Destinos de Viagem


Home » Destinos de Viagem » América do Sul » Argentina » Buenos Aires » Ruas e Avenidas em Buenos Aires

Especial Buenos Aires

Veja nesta página os melhores destinos para a sua próxima viagem. São dicas de lugares para viajar melhor e mais barato.


Ruas e Avenidas de Buenos Aires

Avenida de Mayo (Maio)
Localização: entre a Praça de Maio (Plaza de Mayo) e a Praça dos Congressos (Plaza del Congreso) no bairro de Monserrat.

Une a Plaza de Mayo (Casa Rosada) com a Plaza del Congreso (Congreso de la Nación Argentina). Avenida de Mayo desemboca em um complexo de três praças: a praça Lorea, a praça Mariano Moreno e a praça do Congresso. Nesta avenida se encontram esplêndidas fachadas e cúpulas que seguem os estilos art nouveau, neoclássico e eclético conseqüentes da prosperidade constatada na Argentina no início do século XX. Nela passaram ilustres visitantes estrangeiros e hoje é rota obrigatória dos presidentes eleitos da Argentina e lugar predileto dos desfiles de protestos ou celebrações. Por debaixo da avenida foi construída a primeira linha de transporte subterrâneo da América Latina, a Linha "A" do metrô de Buenos Aires, que continua operando e que virou atração turística. A avenida de Mayo foi declarada Lugar Histórico Nacional, o que implica que a estrutura dos edifícios não podem ser alterados sem antes serem aprovados pelo Governo. É uma avenida que concentra cafés, hotéis, teatros tradicionais e inúmeras edificações que representam grande importância histórica e arquitetônica, entre as quais a Casa da Cultura e o Palácio Barolo.

Palácio Barolo
Endereço: Avenida de Mayo 1370, Monserrat
Inauguração: 1923
Arquiteto: Mario Palanti
Altura: 100 m
Monumento Histórico Nacional: 1997

Edifício de escritórios em estilo eclético. Foi o prédio mais alto da cidade de Buenos Aires durante uma década, até a construção do Kavanagh em 1936.

Casa de la Cultura (Casa da Cultura)
Endereço: Avenida de Mayo 575
Inauguração: 1898
Monumento Histórico Nacional: 1995

O projeto do edifício pertence aos engenheiros Carlos Agote e Alberto Gainza, e a fachada é obra do arquiteto Charles Garnier. Antigamente funcionava a sede do jornal La Prensa.

Saiba mais sobre a avenida de Mayo na página Compras em Buenos Aires.

La Manzana de las Luces
Localização: ruas Perú, Bolívar, Moreno, Alsina, Diagonal Sur.

O nome Manzana de las Luces se deve a região onde se localizavam as instituições de ensino que pregavam ideais iluministas. Em alguns dos numerosos edifícios abrigava a sede da Universidade de Buenos Aires - Academia de Medicina e Departamento de Ciências Exatas. Primeiramente nesta área instalaram-se os jesuítas no século XVII, responsáveis pela construção dos edifícios que posteriormente após a sua expulsão passou a ser a antiga sede da Universidade de Buenos Aires e outros que ainda se conservam como: a Procuraduría de las Misiones, a Casa de Renta e a Residencia del Procurador. Por debaixo das suas ruas se encontram galerias subterrâneas construídas durante o século XVIII que uniam o Cabildo e a Catedral com as igrejas de San Ignacio, San Francisco, Santo Domingo, San Juan, del Salvador e outras construções. A princípio as passagens foram abertas com a função de defender a cidade mas logo serviram para o contrabando. Atualmente na Manzana de las Luces alguns trechos das galerias estão abertos à visitação e por suas ruas são desenvolvidas atividades culturais e funcionam todos os dias uma feira artesanal.

Saiba mais sobre o Cabildo e a Catedral na página Lugares interessantes em Buenos Aires.

Como chegar à Manzana de las Luces:
Ônibus (colectivos) - Linhas: 7, 24, 26, 28, 29, 38, 45, 56, 59, 64, 67, 105, 132.

Avenida Corrientes
Começa na avenida Eduardo Madero, no bairro de Puerto Madero e se estende por 69 quadras até concluir na avenida Federico Lacroze, no bairro de Chacarita.

A avenida Corrientes é uma das principais ruas da cidade de Buenos Aires e tema de diversos tangos. Em sua enorme extensão estão muitos dos cafés, bares e restaurantes tradicionais da cidade e alguns dos teatros de maior importância da Argentina. Há também bancos, casas de câmbio, centros culturais, cinemas e muitos estabelecimentos comerciais. Da avenida Corrientes é possível ver o Obelisco de Buenos Aires ao fundo. Por debaixo de todo seu trajeto passa a linha "B" do metrô. Na esquina da avenida Corrientes com a rua Bouchard, há um tradicional ginásio de Buenos Aires que é conhecido como Luna Park.

Saiba mais sobre a avenida Corrientes na página Compras em Buenos Aires.

Luna Park
Endereço: Bouchard 465
Site: http://www.lunapark.com.ar
Monumento Histórico Nacional: 2007

Local onde se realizam atividades artísticas e esportivas. Palco de intensos combates de boxe, atualmente o espaço é também utilizado para apresentação de espetáculos, atos religiosos, políticos e outros eventos sociais.

Paseo La Plaza
Endereço: Avenida Corrientes 1660
Telefone: (54 11) 6320-5300
Site: http://www.paseolaplaza.com.ar/

O Paseo La Plaza é um centro cultural que possui cinco salas destinadas a exposições, espetáculos teatrais e outros tipos de eventos. No seu interior encontra-se também lojas e restaurantes.

Como chegar ao Paseo La Plaza:
Ônibus - Linhas: 6, 12, 24, 26, 29, 37, 50, 60, 75, 99, 115, 124, 146, 150, 155
Metrô - Linha "B" - Estação Callao e Linha "D" - Estação Tribunales

Luna Park - Buenos Aires - Argentina

Avenida 9 de Julio
Localização: começa na embaixada da França ao norte e termina na Plaza Constitución ao sul.

O nome Avenida 9 de Julio é em homenagem ao Dia da Independência Argentina, 9 de julho de 1816. O sul da avenida 9 de Julio conecta com a autopista 25 de Mayo que leva ao aeroporto internacional de Ezeiza e à autopista 9 de Julio, esta por sua vez conecta com as rotas nacionais 1, La Plata e 2 e o norte ao início da autopista Arturo Illia, na rua Arroyo.

Onde passear em Buenos Aires

Cassinos em Buenos Aires
Museus em Buenos Aires
Parques e Jardins em Buenos Aires
Praças e Monumentos em Buenos Aires
• Ruas e Avenidas em Buenos Aires
Shows de Tango em Buenos Aires
Teatros em Buenos Aires
Ao redor de Buenos Aires

Especial Buenos Aires
Buenos Aires é uma das maiores e mais importantes cidades da América Latina. A capital da Argentina foi fundada em fevereiro de 1536 pelo espanhol Pedro de Mendoza. Saiba mais no Especial Buenos Aires

Links e sites oficiais:

Site oficial da cidade de Buenos Aires

Tags:  Ruas e Avenidas de Buenos Aires - Avenida Corrientes - Luna Park - Paseo La Plaza - Avenida de Mayo - Avenida 9 de Julio - La Manzana de las Luces - Casa de la Cultura - Palácio Barolo - Buenos Aires - Argentina - Calles

Países da América Latina com os melhores IDH em 2017


Que tal conhecer os países da América Latina com os melhores IDH em 2017? A Argentina é um dos países com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em 2017. O relatório foi divulgado no dia 21/03/2017 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Veja no vídeo a posição da Argentina e dos outros países latino-americanos. Desde 2010 os critérios de avaliação do IDH incluem: expectativa de vida ao nascer; anos médios de estudo e anos esperados de escolaridade; e um padrão de vida baseado produto interno bruto (PIB) em paridade de poder de compra (PPC) per capita. As faixas do IDH incluem "Desenvolvimento humano muito alto" - entre 0,999 e 0,8; Desenvolvimento humano alto - entre 0,799 e 0,700; Desenvolvimento humano médio - entre 0,699 e 0550; e Desenvolvimento humano baixo, com pontuação igual ou abaixo de 0,549.

Busca

Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.