Destinos de Viagem


Home » Destinos de Viagem » América do Sul » Brasil » Rio de Janeiro » Compras no Rio de Janeiro

Especial Rio de Janeiro

Veja nesta página os melhores destinos para a sua próxima viagem. São dicas de lugares para viajar melhor e mais barato.


Compras no Rio de Janeiro

Na cidade do Rio de janeiro há shoppings, feiras e áreas inteiras dedicadas ao comércio.

Para quem procura por livros antigos e raros, existem alguns sebos encontrados principalmente no Centro do Rio, na avenida Passos próximo à Praça Tiradentes e na rua da Carioca. É também na rua da Carioca que se encontra a maioria das lojas de instrumentos musicais e os mais diversos instrumentos como flautas, violões, cavaquinhos, banjos, instrumentos de percussão, entre outros.

No Centro do Rio é também onde encontramos dois centros de comércio popular da cidade: a Saara e o Camelódromo.

O maior deles é a Saara, formado por 11 ruas estreitas com mais de mil lojas que vendem enfeites para festas, artigos para carnaval, bijuterias e peças para a sua cofecção, brinquedos, vestuário, roupas de cama, mesa e banho e outras mercadorias. É também conhecido como o local onde árabes, judeus e outros povos como coreanos convivem amigavelmente.

O Camelódromo se encontra no quarteirão que dá para a avenida Presidente Vargas com a rua Uruguaiana. Lá é possível encontrar vendedores ambulantes vendendo produtos importados, eletrônicos, vestuário, entre outros.

Além desses dois centros de comércio popular onde possivelmente encontrarão artigos em promoção, grandes lojas de departamento de vestuário e artigos diversos são encontrados no Centro do Rio, mais precisamente nas ruas Ouvidor e Uruguaiana.

Grifes de moda e joalherias também têm seu endereço no Centro do Rio, na avenida Rio Branco. Mas é principalmente no bairro de Ipanema, como por exemplo, a rua Visconde de Pirajá, que encontrará mais opção para quem procura por roupas, sapatos, jóias e outros artigos finos de grandes marcas internacionais.

Horário de funcionamento das lojas:
Geralmente as lojas de ruas funcionam de segunda a sexta-feira das 09:00h às 19:00h, e nos sábados das 09:00h às 13:00h., mas dependendo da localização, as lojas permanecem abertas toda a tarde nos sábados.

Os principais shoppings funcionam de segunda a sábado das 10:00h às 22:00h, e aos domingos das 15:00h às 21:00h.

Há também na cidade algumas lojas de conveniência, abertas 24 horas por dia.

Meios de pagamento:
O câmbio de moeda estrangeira para moeda nacional (real) pode ser feito em bancos e em casas autorizadas para esse fim.

Os cartões de crédito de maior aceitação na maioria dos estabelecimentos são American Express, Master Card, Visa e Diner's Club. As vezes é possível obter um pequeno desconto comprando a vista.

Para o câmbio de cheques de viagem na cidade do Rio de Janeiro, em geral são aceitos. Já os cheques pessoais de bancos estrangeiros ou de outros estados do Brasil, recomenda-se consultar o estabelecimento comercial antes da compra do serviço ou do produto.

Os bancos e as casas de câmbio da cidade do Rio de Janeiro funcionam de segunda a sexta-feira das 10:00h às 16:00h, e os caixas eletrônicos, espalhados por quase toda parte, funcionam a maioria 24 horas por dia para saques em reais com os cartões mais conhecidos.

Garantias e recibos:
Quando for comprar artigos eletrônicos em lojas, não deixe de verificar se a garantia do produto é válida fora do Rio de Janeiro, e de solicitar a nota fiscal detalhada da mercadoria. Para compras isentas de impostos (tax free) são restritas aos aeroportos.

Feiras
Os que gostam de antiguidades e artesanatos não podem deixar de ir às feiras de antiguidades e artesanatos promovidas em vários pontos da cidade. Há também uma feira temática sobre a tradição nordestina.

Veja alguns exemplos de Feiras:

Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas - Feira Nordestina
Endereço: Campo de São Cristóvão - São Cristóvão

Para quem quiser conhecer ou reviver um pouco da cultura do Nordeste no Rio de Janeiro, não existe lugar melhor que o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, onde funciona a tradicional Feira de São Cristóvão.

São mais de 600 barracas fixas e padronizadas, espalhadas por ruas, praças, avenidas que levam os nomes dos estados do Brasil e de vários artistas nordestinos, dentro do Pavilhão de São Cristóvão. Nesse espaço superior a 30.000m2 é possível saborear a culinária típica e comprar o artesanato característico da região, além de poder escutar e dançar nas pistas de dança com as apresentações de bandas de forró e outros artistas em um dos palcos montados para shows ou na praça no centro do Pavilhão.
Possui estacionamento pago.

Telefones: (21) 2580-5335/ 6946
Site: http://www.feiradesaocristovao.org.br

Dias de Funcionamento da Feira de São Cristóvão:
Terça a quinta-feira das 10:00h às 18:00h (entrada franca) *Exceto feriados
Sexta-feira, a partir das 10:00h às 21:00h de domingo

Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas - Feira de São Cristóvão - Rio de Janeiro - Brasil

Feirarte I
Endereço: Praça General Osório entre as ruas Teixeira de Melo, Visconde de Pirajá e Prudente de Morais - Ipanema

Essa feira teve início no final da década de 60, quando vários artistas plásticos sem ter onde expor as suas peças começaram a ocupar a praça com os seus trabalhos. Logo outros artistas, muitos artesões integrantes do Movimento Hippie, se juntaram aos primeiros e a feira passou a ser conhecida como Feira Hippie de Ipanema.

Dias de Funcionamento da Feirarte I:
Domingo das 9:00h às 18:00h.

Feirarte II
Endereço: Praça Quinze de Novembro - Centro

Feira localizada no Centro Histórico do Rio de Janeiro, próxima do Paço Imperial, do Arco dos Teles e de outros edifícios emblemáticos. Lá são encontrados trabalhos em madeira, vidro, couro, entre outros.

Dias de Funcionamento da Feirarte II: Quinta a sexta-feira das 8:00h às 18:00h

Outras Feiras de Artesanato:

Feirarte III
Endereço: Praça Saens Peña - Tijuca
Dias de Funcionamento da Feirarte III: Sexta a sábado das 8:00h às 18:00h

Feirarte IV
Endereço: Avenida Atlântica - Praça do Lido - Copacabana
Dias de Funcionamento da Feirarte IV: Sábado a domingo das 8:00h às 18:00h

Feirarte V
Endereço: Calçadão Central de Copacabana próximo à Rua Djalma Ulrich
Dias de Funcionamento da Feirarte V: Sábado e domingo das 18:00h à 24:00h

Algumas Feiras de Antiguidades

Feira de Antiquários I
Endereço: Praça Marechal Âncora - Praça XV de Novembro - Centro

A primeira e mais tradicional feira de antiguidade da cidade do Rio. Conta com expositores, organizados em barracas padronizadas. São comercializadas louças, pratarias, cristais, entre outros, dos diversos períodos da história.

Dias de Funcionamento: sábado das 10:00h às 17:00h.

Feira de Antiquários II - Feira de Antiguidades da Associação Brasileira de Antiquários
Endereço: Praça Santos Dumont, em frente ao portão principal do Jockey Club Brasileiro - Gávea

Feira com mais de 80 barracas com exposição de objetos antigos. Entre as quais encontramos peças de coleção, cerâmicas, vidros, cristais, prataria e esculturas.

Dias de Funcionamento: domingo das 09:00h às 17:00h.

Lista de alguns shoppings na cidade do Rio de Janeiro - Parte 2 (continuação)

Onde passear na cidade do Rio de Janeiro

   • Praias no Rio de Janeiro
   • Lagoas no Rio de Janeiro
   • Ilhas no Rio de Janeiro
   • Parques e Jardins no Rio de Janeiro
   • Mirantes no Rio de Janeiro
   • Museus no Rio de Janeiro
   • Espaços Culturais no Rio de Janeiro
   • Praças no Rio de Janeiro
   • Igrejas no Rio de Janeiro
   • Teatros no Rio de Janeiro

Veja no Especial Rio de Janeiro

 Introdução ao Rio de Janeiro
 História do Rio de Janeiro
 Clima do Rio de Janeiro
 Cultura do Rio de Janeiro
 Como chegar ao Rio de Janeiro
 Locomover no Rio de Janeiro
 Hospedagem no Rio de Janeiro
 Passeios no Rio de Janeiro
 Ao redor do Rio de Janeiro
 Compras no Rio de Janeiro
 Alimentação no Rio de Janeiro
 Dicas de viagem para o Rio de Janeiro

Links e sites oficiais:

Site oficial da cidade do Rio de Janeiro

Tags:  Compras no Rio de Janeiro - Brasil - Feiras de antiguidades no Rio de Janeiro - Feiras de artesanato no Rio de Janeiro - Shopping Centers no Rio de Janeiro - Saara - Camelódromo - onde comprar no Rio de Janeiro

Que tal viajar em 30"? - Pão de Açúcar - Rio de Janeiro


Que tal viajar para o Rio de Janeiro? Aproveite para conhecer uma atração imperdível na cidade do Rio, o Pão de Açúcar. Para ter acesso ao Morro Pão de Açúcar embarca-se em um dos bondinhos que partem do terminal da Praia Vermelha para o Morro da Urca e de lá, em outro, segue para o Pão de Açúcar. Nós subimos de bondinho, mas dá para ir até o Morro da Urca sem pagar nada. O acesso gratuito é feito por trilha, pela Pista Claudio Coutinho, saindo da Praia Vermelha. Após às 19h a descida de bondinho é de graça. É possível também subir o Morro Pão de Açúcar sem custo, mas nesse caso só escalando. Tarefa para os mais corajosos e aventureiros que possuem equipamentos apropriados para escalada.

Busca

Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.