Vai viajar para Castro e procura um lugar para ficar? Veja abaixo uma lista de pousadas em Castro com telefone, endereço e site para reserva de quarto, no estado do Paraná.
A cidade de Castro
Castro é uma das cidades mais antigas do Estado do Paraná. O município de Castro participou ativamente do povoamento na Região dos Campos Gerais, principalmente por causa do tráfego de tropeiros que seguiam para Sorocaba, em São Paulo, ou para Viamão, no Rio Grande do Sul, no século XVIII. Os tropeiros passavam pela região porque era onde dava para atravessar o rio Iapó com o gado, para ser levado e vendido, principalmente nas feiras em Sorocaba. A Fazendo Capão Alto e os seus arredores eram ponto de parada estratégica, que os tropeiros utilizavam para descansar e se reabastecerem com alimentos, entre outras coisas. Além disso, havia no local pasto para os animais e água em abundância por causa do rio. A Fazendo Capão Alto fica em Castro, na Colônia Castrolanda.
Criada em 1704, pode-se dizer que a Fazenda Capão Alto deu o pontapé inicial na colonização do Paraná e nos Campos Gerais, assim como foi responsável pelo surgimento de Castro, como sendo a primeira cidade do Estado do Paraná. Hoje, a Fazenda Capão Alto funciona como um espaço cultural e um museu, narrando a sua história através das suas edificações, como a casa sede da fazenda, em estilo colonial, construída no século XIX. Tem também a trilha em meio à natureza que dá acesso ao rio Iapó. Em 1983, a Fazenda Capão Alto foi tombada como Patrimônio Cultural do Paraná pela Secretaria Estadual de Cultura.
Em 1951, vieram os imigrantes holandeses para fundar a Colônia Castrolanda, ajudando a enriquecer ainda mais a história de Castro. Castrolanda é um pedacinho da Holanda no Brasil. É um lugar onde os imigrantes e descendentes holandeses procuram manter os traços da colonização na arquitetura, nas festas, na língua e nos seus valores. Numa área de cinco mil hectares, os colonos abriram estradas, construíram casas e criaram a Cooperativa Castrolanda.
A base da economia na região é a atividade agropecuária. A Cooperativa Castrolanda junto com as cooperativas dos municípios de Arapoti e Carambeí, todas localizadas no estado do Paraná, fornecem matéria-prima para industrializar os produtos Batavo. Juntas são consideradas as maiores bacias leiteiras do Brasil. Na agricultura produz-se, principalmente, milho, feijão, batata, trigo, soja e aveia. Na pecuária, além da criação de gado leiteiro, dedicam à criação de gado de corte, suínos e ovinos.
Se for a sua primeira visita a Castro, não deixe de conhecer o Moinho Holandês. Mas fique atento ao dia da visitação, pois o moinho fica aberto ao público somente nas sextas, nos finais de semana e feriados. O Moinho Holandês é a principal atração turística da Colônia Castrolanda e foi construído em comemoração aos 50 anos da chegada dos imigrantes holandeses no município de Castro. Inaugurado em 2001, o Moinho Holandês é considerado o maior moinho da América Latina. O Moinho Holandês integra o complexo do Centro Cultural Castrolanda, que abrange também o Museu Histórico de Castrolanda, loja de artesanato, biblioteca, salão de eventos e o restaurante Estação Café de Molen. Você estando em Castrolanda, aproveite para visitar também a fazenda histórica Capão Alto, que fica a poucos quilômetros do moinho. Quer saber mais sobre o moinho e a Colônia Castrolanda? Leia o artigo Que tal viajar para Castrolanda?
Paróquia Sant'Ana - Castro - Paraná
Outros atrativos de interesse turístico, histórico e cultural do município de Castro são o Museu do Tropeiro, considerado o mais completo museu sobre o tema no Brasil; a Igreja Matriz Senhora Sant'Ana, com peças doados por D. Pedro II; e a Casa da Cultura Emilia Erichsen, onde funcionou o primeiro jardim de infância do país.
Mas Castro tem muito mais a oferecer aos seus visitantes! Sua localização privilegiada, no Segundo Planalto Paranaense, proporciona belíssimas paisagens naturais, com rios, cachoeiras, matas nativas e cânions. O Cânion Guartelá, situado entre os municípios de Castro e Tibagi, é o maior cânion do Brasil e o 6º maior do mundo em extensão. Além disso, no território de Castro existe uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, que leva o nome de RPPN São Francisco de Assis. Esta reserva fica dentro dos limites da Pousada do Canyon Guartelá. Saiba mais assistindo o vídeo "Que tal viajar para conhecer o maior cânion do Brasil? - Cânion Guartelá", no final desta página.
Localização de Castro no mapa - Como chegar
O município de Castro está a cerca de 160 km de Curitiba, capital do Estado do Paraná. A cidade de Ponta Grossa fica a aproximadamente 50 km de Castro. O acesso a Castro é feito por estradas asfaltadas. Para quem vem de Curitiba, seguir pela rodovia BR-376 até Ponta Grossa e depois sentido Carambeí e Castro. O aeroporto internacional mais próximo à cidade de Castro é o Aeroporto Internacional Afonso Pena. Ele está localizado no município de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba. Existe também o Aeroporto Municipal de Ponta Grossa - Comandante Antônio Amilton Beraldo, a aproximadamente 60 km de distância. O Aeroporto de Ponta Grossa atende a Região dos Campos Gerais e opera voos comerciais da companhia Azul Linhas Aéreas.
Pousadas em Castro
Parque Pousada do Canyon Guartelá
Endereço: Estrada da Ponte de Zinco, km 05 - Colônia Iapó - CEP: 84300-000
Cidade/ UF: Castro - PR
Telefones: +55 42 3232-5233/ 2862 Site oficial do Parque Pousada do Canyon Guartelá
Pousada Bela Vista
Endereço: Rua Maestro Benedito Pereira, 1217 - Jardim Bela Vista - CEP: 84165-240
Cidade/ UF: Castro - PR
Telefone: +55 42 9943-9398 Facebook oficial da Pousada Bela Vista
Tags: Hotéis, pousadas e campings em Castro - Onde se hospedar em Castro - Destino: Castro - Paraná - Brasil - Dicas para escolher pousada em Castro - Onde ficar em Castro - Pousadas em Castro - Hospedagem em Castro - PR
Saiba mais
Que tal viajar para conhecer o maior cânion do Brasil? - Cânion Guartelá
Que tal viajar para Castro? Aproveite para conhecer o Cânion Guartelá. Situado entre os municípios de Castro e Tibagi, no estado do Paraná, o Cânion Guartelá é o maior cânion do Brasil e o 6º maior do mundo em extensão.
Nós acampamos na Pousada do Canyon Guartelá, em Castro, e aproveitamos para fazer as inúmeras trilhas com acesso dentro da pousada. O maior desafio foi encarar aproximadamente 45 minutos de subida íngreme da trilha de São Francisco para atingir o topo do cânion. Mas o esforço foi compensador por proporcionar uma bela vista do Cânion Guartelá, do vale e do Rio Iapó circudando o cânion. Você conhece o Cânion Guartelá? Que tal viajar?
Que tal viajar nas redes sociais?
Publicidade
Busca
Cadastre-se Grátis
Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.
Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.
Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.
Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.