Destinos de Viagem


Home » Destinos de Viagem » América do Sul » Brasil » Urubici » Cultura de Urubici

Urubici - Serra Catarinense

Veja nesta página os melhores destinos para a sua próxima viagem. São dicas de lugares para viajar melhor e mais barato.


Cultura de Urubici

A influência dos primeiros habitantes e dos imigrantes europeus e de diversas regiões do país é presente na cultura de Urubici.

Quando os primeiros colonizadores, vindos de Tubarão, São Joaquim e Bom Jesus, chegaram à região a cidade de Urubici já era habitada pelos índios barorós. O registro dos antigos habitantes de Urubici podem ser encontrados nas cavernas e inscrições rupestres da região.

Inscrições rupestres - Urubici - Serra Catarinense - Santa Catarina - Região Sul - BrasilInscrições rupestres - Urubici

Os imigrantes italianos, alemães e letões chegaram à região nos anos de 1920. Os europeus vieram para a região motivados pelo solo fértil do vale do Rio Canoas. Com a chegada dos imigrantes a agricultura e pecuária se tornaram as principais atividades econômicas da região.

Inscrições rupestres - Urubici - Serra Catarinense - Santa Catarina - Região Sul - Brasil

A região da Serra Catarinense é o berço do turismo rural no Brasil. Na região surgiram os primeiros hotéis-fazenda. Fazendas centenárias mantiveram as características originais e se adaptaram para receber os turistas com conforto e inúmeras opções de lazer. Algumas oferecem cavalgadas, visitas a campos, cânions e cachoeiras, caminhadas por trilhas na mata, além da prática de esportes radicais, como tirolesa e arvorismo. Tudo com muita hospitalidade servida da culinária campeira.

Na cidade de Urubici são encontrados bares e restaurantes, que servem lanches, refeições completas e pratos típicos a base de pinhão e truta. A maioria dos estabelecimentos funciona diariamente somente no horário do almoço e jantar.

A cultura gaúcha é forte no interior de Santa Catarina. Em Urubici toda essa influência não passa despercebida. A cultura do chimarrão e os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) estão presentes na cidade. Consumir erva-mate, adicionada de água quente, esquenta o corpo ficando mais fácil suportar os dias frios de inverno.

Inscrições rupestres - Urubici - Serra Catarinense - Santa Catarina - Região Sul - BrasilCentro de Tradição Gaúcha no Parque de Exposições Manoel Prá - Urubici

Existe um Centro de Tradição Gaúcha no município, o CTG Capestre Catarinense, onde são realizados vários eventos na cidade. A maioria das festividades é destinada a preservar a cultura e os costumes gaúchos. Um desses eventos é o "Baile de Prenda Jovem" que nada mais é do que um baile de debutantes. Uma festa para reunir todas as belas moças (prendas) que completam 15 anos naquele ano. As debutantes que desejam participar da festa devem se apresentar com dois vestidos: um tradicional de 15 anos e outro típico que remete à tradição gaúcha. O evento é aberto ao público desde que todos estejam com indumentária típica apropriada. Depois da apresentação das "prendas" todos são convidados a dançar e curtir a festa. Nós estivemos presentes em um desses bailes e adoramos a experiência.

Parque de Exposições Manoel Prá - Urubici - Serra Catarinense - Santa Catarina - Região Sul - BrasilBaile de Prenda no Parque de Exposições Manoel Prá - Urubici

O CTG Capestre Catarinense fica no Parque de Exposições Manoel Prá, próximo ao Portal de Urubici, na rodovia SC-430, na localidade de Águas Brancas, entre os municípios de Urubici e Bom Retiro.

Baile de Prenda Jovem - Urubici - Serra Catarinense - Santa Catarina - Região Sul - BrasilCurtindo o "Baile de Prenda Jovem" no CTG Capestre Catarinense, com o meu vestido "alugado" de prenda.

O Parque de Exposições Manoel Prá é um local utilizado para feiras, exposições e outros eventos na cidade de Urubici. Eventos como a Festa das Hortaliças acontece todos os anos neste lugar.

Parque de Exposições Manoel Prá - Urubici - Serra Catarinense - Santa Catarina - Região Sul - BrasilCurtindo um evento no Parque de Exposições Manoel Prá - Urubici

Veja no Especial Urubici

 Introdução a Urubici
 História de Urubici
 Lendas de Urubici
 Clima de Urubici
 Cultura
 Como chegar a Urubici
 Locomover-se em Urubici
 Hospedagem em Urubici
 Passeios em Urubici
 Ao redor de Urubici
 Onde comprar em Urubici
 Onde comer em Urubici
 Dicas de viagem para Urubici

Cidade de Urubici - Brasil

Dados de Urubici
País: Brasil
Fundação: 1956
Distância até Florianópolis - 167 km
Área: 1.019,232 km²
População: 10.439 hab. cont. IBGE/2007
Densidade: 10,4 hab./km²
Gentílico: urubiciense
Fuso horário: UTC-3
Localização: 28º00'54" S e 49º35'30" W
Altitude: 915 a 1828 metros
Clima: subtropical Cfb
Corrente elétrica: 220 volts
Código de área da Cidade: 49
PIB: R$ 63.354.154,00 IBGE/2003
PIB per capita: R$ 6.061,44 IBGE/2003

Links e sites oficiais:

Site oficial da cidade de Urubici - Santa Catarina

Tags: Cultura de Urubici - Lendas de Urubici - História de Urubici - Destino: Urubici, Estado de Santa Catarina - Brasil - Dicas de viagem para Urubici - Mapa e fotos de Urubici - Culinária campeira - Fogo de chão - Camargo - Pinhão

Que tal viajar para ver neve no Brasil?


Que tal viajar para ver neve no Brasil? Sim, é verdade! Neva no Brasil. Quem já viu neve no país sabe exatamente do que estou falando. Na estação de inverno e até mesmo fora da estação pode nevar na região sul e em outras partes do Brasil. Nos últimos anos, o fenômeno foi mais intenso em 2010 e em 2013. Em 2013 flocos de neve cairam durante alguns minutos numa manhã em Curitiba. Em Florianópolis quem olhou para o Morro do Cambirela o viu branquinho!

Busca

Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.