Destinos de Viagem


Home » Destinos de Viagem » América do Sul » Brasil » Rio de Janeiro » Cultura no Rio de Janeiro

Especial Rio de Janeiro

Veja nesta página os melhores destinos para a sua próxima viagem. São dicas de lugares para viajar melhor e mais barato.


Cultura do Rio de Janeiro

A cultura do Rio de Janeiro recebeu forte influência dos portugueses e dos negros desde o período da colonização. Os portugueses vieram em grande número e hoje é a cidade com a segunda maior população de portugueses do mundo, depois de Lisboa. Além desses dois povos e dos índios, contribuiram culturalmente na cidade, imigrantes vindos de outros países, como os italianos, espanhóis, chineses e argentinos, e de outros estados do Brasil. A partir da segunda metade do século XX, a cidade recebeu um grande contingente de imigrantes de outros estados, principalmente os nordestinos.

A cidade do Rio de Janeiro abriga muitos museus, centros culturais, cinemas e teatros. É responsável por quase 70% da produção audiovisual do país e é sede da maior empresa de comunicações do Brasil, Organizações Globo.

O título de Cidade Maravilhosa à cidade do Rio de Janeiro foi atribuído em meados do século XX, decorrente da rara beleza natural da cidade. É também considerada a cidade com o povo mais cordial do mundo, de acordo com um estudo, publicado na revista American Scientist.

Bossa Nova

Foi na cidade do Rio de Janeiro que surgiu um expressivo movimento musical brasileiro iniciado no final da década de 50 e início dos anos 60, a Bossa Nova. Inspirado no jazz norte-americano, ele era no início apenas um modo diferente de cantar e de tocar samba. Posteriormente, Bossa Nova passou a ser um dos gêneros musicais brasileiros mais conhecidos em todo o mundo, com músicas regravadas por artistas internacionais e em outros idiomas.

O movimento da Bossa Nova se iniciou através de um grupo de músicos da classe média carioca que se reuniam em apartamentos da zona sul, em Copacabana, para fazer e ouvir música diferente do que se ouvia na época. Os primeiros concertos foram realizados nas faculdades e depois passou a ser apresentado nos bares de Copacabana.

O sucesso da Bossa Nova no exterior contribuiu para promover a cidade do Rio de Janeiro. Um dos seus maiores sucessos, Garota de Ipanema, composta por Tom Jobim e Vinícius de Moraes, foi inspirado numa moça que passava com freqüência em frente ao Bar Veloso (hoje Garota de Ipanema), no bairro de Ipanema, tornou-se uma das canções brasileiras mais conhecidas em todo o mundo.

Com o passar dos anos, a bossa nova que no Brasil era inicialmente considerada música de "elite" (cultural), tornou-se cada vez mais popular com o público brasileiro, em geral.

Estádio do Maracanã - Rio de Janeiro - Brasil

Onde passear na cidade do Rio de Janeiro

   • Praias no Rio de Janeiro
   • Lagoas no Rio de Janeiro
   • Ilhas no Rio de Janeiro
   • Parques e Jardins no Rio de Janeiro
   • Mirantes no Rio de Janeiro
   • Museus no Rio de Janeiro
   • Espaços Culturais no Rio de Janeiro
   • Praças no Rio de Janeiro
   • Igrejas no Rio de Janeiro
   • Teatros no Rio de Janeiro

Veja no Especial Rio de Janeiro

 Introdução ao Rio de Janeiro
 História do Rio de Janeiro
 Clima do Rio de Janeiro
 Cultura do Rio de Janeiro
 Como chegar ao Rio de Janeiro
 Locomover no Rio de Janeiro
 Hospedagem no Rio de Janeiro
 Passeios no Rio de Janeiro
 Ao redor do Rio de Janeiro
 Compras no Rio de Janeiro
 Alimentação no Rio de Janeiro
 Dicas de viagem para o Rio de Janeiro

Links e sites oficiais:

Site oficial da cidade do Rio de Janeiro

Tags:  Cultura do Rio de Janeiro - Brasil - Destino: Rio de Janeiro, capital do Estado do Rio de Janeiro - Dicas para viagem, atividades, onde comer, como chegar, passagens aéreas para Rio de Janeiro - Mapa e fotos do Rio de Janeiro

Que tal viajar em 30"? - Pão de Açúcar - Rio de Janeiro


Que tal viajar para o Rio de Janeiro? Aproveite para conhecer uma atração imperdível na cidade do Rio, o Pão de Açúcar. Para ter acesso ao Morro Pão de Açúcar embarca-se em um dos bondinhos que partem do terminal da Praia Vermelha para o Morro da Urca e de lá, em outro, segue para o Pão de Açúcar. Nós subimos de bondinho, mas dá para ir até o Morro da Urca sem pagar nada. O acesso gratuito é feito por trilha, pela Pista Claudio Coutinho, saindo da Praia Vermelha. Após às 19h a descida de bondinho é de graça. É possível também subir o Morro Pão de Açúcar sem custo, mas nesse caso só escalando. Tarefa para os mais corajosos e aventureiros que possuem equipamentos apropriados para escalada.

Busca

Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.