Feriados de 2021


Home » Notícias de turismo » Calendário de feriados de 2021

Saiba quais são os feriados de 2021

5 de janeiro de 2021 - Drica Cestari

O Brasil possui nove feriados nacionais e sete pontos facultativos federais. Conheça o calendário de feriados de 2021.


Feriados são datas aguardadas por muitos brasileiros. Nestas datas as pessoas podem celebrar uma ocasião e aproveitar para conhecer novos lugares. No Brasil, os feriados podem ser em nível federal (nacionais), estaduais ou municipais ou podem ser pontos facultativos. Veja a lista de feriados para este ano.

O ano de 2021 terá três feriadões nacionais. Prepare-se para planejar a sua próxima viagemO ano de 2021 terá três feriadões nacionais no Brasil. Planeje a sua próxima viagem.

Os feriados nacionais são aqueles celebrados em todo o país. Eles foram definidos pela lei federal nº 662 de 1949 (com as alterações dadas pela lei nº 10.607 de 2002), e pela lei nº 6.802 de 1980. Estes podem ser fixos (datas fixas) ou móveis (datas de acordo com a celebração religiosa).

2021 terá três feriadões nacionais: Ano Novo, Carnaval e Corpus Christi. Também chamados de feriados prolongados, um feriadão é aquele que os feriados caem próximos aos fins-de-semana ou são adicionados pontos-facultativos próximos ao fim-de-semana, geralmente nas segundas ou sextas-feiras. Em 2021, o Dia da Confraternização Universal foi realizado numa sexta-feira, prolongando-o com o fim-de-semana. O Carnaval é tradicionalmente um feriadão em muitas cidades do país, assim como a Sexta-Feira Santa. Corpus Christi neste ano será numa quinta-feira, podendo ser emendado com o fim-de-semana, dependendo do ponto facultativo de sua cidade ou empresa.

Por outro lado, alguns feriados vão cair justamente no final de semana. O Dia Mundial do Trabalho, Dia da Consciência Negra e o Natal caem no sábado. Celebrado em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra é feriado em cerca de mil cidades em todo o país, além de ser feriado nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro.

Devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19), algumas cidades alteraram o seu calendário de festas móveis. O Carnaval, por exemplo, não será celebrado em fevereiro no Rio de Janeiro e em São Paulo. Os desfiles das escolas de samba da capital fluminense estão programados para ocorrerem somente em julho. O carnaval paulistano deve ocorrer no meio do ano, em data a ser confirmada pela prefeitura. O objetivo é evitar aglomerações e o aumento de novos casos da doença. A pandemia de COVID-19 já registrou mais de 86 milhões de casos em todo o mundo com mais de 1,8 milhão de mortes. No Brasil já foram registrados mais de 7,7 milhões de casos e mais de 196 mil óbitos.

Os feriados fixos no Brasil são: o Dia da Fraternidade Universal ou Dia da Confraternização Universal, mais conhecido como o Ano novo, celebrado em 1º de janeiro; o feriado de Tiradentes em 21 de abril - em homenagem ao mártir da Inconfidência Mineira Joaquim José da Silva Xavier; o feriado do Dia do Trabalhador em 1º de maio; o Dia da Pátria, também chamado de Dia da Independência do Brasil em 7 de setembro; o Dia dos Fiéis Defuntos, Dia de Finados ou Dia dos Mortos, celebrado em 2 de novembro; o feriado da Proclamação da República, em 15 de novembro; e o Dia de Natal, em 24 de dezembro.

Os feriados móveis nacionais são: o Carnaval, a Sexta-feira Santa e Corpus Christi. O Carnaval é a tradicional festa popular que precede a Quaresma católica; período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã. O carnaval brasileiro é celebrado na terça-feira anterior à quarta-feira de cinzas. A segunda-feira anterior à quarta-feira de cinzas também não há trabalho em algumas cidades brasileiras, formando assim um feriadão de vários dias. Na Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão é relembrada a crucificação de Jesus Cristo. Corpus Christi é uma comemoração litúrgica católica que ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes, que significa "quinquagésimo" em grego. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa e é uma das celebrações mais importantes do calendário cristão. Nesta data é comemorada a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, sua mãe Maria e outros seguidores. A Sexta-Feira Santa não é um feriado nacional, mas é celebrada em vários municípios brasileiros.

Maceió, capital de Alagoas, é uma das cidades preferidas pelos brasileiros para passar o feriado do Carnaval de 2021 no BrasilMaceió, capital de Alagoas, é uma das cidades preferidas pelos brasileiros para passar o feriado do Carnaval de 2021 no Brasil.

São celebrados também os feriados estaduais e municipais, definidos pelos respectivos estados e municípios. Em 1995 foi criada a lei que inclui os feriados civis nas unidades federativas, a "data magna" fixada em lei estadual. Além da "data magna" alguns estados instituíram mais de um feriado. Os municípios, por sua vez, também podem declarar até quatro feriados religiosos, entre eles a inclusão da Sexta-Feira da Paixão como feriado municipal. A Lei nº 9.335 de 1996 também acrescentou como feriado civil os dias do início e do término do ano do centenário de fundação do município, desde que este seja criado em lei municipal. Alguns projetos de lei tentam modificar o calendário de feriados no Brasil, acrescentando ou retirando os feriados municipais, estaduais ou nacionais.

Os pontos facultativos são datas de trabalho opcional, decididas por meio de um decreto. A segunda e a terça-feira de Carnaval, a Quarta-feira de Cinzas, a quinta-feira de Corpus Christi, o Dia do Servidor Público (28 de outubro), a véspera de Natal (24 de dezembro) e a véspera de Ano-Novo (31 de dezembro) são exemplos de pontos facultativos.

Calendário de feriados de 2021

Confira abaixo o calendário de feriados de 2021 para programar melhor a sua próxima viagem.

Feriados em janeiro de 2021 no Brasil
Feriado - Data - Dia da semana
Ano Novo - 01/01 - sexta-feira

Feriados em fevereiro de 2021 no Brasil
Feriado - Data - Dia da semana
Carnaval - 16/02 - terça-feira

Feriados em março de 2021 no Brasil
Feriado - Data - Dia da semana
-

Feriados em abril de 2021 no Brasil
Feriado - Data - Dia da semana
Sexta-feira Santa (Paixão de Cristo) - 02/04 - sexta-feira
Páscoa - 04/04 - domingo
Tiradentes - 21/04 - quarta-feira

Feriados em maio de 2021 no Brasil
Feriado - Data - Dia da semana
Dia Mundial do Trabalho - 01/05 - sábado

Feriados em junho de 2021 no Brasil
Feriado - Data - Dia da semana
Corpus Christi - 03/06 - quinta-feira

Feriados em julho de 2021 no Brasil
Feriado - Data - Dia da semana
-

Feriados em agosto de 2021 no Brasil
Feriado - Data - Dia da semana
-

Feriados em setembro de 2021 no Brasil
Feriado - Data - Dia da semana
Independência do Brasil - 07/09 - terça-feira

Feriados em outubro de 2021 no Brasil
Feriado - Data - Dia da semana
Nossa Senhora Aparecida - Padroeira do Brasil - 12/10 - terça-feira

Feriados em novembro de 2021 no Brasil
Feriado - Data - Dia da semana
Finados - 02/11 - terça-feira
Proclamação da República - 15/11 - segunda-feira
Dia da Consciência Negra * - 20/11 - sábado

Feriados em dezembro de 2021 no Brasil
Feriado - Data - Dia da semana
Natal - 25/12 - sábado

* A adoção do feriado da Consciência Negra é definida por leis municipais ou estaduais. Este feriado é celebrado em cerca de mil cidades brasileiras, além de ser feriado nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro.

Calendário de feriados estaduais de 2021

Feriados estaduais do Acre
Data - Feriado
23 de janeiro - Dia do evangélico
8 de março - Dia Internacional da Mulher
15 de junho - Aniversário do estado
5 de setembro - Dia da Amazônia
17 de novembro - Assinatura do Tratado de Petrópolis

Obs.: Exceto o feriado alusivo ao aniversário do estado do Acre, os feriados estaduais do estado que caírem entre as terças e quintas-feiras são comemorados, por adiamento, nas sextas-feiras, de acordo com a lei estadual.

Feriados estaduais de Alagoas
Data - Feriado
24 de junho - São João
29 de junho - São Pedro
16 de setembro - Emancipação política
20 de novembro - Morte de Zumbi dos Palmares

Feriados estaduais do Amapá
Data - Feriado
19 de março - Dia de São José, santo padroeiro do Estado do Amapá -
13 de setembro - Criação do Território Federal

Feriados estaduais do Amazonas
Data - Feriado
5 de setembro - Elevação do Amazonas à categoria de província
20 de novembro - Dia da Consciência Negra
8 de dezembro - Nossa Senhora da Conceição

Feriados estaduais da Bahia
Data - Feriado
2 de julho - Independência da Bahia (data magna)

Feriados estaduais do Ceará
Data - Feriado
19 de março - Dia de São José (Padroeiro do Ceará)
25 de março - Abolição da escravidão no Ceará (data magna)
15 de agosto - Dia de Nossa Senhora da Assunção (Padroeira de Fortaleza)

Feriados estaduais do Distrito Federal
Data - Feriado
21 de abril - Fundação de Brasília - Mesma data do feriado nacional de Tiradentes
30 de novembro - Dia do evangélico

Feriados estaduais do Espírito Santo
Data - Feriado
Data Móvel (Oitavo dia após o Domingo de Páscoa. Ou seja, o feriado é celebrado numa segunda-feira) - Dia de Nossa Senhora da Penha, padroeira do estado (data magna)

Feriados estaduais de Goiás
Data - Feriado
26 de julho - Fundação da cidade de Goiás, antiga capital do estado *
24 de outubro - Pedra fundamental de Goiânia

* Nesta data os três poderes estaduais (executivo, judiciário e legislativo) têm suas sedes simbolicamente transferidas para a antiga capital.

Feriados estaduais do Maranhão
Data - Feriado
28 de julho - Adesão do Maranhão à independência do Brasil

Feriados estaduais de Mato Grosso
Data - Feriado
20 de novembro - Dia da Consciência Negra

Feriados estaduais de Mato Grosso do Sul
Data - Feriado
11 de outubro - Criação do estado

Feriados estaduais de Minas Gerais
Data - Feriado
21 de abril - Execução de Tiradentes (data magna)

Obs.: As comemorações estaduais do Dia de Minas, celebrado em 16 de julho; do Dia dos Gerais, celebrado em 8 de dezembro; e do Dia da criação da Capitania de Minas Gerais, em 2 de dezembro, não são considerados feriados.

Feriados estaduais do Pará
Data - Feriado
15 de agosto - Adesão do Pará à independência do Brasil (data magna)

Feriados estaduais da Paraíba
Data - Feriado
5 de agosto - Fundação do Estado em 1585 e dia da sua padroeira, Nossa Senhora das Neves

Feriados estaduais do Paraná
Data - Feriado
19 de dezembro - Emancipação política do estado do Paraná

* A emancipação política do Paraná deixou de ser considerada oficialmente feriado desde 2014.

Feriados estaduais de Pernambuco
Data - Feriado
6 de março - Revolução Pernambucana de 1817 (data magna)
o) 24 de Junho - Festa de São João (Festa Junina) - Feriado estadual em Pernambuco e municipal no Recife

Feriados estaduais do Piauí
Data - Feriado
19 de outubro - Dia do Piauí

Feriados estaduais do Rio de Janeiro
Data - Feriado
Terça de Carnaval - Carnaval
23 de abril - Dia de São Jorge
20 de novembro - Dia da Consciência Negra

Obs.: o Dia do Comércio, comemorado na terceira segunda-feira do mês de outubro, também é feriado para comerciantes e trabalhadores da construção civil.

Feriados estaduais do Rio Grande do Norte
Data - Feriado
7 de agosto - Dia do Rio Grande do Norte (data magna) - Lei Estadual nº 7.831, de 30 de maio de 2000. 3 de outubro - Mártires de Cunhaú e Uruaçu (data magna)

Feriados estaduais do Rio Grande do Sul
Data - Feriado
20 de setembro - Dia do Gaúcho (data magna) - Início da Guerra dos Farrapos (Revolução Farroupilha)

Feriados estaduais de Rondônia
Data - Feriado
4 de janeiro - Criação do estado (data magna)
18 de junho - Dia do evangélico

Feriados estaduais de Roraima
Data - Feriado
5 de outubro - Criação do estado

Feriados estaduais de Santa Catarina
Data - Feriado
11 de agosto - Dia de Santa Catarina (criação da capitania, separando-se de São Paulo)
25 de novembro - Dia de Santa Catarina de Alexandria

Obs.: os feriados são transferidos para o domingo seguinte se as datas caírem em dias úteis.

Feriados estaduais de São Paulo
Data - Feriado
9 de julho - Revolução Constitucionalista de 1932 (data magna)

Feriados estaduais de Sergipe
Data - Feriado
8 de julho - Emancipação política de Sergipe

Feriados estaduais do Tocantins
Data - Feriado
5 de outubro - Criação do estado
18 de março - Autonomia do Estado (criação da Comarca do Norte)
8 de setembro - Padroeira do Estado (Nossa Senhora da Natividade)

Feriados no Brasil

Os feriados podem ser móveis (Carnaval, Semana Santa, Corpus Christi, etc.) ou fixos (Independência em 7 de setembro, Finados em 2 de novembro, Proclamação da República em 15 de novembro, etc.). Aproveite o feriado para dar uma pausa na rotina. Faça uma viagem romântica no feriado ou aproveite para levar toda a família para conhecer melhor o Brasil ou outros países. Aproveite o feriadão para viajar. Se você está procurando um site de viagens para o feriado, você encontrou! Saiba mais na página viagem no feriado.

Próximo feriado em 2021:
Viajar no feriado de Carnaval 2021

Feriados em 2021:
Viajar no feriado de Páscoa
Viajar no feriado de Tiradentes
Viajar no feriado do Dia do Trabalho
Viajar no feriado de Corpus Christi
Viajar no feriado de 7 de setembro
Viajar no feriado de Nossa Senhora
Viajar no feriado de Finados
Viajar no feriado de 15 de novembro
Viajar no feriado de 25 de dezembro
Viajar no feriado de Ano Novo

Saiba mais

Cidades do Nordeste são as preferidas dos brasileiros para o Carnaval de 2021

Especial Carnaval 2021

Dicas para viajar no Carnaval 2021
Carnaval 2021 em Aracaju
Carnaval 2021 em Balneário Camboriú
Carnaval 2021 em Belo Horizonte
Carnaval 2021 em Brasília
Carnaval 2021 em Búzios
Carnaval 2021 em Curitiba
Carnaval 2021 em Florianópolis
Carnaval 2021 em Fortaleza
Carnaval 2021 em Gramado
Carnaval 2021 na Ilha Grande
Carnaval 2021 em Natal
Carnaval 2021 em Porto Alegre
Carnaval 2021 em Porto Seguro
Carnaval 2021 na Praia de Pipa
Carnaval 2021 no Recife
Carnaval 2021 no Rio de Janeiro
Carnaval 2021 em Salvador
Carnaval 2021 em São Paulo

Compartilhe esta notícia:


Sites oficiais:

Portal oficial do Ministério do Turismo.
Portal oficial do programa "Retomada do Turismo Brasileiro".

Tags: Lista de feriados de 2021 | Quando cai o próximo feriado em 2021 | Feriadão | Feriado nacional | Feriado estadual | Feriado municipal | Ponto Facultativo | Datas dos feriados em 2021 | Carnaval de 2021 | feriado de carnaval | Carnaval do Nordeste | cidades nordestinas | viagens para o carnaval | Confraternização Universal | 1º de janeiro | Ano Novo | Dia de Tiradentes | 21 de abril | Dia do Trabalhador | 1º de maio | Dia da Independência do Brasil | 7 de setembro | Nossa Senhora Aparecida | 12 de outubro | Padroeira do Brasil | Dia de Finados | 2 de novembro | Proclamação da República | 15 de novembro | Natal | 25 de dezembro | Sexta-feira santa | Páscoa | Corpus Christi | Notícias de turismo | Notícias de viagem | Novidades no turismo | Matérias de turismo | Matérias de viagens | Viajar | Viagem | Viaje | Turismo

Saiba mais



Destinos para viajar na Baixa Temporada no Brasil - Economize nas viagens!


Que tal viajar na baixa temporada para economizar? Conheça 12 destinos para conhecer durante a baixa temporada para viajar mais barato. Em cada destino turístico existem a alta temporada (época do ano aonde existem atrações no local ou uma grande procura de turistas) e a baixa temporada (época onde os hotéis e atrações estão geralmente mais baratos devido ao menor número de visitantes). Veja no vídeo os meses do ano onde você pode visitar os destinos de seus sonhos no país economizando mais.

Publicidade
Cadê meu Táxi? Veja as opções de táxi e aplicativos de transporte na sua localidade.


Busca




Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.