As áreas destinadas para acampamentos são perfeitas para quem busca uma forma alternativa de hospedagem e contato direto com a natureza. Além disso, acampar é a maneira ideal para quem deseja economizar com hospedagem durante uma viagem. No entanto, atente-se ao local que for montar a sua barraca, pois é proibido o acampamento selvagem em área de preservação ambiental ou ocupação controlada. Geralmente, os campings dispõem de cozinha e banheiros comunitários, churrasqueiras, pontos de luz e tomadas. Alguns campings possuem espaços amplos para motorhomes.
A cidade de Laguna
Localizado no litoral sul catarinense, Laguna faz parte de uma região conhecida como Encantos do Sul, que compreende um grupo de cidades litorâneas e interioranas no sul do estado de Santa Catarina. O município de Laguna faz divisa com Jaguaruna, Tubarão, Capivari de Baixo, Pescaria Brava, Imaruí e Imbituba. O nome da cidade Laguna tem origem na lagoa ligada ao mar.
Além da sua vocação como destino praiano, com seus 40 km de orla, Laguna é uma cidade histórica. O município foi palco de acontecimentos marcantes da história do Brasil, como a República Catarinense ou Revolução Juliana, em 1839, que posteriormente contou com a participação de uma cidadã lagunense chamada Ana Maria de Jesus Ribeiro, que passou a ser conhecida como Anita Garibaldi após a sua união com o Giuseppe Garibaldi. A jovem de origem humilde alcançou prestígio no Brasil e no mundo devido aos seus ideais de liberdade.
Os sambaquieiros, povos pré-coloniais que viviam da pesca, da coleta e da caça em regiões litorâneas, foram os primeiros habitantes do local. Os índios, os negros, os europeus e outros povos chegaram mais tarde e contribuíram com a cultura, a história, a gastronomia e a arquitetura do município. Laguna é considerada a segunda cidade mais antiga de Santa Catarina, fundada, em 1676, para servir como ponto estratégico para a expansão territorial portuguesa e resistência à Espanha no sul do Brasil.
Percorrer as ruas do Centro Histórico de Laguna é como fazer uma viagem ao passado, com seus casarões e edifícios coloniais tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN em 1985. São aproximadamente 600 monumentos históricos, hoje transformados em pontos de interesse turítico e que merecem uma visita, como a Igreja Matriz Santo Antonio dos Anjos. Construída a partir de 1735, a Igreja Matriz é o principal monumento religioso da cidade. Nela, Anita Garibaldi se casou com Manoel Duarte de Aguiar, seu primeiro marido; a praça Vidal Ramos, inaugurada em 1915; a Casa Pinto D'Ulysséa, imóvel branco, com azulejos pintados a mão, e janelas azuis, primeira moradia com água encanada em Laguna; a Biblioteca Municipal, em estilo eclético, que pertenceu a um rico mercador local; a Fonte da Carioca, abastecida de água mineral e conhecida como fonte dos namorados; o Marco do Tratado de Tordesilhas, construído na década de 70, simboliza o tratado assinado por Portugal e Espanha, potências marítimas no século XV, dividindo o mundo entre esses dois países; o Museu Histórico Anita Garibaldi, antes de ser transformado em museu em 1956, o prédio foi palco da proclamação da República Juliana, em 1839; a Casa Anita Garibaldi, erguida por volta de 1711, hoje funciona como um museu com objetos e móveis de várias épocas, e lembranças da trajetória de Anita.
A estrutura atual da Fonte da Carioca foi construída em 1863 pelos escravos. O local é um ponto turístico famoso e leva a fama de ser casamenteiro, devido a muitos casamentos terem se realizado com as idas e vindas de jovens solteiros à fonte. Entre os lagunenses é comum o ditado: "quem bebe a água da Carioca sempre volta à Laguna".
Laguna é mencionada no acordo assinado entre Portugal e Espanha antes mesmo da colonização do Brasil. De acordo com o Tratado de Tordesilhas, em 1494, uma linha imaginária à 370 léguas de Cabo Verde, nas costas da África, serviria de referência para a divisão das terras. Os territórios a leste desta linha pertenceria a Portugal e a oeste à Espanha. O sul de Laguna apareceu como sendo o último território desta linha imaginária divisória, que iniciava ao norte em Belém do Pará. Quando ocorreu a divisão das terras em Capitanias Hereditárias, Laguna pertenceu à Capitania de Santo Amaro e Terras de Sant’Ana, a última capitania ao sul. O Tratado de Tordesilhas foi abolido apenas em 1750. O monumento do Tratado encontra-se ao lado da rodoviária, no Centro Histórico.
Aproveite para fazer o roteiro turístico pelo Centro Histórico de Laguna num dia ensolarado, para depois contemplar o belíssimo pôr do sol, à margem da lagoa Santo Antônio dos Anjos. Finalize a sua caminhada no Mercado Público Municipal degustando um prato típico com frutos do mar em algum dos restaurantes ou barzinhos da localidade. O Mercado Público fica ao lado do Cais do antigo porto, restaurado no início da década de 90. Nas proximidades, há um espaço com o nome da cidade e um balanço gigante, que são algumas das estruturas implantadas pela prefeitura de Laguna para servir de registro para os visitantes. Na Casa das Artes, localizado também no Centro Histórico, é um bom lugar para adquirir uma lembrancinha da cidade de Laguna.
Praia do Gravatá - Laguna - Santa Catarina
Além da rica herança histórica cultural, Laguna é repleta de belezas naturais. No município de Laguna há também lagoas, piscinas naturais, gruta, costões rochosos, morros, mirantes, dunas, sambaquis e farol.
Em Laguna, existem as praias movimentadas como a Praia do Mar Grosso, com várias opções de hospedagem e com comércio e serviços variados; e praias desertas, como a Praia do Manélome, com nenhuma estrutura turística, podendo ser alcançada somente a pé por trilhas, mas que conserva uma natureza intocada. A Praia dos Botos, a Praia dos Molhes da Barra, a Praia do Mar Grosso, a Praia do Iró, a Praia do Gi, a Praia do Sol e a Praia Itapirubá estão localizadas ao norte de Laguna. Já a Praia do Seis, a Praia do Tamborete, a Praia do Gravatá, a Praia do Manélome, a Praia da Tereza, a Praia do Ipuã, a Praia da Galheta, a Praia Grande, a Prainha do Farol de Santa Marta, a Praia do Cardoso, a Praia da Cigana são acessadas pela rodovia SC-100, cruzando o canal da Lagoa Santo Antônio com balsa. Outra forma de acessar estas praias é vindo pela cidade vizinha de Jaguaruna.
Laguna oferece condições ideais para a prática de esportes como o surfe, kitesurfe, windsurfe, mergulho, passeio de barco e outros. É também um ótimo destino para quem gosta de fazer caminhadas e trilhas ecológicas.
O principal point dos surfistas é a Praia do Cardoso, no Farol de Santa Marta. Considerada uma das praias com maiores ondulações do litoral brasileiro, as ondas da Praia do Cardoso são longas e podem chegar acima de quatro metros de altura.
O Farol de Santa Marta é um dos principais atrativos do município de Laguna. No alto do Cabo de Santa Marta, a belíssima torre branca de 29 metros emite um feixe vermelho de luz que conecta os navegantes à terra. O Farol de Santa Marta é um dos maiores das Américas, e um dos maiores do mundo em relação ao alcance. Durante o dia, com tempo claro, o farol pode ser visto até 22 milhas náuticas ou 40,7 km. À noite, com tempo limpo, o alcance é maior, o feixe luminoso do farol pode ser percebido a 46 milhas náuticas ou 85,1 km. Inaugurado em 1891, o Farol de Santa Marta foi projetado por franceses e funciona também como uma estação meteorológica. Além disso, o farol é ainda usado na transmissão de sinal de rádio para os navios, e na aviação. Além de apreciar o belo visual sobre a colina, ao lado do farol existe uma capela. Próximo à prainha do Farol de Santa Marta há enormes sambaquis - sítios arqueológicos de populações antigas que habitavam o local. O Farol de Santa Marta está a 20 km do centro de Laguna.
Vale a pena subir o Morro da Glória, no centro, para ter uma vista panorâmica de Laguna, suas praias, lagoas e outros atrativos. Com 126 metros de altura, o Morro da Glória é o ponto mais alto da cidade. No alto do morro, há uma estátua de Nossa Senhora da Glória.
Os botos, espécie de golfinhos, são um espetáculo a parte em Laguna. Os animais ajudam os pescadores na pesca artesanal da tainha, no canal dos Molhes. Os pescadores colocam à beira do canal uma espécie de rede circular, e os botos cercam os cardumes que entram e saem da Lagoa de Santo Antônio. Os peixes que não ficam presos nas redes servem de alimento para os botos. Os pescadores também os recompensam com alguns exemplares. Nas proximidades, há o monumento aos botos pescadores e o Santuário do Boto. O santuário é uma espécie de cemitério alusivo aos botos que já faleceram. Cada cruz tem o nome do boto, numa bela homenagem a esses animais, que receberam o reconhecimento do poder público, como Patrimônio Natural da Cidade de Laguna e Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina. Esta interação entre os botos e os pescadores é lindo de se ver e existe em poucos lugares do mundo.
Além dos golfinhos, Laguna ainda oferece a observação de baleias. Você pode também ter a oportunidade de avistá-las no seu habitat natural, sobretudo na temporada das baleias-franca, entre os meses de julho a novembro. Fique de olho no mar para deslumbrar as baleias-franca na companhia dos seus filhotes e se exibindo com a sua cauda negra, larga e pontuda. A coloração do corpo de uma baleia-franca é predominantemente preta e uma característica marcante desta espécie é o seu borrifo em forma de "V", quando emerge para respirar, produzindo um som que pode ser escutado a centenas de metros de distância. As baleias-franca são animais enormes, as fêmeas podem chegar a ter mais de 17 metros de comprimento.
Baleias, botos e golfinhos são animais protegidos. Em 1987, a matança desses animais foi proibida em águas jurisdicionais brasileiras. Somado a isso, em setembro de 2000, foi criada a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, empenhando na luta pela preservação da baleia-franca-austral (Eubalaena australis), em águas brasileiras, e de outras espécies da fauna e da flora nativas.
Laguna está inserida na área da APA da Baleia Franca, que abrange mais oito municípios no litoral Sul de Santa Catarina: o Sul da Ilha de Florianópolis, Palhoça, Paulo Lopes, Garopaba, Imbituba, Jaguaruna, Tubarão e Balneário Rincão. São aproximadamente 156 mil hectares e 130 km de costa marítima, sendo que cerca de 80% da sua área total corresponde ao bioma marinho. A Unidade de Conservação Federal APA da Baleia Franca controla também a ocupação humana na zona costeira da sua área de atuação, visando o uso sustentável do solo e dos recursos naturais. A APA da Baleia Franca atua também no ordenamento das atividades turísticas, recreativas e de pesquisa, bem como da circulação de embarcações, inclusive de aeronaves. A APA da Baleia Franca é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio.
Para quem prefere dias mais quentes, maior movimento e agito, o verão é a época mais indicada para visitar Laguna. A festa de réveillon para saudar a chegada do ano novo ocorre em várias praias da cidade, mas a maior e mais expressiva é na Praia de Mar Grosso, reunindo milhares de pessoas para comemorar com a queima de fogos na orla. O carnaval de Laguna é famoso entre os foliões, com trio elétrico atraindo multidões.
Localização de Laguna no mapa - Como chegar
A cidade catarinense de Laguna está a 120 km ao sul de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. O acesso é feito pela rodovia federal BR-101. Outro acesso é vindo do sul, passando por Jaguaruna e, depois pegando a rodovia estadual SC-100 (rodovia Farol/Balsa). O aeroporto mais próximo, com voos regulares nacionais e internacionais, é o Aeroporto Internacional de Florianópolis - Hercílio Luz, a 135 km de Laguna. Há também outro aeroporto que atende a Região Sul de Santa Catarina - o Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, a cerca de 60 km de Laguna. Entretanto, no Aeroporto de Jaguaruna operam somente voos no território nacional durante alguns dias da semana.
Campings em Laguna
Camping Barulho Do Mar
Endereço: Praia dos Seis - Ponta da Barra - Cep: 88790-000
Cidade/ UF: Laguna - SC
Telefone: +55 48 3647-4160
Camping do Marcinho Laguna - SC
Endereço: Rua José Vitórino de Lima, 304 - Magalhães - Cep: 88790-000
Cidade/ UF: Laguna - SC
Telefone: +55 48 98451-3246
Camping Farol
Endereço: Estrada Geral do Farol, depois da Prainha Farol - Praia do Farol de Santa Marta - Cep: 88790-000
Cidade/ UF: Laguna - SC
Telefone: +55 48 99654-9820
Tags: Hotéis, pousadas, chalés, hostels e campings em Laguna - Onde se hospedar em Laguna - Litoral Catarinense - Onde ficar em Laguna - Campings em Laguna - Acampamento em Laguna - Destino: Laguna - Litoral Sul de Santa Catarina - Dicas para escolher camping em Laguna - Hospedagem em Laguna - SC - Brasil
Saiba mais
Destinos para viajar na Baixa Temporada no Brasil - Economize nas viagens!
Que tal viajar na baixa temporada para economizar? Conheça 12 destinos para conhecer durante a baixa temporada para viajar mais barato. Em cada destino turístico existem a alta temporada (época do ano aonde existem atrações no local ou uma grande procura de turistas) e a baixa temporada (época onde os hotéis e atrações estão geralmente mais baratos devido ao menor número de visitantes). Veja no vídeo os meses do ano onde você pode visitar os destinos de seus sonhos no país economizando mais.
Que tal viajar nas redes sociais?
Publicidade
Busca
Cadastre-se Grátis
Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.
Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.
Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.
Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.