Furnas do Passo do Pupo


Home » Destinos de Viagem » Brasil » Estado do Paraná » Furnas do Passo do Pupo

Que tal viajar para conhecer as Furnas do Passo do Pupo?

Que tal conhecer as Furnas do Passo do Pupo? Veja aqui as melhores dicas para sua próxima viagem a esta atração que fica a cerca de duas horas de Curitiba, capital do estado do Paraná


Se você está em busca de paz, as Furnas do Passo do Pupo é o lugar ideal. O parque é um daqueles lugares isolados mais próximos da natureza. Dá para ter momentos prazerosos, nas Furnas do Passo do Pupo, relaxando e contemplando a paisagem.

Que tal conhecer as Furnas do Passo do Pupo? - Ponta Grossa/PR


Que Tal Viajar para as Furnas do Passo do Pupo? Conheça este refúgio natural próximo de Curitiba.

O que são as Furnas do Passo do Pupo?

As Furnas do Passo do Pupo é uma atração turística, que faz parte das maravilhas do Parque Nacional dos Campos Gerais. É bem comum se referir às Furnas do Passo do Pupo, como as Furnas Gêmeas, e a Furna Grande de Ponta Grossa, que são as principais atrações deste parque, no Passo do Pupo.

Vale mencionar, que Passo do Pupo é o nome do vilarejo, onde se encontra essas furnas. Passo do Pupo faz parte do distrito de Itaiacoca, pertencente ao município paranaense de Ponta Grossa.

As Furnas Gêmeas foram o primeiro ponto de parada do nosso passeio. As Furnas Gêmeas são assim chamadas, pela sua proximidade e similaridade. São dois grandes buracos rochosos, um do lado do outro. Elas lembram dois olhos gigantes, em meio a um terreno relativamente plano. Ambas possuem mais de 30 metros de profundidade, e mais de 80 metros de diâmetro.

Furnas do Passo do Pupo. Foto: Que tal Viajar?Entrada para as Furnas Gêmeas, próxima do estacionamento de veículos. Foto: Que tal Viajar?

Para chegar às Furnas Gêmeas, siga caminhando por uma trilha bem curtinha e demarcada com canos, que servem de guia. Há também algumas placas pelo caminho sinalizando, por exemplo, onde se pode, ou não, andar de bicicleta.

A vegetação que se encontra dentro das furnas é chamada de floresta de araucárias, e a do seu entorno, na parte externa das furnas, de campo rupestre. Nas Furnas do Passo do Pupo existem espécies raras e ameaçadas de extinção, como o cacto-bolinha, que avistei próximo às Furnas Gêmeas. Estas furnas também servem de refúgio para aves e outros animais.

A região compreende um rico patrimônio geológico. Tudo isso, um dia, já foi mar, há 400 milhões de anos.

Furnas do Passo do Pupo. Foto: Que tal Viajar?Uma das Furnas Gêmeas do Passo do Pupo. Foto: Que tal Viajar? - Blusa: Drica Cestari | Macramê

Assim como as Furnas Gêmeas, a Furna Grande é um "poço de desabamento", sem a presença de água em seu interior. Estas furnas são secas, em sua base, e possuem vegetação interna. A Furna Grande possui 72 metros de profundidade e cerca de 400 metros de diâmetro.

Além das Furnas do Passo do Pupo, o parque possui mais três atrativos abertos à visitação autoguiada: o Setor da Onda, o Capão das Imbuias e a Confluência dos Rios.

O Setor da onda é uma área do parque onde estão as exóticas formações rochosas esculpidas pela natureza. A ação das chuvas e do vento nos arenitos contribuíram para modelar as rochas. No parque estão a pedra da onda, a pedra do navio, a tartaruga marinha, e tantas outras que a nossa imaginação possa nos levar.

O acesso para o Capão das Imbuias fica bem próximo ao Setor da Onda. Há placa indicativa no local. Deve-se fazer uma breve caminhada à direita, à margem de um campo de soja, e depois entrar por uma trilha à esquerda, em meio a mata fechada, que termina num paredão de pedra. Nesta pequena floresta estão as imbuias, que são árvores centenárias, ameaçadas de extinção.

A Confluência dos rios é o encontro do Rio Quebra Pedra com o Córrego das Fendas. O Rio Quebra Pedra é o mesmo rio que passa ao lado da trilha do Buraco do Padre e forma uma cachoeira no interior da Furna do Buraco do Padre, uma atração imperdível, e que já foi mostrada no canal do Que Tal Viajar. Vou deixar o vídeo do Buraco do Padre aqui abaixo para você dar uma olhada.

Que tal conhecer o Buraco do Padre? - Ponta Grossa/PR



Não é necessário agendamento para fazer as visitas autoguiadas para as Furnas do Passo do Pupo. Caso queira fazer outras atividades no parque, como escalada, e visitação no interior das furnas, por exemplo, é necessário agendamento prévio, e acompanhamento de guia. De qualquer forma, antes de se dirigir às Furnas do Passo do Pupo, você deve entrar em contato primeiro com o Refúgio das Curucacas Ecoturismo, estabelecimento responsável pela administração do local.

Na recepção do Refúgio das Curucacas, você também será orientado sobre as normas de conduta, assinará um termo de corresponsabilidade, pagará a taxa de entrada, e receberá as chaves para a abertura da porteira que dá acesso ao interior do parque. Além disso, o refúgio lhe fornecerá um par de perneira para evitar algum imprevisto que possa acontecer pelo caminho, como ser picado por uma cobra, por exemplo.

Furnas do Passo do Pupo. Foto: Que tal Viajar?A perneira é um tipo de bota ajustável, que serve como item de segurança, geralmente usado em trilhas para se proteger de serpentes, ou de outros animais, e até mesmo de plantas com espinhos. Ela está inclusa na taxa de ingresso ao parque. Foto: Que tal Viajar?

A taxa de entrada permite acesso ao exterior das Furnas do Passo do Pupo, ao Setor da Onda, ao Capão das Imbuias, à Confluência dos Rios e ao estacionamento de veículos. Atividades extras são pagas a parte no parque. Segundo o site do Refúgio das Curucacas Ecoturismo, a visitação autoguiada custa R$ 60,00 por visitante, e conta com política de meia entrada. (informação obtida em 06/24).

Não há nenhuma infraestrutura turística para atender os visitantes no interior do parque, como banheiros e lanchonetes, por exemplo. Embora a caminhada não exija grande esforço físico, as trilhas não são calçadas, com passarelas e rampas de acesso. Portanto, pessoas com mobilidade reduzida podem ter dificuldade de locomoção. Deve-se ter cuidado ao se aproximar dos penhascos, pois o risco de queda é grande. Vá com tênis ou calçado fechado com solado antiderrapante. Use roupas leves, uma proteção para a cabeça - como chapéu ou boné, repelente de insetos, protetor solar e não esqueça de levar uma garrafinha de água e, claro, o seu celular para registrar seus melhores momentos. Ah, e não deixe de levar um saquinho de lixo para trazer de volta qualquer resíduo que possa ser gerado durante a visitação. Vale lembrar também, que por ser uma unidade de conservação ambiental, animais domésticos são proibidos no interior do parque.

Furnas do Passo do Pupo. Foto: Que tal Viajar?Hora dourada nas Furnas do Passo do Pupo. Foto: Que tal Viajar?

Vale a pena deixar a Furna Grande para o final do passeio para ser agraciado com um belíssimo pôr do sol. Nessas horas, é sempre bom estar prevenido com um agasalho porque costuma esfriar bastante ao anoitecer.

Como chegar às Furna do Passo do Pupo

Saindo de Curitiba para Ponta Grossa pela Rodovia do Café (BR-376), são cerca de 120 km de distância. Eu usei o "Google Maps" e não tive dificuldade de chegar ao Refúgio das Curucacas Ecoturismo. O acesso é feito por estradas asfaltadas e de terra. Somente após dar entrada no Refúgio das Curucacas, você pode seguir para as Furnas do Passo do Pupo por trilha ou por estrada não pavimentada. Eu preferi ir de carro, e gastei uns dois quilômetros até chegar a uma porteira, à direita da estrada. Percorre-se então pela estrada interna do parque para ter acesso aos seus atrativos.

Localização das Furnas do Passo do Pupo no mapa - Como chegar

Onde se hospedar para conhecer as Furnas do Passo do Pupo?

Para conhecer as Furnas do Passo do Pupo o visitante pode optar por se hospedar na cidade de Ponta Grossa ou na capital paranaense, Curitiba. Existem opções para todos os tipos de bolsos nas duas cidades.

Lista de hotéis em Curitiba
Lista de hotéis em Ponta Grossa
Lista de pousadas em Ponta Grossa
Lista de hostels em Ponta Grossa
Lista de campings em Ponta Grossa

Previsão do tempo em Ponta Grossa

Confira a previsão do tempo para os próximos dias em Ponta Grossa.

Sites oficial das Furnas do Passo do Pupo:

Site oficial das Furnas do Passo do Pupo

Tags: Furnas do Passo do Pupo - Parque Furnas do Passo do Pupo - Viagem às Furnas do Passo do Pupo - Destino: Furnas do Passo do Pupo - Ponta Grossa - Dicas de viagem - O que fazer na Furnas do Passo do Pupo - Onde comer na Furnas do Passo do Pupo - Como chegar às Furnas do Passo do Pupo - Onde se hospedar próximo às Furnas do Passo do Pupo - Hotéis perto das Furnas do Passo do Pupo - Mapa das Furnas do Passo do Pupo - Estado do Paraná - PR - Brasil - Turismo

Saiba mais



Publicidade
Cadê meu Táxi? Veja as opções de táxi e aplicativos de transporte na sua localidade.


Busca




Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.