Destinos de Viagem


Home» Destinos de Viagem » Ásia » China

Que tal viajar para a China?

Veja nesta página os melhores destinos para a sua próxima viagem. São dicas de lugares para viajar melhor e mais barato.


Viaje para a China! Veja abaixo as informações para a sua viagem à China. Conheça informações da história, clima, cultura, hospedagem, passeios, museus, compras, consulados e dicas de viagem. Saiba também como chegar de avião à China ou como se locomover de metrô, trem, avião e ônibus na China.

Conheça a China

A China é o país mais populoso do mundo. Seus 1,3 bilhão de habitantes ocupam uma área de 9.596.960 km². A China é terceiro maior país de todo o mundo e apresenta atualmente uma das maiores taxas de crescimento econômico. A China é o país com a segunda maior economia do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Neste cenário a China torna-se cada vez mais um destino de negócios, além das atrações tradicionais e culturais deste país milenar da Ásia.

Destinos turísticos da China

Cidades: Pequim (Beijing) | Guangzhou | Guilin | Hangzhou | Kunming | Nanjing | Xangai | Suzhou | Xi'an

Outros destinos: Muralha da China | Tibete | Rota da Seda | Ilha de Hainan

Destino de Viagem - Centro financeiro - China - Pequim / Beijing - Ásia - Continente asiáticoPequim - China

História da China

A China é uma das civilizações mais antigas do mundo. O Homem de Pequim (denominação científica: homo erectus pekinensis) viveu possivelmente na região 400 mil anos antes de Cristo. Muitas cidades e regiões tiveram reinos em sua história. A primeira unificação da China foi em 221 a.C. Sucessivas dinastias controlaram a China até a proclamação da república em 1911. A República Popular da China foi fundada em 1º de outubro de 1949 por Mao Tsé-Tung. Em 1959, a região do Tibete se rebelou. Novos protestos voltaram a ocorrer às vésperas dos Jogos Olímpicos de Pequim. Em 1966 foi lançada a Revolução Cultural. Em 1978 a China lançou reformas econômicas profundas. No ano seguinte, foi lançada a política do filho único para conter a explosão populacional. No final do século XX, Hong Kong e Macau voltaram a integrar o país. Em 2003, a China lançou sua primeira missão tripulada ao espaço. O primeiro satélite chinês foi lançado em 1970.

Clima da China

O clima da China é bastante variado devido a sua extensão territorial. A complexidade climática da China pode ser representada por seus diferentes tipos de climas. Enquanto as montanhas do Himalaia apresentam clima subártico, o sul do país tem clima tropical. O norte do país apresenta temperaturas de até -30ºC em janeiro, enquanto no sul da China a temperatura já registraram 40ºC em julho. A maior parte do país está na zona temperada. As precipitações também variam de acordo com a região. No sudeste da China são 1.500 milímetros anuais, enquanto o seco noroeste do país tem taxas de apenas 50 milímetros anuais.

Destino de Viagem - Palácio de Potala Tibete - Potala - Lhasa - Ásia - Continente asiáticoPalácio de Potala no Tibete, China

Cultura da China

A diversidade cultural da China é enorme. A alimentação, música e dança variam de acordo com a região e idioma. A Culinária da China, os métodos de preparação do chá, a Ópera de Pequim, as artes marciais chinesas e a mitologia chinesa encantam o mundo.

Antes de viajar para a China

Os vistos de entrada para a China são exigidos de todos os viajantes, exceto para Macau e Hong Kong. O vistos devem ser obtidos nas embaixadas ou nos consulados da China, com a coleta de todas as impressões digitais do requerente, para que seja feita a emissão de visto biométrico correspondente. Os vistos de turistas para a China permitem a permanência por 30 dias no país em uma única entrada. Portanto, não é permitido ir da China para Macau e Hong Kong e retornar a China.

Os viajantes estrangeiros que partirem do Brasil para a China devem apresentar resultados negativos dos testes de ácido nucléico (RT-PCR) e anticorpos IgM para COVID-19, realizados dentro de 48 horas antes do embarque. Os cidadãos vacinados (covid-19) também devem realizar os testes mencionados acima, antes do dia do embarque, pelo menos 14 dias após o término do procedimento de vacinação. As pessoas com viagem marcada para a China devem também possuir Código de Carta de Declaração de Saúde com a marca "HDC" (versão eletrônica), emitido pela embaixada ou os consulados chineses no Brasil. Estes procedimentos e outras orientações devem ser consultadas na página: "Requisitos para Solicitação Online de Código de Saúde com a Marca "HDC" para Cidadãos Estrangeiros". Preste atenção nos prazos e siga os regulamentos que atendam a sua condição e que estejam no site oficial da "Embaixada da República Popular da China no Brasil", para não correr o risco de não poder embarcar para o país. Para informações atualizadas e detalhadas, verifique diretamente no site oficial da embaixada chinesa. Esta informação foi coletada e publicada neste artigo em 31/01/2022.

Como chegar à China

Como chegar à China de avião
A companhia aérea Air China faz dois voos semanais para Pequim a partir de São Paulo. As principais companhias da Europa e da América do Norte realizam voo do continente para Pequim, Xangai e Hong Kong. Da Oceania, a Qantas e Air New Zealand realizam voos diretos à China. As companhias aéreas asiáticas e chinesas realizam voos em diversas partes do mundo para a China. Quer comprar passagem de avião para a China? Encontre as informações das companhias aéreas da China para a melhor compra de passagem aérea. São empresas aéreas de toda a China. Saiba mais em:
Lista das companhias aéreas da China

Destino de Viagem - Lago Lugu - Lugu lake - Ninglang - Yanyuan - Província de Yunnan - Província de Sichuan - Noroeste do planalto de Yunnan - China - Ásia - Continente asiáticoO Lago Lugu, fica entre os condados chineses de Ninglang e Yanyuan. Ninglang fica na província de Yunnan, e Yanyuan, na província de Sichuan.

Como chegar à China de barco
A China tem mais de 2 mil portos, sendo 130 abertos aos navios estrangeiros. Existem travessias regulares dos países vizinhos (Japão, Coréia do Sul e Tailândia), além das travessias de Hong Kong e Macau à China. A Star Cruises faz cruzeiros turísticos de Keelung (Taiwan) à Sanya e Xiamen (China continental), passando por ilhas japonesas no caminho.

Como chegar à China de ônibus
Existem linhas que saem do Vietnã, Laos, Paquistão e Nepal. Este último com passagem próxima ao Monte Everest.

Como chegar à China de trem
Pode-se chegar à China de trem a partir dos países vizinhos e até da Europa. Duas linhas (Transmongoliana e Transmanchuriana) da ferrovia Transiberiana fazem o percurso de Moscou (Moscovo) a Pequim (Beijing). Além de linhas do Cazaquistão, Hong Kong (serviços regulares), Vietnã e Coréia do Norte.

Como se locomover na China

Como se locomover na China de avião
A China tem 467 aeroportos, o mais importante é o Aeroporto Internacional de Pequim (PEK), localizado a 27 km da capital chinesa. Fundado em 1958 tem o fluxo de 48,5 milhões de passageiros anualmente. Outros aeroportos internacionais com grande fluxo de passageiros são o Aeroporto Internacional de Hong Kong (HKG), Aeroporto Internacional de Pudong - Xangai (PVG), Aeroporto Internacional de Hongqiao - Xangai (SHA) e o Aeroporto Internacional de Cantão/Guangzhou (CAN). A China tem muitas companhias aéreas que fazem voos domésticos e para os países vizinhos. A dica é comprar voos domésticos no próprio país, mas prepare-se para os comuns atrasos nos voos. Voos do continente para Hong Kong e Macau são considerados internacionais, inclusive para os vistos. Saiba mais em:
Lista das companhias aéreas da China

Destino de Viagem - Cidade Proibida - Pequim - Ásia - Continente asiáticoCidade Proibida em Pequim, China

Como se locomover na China de carro
As rodovias da China crescem em número tão rapidamente quanto a economia do país. Em 2004 já eram mais de 130 mil km. A melhor forma de dirigir na China de carro é alugando um veículo, que geralmente vem com motorista. As ruas da China utilizam o sentido de circulação pela direita, enquanto Hong Kong e Macau utilizam a o sentido esquerdo (mão inglesa). Nas grandes cidades várias placas estão também em língua inglesa.

Como se locomover na China de ônibus
Ônibus municipais e intermunicipais na China são baratos e ideais para pequenas distâncias. São comuns na China os ônibus com beliches para viagens de longa distância. É preciso retirar os sapatos ao entrar nestes ônibus. Os calçados ficam guardados e podem ser calçados novamente nas paradas durante a viagem.

Como se locomover na China de trem
O trem é o meio de transporte mais utilizado no transporte de longa distância. Em Pequim é recomendável comprar as passagens com agentes para garantir a viagem em épocas de grande procura. Os trens na China têm cinco classes. Nas viagens longas são servidas refeições quentes.

Como se locomover na China de metrô
O metrô está presente em dez cidades chinesas (Pequim (Beijing), Chongqing, Dalian, Cantão (Guangzhou), Hong Kong, Nanquim (Nanjing), Xangai, Shenzhen, Tianjin e Wuhan). O metrô de Xangai é o maior do país, com 162 estações e 228,4 km. O mais antigo é o de Pequim, inaugurado em 1969. O sistema de metrô acompanha o forte crescimento econômico do país, com novas estações e linhas inauguradas. Geralmente, as estações de metrô na China são modernas, limpas e eficientes. Os sinais de placas e máquinas de tíquetes estão em inglês e chinês.

Como se locomover na China de bicicleta
As bicicletas são o meio de transporte favorito dos chineses. Entretanto, cuidado com carros e motos que não as respeitam e com o roubo e furto destes veículos. Compre um cadeado e cuidado com motociclistas que fecham o caminho dos ciclistas. Os bicitáxis são muito comuns. São aqueles veículos de tração humana, construídos a partir de uma bicicleta.

Hospedagem na China

Os tipos de estabelecimentos de hospedagem da China são bastante variados. Desde os luxuosos hotéis de cinco estrelas aos alojamentos alternativos. Existem diversos tipos de hospedagem na China como albergues da juventude, hostel, spas, hotéis temáticos e hotéis-butiques.

Passeios na China

Passeios imperdíveis na China são a Muralha da China, Tibete, Rota da Seda e a Ilha de Hainan. Os locais mais visitados da Muralha da China ficam próximos a Pequim. A Grande Muralha são, na verdade, diversas muralhas construídas para proteger o país de invasões. As obras começaram em 220 a.C. e no século XV adquiriu os atuais sete mil quilômetros de extensão. A Muralha da China foi eleita uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo em 2007.

Destino de Viagem - Grande Muralha da China - Ásia - Continente asiáticoGrande Muralha da China

Além da Muralha da China, o país tem diversos Patrimônios Mundiais da Humanidade como o Monte Taishan, os Palácios Imperiais das Dinastias Ming e Qing em Pequim (Cidade Proibida), Exército de Terracota, Templo e Cemitério de Confúcio e Mansão da Família Kong em Qufu, Cidade Antiga de Lijiang, Túmulos Imperiais das Dinastias Ming e Qing, Santuários do Panda-gigante em Sichuan, entre outros.

Atrações turísticas de Pequim e nas proximidades da cidade que foi sede dos Jogos Olímpicos de 2008 - Cidade Proibida | Grande Muralha da China | Templo do Céu | Templo do Sol | Templo de Confúcio | Parque Beihai | Zoológico de Pequim | Rua Wangfujing | Shichahai | Parque Jingshan | Praça Tiananmen (Praça da Paz Celestial) | Museu Nacional | Salão do Povo | Ponte Marco Polo | Mausoléu de Mão Tsé-tung | Parque Badachu | Palácio de Verão | entre outros

Compras na China

A moeda da República Popular da China é o Renminbi, mais conhecida por Yuan por ser a sua unidade básica. Um Yuan é dividido em 10 Jiao e 100 Fen. Em 1999 o Renminbi foi modificado com cédulas de ¥1, ¥5, ¥10, ¥20, ¥50 e ¥100 e moedas de 1 jiao (¥0.1), 5 jiao (¥0.5) e ¥1. Recomenda-se trocar dinheiro apenas no Bank of China (BOC). Fora de grandes estabelecimentos os cartões de crédito geralmente não são aceitos. Em quase todos os produtos está incluído o VAT (Value Added Tax - Imposto sobre Valor Agregado), mas se o produto não tiver um preço fixado a barganha é normal. Nestes lugares, vendedores vendem aos locais os produtos com preços bem mais baixos.

Alimentação na China

A culinária chinesa varia de acordo com a região. A China tem uma das mais ricas culinárias de todos os países. Xangai, por exemplo, é ideal para os apreciadores da boa comida. Os principais pratos são: Song Shu Gui Yu - peixe no formato de um esquilo; Qing Tang Yu Wan - Sopa de bolinhos de peixe; Chun Juan - rolinho primavera; Yang Zhou Chao Fan - arroz frito com bacon, ovo, camarão e legumes da estação; Tofu recheado; Bolinho de arroz recheado; Caranguejo cozido no vapor; Camarão-trovão - prato que reproduz o som de trovão e chuva quando jogado em cima do biscoito de arroz para ser servido; e Camarão à moda de Xangai. Na China é interessante a variedade de petiscos e refeições-rápidas que podem ser encontradas nas barracas com os mais diversos tipos de ingredientes.

Destino de Viagem - Rolinho primavera - Culinária chinesa - Cozinha Chinesa - Comida Chinesa - Gastronomia - Asiática - China - Ásia - Continente asiáticoRolinho primavera, uma das especialidades da culinária chinesa.

• Ganbei (Copo Vazio). É assim os chineses brindam. E eles esperam que você literalmente esvazie o copo de uma só vez. As cervejas chinesas tem um teor alcoólico mais leve do que as ocidentais - cerca de 3%; entretanto, os vinhos de arroz e os baijiu tem cerca 56% de álcool. Se quer não beber demais e continuar sendo sociável, diga "Suibian", antes de brindar. Assim você pode beber apenas metade do copo sem fazer desfeita.

Estudar na China

Existem muitas instituições de ensino na China para aprender idiomas, graduação e pós-graduação. A China é procurada também para cursos de curta-duração de literatura chinesa, caligrafia, arquitetura, leis chinesas, medicina tradicional, artes e esportes. Consulte o consulado ou embaixada da China para a permissão de visto de estudante.
Saiba mais em:
Consulados da China no Brasil
Embaixada da China no Brasil

Trabalhar na China

A China é a nova terra das oportunidades devido ao forte crescimento econômico. O maior emprego de estrangeiros no país é para ensinar inglês. Consulte o consulado ou embaixada da China para a permissão de visto de trabalho.
Saiba mais em:
Consulados da China no Brasil
Embaixada da China no Brasil

Feriados nacionais da China

Datas fixas - 01/01 - Ano Novo | 01/05 - Dia do Trabalho | 04/05 - Dia da Juventude | 01/07 - Dia da fundação do Partido Comunista da China | 01/08 - Dia do Exército | 01/10 - Feriado Nacional da fundação da República Popular da China
Datas móveis - Ano Novo Chinês (1º dia do 1º mês do calendário chinês) | Festival das Lanternas (15º dia do 1º mês do calendário chinês) | Qing Ming Jie (Começo de Abril) | Festival do Dragão (5º dia do 5º mês do calendário chinês) | Dia dos Namorados (7º dia do 7º mês do calendário chinês) | Festival dos Espíritos (15º dia do 7º mês do calendário chinês) | Festival da Lua (15º dia do 8º mês do calendário chinês) | Chongyang (9º dia do 9º mês do calendário chinês)

Destino de Viagem - Parque Nacional Tianmen - Tianmen Mountain National Park - Zhangjiajie - China - Ásia - Continente asiáticoMontanha Tianmen - Zhangjiajie - China

Calendário chinês
O calendário chinês é um calendário lunissolar (utiliza o Sol e a Lua). A partir do calendário chinês surgiu o horóscopo chinês. Cada ano possui doze lunações e um total de 354 dias. Para sincronizar com o ciclo solar (365,25 dias) são acrescentados a cada oito anos 90 dias (duas lunações). No ciclo de doze anos cada ano recebe o nome de um animal: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco.

Datas do Ano Novo Chinês
2022 - 01 de fevereiro - Ano do Tigre
2023 - 22 de janeiro - Ano do Coelho
2024 - 10 de fevereiro - Ano do Dragão
2025 - 29 de janeiro - Ano do Cobra

Dicas de viagem na China

• Os avisos para áreas de não-fumantes podem estar apenas em chinês.
• Cuide de seus pertences em trens.
• Em algumas cidades as companhias de táxi utilizam o sistema de estrelas para seus motoristas. As estrelas ficam visíveis aos passageiros. Um motorista cinco estrelas é aquele que tem bons conhecimentos da cidade, direção defensiva, entre outras qualidade. Se você pegar um táxi com um motorista sem estrelas, peça para sair.
• Em opções mais baratas de hospedagem pergunte se o hotel tem água quente durante as 24 horas.
• Nem todos os banheiros tem vaso.
• Durante uma refeição com habitantes locais é esperado que o visitante faça um brinde e beba um copo com cada pessoa presente.
• Cuidado com as falsas antiguidades nos mercados de pulgas. As peças tendem a ser cópias quase perfeitas.
• Evite notas de 50 e 100 yuans. Muitas delas são falsificadas. Não é considerado rude recusar notas e pedir para trocá-las caso desconfie de sua veracidade.
Itens proibidos na China - em todo o território chinês são proibidos qualquer peça ou ato de apoio à independência do Tibete, Taiwan ou qualquer outra parte integrante do país. Os livros do Dalai Lama e os filmes "Kundun" e "Sete Anos no Tibete", por exemplo, são proibidos no país. Guias que trazem Taiwan como país independente também não são permitidos, assim como livros de algumas religiões. Bíblias são permitidas apenas no idioma do visitante. Livros e prática da Falun Gong (Falun Dafa) são expressamente proibidos. Jamais traga qualquer item que insulte a imagem de Mao Tsé-Tung (Mao Zedong), do Partido Comunista Chinês, do governo do país ou da própria China.
• Evite caminhar à noite pelas ruas das grandes cidades. Utilize sempre táxi ou carro.
• O acesso à internet em cyber cafés é comum e barato na China. Muitos sites são bloqueados pela censura chinesa, que incluem sites de hospedagem, serviço de blogs, enciclopédias em chinês e notícias em inglês.
• Veja as informações da embaixada e dos consulados da China no Brasil com endereço, telefone, fax, e-mail, site oficial, horário de atendimento e mais informações importantes para a sua viagem. Saiba mais em:
Consulados da China no Brasil
Embaixada da China no Brasil

Telefones úteis na China

O código internacional da China é 86. Os códigos de Hong Kong (852), Macau (853) e Taiwan (886) são diferentes. Os números telefônicos têm oito dígitos na maioria das cidades, além dos dois dígitos do código de área. Telefones móveis não precisam do código de área. Alguns telefones celulares funcionam apenas em uma cidade específica. Veja abaixo a lista de telefones úteis na China:
• Polícia: 110
• Bombeiros: 119
• Ambulância: 120 ou 999
• Acidentes de trânsito: 122
• Direitos do Consumidor: 12315

Ficha da China

Bandeira da China   Brasão da China
Bandeira da China e Brasão da China
Nome - Zho-nghuá rénmín gònghéguó | República Popular da China
Continente - Ásia
Gentílico - chinês
Capital - Pequim
Cidade mais populosa - Xangai
Língua oficial - chinês (mandarim)
Governo - República comunista
Área - 9.596.960 km² (3º)
População - 1.397.897.720 - est. 2021 (1º)
Densidade - 139,6 hab./km²
PIB (PPC) - US$ 29,375 trilhões (1º)
PIB per capita - US$ 20,667 (78º)
IDH - 0,761 alto (85º)
Mortalidade infantil - 11,1/mil nasc.
Moeda - Renminbi (Yuan) (RMB¥)
Fuso horário - (UTC+8)
Código de Internet - .cn
Código telefônico - +86

Hino nacional da China: Hino nacional da China - "A Marcha dos Voluntários" - Escute o Hino Nacional da China em Mp3

Mapa da China
Mapa da China

Links e sites oficiais:

Site oficial da Embaixada da China no Brasil

Tags:  China - Destino de Viagem - Viajar para a China - Guia de Viagem para a China - Viaje para a China - Regiões da China - Parques Nacionais - Passagem áerea - Consulados - Vistos - Passaporte - Olimpíadas de Pequim - Clima na China

Saiba mais



Destinos para viajar na Baixa Temporada no Brasil - Economize nas viagens!


Que tal viajar na baixa temporada para economizar? Conheça 12 destinos para conhecer durante a baixa temporada para viajar mais barato. Em cada destino turístico existem a alta temporada (época do ano aonde existem atrações no local ou uma grande procura de turistas) e a baixa temporada (época onde os hotéis e atrações estão geralmente mais baratos devido ao menor número de visitantes). Se você gostou do vídeo, aproveite para se inscrever no canal do Que Tal Viajar?

Publicidade
Cadê meu Táxi? Veja as opções de táxi e aplicativos de transporte na sua localidade.


Busca

Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.