Destinos de Viagem


Home » Destinos de Viagem » América do Sul » Brasil » Urubici » Neve em Urubici

Urubici - Serra Catarinense

Veja nesta página os melhores destinos para a sua próxima viagem. São dicas de lugares para viajar melhor e mais barato.


Neve em Urubici

Houve registro de neve em Urubici e em mais de 90 cidades da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Serra, Oeste e Extremo-Oeste de Santa Catarina, segundo a Epagri/Ciram, entre os dias 22 e 23 de julho de 2013.

Na mesma semana do anúncio da neve, na quinta-feira do dia 25 de julho, a neve voltou a cair no Morro da Igreja, em Urubici. Dessa vez os turistas conseguiram ter acesso ao topo do Morro da Igreja e se divertir com o acúmulo da neve.

Foi constatado que em muitas cidades a neve apareceu em julho de 2013 com temperaturas entre 0ºC e 1ºC. Com temperaturas ainda mais baixas, como -7,7ºC registrada no Morro da Igreja em 23 de julho de 2013, pode ocorrer outro fenômeno típico do inverno que é a geada.

O fenômeno da neve ocorre pela influência de uma massa de ar polar geralmente em temperaturas entre 0ºC e -2ºC. A associação da baixa temperatura junto com baixa umidade do ar, nebulosidade, vento em regiões altas da atmosfera são condições favoráveis para a queda de flocos de gelo.

De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram) a temperatura mínima e a sensação térmica em Urubici no dia 3 de agosto de 2010 foi de -2,0ºC e - 17ºC, respectivamente. A presença da massa de ar polar e os fortes ventos do quadrante sul favoreceram a baixa temperatura e a sensação térmica abaixo de zero.

Houve uma nevasca no Morro da Igreja no mês de agosto de 2010. Começou a nevar nos pontos mais altos do município de Urubici na noite do dia 3 de agosto de 2010. Nos dois dias consecutivos a neve caiu com mais intensidade nas localidades mais altas de Urubici.

No ponto mais alto do Morro da Igreja era impossível identificar onde terminava o asfalto, o meio-fio e a vegetação pois o acúmulo de neve e gelo cobriu toda a região. Meteorologista da Ciram registrou acúmulo de mais de 30 centímetros de neve no dia 5 de agosto de 2010, no Morro da Igreja. O portão de acesso ao topo do Morro da Igreja teve de ser fechado para evitar riscos aos motoristas. Para muitas pessoas esta foi a primeira oportunidade de ver neve no Brasil.

A presença de neve foi também observada na localidade de Mundo Novo em Urubici, a caminho de São Joaquim. A rodovia SC-430, principal acesso a Urubici, teve formação de gelo na pista e a recomendação era dos motoristas dirigirem com cautela.

Previsão do tempo em Urubici

Qual é a cidade mais fria do Brasil?

Esta é uma pergunta que causa bastante debate em algumas cidades do sul do país. São Joaquim, Urubici e Urupema em Santa Catarina e São José dos Ausentes no Rio Grande do Sul disputam o título de cidade mais fria do Brasil. Saiba mais em Qual é a cidade mais fria do Brasil?

Veja também:
Clima de Urubici.
Neve em Santa Catarina.
Neve no Brasil.
Turismo de Inverno.

Neve em Urubici - Neve no Morro da Igreja - Serra Catarinense - Santa Catarina - Região Sul - Brasil

Veja no Especial Urubici

 Introdução a Urubici
 História de Urubici
 Lendas de Urubici
 Clima de Urubici
   • Neve em Urubici
 Cultura de Urubici
 Como chegar a Urubici
 Locomover-se em Urubici
 Hospedagem em Urubici
 Passeios em Urubici
 Ao redor de Urubici
 Onde comprar em Urubici
 Onde comer em Urubici
 Dicas de viagem para Urubici

Cidade de Urubici - Santa Catarina - Brasil

Dados de Urubici
País: Brasil
Fundação: 1956
Distância até Florianópolis - 167 km
Área: 1.019,232 km²
População: 10.439 hab. cont. IBGE/2007
Densidade: 10,4 hab./km²
Gentílico: urubiciense
Fuso horário: UTC-3
Localização: 28º00'54" S e 49º35'30" W
Altitude: 915 a 1828 metros
Clima: subtropical Cfb
Corrente elétrica: 220 volts
Código de área da Cidade: 49
PIB: R$ 63.354.154,00 IBGE/2003
PIB per capita: R$ 6.061,44 IBGE/2003

Links e sites oficiais:

Site oficial da cidade de Urubici - Santa Catarina

Tags: Neve em Urubici - Neve no Morro da Igreja - Neve no Brasil - Neve em Santa Catarina - Neve na Serra Catarinense - Neve na região serrana de Santa Catarina - Destino: Urubici - Serra Catarinense - Santa Catarina

Que tal viajar para ver neve no Brasil?


Que tal viajar para ver neve no Brasil? Sim, é verdade! Neva no Brasil. Quem já viu neve no país sabe exatamente do que estou falando. Na estação de inverno e até mesmo fora da estação pode nevar na região sul e em outras partes do Brasil. Nos últimos anos, o fenômeno foi mais intenso em 2010 e em 2013. Em 2013 flocos de neve cairam durante alguns minutos numa manhã em Curitiba. Em Florianópolis quem olhou para o Morro do Cambirela o viu branquinho!

Busca

Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.