Home » Notícias de turismo » Viajar é o segundo maior sonho de consumo para os brasileiros em 2022
Viajar é o segundo maior sonho de consumo para os brasileiros em 2022
18 de dezembro de 2021 - Drica Cestari
Realizar uma viagem em 2022 é um dos maiores desejos dos consumidores brasileiros.
Isto é o que revela a pesquisa "Carat Insights - Projeções Para o Varejo Omnichannel 2022". O levantamento teve o objetivo de entender a relação dos consumidores brasileiros com os canais de compra e suas expectativas para 2022.
Pesquisa revela que viajar é um dos principais desejos dos brasileiros em 2022.
Perguntados quais são os sonhos de consumo para o próximo ano, 24% dos internautas querem adquirir um imóvel próprio, enquanto 19% desejam viajar. Comprar um carro (18%) e investir em educação (8%) são os sonhos que vêm em seguida.
Sobre as chances de realizar estes sonhos, o levantamento divulgado em dezembro registrou que 37% disseram que seria muito provável realizar uma viagem nacional e 35% afirmaram que seria muito provável uma viagem internacional. Outros 56% afirmaram que acham provável fazer uma viagem nacional, enquanto 46% disseram que é provável realizar uma viagem internacional.
O pessimismo em realizar uma viagem internacional é maior que conseguir realizar uma viagem nacional no próximo ano, segundo os entrevistados. 4% disseram que é improvável realizar o sonho de uma viagem no próprio país em 2022, enquanto 17% classificaram como improvável viajar para o exterior no ano que vem. 3% estão ainda mais pessimistas da realização de viajar em 2022 no Brasil, classificando como muito improvável a realização deste sonho, enquanto 2% disseram ser muito improvável conseguir viajar para o exterior em 2022.
O brasileiro está mais otimista em realizar os sonhos no setor de educação, com 94% acreditando que irá realizá-lo, somando as respostas de muito provável e provável (47% cada). Já a compra de um imóvel é o desejo com menor confiança, com apenas 32% dizendo ser muito provável a realização do sonho da comprar da casa própria e 47% classificando apenas como provável este objetivo.
37% dos entrevistados disseram que seria muito provável realizar uma viagem nacional.
A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) mudou as estratégias de quase todos os consumidores. Entretanto, 74% dos internautas acreditam que a pandemia está perto de ser superada. Os entrevistados também estão otimistas com a vida pessoal e a situação financeira para o ano que vem: 65% dos entrevistados disseram estar otimistas com a vida de forma geral para o próximo ano, enquanto 52% enxergam um ano bom para a situação financeira pessoal. Já para a situação do país, a visão dos entrevistados é bem diferente. Apenas 18% estão otimistas com a situação política do Brasil, enquanto 28% estão otimistas com o país de uma forma geral para o próximo ano. 28% veem com bons olhos a situação econômica do país em 2022, enquanto 31% estão otimistas com a geração de empregos para o ano que vem.
A realização dos desejos dos consumidores depende de suas realidades financeiras, o que torna ainda mais relevantes os números das pesquisas. 69% dos internautas declararam ser organizados financeiramente. Além disto, para alcançar os objetivos no próximo ano os entrevistados também precisariam estar com uma reserva de dinheiro. Apenas 25% conseguiram economizar dinheiro neste ano e tem pretensão de gastar mais em 2022.
A pesquisa também apontou que a ominicanalidade já está presente na vida dos brasileiros. O termo vem do neologismo inglês "omnichannel", que significa uma estratégia de padronização, uniformização e integração de todos os canais de contato com o cliente para melhorar sua experiência de compra, sejam eles canais de contato físicos (offline) ou canais de contato digitais (online). "Omnis" significa "tudo ou todos" em latim.
A integração entre os canais de atendimento é vista justamente como a solução para muitos problemas do varejo. 88% dos entrevistados acreditam que as lojas físicas e online deveriam ser mais integradas, 66% dos internautas já fizeram compras pela internet para retirar o produto na loja física e 70% dos respondentes afirmam que já compraram em loja física para receber mais tarde em casa.
46% dos respondentes disseram que é provável realizar uma viagem internacional.
O levantamento concluiu que os consumidores brasileiros estão otimistas com aquilo que controlam, mas pessimistas com a situação política e econômica do país; os setores que oferecem experiências de escapismo, como turismo e lazer, têm oportunidades de gerarem mais negócios no próximo ano; os entrevistados que conseguiram economizar durante a pandemia devem comprar mais no próximo ano; consumidores preferem as lojas online para preço, variedade e disponibilidade de informação, enquanto as lojas físicas são melhores para a facilidade de troca ou devolução de um produto.
A amostra foi realizada pelo Instituto Locomotiva e apresentada pela Fiserv, empresa líder global em tecnologia financeira e pagamentos, com mais de 1,8 bilhão em transações de pagamentos. Foram realizadas 1,5 mil entrevistas online com adultos com acesso à internet entre 29 de outubro a 3 de novembro de 2021, de acordo com o percentual de níveis sociais e geográficos da população brasileira da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).
Se você vai realizar o sonho de viajar em 2022, verifique sempre com o seu agente de viagens ou em sites oficiais as regras em vigor para acesso ao destino antes de começar os preparativos de sua próxima viagem no Brasil ou no exterior.
Tags: Viajar | sonho de consumo | Viajar em 2022 | Viagem em 2022 | Pesquisa de experiências | ominicanalidade | omnichannel | Pequisa de viagem | Pesquisa para viajar | Experiências de turismo | Notícias de turismo | Notícias de viagem | Novidades no turismo | Matérias de turismo | Matérias de viagens | Viajar | Viagem | Viaje | Turismo
Saiba mais
Destinos para viajar na Baixa Temporada no Brasil - Economize nas viagens!
Que tal viajar na baixa temporada para economizar? Conheça 12 destinos para conhecer durante a baixa temporada para viajar mais barato. Em cada destino turístico existem a alta temporada (época do ano aonde existem atrações no local ou uma grande procura de turistas) e a baixa temporada (época onde os hotéis e atrações estão geralmente mais baratos devido ao menor número de visitantes). Veja no vídeo os meses do ano onde você pode visitar os destinos de seus sonhos no país economizando mais.
Que tal viajar nas redes sociais?
Publicidade
Busca
Cadastre-se Grátis
Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.
Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.
Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.
Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.