Tipos de Viagem


Home » Tipos de Viagem » Festivais de Danças Árabes » História das Danças Árabes

História das Danças Árabes



Vai participar de um festival de Danças Árabes no Brasil? Que tal saber um pouco sobre a história das Danças Árabes? Programe a sua viagem antecipadamente para aproveitar esses eventos. Viaje melhor e mais barato!


História da Dança do Ventre no Mundo

O nome original da Dança do Ventre é "Racks el Sharqi" (Dança do Leste, em árabe), que significa onde o sol nasce, e de onde a mulher recebe as energias e o poder do Sol. A origem da dança é incerta, datada entre 7000 e 5000 a.C. Muitos estudiosos acreditam que a origem seja atribuída aos rituais egípcios de fertilidade, onde as mulheres dançavam em reverência às deusas. Afirmam que alguns dos movimentos, como as ondulações abdominais, eram associados às futuras mães com os movimentos de contração do parto. Com a invasão dos árabes no Antigo Egito a dança foi assimilada à cultura árabe e a partir daí se espalhou por todo o mundo.

Dançarina egípcia - século XIX - Almeh du Caire - Almeh FesquetDançarina egípcia do século XIX

Posteriormente a Dança do Leste passou a ser conhecida como Dança do Ventre devido a tradução feita pelos franceses que a chamaram de "Danse du Ventre", e "Belly Dance", pelos norte-americanos.

A forma primitiva de se expressar a Dança do Ventre vem sofrendo alterações ao longo do tempo. Novas técnicas, elementos e estilos foram adaptados à dança, muito devido a localização geográfica e cultural dos países onde ela é praticada. Atualmente a Dança do Ventre é raramente executada como um ritual sagrado, apresenta mais como uma manifestação artística, cultural e profissional.

História das Danças Árabes no Brasil

A Dança do Ventre ou Dança Oriental Árabe chegou ao Brasil trazida pelos imigrantes árabes, originários principalmente da Síria e do Líbano, no final do século XIX. Eles se concentraram principalmente no estado de São Paulo, mais especificamente na capital. Posteriormente, uma nova onda de imigração ocorreu a partir das décadas de 50 e 70.

As apresentações iniciaram-se nos restaurantes árabes da capital paulista, frequentados principalmente pelas famílias com descendência árabe, em meados dos anos 70. As bailarinas Shahrazad e Samira Samia, entre outras, foram as primeiras a se apresentarem no local.

Dança do Ventre - Alusão às posições dos papiros egípcios - Patio Brasil Shopping - Brasília - BrasilFigurino da Dança do Ventre

No início da década de 80 foi inaugurada a casa de chá egípcia "Khan El Khalili". Não demorou muito e o local logo se tornou um importante centro da cultura árabe, com apresentações, aulas e materiais de estudo da dança. Lulu Sabongi, uma das professoras, lançou o primeiro vídeo didático de Dança do Ventre brasileiro em 1993. Hoje a "Khan El Khalili" tem mais de trinta anos de existência e continua sendo um centro difusor da Dança Árabe no Brasil.

Nos anos 90, surgiu um importante e grande evento de Dança Oriental que ocorre anualmente em São Paulo, o Mercado Persa. O evento foi criado pela bailarina Samira Samia e é dirigido por sua filha, a também bailarina, Shalimar Mattar. Nele acontecem workshops e apresentações de bailarinos amadores e profissionais de diversos estados brasileiros. Foi também nos anos 90 que apareceram os primeiros livros impressos dedicados ao assunto no Brasil.

Dança Árabe não é somente Dança do Ventre, como exemplo, cito o Dabke, uma dança árabe folclórica praticada por homens e mulheres, bastante popular no Oriente Médio. Uma importante divulgadora da dança no Brasil, é a bailarina libanesa Brigitte Bacha. Ela comanda uma companhia de dança Dabke que é considerada a única no Brasil reconhecida pelo governo libanês.

Dança Árabe - Dança OrientalDança Árabe

Hoje em dia há um grande número de publicações, materiais impressos, vídeos sobre a Dança Árabe. A internet contribui ainda mais com a difusão. Cada vez mais escolas formam profissionais da Dança do Ventre e eventos promovem a cultura e a Dança Árabe. Atualmente, muitos consideram que o Brasil é, junto com os Estados Unidos, um dos países ocidentais com o maior número de praticantes de Dança do Ventre do mundo.

Veja a lista de festivais de Danças Árabes que acontecem no Brasil em: Festivais de Danças Árabes no Brasil

Tags: História das Danças Árabes - Danças Árabes no Brasil - Dança do Ventre - Dança Oriental - Dança do Leste - Festival de Dança - Dança Cigana - Dabke - Oriente Médio - Brigitte Bacha - Linda Hathor - Lulu Sabongi - Lulu from Brazil - Shahrazad - dança com véus - Dança Árabe Folcórica - Folclore Árabe - Hathor Festival - Aula de Dança do Ventre - Dança Egípcia - Khan El Khalili - Samira Samia - Shalimar Mattar - Dança do Ventre no Brasil - Danse du Ventre - Belly Dance - Festival de Dança Árabe - Festivais de dança

Saiba mais



Hathor - Festival Internacional de Danças Árabes


Vídeo de divulgação do Hathor Festival Internacional de Danças Árabes que aconteceu nos dias 6, 7 e 8 de outubro de 2017.

Publicidade
Cadê meu Táxi? Veja as opções de táxi e aplicativos de transporte na sua localidade.


Busca




Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.