Destinos de Viagem


Home » Destinos de Viagem » América do Sul » Brasil » Urubici » Neve em Urubici

Urubici - Serra Catarinense

Veja nesta página os melhores destinos para a sua próxima viagem. São dicas de lugares para viajar melhor e mais barato.


Neve em Urubici

Um evento memorável foi a ocorrência de neve no mês de agosto de 2010. Eu estava em Urubici e pude registrar, com tamanha empolgação, esse fenômeno raro no Brasil diante dos meus próprios olhos.

Neve em Urubici - Neve no Morro da Igreja - Serra Catarinense - Santa Catarina - Região Sul - BrasilNevasca no Morro da Igreja em 2010

Foi a primeira vez que vi neve no Brasil. Eu tive sorte. Estava no lugar certo, no momento certo. Não foi uma neve qualquer, foi uma nevasca. Começou a nevar nos pontos mais altos do município de Urubici na noite do dia 3 de agosto de 2010. Nos dois dias consecutivos a neve caiu com mais intensidade nas localidades mais altas de Urubici.

Neve em Urubici - Neve no Morro da Igreja - Serra Catarinense - Santa Catarina - Região Sul - BrasilNevasca no Morro da Igreja em 2010

No ponto mais alto do Morro da Igreja era impossível identificar onde terminava o asfalto, o meio-fio e a vegetação pois o acúmulo de neve e gelo cobriu toda a região. Meteorologista da Ciram registrou acúmulo de mais de 30 centímetros de neve no dia 5 de agosto de 2010, no Morro da Igreja. O portão de acesso ao topo do Morro da Igreja teve de ser fechado para evitar riscos aos motoristas. Para muitas pessoas esta foi a primeira oportunidade de ver neve no Brasil.

Neve em Urubici - Neve no Morro da Igreja - Serra Catarinense - Santa Catarina - Região Sul - BrasilFim de linha... A partir deste ponto não deu para seguir pela Estrada Geral Morro da Igreja. A pista estava perigosa devido ao acúmulo de neve e gelo.

A presença de neve foi também observada na localidade de Mundo Novo em Urubici, a caminho de São Joaquim. A rodovia SC-430, principal acesso a Urubici, teve formação de gelo na pista e a recomendação era dos motoristas dirigirem com cautela.

Neve em Urubici - Neve no Morro da Igreja - Serra Catarinense - Santa Catarina - Região Sul - BrasilInício da minha aventura em busca da neve na localidade de Mundo Novo em Urubici.

De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram) a temperatura mínima e a sensação térmica em Urubici no dia 3 de agosto de 2010 foi de -2,0ºC e - 17ºC, respectivamente. A presença da massa de ar polar e os fortes ventos do quadrante sul favoreceram a baixa temperatura e a sensação térmica abaixo de zero.

Para a surpresa de todos, no ano 2017, a neve resolveu aparecer fora da estação do inverno. O primeiro registro de neve no ano acorreu no dia 9 de junho. Além de Urubici, nevou em São Joaquim, Urupema e Bom Jardim da Serra, cidades localizadas na Serra Catarinense. Agora a expectativa de todos, principalmente dos turistas que sobem a serra ávidos por esse momento, é o fenômeno ocorrer repetidas vezes durante o ano.

A ocorrência de neve fora da estação não é algo novo na região. Em 2012 nevou durante a primavera na cidade de São Joaquim, na serra catarinense. A neve caiu por alguns minutinhos na manhã do dia 25 de setembro, mas não houve acúmulo de neve.

Outro inesquecível evento aconteceu em julho de 2013, durante o inverno no Hemisfério Sul. Nevou em Urubici e em mais de 90 cidades da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Serra, Oeste e Extremo-Oeste de Santa Catarina, segundo a Epagri/Ciram, entre os dias 22 e 23 de julho de 2013.

Neve em Urubici - Neve no Morro da Igreja - Serra Catarinense - Santa Catarina - Região Sul - BrasilNevasca no Morro da Igreja

Na mesma semana do anúncio da neve, na quinta-feira do dia 25 de julho, a neve voltou a cair no Morro da Igreja, em Urubici. Dessa vez os turistas conseguiram ter acesso ao topo do Morro da Igreja e se divertir com o acúmulo da neve.

Foi constatado que em muitas cidades a neve apareceu em julho de 2013 com temperaturas entre 0ºC e 1ºC. Com temperaturas ainda mais baixas, como -7,7ºC registrada no Morro da Igreja em 23 de julho de 2013, pode ocorrer outro fenômeno típico do inverno que é a geada.

Em 2014 também nevou em Urubici. Houve ocorrência de neve somente nos pontos mais altos da serra catarinense. A neve foi registrada na madrugada do dia 25 de julho de 2014, de acordo com o Epagri/Ciram, no Morro da Igreja, em Urubici e na cidade de Urupema em Santa Catarina. Mas não houve acúmulo de neve.

O fenômeno da neve ocorre pela influência de uma massa de ar polar geralmente em temperaturas entre 0ºC e -2ºC. A associação da baixa temperatura junto com baixa umidade do ar, nebulosidade, vento em regiões altas da atmosfera são condições favoráveis para a queda de flocos de gelo.

Neve em Urubici - Neve no Morro da Igreja - Serra Catarinense - Santa Catarina - Região Sul - BrasilCurtindo a nevasca no Morro da Igreja em 2010

Hoje em dia é difícil, os meteorologista estão sempre de prontidão, mas pode acontecer da ocorrência de neve em Urubici não ter sido divulgada na mídia. Se você souber de alguma que não mencionei neste artigo, comente e envia-nos fotos para as nossas redes sociais: Facebook (@quetalviajarcom) e Instagram (@quetalviajar). Ah! Eu produzi um vídeo que mostra um pouco da minha aventura na neve em Urubici em 2010. Confira o vídeo "Que tal viajar para ver neve no Brasil?" no final deste artigo. E aproveite também para se inscrever no nosso canal do YouTube.

Será que irá nevar novamente no Brasil em 2017? Você já viu neve no território brasileiro? Vamos aguardar e torcer!!!

Qual é a cidade mais fria do Brasil?

Esta é uma pergunta que causa bastante debate em algumas cidades do sul do país. São Joaquim, Urubici e Urupema em Santa Catarina e São José dos Ausentes no Rio Grande do Sul disputam o título de cidade mais fria do Brasil. Saiba mais em: Qual é a cidade mais fria do Brasil?

Veja também:
Clima de Urubici
Neve em Santa Catarina
Neve no Brasil
Turismo de Inverno

Previsão do tempo em Urubici

Especial Urubici

A cidade de Urubici destaca-se pela natureza, cultivos de maçã, erva-mate e é a maior produtora de hortifrutigranjeiros de Santa Catarina, sendo chamada de Terra das Hortaliças. Entre os destaques de Urubici estão a Serra do Corvo Branco, Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, Cascata do Avencal, Cascata Véu de Noiva e o Morro da Igreja, elevação a 1.828 metros de altitude que detém a marca da mais baixa temperatura já registrada no Brasil. Saiba mais em Especial - Viagem para Urubici.

Veja também História de Urubici, Clima de Urubici, Cultura de Urubici, Lendas de Urubici, Como chegar a Urubici, Hospedagem em Urubici, Onde passear em Urubici (incluindo Cachoeiras, Cavernas, Grutas, Igrejas, Inscrições rupestres, Mirantes, Serras e Parques), Como se locomover em Urubici, Onde comer em Urubici, Onde comprar em Urubici, Dicas de viagem para Urubici, Ao redor de Urubici e muito mais em Especial - Viagem para Urubici.

Cidade de Urubici - Santa Catarina - Brasil

Dados de Urubici
País: Brasil
Fundação: 1956
Distância até Florianópolis - 167 km
Área: 1.019,232 km²
População: 10.439 hab. cont. IBGE/2007
Densidade: 10,4 hab./km²
Gentílico: urubiciense
Fuso horário: UTC-3
Localização: 28º00'54" S e 49º35'30" W
Altitude: 915 a 1828 metros
Clima: subtropical Cfb
Corrente elétrica: 220 volts
Código de área da Cidade: 49
PIB: R$ 63.354.154,00 IBGE/2003
PIB per capita: R$ 6.061,44 IBGE/2003

Links e sites oficiais:

Site oficial da cidade de Urubici - Santa Catarina

Tags: Neve em Urubici - Neve no Morro da Igreja - Neve no Brasil - Neve em Santa Catarina - Neve na Serra Catarinense - Neve na região serrana de Santa Catarina - Destino: Urubici - Serra Catarinense - Santa Catarina

Que tal viajar para ver neve no Brasil?


Que tal viajar para ver neve no Brasil? Sim, é verdade! Neva no Brasil. Quem já viu neve no país sabe exatamente do que estou falando. Na estação de inverno e até mesmo fora da estação pode nevar na região sul e em outras partes do Brasil. Nos últimos anos, o fenômeno foi mais intenso em 2010 e em 2013. Em 2013 flocos de neve cairam durante alguns minutos numa manhã em Curitiba. Em Florianópolis quem olhou para o Morro do Cambirela o viu branquinho!

Busca

Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.