O moinho de Castrolanda é um dos maiores moinhos do mundo, com 37 metros de altura. O moinho, conhecido como “De Immigrant” (O Imigrante), foi projetado pelo arquiteto holandês Jan Heijdra em comemoração ao cinquentenário da colonização de Castrolanda em 2001.
Castrolanda é um bairro que encontra-se no município de Castro, no estado do Paraná, sul do Brasil. A colônia Castrolanda foi fundada por imigrantes holandeses nos anos 50.
É possível visitar o interior do “De Immigrant”. São quatros andares abertos à visitação. Dentro dele também funciona um museu que conta um pouco da história da imigração, da Cooperativa de Castrolanda e dos moinhos.
O moinho holandês de Castrolanda foi construído todo em madeira sem uso de pregos. Ele ainda continua em operação e é capaz de produzir até três mil quilos de farinha de trigo.
O moinho é uma das edificações que fazem parte do Memorial da Imigração Holandesa. Além do moinho, existe também um salão de eventos, restaurante, biblioteca e uma lojinha que vende artesanato e algumas guloseimas típicas holandesas, como o biscoito Stroopwafel (imagem abaixo).
De acordo com o site http://www.moinhocastrolanda.com.br o moinho pode ser visitado de sexta a domingo e feriados das 14:00h às 18:00h. Não abre às segundas-feiras, e nos outros dias, somente com agendamento com número mínimo de dez pessoas.
Quer saber mais sobre o local onde foi construído o moinho? Leia o artigo “Que tal viajar para Castrolanda?” para conhecer um pouquinho mais sobre esse pedaço dos Países Baixos no Brasil.
Espero que tenha gostado do artigo. Deixe o seu comentário. Até a próxima. Tchau!!
Adorei!!!!!! Preciso conhecer, não só por ser um dos maiores moinhos do mundo, massss por ter visto uma coisa maravilhosa: o Stroopwafel, ha ha ha ha ha ha. ADOROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO….
Um super beijo
Carolina
Blog Viajar correndo
Olá Carol! Tudo bem?!
Primeiramente obrigada pela visita. Nem me fale, também adorooooo o Stroopwafel. Inclusive eu o achei por aqui e tratei logo de comprar. Hehehehe… Aqui vende nos supermercados Angeloni e Pão de Açúcar. Você me deu uma ideia! Vou tirar uma foto do biscotinho e publicá-lo no @jollyalongabroad. Ontem mesmo comi um, da maneira que eles comem, umedecido com o vapor do café. Ahhh! Deixei você com água na boca. Hehehe… Um super beijo, Drika