Que tal viajar para a Irlanda? – Castelo do Rei John

Siga-nos:
Siga-nos pelo E-mail
YouTube
YouTube
Instagram
Facebook
Facebook
Google+
Google+

Aproveite para conhecer o castelo do Rei John. O castelo do Rei John (em inglês: King John’s Castle) está localizado na cidade de Limerick a três horas e meia de Dublin, capital da Irlanda.

O castelo foi construído sob as ordens do Rei John no século XIII no local onde havia um assentamento Viking. O castelo, estrategicamente posicionado às margens do rio Shannon, foi construído com o intuito de arrecadar impostos das embarcações que passavam pelo porto de Limerick e também para proteger a cidade de ataques inimigos. Hoje o castelo do Rei John é a principal atração turística da cidade de Limerick.

King John's Castle em Limerick

Uma das torres do Castelo do Rei John (King John’s Castle).

Embora os muros do Castelo do Rei John serem bem robustos, o castelo foi severamente danificado devido aos conflitos envolvendo os  católicos e os protestantes no século XVII. O Castelo do Rei John foi sitiado cinco vezes durante este período.

limerick-king-johns-castle-towers-01

Entre 2011 e 2013, o Castelo do Rei John (King John’s Castle) foi restaurado pelo mesmo grupo que projetou o Titanic Exhibition (Museu do Titanic) em Belfast, Irlanda do Norte.

Atualmente, existem vários setores para os visitantes explorarem o castelo com atividades interativas apropriadas para todas as idades. Basicamente o King John’s Castle está dividido em quatro setores:

King John's Castle em Limerick

O primeiro setor do Castelo do Rei John funciona como um museu interativo que conta a história do castelo, da cidade de Limerick e da própria Irlanda.

Após as exibições de áudio e vídeo, os visitantes seguem para o segundo setor onde estão as escavações arqueológicas. Neste setor são mostrados vestígios da civilização Viking antes da construção do castelo.

 King John's Castle em Limerick

Escavações arqueológicas no Castelo do Rei John.

Continuando a exploração pelo castelo, os visitantes chegam ao pátio interno do castelo, no terceiro setor. Um grande pátio que dá acesso a outras escavações arqueológicas e às áreas internas do castelo propriamente dito.  São várias salas decoradas com objetos de época e escadarias que permitem uma vista contemplativa do rio Shannon, da cidade de Limerick  e do seu entorno.

Castelo do Rei John em Limerick

Pátio interno e escavações no Castelo do Rei John.

Para terminar a exploração do castelo seguimos para o quarto e último setor, um prédio moderno de vidro que contrasta com o castelo medieval. No primeiro andar há uma loja de souvenir e uma lanchonete e no piso superior há mais exibições contando um pouco mais da história da Irlanda. Esta edificação, conhecida como centro cultural, pode também ser visitada por quem estiver passando pela rua. Porém não é permitido acessar o castelo do Rei John por esta construção. O acesso ao castelo é feito pelo edifício lateral (imagem abaixo) mediante compra de ingresso.

King John's Castle em Limerick

Entrada do centro cultural (prédio de vidro) do Castelo do Rei John.

O castelo do Rei John é uma atração imperdível para quem for visitar a cidade de Limerick.

Castelo do Rei John em Limerick

Se você quer conhecer um pouco mais sobre o Castelo do Rei John recomendo assistir o vídeo que nós do Que Tal Viajar? preparamos para você. Clique aqui para assistí-lo.

Nós também escrevemos um post sobre um outro castelo na Irlanda. Veja em: Que tal viajar para a Irlanda? – Castelo de Bunratty.

Cadastre-se no nosso canal do YouTube
Cadastre-se agora no canal do “Que Tal Viajar?” no YouTube e confira os vídeos exclusivos do site.

 

Acompanhe as novidades do Que Tal Viajar? e compartilhe.

Leia também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos