Que tal viajar para Paris? – Torre Eiffel

Siga-nos:
Siga-nos pelo E-mail
YouTube
YouTube
Instagram
Facebook
Facebook
Google+
Google+

A Torre Eiffel (“Tour Eiffel” em francês) é uma estrutura de ferro forjado de 324 metros no Campo de Marte, uma das maiores áreas verdes de Paris. Mais do que isso, a Torre Eiffel é um ícone da cultura francesa e reconhecida mundialmente como um dos cartões-postais de Paris.

A Tour Eiffel foi inaugurada em 31 de março de 1889 por Gustave Eiffel, engenheiro francês que também participou da construção da Estátua da Liberdade em Nova York.

Noivos em frente à Torre Eiffel, em Paris.

Noivos em frente à Torre Eiffel, em Paris.

A Torre Eiffel é o monumento pago mais visitado do mundo. A torre já teve mais de 250 milhões de visitantes desde a sua inauguração. Todos os dias sobem no cartão-postal 25 mil pessoas, em média. O que pode resultar em longas filas. Recomenda-se comprar com antecedência os bilhetes para evitar as filas da Torre Eiffel.

A construção da Torre Eiffel começou em 28 de janeiro de 1887. Ela foi construída para a Exposição Universal de 1889 (também chamada de Exposição Mundial) que celebrou o centenário da Revolução Francesa de 1789.

Estágio de construção da Torre Eiffel em dezembro de 1887.

Estágio de construção da Torre Eiffel em dezembro de 1887.

Além da inauguração da Torre Eiffel, a Exposição Mundial de 1889 tinha diversas atrações de todo o mundo como: pavilhões indianos, templos maias, mesquitas, casas chinesas, pavilhões de colônias, entre outras. Mais de 28 milhões de visitantes prestigiaram o evento que foi realizado entre 6 de maio a 31 de outubro de 1889.

A Exposição Mundial mais recente foi a EXPO Milão 2015, realizada de 1º de maio a 31 de outubro de 2015 na cidade italiana. A próxima Exposição Mundial será a Expo 2020, em Dubai. São Paulo foi uma das candidatas para sediar o evento, mas foi preterida pela cidade dos Emirados Árabes Unidos.

Construída para o evento mundial, a Torre Eiffel seria demolida em 1909, mas foi salva por servir como antena de rádio. A Torre Eiffel foi criticada por artistas e arquitetos com uma petição chamada “Artistas contra a Torre Eiffel”. Algo que seria hoje como #NãoVaiTerTorre. Mas teve Torre!

Caricatura comparando a torre Eiffel às Pirâmides com Gustave Eiffel.

Caricatura comparando a torre Eiffel às Pirâmides com Gustave Eiffel ao centro das duas construções.

Em reconhecimento às suas contribuições à França, foram imortalizados na Torre Eiffel os nomes de 72 engenheiros, físicos, matemáticos, militares e políticos franceses. No mesmo ano comemorava-se o centenário da Queda da Bastilha (ou Tomada da Bastilha), evento chave da Revolução Francesa. As gravações dos nomes dos ilustres franceses são encontradas nas laterais da torre sob o primeiro piso. Elas foram restauradas entre 1986 e 1987.

A lista dos 72 nomes na Torre Eiffel recebeu críticas por excluir alguns nomes relevantes da França e também por incluir nas gravações apenas homens. Para os críticos, a maior injustiça foi a omissão da matemática, física e filósofa francesa Sophie Germain, que teve em seu currículo contribuições fundamentais à teoria dos números e à teoria da elasticidade.

Torre Eiffel - 1º Piso

A cidade de Paris fica ainda mais bonita vista pela Torre Eiffel.

A Torre Eiffel tem três níveis para os visitantes. O acesso aos dois primeiros níveis podem ser feitos por escada ou elevador. No entanto, o terceiro nível só é acessível por elevador. A torre tem dois restaurantes: Le 58 Tour Eiffel no primeiro nível, e Le Jules Verne, um restaurante gourmet com seu próprio elevador no segundo andar. O nome é uma homenagem ao escritor francês de ficção científica Jules Verne, também chamado nos países de língua portuguesa de Júlio Verne.

3º piso da Torre Eiffel.

No ponto mais alto para visita da Torre Eiffel, em cada janela de observação, tem a distância das cidades do mundo.

Como uma das imagens mais icônicas do mundo, a Torre Eiffel foi a inspiração para a criação de mais de 30 torres semelhantes em todo o mundo.  A maioria delas não são réplicas exatas da famosa torre parisiense. Eu escrevi um post sobre esse tema. Se você ainda não leu a matéria: “Que tal viajar para conhecer as réplicas da Torre Eiffel no Brasil?”, clique aqui ou se preferir continue lendo este artigo até o final.

Em 19 de outubro de 1901, Alberto Santos-Dumont contornou a Torre Eiffel com o seu dirigível Nº 6. O pai da aviação ganhou um prêmio de 100 mil francos oferecido pelo magnata francês Henri Deutsch de la Meurthe para a primeira pessoa a fazer um voo de ida e volta de Saint-Cloud (subúrbio de Paris) até a Torre Eiffel em menos de meia hora.

A Torre Eiffel está localizada na intersecção do ancoradouro Branly e do Pont d’Iéna. A estação de metro de Paris mais próxima da Torre Eiffel é a Bir-Hakeim. O nome da estação é uma homenagem à batalha de Bir Hakeim, disputada no deserto da Líbia durante a Segunda Guerra Mundial. De trem, a estação mais próxima da Rede Expressa Regional (Réseau Express Régional – RER) é a Champ de Mars-Tour Eiffel.

Torre Eiffel vista por outro ângulo.

Torre Eiffel vista por outro ângulo.

O elevadores da Torre Eiffel mudaram a sua configuração ao longo dos anos. Cada um elevador, em condições normais de operação, leva uma média de 8 minutos e 50 segundos para fazer a viagem de ida e volta, gastando uma média de 1 minuto e 15 segundos em cada nível. Uma dica interessante é descer a torre de escada, se tiver com disposição e paciência. A vista compensa!

Descer a Torre Eiffel de escada pode valer a pena!

Descer a Torre Eiffel de escada pode valer a pena!

A Torre Eiffel foi a estrutura mais alta do mundo até 1930, quando foi inaugurado o Edifício Chrysler, em Nova York. O título de maior estrutura construída foi perdida em menos de um ano, quando foi lançado o icônico Empire State Building.

Na França apenas sete estruturas são maiores que a Torre Eiffel, a maioria deles transmissores de telecomunicações: Centro Nacional de Transmissões de Rosnay (357m), Transmissor Allouis (350m), Viaduto de Millau (343m), Transmissor Le Mans-Mayet (342m), Transmissor de Niort-Maisonnay (330m), La Regine (330m) e Roumoules (330m).

Esta imagem mostra a dimensão da Tamanho da Torre Eiffel

Esta imagem mostra a dimensão da Tamanho da Torre Eiffel. Note a aglomeração na parte de baixo para a compra do ingresso à torre.

Como um marco global, a Torre Eiffel é destaque em filmes, videogames e programas de TV. Parabéns Torre Eiffel pela sua imponência e estilo! Que tal viajar para Paris?

Leia também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos