Destinos de Viagem


Home » Destinos de viagem » Viagem para o Peru » Que tal viajar para a Laguna Parón?

Que tal viajar para a Laguna Parón?

Veja nesta página uma dica para a sua próxima viagem ao Peru - a Laguna Parón!


Viaje para o Peru! Veja abaixo as informações para a sua viagem ao Peru. Conheça informações da história, clima, cultura, hospedagem, passeios, praias, museus, compras, consulados e dicas de viagem ao Peru. Saiba também como chegar de avião ao Peru ou como se locomover de metrô, trem, avião e ônibus no Peru.

Que tal viajar para a Laguna Parón?

A Laguna Parón faz parte do Parque Nacional Huascarán, localizado na província de Huaylas, no departamento peruano de Ancash. O local foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas em 1985. Localizado a 32 km da cidade de Caraz, este é o maior lago da Cordilheira Branca ("Cordillera Blanca" em espanhol) - uma subcordilheira dos Andes, no Peru, com 180 km de comprimento.

Laguna Parón, Caraz, Ancash, Peru Foto: Paulo Tomaz Os números da Laguna Parón impressionam. O lago tem uma área de captação de 44,3 km², 3,7 km de comprimento e uma largura média de 700 m. Seu volume de água é estimado em 55 milhões de metros cúbicos. A profundidade original era de 75 m, mas hoje o nível baixou 15 m para evitar o colapso dos sedimentos. As altas concentrações de cal dissolvida dão à água do lago uma cor turquesa.

O lago foi formado como um reservatório natural de massas de rochas e sedimentos carregados e depositados por uma geleira. Até 2008 ele foi utilizado como reservatório de água para abastecer a usina hidrelétrica Cañón del Pato, uma das principais geradoras de energia no Peru. O nível da água é controlado por um túnel e um portão submarino. Estes mantém o nível da água em 4.155 m com o objetivo de evitar o transbordamento que poria em risco à população que mora abaixo do lago e também para gerenciar a vazão do rio.

Laguna Parón, Caraz, Ancash, Peru Foto: Vicent Croos O lago está rodeado por vários picos nevados e é uma das áreas mais populares para escalar no Peru, incluindo a famosa "Esfinge" com 5.325 m, um monólito de granito, que oferece pelo menos 13 rotas de grandes muralhas. Com uma área de 1.480.489 m2, a Laguna Parón é o maior reservatório natural de água doce da Cordillera Blanca (Cordilheira Branca) e da região de Ancash. Em um dia claro, você pode ver o pico de neve de Artesonraju, a Pirâmide coberta de neve, Huandoy Norte, Pisco, Chacraraju e Paria.

A Laguna Parón é um popular destino para caminhadas de um dia ou até descidas de mountain bike. É possível acampar nas costas oeste e leste, e a partir do extremo leste, uma caminhada fácil leva ao Artesonraju, o monte que teria suspostamente inspirado o logotipo da Paramount Pictures. O Artesonraju é um pico com uma elevação de 6.025 metros. É um dos muitos picos proeminentes localizados dentro dos limites do Parque Nacional Huascarán do Peru. O Artesonraju tem duas rotas de escalada distintas; no entanto, devido às suas dificuldades, nem todos conseguem completar a escalada até o seu cume. Muitos afirmam que o logotipo, criado em 1930 para o famoso estúdio de cinema norte-americano, foi inspirado nesta bela paisagem peruana.

Laguna Parón, Caraz, Ancash, Peru Foto: Paulo Tomaz Como chegar à Laguna Parón?
Saindo de São Paulo as opções são voo até Lima. Da capital do Peru até Caraz (cidade mais próxima da Laguna Parón, a 32 km do local) a distância rodoviária é de cerca de 740 km. As opções para este deslocamento são: ônibus, aluguel de carro ou um voo até Huánuco, cidade a 400 km de Caraz ou para o aeroporto de Anta-Carhuaz, a cerca de 50 km de Caraz. Desta cidade, pode-se alugar um carro até ao lago ou ir de táxi até Parón, a poucos metros da entrada do Parque nacional Huascarán. De lá até o lago a caminhada dura aproximadamente cinco horas. Geralmente são três horas para chegar até lá e duas para voltar. A cordilheira branca tem muitos circuitos de trekking. Pode-se caminhar pela estrada original ou buscar atalhos até a lagoa com indicações de "trekking".

Como se hospedar próximo à Laguna Parón?
São várias opções de hospedagem em Caraz, cidade a 32 quilômetros do lago. Desde alojamentos alternativos ou couchsurfing até lodges mais caros. As hospedagens mais econômicas podem incluir cozinha, sala de estar, televisão e banheiros compartilhados. Já os mais caros podem incluir acomodações com TV a cabo, banheiro privativo com banheira, churrasqueira, cofre, restaurante, recepção 24 horas e quartos com vista para a montanha ou para o jardim. Existe também a possibilidade de acampar em um abrigo dentro do Parque nacional Huascarán.

O que levar à Laguna Parón?
Recomenda-se levar ao parque água e alimentos, já que não há lanchonetes ou restaurantes nele. Você pode levar uma garrafa e enchê-la ao longo do caminho, mas lembre-se de recolher o seu lixo. Roupas e calçados confortáveis também são uma ótima pedida, mas leve um bom casaco que resista ao vento intenso do lugar.

Atenção: as altas altitudes podem causar desconforto em algumas pessoas. A Laguna Parón está a 4.200 metros acima do nível do mar, cerca de 800 metros a mais do início da caminhada.



Saiba mais



Melhores Praias do Mundo em 2018


Conheça as 10 melhores praias do mundo em 2018 de acordo com os viajantes de um dos maiores sites de turismo do mundo. Foram selecionadas praias de todo o mundo nesta lista das praias mais exuberantes de 2018. Veja o vídeo e se surpreenda com as mais encantadoras praias do mundo.

Tags:   Laguna Parón - Lake Parón - Peru - Destinos de Viagem - Viajar para o Peru - Províncias - Cidades turísticas - História - Clima - Cultura - Antes de viajar - Como chegar - Moeda - Locomover - Hospedagem - Passeios - Compras - Dicas - lakeparon - lagunaparon - lagunaparón - Huaylas - ancash - áncash - ancashperu - Pérou - Perù

Busca

Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.