Que tal viajar para conhecer a Calçada do Gigante?

Siga-nos:
Siga-nos pelo E-mail
YouTube
YouTube
Instagram
Facebook
Facebook
Google+
Google+

A Calçada do Gigante (em inglês: Giant’s Causeway) é uma das principais atrações naturais na costa da Irlanda do Norte, no condado de Antrim. No local encontra-se uma surpreendente formação rochosa basáltica originária de intensa atividade vulcânica ocorrida há cerca de 60 milhões de anos. São aproximadamente 40 mil colunas verticais de pedras que apresentam formato poligonal, algumas com até nove lados. Muitas dessas pedras parecem encaixadas quase perfeitamente como favos de mel. A explicação para essa formação geológica é consequência do resfriamento e encolhimento do basalto.

São milhares de colunas de pedras originárias de fluxo de lava vulcânica.

São milhares de colunas de pedras originárias de fluxo de lava vulcânica.

A origem do nome deve-se à Mitologia irlandesa que conta a história da luta travada entre dois gigantes: um que vivia na Irlanda, chamado Finn MacCool; e o outro na Escócia, chamado Benandonner. Uma estrada foi construída pelo gigante irlandês para ligar os dois países e para que os dois pudessem se encontrar. Benandonner era mais forte e maior do que Finn MacCool. Sabendo disso, a esposa de Finn MacCool vestiu seu marido gigante como um bebê. Ao chegar na casa do casal, o gigante escocês viu o “bebê gigante” dormindo e pensou: “Se o bebê é deste tamanho, imagine o pai!” Ele ficou apavorado, desistiu de lutar e voltou imediatamente para a Escócia. Com medo de ser perseguido pelo irlandês, Benandonner destruiu a calçada enquanto corria, restando somente as pedras que hoje formam a Calçada do Gigante.

Calçada do Gigante na Irlanda do Norte.

O nome “Calçada do Gigante” faz menção à mitologia irlandesa.

Há uma formação rochosa semelhante no lado escocês, conhecida como Gruta de Fingal (em inglês: Fingal’s Cave). A Gruta de Fingal é uma caverna marinha localizada na ilha desabitada de Staffa. Segundo a lenda irlandesa, que refere-se à Calçada do Gigante, Fingal’s Cave era o abrigo do gigante Benandonner. Benandonner era o inimigo do gigante irlandês Finn MacCool.

Calçada do Gigante na Irlanda do Norte.

A Calçada do Gigante faz parte do Património Mundial da UNESCO.

A Calçada do Gigante foi declarada como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas sob o nome de “Calçada do Gigante e sua Costa” em 1986, e como Reserva Natural no ano seguinte.

Calçada do Gigante na Irlanda do Norte.

Calçada do Gigante – Irlanda do Norte.

A Calçada do Gigante está a pouco mais de uma hora de Belfast, capital da Irlanda do Norte, seguindo pela rodovia B147 Causeway. Bushmills, a vila mais próxima da atração, fica a cerca de três quilômetros. Existem excursões partindo de Dublin, capital da Irlanda ou de Belfast com duração de um dia inteiro. São várias atrações ao longo da costa da Irlanda do Norte neste passeio.

Calçada do Gigante na Irlanda do Norte.

As famosas colunas da Calçada do Gigante. Muitas delas com formato hexagonal.

Vá bem agasalhado e com calçados confortáveis e antiderrapantes. Se estiver chovendo as pedras tornam-se bem escorregadias. Existe um centro de visitação na entrada da atração mas não é necessário pagar para entrar. Só será necessário pagar pela entrada se você estacionar no local.

Calçada do Gigante na Irlanda do Norte.

Centro de visitantes à frente e a entrada para o estacionamento.

Quer saber mais sobre esta incrível atração da Irlanda do Norte? Veja no vídeo abaixo um pouco da minha aventura na Calçada do Gigante. Confira!

 

As pedras moldadas pela natureza são realmente impressionantes! Vale a pena visitar! Até breve! Drika :)

Cadastre-se no nosso canal do YouTube
Cadastre-se agora no canal do “Que Tal Viajar?” no YouTube e confira os vídeos exclusivos do site.

Acompanhe as novidades do Que Tal Viajar? Siga-nos e compartilhe.

Leia também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos