Veja nesta página os melhores destinos para a sua próxima viagem. São dicas de lugares para viajar melhor e mais barato.
Parques em Urubici
Encontramos dois parques no Município de Urubici: o Parque Nacional de São Joaquim e o Parque de Exposições Manoel Prá.
O Parque de Exposições Manoel Prá é um local utilizado para feiras, exposições e outros eventos na cidade de Urubici. Eventos como a Festa das Hortaliças acontece todos os anos neste lugar. Funciona também no parque um Centro de Tradição Gaúcha (CTG) onde são realizados eventos para promover e resgatar a cultura gaúcha. Saiba mais sobre o CTG Capestre Catarinense - Urubici na página cultura de Urubici. Se quer saber sobre o Parque Nacional de São Joaquim continue lendo este artigo.
Parque Nacional de São Joaquim
O Parque Nacional de São Joaquim, localizado na Serra Geral, possui toda a sua área de 49.300 hectares dentro do Estado de Santa Catarina. O parque foi criado em julho de 1961 e abrange cinco municípios catarinenses: Urubici, Bom Jardim da Serra, Orleans, Grão-Pará e Lauro Muller. O parque nacional compreende áreas localizadas na parte baixa da Serra do Mar e na parte alta. Urubici e Bom Jardim da Serra estão na parte alta do parte, enquanto que, Orleans, Grão-Pará e Lauro Muller na parte baixa.
Parque Nacional de São Joaquim e a bela vista a partir do Morro da Igreja
O principal motivo da criação do Parque Nacional de São Joaquim, unidade de conservação federal, foi para conter o desmatamento de Mata de Araucárias, que se tornaram raras no Brasil, e para preservar várias espécies de animais. Extensas áreas de florestas nativas foram devastadas para servir às indústrias madeireiras que atuavam na região.
Morro da Igreja - Parque Nacional de São Joaquim - Urubici
No Parque Nacional de São Joaquim a fauna é bastante diversificada, encontramos desde pequenos animais até animais de médio porte, como o leão-baio (puma), jaguatirica, gato-do-mato-pequeno, gato-maracajá e gato-mourisco. Além desses felinos, habitam também na região cachorros-do-mato, tamanduás-mirins, gambás, capivara, quati; e aves como o urubu-rei, curucacas, gralhas-azuis, entre outros animais.
Pegada de animal no topo do Morro da Igreja.
A cobertura vegetação do parque não se restringe somente a Mata de Araucárias, caracteriza também por Floresta Ombrófila Densa (Mata Atlântica), Matinhas Nebulares e Campos de Altitude. O parque é um convite para caminhadas e cavalgadas.
Mata Nebular no Parque Nacional de São Joaquim
A redução do número de Mata de Araucárias (Floresta Ombrófila Mista) não foi suficiente para tirar o encanto e a beleza do parque. Dentro dos limites do parque nacional, nos meses mais frios de inverno, há a ocorrência de neve que cobre de branco toda a vegetação, as várias formações de cânions e os vales profundos.
Neve no Parque Nacional de São Joaquim - Urubici
Veja também sobre o Morro da Igreja e a Pedra Furada, que ficam dentro do Parque Nacional de São Joaquim, na página mirantes em Urubici.
Veja também sobre o Rio Pelotas, cujas nascentes encontram-se dentro do Parque Nacional de São Joaquim, na página rios em Urubici.
Tags: Parques em Urubici - Parques em Santa Catarina - Parques no Brasil - Parque Nacioanl - O que fazer em Urubici - Onde passear em Urubici - Passeios em Urubici - Dicas de passeios em Urubici - Viajar para Urubici - SC
Que tal viajar para ver neve no Brasil?
Que tal viajar para ver neve no Brasil? Sim, é verdade! Neva no Brasil. Quem já viu neve no país sabe exatamente do que estou falando. Na estação de inverno e até mesmo fora da estação pode nevar na região sul e em outras partes do Brasil. Nos últimos anos, o fenômeno foi mais intenso em 2010 e em 2013. Em 2013 flocos de neve cairam durante alguns minutos numa manhã em Curitiba. Em Florianópolis quem olhou para o Morro do Cambirela o viu branquinho!
Que tal viajar nas redes sociais?
Publicidade
Busca
Cadastre-se Grátis
Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.
Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.
Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.
Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.