Guia de Viagem


Home » Guia de Viagem » Previsão do tempo » Brasil » Neve no Paraná

Neve no Paraná

Veja nesta página a previsão do tempo para a sua próxima viagem. São dicas para antes, durante e depois de viajar.


Na estação de inverno pode nevar no estado do Paraná, região sul do Brasil. Nos últimos anos, o fenômeno foi mais intenso em 2013.

No Paraná a neve aparece no extremo sul do Estado, mais precisamente na região de Palmas e ocasionalmente em outros municípios como: Guarapuava, Inácio Martins, General Carneiro, Clevelândia, Pato Branco e Irati.

Meteorologistas haviam comunicado que a temperatura iria cair drasticamente no sul do país e que poderia nevar na serra durante a penúltima semana de julho de 2013. Mas o que ninguém esperava é que a neve iria dar o ar da sua graça em mais de cem cidades brasileiras. Um fenômeno raro no Brasil que ocorre geralmente de forma rápida e fraca em poucos dias durante o ano e nas partes altas do Brasil.

A amplitude do fenômeno da neve no Brasil foi observada nos três estados brasileiros: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na região centro-oeste do Brasil também foi relatado a ocorrência de neve no município de Paranhos, no sul do Mato Grosso do Sul, porém de forma suave e passageira.

De acordo com o o Institiuto Simepar, a neve ocorreu em, pelo menos, 30 municípios paranaenses. No Paraná, a neve foi mais intensa no município de Guarapuava.

Neve em Guarapuava - Paraná - Região Sul - BrasilNeve em Guarapuava / PR em 22 de julho de 2013 - Foto: Celine Sayuri

Lista das cidades do Paraná com incidência de neve no período entre 22 e 23 de julho de 2013:
Antônio Olinto, Araucária, Campo Largo, Campo Magro, Cantagalo, Carambeí, Cruz Machado, Curitiba, Fazenda Rio Grande, General Carneiro, Goioxim, Guarapuava, Irati, Itaperuçu, Lapa, Mallet, Palmas, Paula Freitas, Pinhão, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Vitória, São João do Triunfo, São José dos Pinhais, São Mateus do Sul e União da Vitória.

Em Curitiba, capital do estado paranaense, flocos caíram na manhã de terça-feira, no dia 23 de julho de 2013, após 38 anos de ausência do fenômeno.

Geada no Jardim Botânico - Curitiba - Paraná - Região Sul - BrasilGeada no Jardim Botânico de Curitiba em 24 de julho de 2013, um dia após cair flocos de neve e chuva congelada na cidade - Foto: Samir Nosteb

Entre 22 e 23 de julho de 2013, teve também registro de chuva congelada nas seguintes cidades do estado do Paraná: Apucarana, Assis Chateaubriand, Cafelândia, Cambira, Cascavel, Clevelândia, Colombo, Faxinal, Foz do Iguaçu, Goioêre, Jaguariaíva, Maripá, Maringá, Ortigueira, Palotina, Pato Branco, Quatro Barras, Tibagi, Toledo.

Esquecemos alguma cidade? Entre em contato!

Qual é a cidade mais fria do Brasil?

Esta é uma pergunta que causa bastante debate em algumas cidades do sul do país. São Joaquim, Urubici e Urupema em Santa Catarina e São José dos Ausentes no Rio Grande do Sul disputam o título de cidade mais fria do Brasil. Saiba mais em Qual é a cidade mais fria do Brasil?

Veja também:
Neve no Brasil
Turismo de Inverno

Links e sites oficiais:

INMET - Instituto Nacional de Meteorologia

Tags: Neve no Brasil - Neve em Santa Catarina - Neve na Serra Catarinense - Neve na Serra Gaúcha - Neve no Rio Grande do Sul - Neve no Paraná - Previsão do tempo - Qual a temperatura - Graus - Clima no inverno

Saiba mais



Que tal viajar para ver neve no Brasil?


Que tal viajar para ver neve no Brasil? Sim, é verdade! Neva no Brasil. Quem já viu neve no país sabe exatamente do que estou falando. Na estação de inverno e até mesmo fora da estação pode nevar na região sul e em outras partes do Brasil. Nos últimos anos, o fenômeno foi mais intenso em 2010 e em 2013. Em 2013 flocos de neve cairam durante alguns minutos numa manhã em Curitiba. Em Florianópolis quem olhou para o Morro do Cambirela o viu branquinho!

Busca




Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.