Maceió


Home » Hospedagem » Brasil » Alagoas » Apart hotéis » Hospedagem em Maceió

Apart hotéis em Maceió

Veja nesta página as melhores opções de hospedagem para a sua próxima viagem. São dicas de apart hotéis para todos os perfis de viajantes, gostos e preços na cidade de Maceió, capital de Alagoas.


A cidade de Maceió

Com mais de um milhão de habitantes, Maceió é conhecida como a "Cidade-Sorriso" e "Paraíso das Águas". Suas belezas naturais, com um mar com diversos tons de verdes e azuis, atraem turistas do mundo todo e faz com que Maceió seja também intitulada como o "Caribe Brasileiro". O clima quente, úmido e o sol que aparece praticamente o ano inteiro também favorecem quem vai visitar a cidade de Maceió, com temperatura média anual em torno de 25ºC.

Maceió é um destino para estar em qualquer época do ano, pois raramente faz frio. No entanto, se você deseja aproveitar o melhor do clima praiano, deve-se evitar maio e junho, meses mais propensos às chuvas. O melhor período do ano para ver o azul e o verde do mar de Maceió é entre os meses de setembro e março. O tempo mais firme em Maceió, que acaba coincidindo com a estação do verão e a alta temporada, é perfeito para curtir os banhos quentinhos de mar e os mergulhos em águas transparentes. Com a maré baixa torna-se possível fazer os imperdíveis passeios de jangada às famosas piscinas naturais de águas mornas, cheias de peixinhos de diversas cores e espécies. Essas piscinas naturais são formadas nos períodos de maré baixa, a partir da enorme barreira de corais que encontra-se ao longo das praias da região.

São 40 km de belíssimas praias, algumas desertas, outras mais movimentadas; algumas com o mar mais agitado e outras com o mar mais calmo. A Praia de Pajuçara, a Praia de Ponta Verde e a Praia de Jatiúca são praias urbanas, com ondas baixas, mas podendo variar no tamanho conforme o vento. Dependendo da época, as ondas do mar da Praia de Jatiúca batem mais fortes e passam a ser também apreciadas por surfistas, que geralmente preferem as praias mais afastadas, como a Praia de Cruz das Almas e a Praia de Jacarecica, que oferecem melhores condições para a prática do esporte. A Praia de Garça Torta, a Praia de Pratagy, a Praia do Riacho Doce, a Praia da Sereia, a Praia de Ipioca e a Praia de Guaxuma são praias mais isoladas e todas ficam na região norte de Maceió. Além das praias, no município de Maceió há ilhas, lagoas, rios, manguezais, mirantes e reservas ambientais.

Maceió - Estado de Alagoas - Litoral Alagoano - Região Nordeste - BrasilMaceió - Alagoas

Maceió é um destino propício para quem deseja fazer esportes aquáticos, tais como o stand-up paddle, caiaque, kitesurfe, windsurfe, fazer passeios de barco, além claro, mergulho e surfe.

Os bairros Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca que também dão nome às praias, são os mais indicados para quem deseja estar perto do agito da cidade. Todos contam com completa infraestrutura turística, com restaurantes e bares de diversas especialidades gastronômicas, com destaque para a culinária regional, e uma rede hoteleira bem diversificada com hotéis, pousadas, apartamentos para aluguel de temporada, entre outras opções. Há também um comércio variado, com shoppings, feirinhas de artesanato, e uma ampla oferta de serviços, com bancos, agências de aluguel de carros e de turismo receptivo, entre outros.

Juntas as três praias urbanas: Praia de Pajuçara, Praia de Ponta Verde e Praia de Jatiúca, com aproximadamente seus seis quilômetros de orla, oferecem aos visitantes e maceioenses condições para a prática de atividades esportivas, com ciclovias e espaço para caminhadas, além de quiosques e barraquinhas com bebidas e comidas típicas. Uma sugestão é caminhar pelo calçadão da orla marítima no fim da tarde, observar o pôr do sol, tomar água de coco, saborear sorvetes de frutas típicas de Maceió, como de mangaba ou de cajá e, deliciar-se com a tapioca de queijo coalho preparada por alguma das famosas tapioqueiras.

A gastronomia baseada em frutos do mar é um dos pontos fortes de Maceió, cidade que se moderniza sem perder a beleza, proporcionando lazer e diversão aos seus visitantes. As saborosas peixadas ao molho de camarão e o famoso sururu, que é um molusco das lagoas reconhecido como Patrimônio Imaterial de Alagoas, são alguns dos pratos tradicionais que você encontra nos diversos restaurantes espalhados pelas orlas de Maceió.

Além de ter a oportunidade de experimentar as delícias das águas, as variedades gastronômicas não param por aí. Em maceió, você também encontra pratos de origem indígena e africana, como a tapioca, cuscuz de milho, pamonha, arroz doce, mugunzá, bem como macaxeira com carne de sol.

A diversidade de bares e restaurantes na cidade de Maceió proporciona, além dos pratos regionais, um cardápio diversificado da culinária nacional e internacional para todos os gostos e paladares.

Maceió tem muito mais a oferecer aos seus visitantes. As atrações do município vão além das praias com o mar cristalino e dos coqueirais que embelezam ainda mais a paisagem. Em Maceió existem reservas florestais cercadas de muito verde e ar puro. Uma das áreas de preservação ambiental é o Parque Municipal de Maceió, localizado no bairro Bebedouro, numa área com aproximadamente 80 hectares. O parque é um bom lugar para fazer caminhadas e observar a flora e a fauna da Mata Atlântica. Existem cinco trilhas de acesso ao público: a Trilha Cidadã, a Trilha da Aventura, a Trilha da Paz, a Trilha do Pau Brasil e a Trilha do Jacaré. Aliás, o nome trilha do jacaré é uma homenagem ao jacaré-de-papo-amarelo, uma das espécies de animais que habita o parque. O Parque Municipal de Maceió é administrado pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), e abre ao público de terça a domingo. A entrada ao parque é gratuita.

Maceió - Estado de Alagoas - Litoral Alagoano - Região Nordeste - BrasilMaceió - Alagoas

Outra Área de Preservação Permanente (APP), com área dentro da cidade de Maceió, é o Parque do Horto. Esta reserva ambiental encontra-se no bairro Gruta de Lourdes, numa avenida movimentada, atrás da sede administrativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que aliás, junto com a Sudes são os órgãos responsáveis pela administração do parque. Com aproximadamente 55 hectares de área, o Parque do Horto oferece três trilhas aos visitantes: a Trilha Principal - Ambientalista Fernandes Lima, a Trilha da Nascente e a Trilha das Pedras. O Parque do Horto fica aberto ao público nos finais de semana. Nos dias de semana, funciona somente com agendamento prévio.

O Cinturão Verde é outro parque florestal encontrado na cidade. Localizado no bairro Pontal da Barra, entre o Oceano Atlântico e a Lagoa Mundaú, a visitação ao Cinturão Verde é gratuita. No entanto, a visita somente é possível com agendamento prévio no site da Braskem, empresa petroquímica que apoia a preservação do parque.

Em todos os parques ecológicos, o visitante poderá ter a oportunidade de ver, além do jacaré-de-papo-amarelo, animais como o bicho preguiça, raposa, gavião, entre outros.

A capital alagoana serve de ponto de partida para conhecer as atrações da região. Se você tiver mais tempo disponível em Maceió, não deixe de incluir os passeios para as piscinas naturais de Maragogi, as Dunas de Marapé e o Encontro das águas do Rio São Francisco. Porém, antes de se aventurar por aí, verifique se existem alguns empecilhos, como as condições de acesso aos atrativos. Um bom exemplo é o passeio para a Praia de Carro Quebrado que, como o nome sugere, pode te dar uma tremenda dor de cabeça se resolver alugar um carro e ir por conta própria. Neste caso, é melhor contratar o serviço de uma operadora credenciada, que se encarregará de fornecer o veículo mais apropriado e auxiliará no que for necessário para que tenha uma melhor experiência no passeio. A partir de Maceió, pela rodovia AL-101, o visitante pode ter acesso a um verdadeiro santuário ecológico conhecido como Rota Ecológica, que faz parte da APA Costa dos Corais. São mais de 100 km de praias paradisíacas, entre os municípios de Maceió (AL) e Tamandaré (PE). É um roteiro repleto de belezas naturais, com piscinas naturais cristalinas e mornas, areia branca, coqueiros, falésias coloridas e uma rica diversidade em animais marinhos. A Costa dos Corais é a segunda maior barreira de corais do mundo e a região é também comparada com as ilhas do Caribe.

Percorrer o centro e o bairro histórico de Jaraguá é como fazer uma viagem ao passado, com suas igrejas centenárias e seus casarões e edifícios coloniais do século XIX, que são registros deixados pelos colonizadores portugueses e por outros povos europeus que desembarcaram por lá. Aproveite para contemplar os estilos arquitetônicos de construções, como o Museu Palácio Floriano Peixoto - na Praça dos Martírios, o Teatro Deodoro e a Catedral Metropolitana de Maceió. Todas essas edificações culturais estão localizadas no centro histórico e comercial de Maceió. Já o Museu da Imagem e do Som de Alagoas e o Museu do Comércio e da Tecnologia ficam no bairro de Jaraguá. O Memorial Teotônio Vilela, o Memorial à República e o Museu Théo Brandão podem ser vistos na Avenida da Paz, situada à beira-mar.

O artesanato típico, com destaques para os bordados Filé e Singeleza, você encontra nas feirinhas espalhadas na cidade e em Pontal da Barra, um bairro que fica entre a lagoa Mundaú e a praia do Pontal, região sul da cidade de Maceió. Nas ruas estreitas de Pontal da Barra, você pode ver uma grande quantidade de trabalhos manuais e, inclusive conhecer o trabalho das rendeiras.

Maceió é um destino para quem também gosta de cair na folia. Festividades para promover as tradições populares são constantes em Maceió. Em dezembro, acontece o Cortejo Natal dos Folguedos, com desfiles pela orla da capital alagoana. São vários dias de festas com a participação de grupos folclóricos no cortejo natalino, trajando roupas coloridas e alguns usando nas suas cabeças chapéus em forma de capela. Os festejos natalinos contam com a apresentação de maracatu, bumba meu boi, coco de roda, quadrilhas, entre outras manisfestações populares. Os eventos continuam na virada do ano. Maceió é conhecida como a Capital do Réveillon. Além da tradicional queima de fogos na orla marítima, as festas de réveillon são bem famosas em Maceió, como o Réveillon Absoluto, o Réveillon Paradise e o Réveillon Celebration. A temperatura sobe ainda mais com a chegada do Carnaval, com diversos bloquinhos de rua, frevo, rodas de maracatu, trios elétricos e shows de verão na praia. Todas essas festividades reúnem milhares de pessoas todos os anos à capital de Alagoas.

Localização de Maceió no mapa - Como chegar

O acesso principal à capital do estado de Alagoas, Maceió, é pela rodovia AL-101. O aeroporto mais próximo, com voos regulares nacionais e internacionais, é o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, localizado no município de Rio Largo, a 22 km do centro de Maceió.

Apart hotéis em Maceió

Residence Waterfront Apart Hotel
Endereço: Rua Hilda de Melo Acioli, 270 - Ipioca - CEP: 57039-705
Cidade/ UF: Maceió - AL
Telefone: +55 82 3234-2571

Waves Suítes Hotel
Endereço: Rua Hilda de Melo Acioli, 245 - Ipioca - CEP: 57039-705
Cidade/ UF: Maceió - AL
Telefone: +55 82 3234-2480

Outras opções de hospedagem em Maceió

Lista de hotéis em Maceió
Lista de resorts em Maceió
Lista de pousadas em Maceió
Lista de hostels em Maceió

Clima de Maceió

Maceió tem cerca de 270 dias ensolarados durante o ano. Banhada pelo Oceano Atlântico, Maceió tem um clima sem grandes diferenciações térmicas e com precipitação concentrada no outono e inverno. A menor temperatura registrada em Maceió foi de 11,3ºC em junho de 1980. As temperaturas médias mensais de Maceió ficam em torno de 25ºC. A máxima mensal é de 29,9ºC e a mínima de 20,8ºC.

Previsão do tempo em Maceió

Confira a previsão do tempo para os próximos dias em Maceió.

Links e sites oficiais:

Site oficial da cidade de Maceió - Alagoas

Tags:  Hotéis, apart hotéis, resorts, pousadas e hostels em Maceió - Onde se hospedar em Maceió - Onde ficar em Maceió - Destino: Maceió, capital do estado de Alagoas - Litoral Alagoano - Região Nordeste - Brasil - Dicas para escolher apart hotel em Maceió - Hospedagem em Maceió - AL

Saiba mais



Destinos para viajar na Baixa Temporada no Brasil - Economize nas viagens!


Que tal viajar na baixa temporada para economizar? Conheça 12 destinos para conhecer durante a baixa temporada para viajar mais barato. Em cada destino turístico existem a alta temporada (época do ano aonde existem atrações no local ou uma grande procura de turistas) e a baixa temporada (época onde os hotéis e atrações estão geralmente mais baratos devido ao menor número de visitantes). Veja no vídeo os meses do ano onde você pode visitar os destinos de seus sonhos no país economizando mais.

Publicidade
Cadê meu Táxi? Veja as opções de táxi e aplicativos de transporte na sua localidade.


Busca




Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.