Que tal viajar para Pomerode?

Siga-nos:
Siga-nos pelo E-mail
YouTube
YouTube
Instagram
Facebook
Facebook
Google+
Google+

Conheça Pomerode! Cidade catarinense colonizada por alemães, a origem do nome Pomerode deve-se a região da Pomerânia, de onde vieram a maioria dos imigrantes. Localizada no Médio Vale do Rio Itajaí-Açú, na região conhecida como Vale Europeu, a cerca de 30 km de Blumenau, Pomerode é a cidade mais alemã do Brasil e se orgulha de ser uma das cidades brasileiras com melhor qualidade de vida.

Portal Sul de Pomerode

Portal Sul de Pomerode

Pomerode pode ser pequena em termos de número de habitantes, possui em torno de 27 mil, mas é grande se compará-la com a sua economia. O parque industrial de Pomerode é diversificado e formado por empresas que se estabeleceram no município a partir do século XX. Dentre as quais estão as que fabricam porcelanas, queijos fundidos, cervejas, chocolates, velas, móveis e utensílios em madeira.

Cervejas de Pomerode em conformidade com a Lei de Pureza Alemã.

Cervejas de Pomerode em conformidade com a Lei de Pureza Alemã.

As tradições germânicas são levadas a sério em Pomerode. Exemplos da culinária típica são as confeitarias com pães, bolachas, tortas e cucas; e os restaurantes que servem pratos típicos como o marreco recheado, chucrute (sauerkraut), Eisbein (joelho de porco) e Kassler (chuleta de porco).

Restaurante Siedlertal com comida típica alemã em Pomerode.

Restaurante Siedlertal com comida típica alemã em Pomerode.

Festas tradicionais embaladas por bandas, corais, grupos folclóricos e 16 clubes de caça e tiro ajudam ainda mais a manter a tradição e a cultura germânica. Um desses eventos na cidade é a Festa Pomerana que acontece todos os anos na segunda quinzena do mês de janeiro.

Festival de Dança Folclórica no Teatro Municipal de Pomerode.

Festival de Dança Folclórica no Teatro Municipal de Pomerode.

Não se espante se você for visitar Pomerode e ouvir algo diferente do português. Claro que você conseguirá se comunicar na língua portuguesa em Pomerode. Além do português, ouve-se na rua um alemão próprio, próximo do alemão padrão coloquial com influência do português e do pomerano.

Tudo começou por volta de 1860 quando os primeiros colonos, vindos da região ao norte da Alemanha, se estabeleceram nesta área do Brasil. O isolamento no meio rural, contribuindo com a  forte religiosidade e o sentimento de cooperação mútua fez com que as tradições germânicas fossem mantidas. Como não haviam escolas públicas no local os próprios colonos tiveram que construir suas próprias escolas e trouxeram professores da Alemanha para educar seus filhos. Foi uma época com quase nenhum contato com o idioma português. A língua oral falada era o pomerano e o ensinado nas escolas era o alemão padrão (Hochdeutsch), de maior prestígio.

Esta forte tradição germânica foi abalada com a implantação da campanha de nacionalização  dos imigrantes pomeranos, após o Brasil declarar guerra à Alemanha na II Guerra Mundial. Todas as manifestações ligadas à cultura alemã, inclusive o uso da língua alemã, foram proibidas no Brasil. Escolas alemães foram fechadas e foram reabertas somente na década de 1970. Hoje em dia há o esforço de manter viva a cultura e a língua pomerana no município. Em 2010, a língua alemã foi reconhecida como co-oficial secundária no munícípio de Pomerode.

A cidade oferece aos visitantes várias atrações turísticas como a Rota Enxaimel – casas construídas na técnica enxaimel, a Casa do Imigrante Carl Weege, o Museu do Marceneiro, o Museu Pomerano, o Zoo Pomerode, dentre outros atrativos.

Casa do Imigrante Carl Weege construída em estilo enxaimel em Pomerode.

Casa do Imigrante Carl Weege construída em estilo enxaimel em Pomerode.

O Enxaimel ou Fachwerk é uma construção que consiste em paredes montadas com hastes de madeira. Espaços preenchidos por pedras ou tijolos. As construções de enxaimel no Brasil podem ser encontradas nos estados do Sul e em São Paulo.

Com todo este legado deixado pelos antepassados e transmitidos de geração a geração, desde a década de 1980, a cidade de Pomerode foi institulada como a cidade mais alemã do Brasil.

Confira mais informações no vídeo Que tal viajar para Pomerode?

 

Acompanhe as novidades do Que Tal Viajar? e compartilhe.

Cadastre-se no nosso canal do YouTube
Cadastre-se agora no canal do “Que Tal Viajar?” no YouTube e confira os vídeos exclusivos do site.

 

Leia também...

2 Responses

  1. Ana disse:

    Drika,
    já mandei o link pro meu marido…rssss.. ele vai adorar aquela fila de cerveja!!!! Muito linda a cidade! Fiquei ainda com mais vontade de ir!
    Beijos,
    Ana

    http://blogdaana.com.br

    • Drika Crestari disse:

      Olá Ana! Tudo bem?!

      Eu também adoro as cervejas de lá. Eu até comentei com a Carol Belo do http://www.viajarcorrendo.com.br/ que passei a gostar de cerveja depois de “idosa” hehehe!!! Obrigada pelo carinho. Vi seus vídeos no YouTube. Está no caminho certo e tenho certeza que alcançará enorme sucesso. Beijos, Drika Crestari

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos