Conheça Pomerode! Cidade catarinense colonizada por alemães, a origem do nome Pomerode deve-se a região da Pomerânia, de onde vieram a maioria dos imigrantes. Localizada no Médio Vale do Rio Itajaí-Açú, na região conhecida como Vale Europeu, a cerca de 30 km de Blumenau, Pomerode é a cidade mais alemã do Brasil e se orgulha de ser uma das cidades brasileiras com melhor qualidade de vida.
Pomerode pode ser pequena em termos de número de habitantes, possui em torno de 27 mil, mas é grande se compará-la com a sua economia. O parque industrial de Pomerode é diversificado e formado por empresas que se estabeleceram no município a partir do século XX. Dentre as quais estão as que fabricam porcelanas, queijos fundidos, cervejas, chocolates, velas, móveis e utensílios em madeira.
As tradições germânicas são levadas a sério em Pomerode. Exemplos da culinária típica são as confeitarias com pães, bolachas, tortas e cucas; e os restaurantes que servem pratos típicos como o marreco recheado, chucrute (sauerkraut), Eisbein (joelho de porco) e Kassler (chuleta de porco).
Festas tradicionais embaladas por bandas, corais, grupos folclóricos e 16 clubes de caça e tiro ajudam ainda mais a manter a tradição e a cultura germânica. Um desses eventos na cidade é a Festa Pomerana que acontece todos os anos na segunda quinzena do mês de janeiro.
Não se espante se você for visitar Pomerode e ouvir algo diferente do português. Claro que você conseguirá se comunicar na língua portuguesa em Pomerode. Além do português, ouve-se na rua um alemão próprio, próximo do alemão padrão coloquial com influência do português e do pomerano.
Tudo começou por volta de 1860 quando os primeiros colonos, vindos da região ao norte da Alemanha, se estabeleceram nesta área do Brasil. O isolamento no meio rural, contribuindo com a forte religiosidade e o sentimento de cooperação mútua fez com que as tradições germânicas fossem mantidas. Como não haviam escolas públicas no local os próprios colonos tiveram que construir suas próprias escolas e trouxeram professores da Alemanha para educar seus filhos. Foi uma época com quase nenhum contato com o idioma português. A língua oral falada era o pomerano e o ensinado nas escolas era o alemão padrão (Hochdeutsch), de maior prestígio.
Esta forte tradição germânica foi abalada com a implantação da campanha de nacionalização dos imigrantes pomeranos, após o Brasil declarar guerra à Alemanha na II Guerra Mundial. Todas as manifestações ligadas à cultura alemã, inclusive o uso da língua alemã, foram proibidas no Brasil. Escolas alemães foram fechadas e foram reabertas somente na década de 1970. Hoje em dia há o esforço de manter viva a cultura e a língua pomerana no município. Em 2010, a língua alemã foi reconhecida como co-oficial secundária no munícípio de Pomerode.
A cidade oferece aos visitantes várias atrações turísticas como a Rota Enxaimel – casas construídas na técnica enxaimel, a Casa do Imigrante Carl Weege, o Museu do Marceneiro, o Museu Pomerano, o Zoo Pomerode, dentre outros atrativos.
O Enxaimel ou Fachwerk é uma construção que consiste em paredes montadas com hastes de madeira. Espaços preenchidos por pedras ou tijolos. As construções de enxaimel no Brasil podem ser encontradas nos estados do Sul e em São Paulo.
Com todo este legado deixado pelos antepassados e transmitidos de geração a geração, desde a década de 1980, a cidade de Pomerode foi institulada como a cidade mais alemã do Brasil.
Confira mais informações no vídeo Que tal viajar para Pomerode?
Acompanhe as novidades do Que Tal Viajar? e compartilhe.
Cadastre-se no nosso canal do YouTube
Cadastre-se agora no canal do “Que Tal Viajar?” no YouTube e confira os vídeos exclusivos do site.
Drika,
já mandei o link pro meu marido…rssss.. ele vai adorar aquela fila de cerveja!!!! Muito linda a cidade! Fiquei ainda com mais vontade de ir!
Beijos,
Ana
http://blogdaana.com.br
Olá Ana! Tudo bem?!
Eu também adoro as cervejas de lá. Eu até comentei com a Carol Belo do http://www.viajarcorrendo.com.br/ que passei a gostar de cerveja depois de “idosa” hehehe!!! Obrigada pelo carinho. Vi seus vídeos no YouTube. Está no caminho certo e tenho certeza que alcançará enorme sucesso. Beijos, Drika Crestari