento humano baixo, com pontuação igual ou abaixo de 0,549.

Busca

Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.