Que tal viajar para curtir a Oktoberfest de Munique?

Siga-nos:
Siga-nos pelo E-mail
YouTube
YouTube
Instagram
Facebook
Facebook
Google+
Google+

A Oktoberfest de Munique (em alemão: München) é a maior do mundo e é a festa mais popular da Alemanha. Cerca de seis milhões de visitantes participam, todos os anos, do festival de cerveja na cidade alemã de Munique, no estado da Baviera. Neste ano de 2016 o festival acontece entre os dias 17 de setembro e 03 de outubro.

Oktoberfest de Munique, Alemanha

O nome da festa  em alemão, “Oktober” significa outubro, e “Fest”, significa festa ou festival. Apesar do nome “Oktober”, a Oktoberfest de Munique se inicia em meados de setembro e termina no primeiro domingo de outubro. O motivo para a maior parte da festa não acontecer no mês de outubro é porque nesta época do ano já começa esfriar bastante na Alemanha. 

Oktoberfest de Munique, Alemanha

Uma das tendas da Oktoberfest de Munique.

Você sabe como começou a Oktoberfest em Munique?

A história da Oktoberfest começou em 1810. Diferentemente da atual festa, no início a Oktoberfest foi concebida para comemorar o casamento do príncipe herdeiro, futuro rei Ludwig I da Baviera, com a princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen.

Foram convidados todos os moradores de Munique para a festa realizada no parque Theresienwiese, nome em homenagem à noiva. Atualmente, neste mesmo parque, é realizada a Oktoberfest de Munique. O ponto alto da festa era o seu encerramento, com a presença da família real da Baviera e a esperada corrida de cavalos. A festa fez tanto sucesso que no ano seguinte foi realizada e assim começou a tradição da Oktoberfest.

Oktoberfest de Munique, Alemanha

Desfiile no centro de Munique.

Para celebrar a Oktoberfest, no primeiro final de semana da abertura oficial da festa, ocorrem desfiles com a participação dos tradicionais clubes de atiradores e com a presença de autoridades governantes da cidade. Carruagens e carros alegóricos decorados com flores apresentam as cervejarias e são seguidos pelas bandas musicais que tocarão nas tendas do festival. Os desfiles acontecem pela manhã, percorrem as ruas de Munique e encerram no Theresienwiese. Os participantes do desfile usam roupas típicas baseadas na vestimenta histórica dos camponeses alpinos.

Oktoberfest de Munique, Alemanha

Garçonete na Oktoberfest de Munique.

Todas as cervejas vendidas na Oktoberfest devem estar em conformidade com a “Lei de Pureza Alemã” e fabricadas dentro dos limites da cidade de Munique.  As cervejas somente podem ser vendidas em canecas de um litro.  Cada cervejaria possui a sua própria caneca marcada com o logotipo da empresa. Em 2015, o valor do litro da cerveja foi de  €10.00 a €10.40.

Oktoberfest de Munique, Alemanha

Maßkrug ou Maß (Mass) – nome da caneca de cerveja de um litro servida na Oktoberfest de Munique.

Além da cerveja, claro, é servida na Oktoberfest culinária típica alemã como o kassler (chuleta de porco), schweinebraten (assado de porco), eisbein ou schweinshaxe (joelho de porco), hendl (frango assado), steckerlfisch (peixe grelhado no espeto), würstl (salsichas), weißwurst (salsicha branca), knödel (bola de massa de pão ou batata), reiberdatschi (pancakes de batata), sauerkraut ou rotkohl/blaukraut (chucrute), brezen (pretzels) e obatzda (creme de queijo picante).

Não dá para falar de Oktoberfest sem falar da emblemática estátua da Baviera. Fiquei maravilhada com a sua grandiosidade. É impossível passar despercebida no Theresienwiese. Não só a estátua como as colunas dóricas e a escadaria, que dominam a paisagem de uma parte do parque, foram obras encomendadas pelo rei Ludwig I da Baviera no século XIX. Ludwig I era um admirador entusiasta da Grécia antiga. Ele queria transformar Munique em uma nova “Atenas” e conseguiu deixar a sua marca em vários monumentos e edificações que resistiram ao tempo e às guerras.

Oktoberfest de Munique, Alemanha

Estátua da Baviera vista de uma das tendas da Oktoberfest de Munique.

Chegando mais perto dessas colunas gregas o que se vê é um corredor conhecido como hall da fama (em alemão: Ruhmeshalle) onde estão expostos bustos de pessoas importantes do reinado de Ludwig I. A estátua, a obra mais impressionante de todo o conjunto, foi construída em bronze fundido. Ela representa a personificação feminina da pátria da Baviera, e por extensão a sua força e glória. Devido ao seu peso e ao seu tamanho colossal,  com 18.52 metros de altura e com cerca de 87.36 toneladas, a estátua da Baviera teve de ser produzida em várias partes. Ela encontra-se sobre uma base de pedra com quase 9 metros de altura. Na época da sua construção e até os dias de hoje a estátua da Baviera é considerada uma obra-prima da tecnologia.

O segredo para curtir melhor a Oktoberfest de Munique é chegar bem cedo e seguir direto para uma das tendas de alguma cervejaria presentes na festa.  Se você não reservou mesa com antecedência, chegue por volta das 9h da manhã para conseguir um bom lugar dentro da tenda.  Se você não conseguir mesa, você corre o risco de não conseguir beber cerveja pois não poderá comprá-la.  Não existe nehum guichê para compra de cerveja dentro e fora das tendas. Você só conseguirá comprar cerveja e comer algum prato mais elaborado em alguma das tendas se estiver sentado. Não adianta falar com a garçonete. Ela não  irá parar nem para te ouvir. O regulamento da festa é o seguinte: só é servido cerveja para quem estiver na mesa. Para quem não conseguir um pedacinho no banco do colega alheio o consolo é ficar próximo de alguma mesa e esperar que alguém desista do pedido quando o garçom for entregar a bebida ou puxar papo com alguém na mesa e pedir para fazer o pedido para você. Os pagamentos são feitos diretamente à garçonete na entrega dos pedidos.

Oktoberfest de Munique, Alemanha

Não é cobrada entrada na Oktoberfest. Você somente pagará o que consumir. Além das bebidas e comidas vendidas nas tendas, há também inúmeras barraquinhas que vendem alimentos e outros tipos de coisas. No parque de diversão o ingresso é cobrado à parte e por atração.

Oktoberfest de Munique, Alemanha

Theresienwiese

A experiência da Oktoberfest em Munique é bem diferente quando se está com um grupo, é um casal ou está sozinho. Claro que mesmo que seja só um casal ou esteja sozinho, se garantir logo uma mesa na tenda, é inevitável que vai acabar puxando papo com o colega que compartilha a mesma mesa. Quando quiser dar uma circulada pelo parque e conhecer as outras tendas vocês revezam para segurar o assento.

Oktoberfest de Munique, Alemanha

O pessoal da faxina preparando a tenda (salão) para o outro dia de festa.

A maioria das tendas funciona até 22:30h. Após esse horário a música para de tocar e o pessoal da limpeza começa a limpar o salão para o dia seguinte.

Existe esquema de segurança no local. Durante a montagem das tendas o acesso somente é permitido às pessoas autorizadas, exitem câmeras de vigilância e o acesso de veículos é bloqueado.

Eu estava finalizando este artigo no exato dia que ocorreu o atentado em frente ao shopping de Munique. A primeira coisa que veio a minha mente foi parar de escrever e não publicá-lo pelo menos por enquanto. Mas aí eu pensei, por enquanto quando? Depois disso eu não consegui mais me concentrar e não consegui terminá-lo no mesmo dia. Ao invês dele eu escrevi um outro: “Não Podemos Desistir de Viver“.

Eu também já tinha feito um artigo sobre a cidade de Munique e um vídeo sobre a Oktoberfest de Munique antes da tragédia.  Vídeo abaixo:

Mais do que ser a festa da cerveja, a Oktoberfest é a festa da alegria, da confraternização dos povos de várias partes do mundo. Fiquei hiper feliz por ter conseguido participar dessa grande festa. :)

Além da Alemanha, a Oktoberfest é celebrada em países de várias partes do mundo, como: Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Hong Kong, Irlanda, Itália, México, Vietnã, entre outros.

Leia também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos