Veja nesta página uma dica para a sua próxima viagem à Argentina, o Glaciar Perito Moreno!
Que tal viajar para o Glaciar Perito Moreno?
O Glaciar Perito Moreno é uma das geleiras encontradas dentro do Parque Nacional Los Glaciares que fica na província de Santa Cruz na Patagônia Argentina. São cinco km de longitude de frente e mais de 60 m de altura aflorando sobre as águas do lago argentino.
O Glaciar Perito Moreno encontra-se na parte sul do Parque Nacional Los Glaciares e o seu acesso se dá por via terrestre pela Ruta Provincial 11 ou por via aérea através do aeroporto mais próximo que fica a cerca de 80 km do parque, na cidade argentina de El Calafate.
A geleira Perito Moreno (em espanhol: Glaciar Perito Moreno) é uma geleira localizada no Parque Nacional Los Glaciares, no sudoeste da província de Santa Cruz, Argentina. É uma das atrações turísticas mais importantes da Patagônia Argentina.
A formação de gelo de 250 km² tem 30 km só de comprimento. O Perito Moreno é uma das 48 geleiras alimentadas pelo campo de gelo da Patagônia Sul, localizado no sistema andino compartilhado com o Chile. Esta é a terceira maior reserva de água doce do mundo.
Ao contrário da maioria das geleiras no mundo, o Perito Moreno é uma das poucas que mantém um estado de equilíbrio, porque continua a acumular massa a uma taxa semelhante à da sua perda.
Por que o glaciar se chama Perito Moreno?
O nome do glaciar é uma homenagem ao cientista, naturalista e explorador argentino Francisco Pascasio Moreno (1852-1919). Moreno é considerado uma das figuras mais importantes na incorporação argentina de grandes partes da Patagônia e seu subsequente desenvolvimento. Entretanto, a geleira inicialmente teve nomes diferentes.
Em 1879, o capitão britânico da Marinha do Chile, Juan Tomás Rogers, avistou pela primeira vez (por um não nativo) a geleira que foi nomeada primeiramente "Francisco Gormaz", em homenagem ao diretor do Gabinete Hidrográfico da Marinha do Chile, organização patrocinadora da expedição. Alguns anos depois, Rudolph Hauthal, vinculado à Comissão de Fronteiras da Argentina, encontrou a geleira e decidiu chamá-la de "Bismarck", em homenagem ao chanceler da Prússia.
Em 1881, foi assinado o Tratado de Fronteira entre Chile e Argentina, que definia as fronteiras de ambos os países na cordilheira dos Andes até o 52º paralelo. A geleira fica a leste da Cordilheira dos Andes e deságua no lago argentino, que também está sob soberania argentina. Antes do tratado, a área estava em disputa entre os dois países.
Finalmente, em 1899, após longos anos de pesquisa e compilação de material arqueológico, o tenente argentino Iglesias, encarregado dos estudos do Instituto Hidrográfico da Argentina, nomeou o cobiçado glaciar em homenagem ao Sr. Francisco Pascasio Moreno.
Qual a melhor época para visitar o Glaciar Perito Moreno?
A melhor época para visitar o Glaciar Perito Moreno é no verão, mas deve-se ir bem agasalhado e com calçado apropriado para caminhada. A geleira avança entre junho e dezembro e recua entre dezembro e abril. A formação de uma barreira de gelo é um processo complexo, uma vez que existe um mecanismo de realimentação entre a geleira e o lago, que afeta as oscilações da posição da frente glacial de maneira bastante estável.
Como chegar ao Glaciar Perito Moreno?
Saindo de cidades próximas como El Calafate é possível fazer excursões até o Parques Los Glaciares; estas excursões incluem o Glaciar Perito Moreno. Através de passarelas é possível admirar com relativa proximidade e segurança a magnitude da geleira. Existem também embarcações que navegam bem próximas ao Glaciar Perito Moreno e que também transportam os turistas que farão caminhadas (trekking) por cima da geleira, sempre acompanhados por guias experientes. Esta é uma experiência imperdível!
Como se hospedar próximo ao Glaciar Perito Moreno?
Pode-se hospedar nas cidades próximas ao Parque Los Glaciares. A mais recomendada é El Calafate, que tem uma boa estrutura para quem vai conhecer as geleiras e o sul da Patagônia.
O que levar à Glaciar Perito Moreno?
Roupas e calçados confortáveis também são uma ótima pedida, mas leve um bom casaco que resista ao vento intenso do lugar.
Tags: glaciar perito moreno - trekking na geleira perito moreno - perito moreno - parque nacional los glaciares - los glaciares - el calafate - província de santa cruz - santa cruz argentina - argentina - argentino - www argentina com - regiões do argentina - lugares da argentina - turismo argentina - mapa da argentina - visto argentina - passaporte argentina - bandeira da argentina - capitais da argentina - clima da argentina - cidades da argentina - comida da argentina - destino argentina - comida argentina - comida típica argentina - economia da argentina - moeda argentina - destinos - viagem argentina - viajar argentina - viagem argentina - foto argentina - site da argentina - câmbio argentina - consulados argentina - visto argentino - mapa argentina - cruzeiro argentina - argentina atual - argentina hoje - www viajar com - site de viagem - site de turismo
Saiba mais
Confira mais informações nos vídeos "Que tal viajar ao Glaciar Perito Moreno?" e "Que tal viajar para a Patagônia Argentina?".
Vídeo: Que tal viajar ao Glaciar Perito Moreno?
Vídeo: Que tal viajar para a Patagônia Argentina?
Que tal viajar nas redes sociais?
Publicidade
Busca
Cadastre-se Grátis
Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.
Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.
Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.
Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.