Bandeira Azul


Home » Notícias de turismo » Bandeira Azul: conheça a certificação ambiental para praias, marinas e embarcações de turismo

Bandeira Azul: conheça a certificação ambiental para praias, marinas e embarcações de turismo

17 de janeiro de 2022 - Drica Cestari

A Bandeira Azul é a principal certificação internacional dedicada à gestão de praias, marinas e embarcações de turismo atribuída anualmente pela FEE.


A Fundação para a Educação Ambiental - FEE ("Foundation for Environmental Education" em inglês) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que promove o desenvolvimento sustentável através da educação ambiental. Esta entidade concede anualmente a distinção Bandeira Azul (Blue Flag) para praias marítimas e fluviais, marinas e embarcações de turismo que cumpram um determinado conjunto de protocolos de segurança, bem-estar, qualidade ambiental, sensibilização ambiental, infraestruturas de apoio e informações aos usuários. A Bandeira Azul é considerada, portanto, um símbolo de garantia de qualidade de uma praia, marina ou serviços de turismo náutico.

Bandeira azul em uma praia da cidade Mália, na ilha grega de CretaBandeira azul em uma praia da cidade Mália, na ilha grega de Creta.

Como obter a Bandeira Azul?
O processo de seleção das praias e marinas que recebem a Bandeira Azul começa com um júri nacional que aprova uma lista de praias e marinas que obedeçam aos critérios estabelecidos pela FEE. As candidaturas são submetidas a um júri internacional, composto por membros da FEE e um representante da Comissão Europeia. As praias e marinas selecionadas podem utilizar a bandeira azul oferecida pela FEE durante a temporada que foram premiadas.

Para obter a Bandeira Azul, as praias, marinas e embarcações de turismo devem estar em conformidade com as exigências da FEE. Cada critério do protocolo da entidade possui itens específicos. As praias que desejam receber a Bandeira Azul devem preencher quatro critérios básicos: educação e informação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e segurança e serviços.

Os critérios para as marinas são: educação e informação ambiental, gestão ambiental, segurança e serviço e qualidade da água. Já os critérios exigidos para as embarcações de turismo são: educação e informação ambiental, gestão ambiental, segurança e serviços, responsabilidade social e turismo responsável. Além disto, os operadores turísticos que queiram ser premiados com a Bandeira Azul que oferecem atividades específicas baseadas na vida selvagem (observação de baleias, observação de aves, observação de focas, mergulho em gaiolas, pesca recreativa e mergulho) devem cumprir também critérios adicionais para estas atividades.

História da Bandeira Azul
A Bandeira Azul foi criada na França em 1985 com um projeto-piloto do Gabinete da Fundação para a Educação Ambiental na Europa. No primeiro ano, 11 municipalidades francesas receberam o prêmio de acordo com critérios que abrangiam a qualidade da água e tratamento de esgoto.

O sucesso da premiação francesa fez a União Europeia adotar a ideia em nível continental nos anos seguintes. A Fundação para a Educação Ambiental na Europa (FEEE) apresentou o conceito da Bandeira Azul à Comissão Europeia para ser adotado no "Ano Europeu do Ambiente" em 1987. A iniciativa francesa foi ampliada, incluindo gestão de resíduos, planejamento e proteção do litoral. 244 praias e 208 marinas de dez países europeus foram premiadas com a Bandeira Azul em 1987.

O programa teve bastante aceitação nos países da Comunidade Europeia. Mesmo com critérios mais rigorosos, o programa concedeu cada vez mais bandeiras azuis para praias e marinas. Em 1992, as regras de seleção foram unificadas para todos os países participantes. Desde 2006, é utilizado um conjunto de critérios com variações regionais que permitem refletir as condições ambientais específicas de cada região.

O programa passou a ser aceito em todo o mundo em 2001, quando a FEEE passou a ser oficialmente "Fundação para a Educação Ambiental (FEE)", retirando a Europa de seu nome. Com esta decisão, a entidade passou a permitir a participação de organizações não europeias. A Bandeira Azul passaria a ser usada em nível global. Logo neste ano, a África do Sul e vários países do Caribe tornaram-se membros da FEE. Em 2016, a Bandeira Azul ampliou o seu programa de atividades de turismo náutico como a observação da natureza, pesca recreativa, mergulho e passeios tripulados.

A Praia de Guarajuba, na Bahia, é uma das 22 praias brasileiras certificadas com a Bandeira Azul na Temporada 2021-2022A Praia de Guarajuba, na Bahia, é uma das 22 praias brasileiras certificadas com a Bandeira Azul na Temporada 2021-2022.

Quais os países com mais bandeiras azuis?
Na edição mais recente, 4.831 praias, marinas e embarcações de turismo de 50 países foram premiadas com a Bandeira Azul. A Espanha foi o país com mais premiações de praias e no total de locais. 712 locais espanhóis receberam a Bandeira Azul na temporada 2021-2022, sendo 614 praias, 96 marinas e duas embarcações de turismo. A Grécia foi a segunda colocada com 567 locais (545 praias, 16 marinas e seis embarcações), seguida da Turquia com 551 bandeiras azuis (519 praias, 22 marinas e dez embarcações).

Os Países Baixos (Holanda*) aparecem em primeiro lugar em número de marinas. 127 marinas neerlandesas receberam a Bandeira Azul. A França é a segundo país com mais marinas premiadas (115), seguida pela Espanha (96). O México liderou as embarcações de turismo com 29 bandeiras azuis, seguido por Porto Rico (13) e Portugal (11).

Portugal, inclusive, é um dos países com mais bandeiras azuis ao longo da história da premiação. Em 2011, o país ficou em primeiro lugar no ranking mundial de praias com bandeira azul. Na temporada 2021-2022, Portugal ficou em 6º lugar no ranking geral e no ranking de praias da bandeira azul, nono lugar no ranking de marinas e terceiro lugar no ranking de turismo náutico. 399 locais portugueses receberam esta distinção, sendo 372 praias, 16 marinas e 11 embarcações de turismo.

* Os Países Baixos são informalmente conhecidos como Holanda. Esta é uma região histórica do país, dividida em duas províncias: Holanda do Norte (maior cidade: Amsterdã) e Holanda do Sul (maior cidade: Roterdã).

A Bandeira Azul no Brasil
A praia de Jurerê, em Florianópolis, foi a primeira praia brasileira e sul-americana a receber a Bandeira Azul, em 2009. Entretanto, a famosa praia catarinense não está na lista das praias premiadas da atual temporada (2021-2022). Como a Bandeira Azul é concedida anualmente, as praias e marinas devem estar de acordo com os critérios apresentados pela FEE para manter esta premiação.

O Brasil foi premiado com um número recorde na temporada 2021-2022: 28 locais brasileiros receberam a Bandeira Azul, sendo 22 praias e seis marinas. O país teve um aumento de 16% de locais certificados em relação ao ano anterior, ficando em 23º lugar no ranking geral, 25º em praias e 18º em marinas. Das praias e marinas brasileiras com a Bandeira Azul, 15 estão em Santa Catarina, cinco no Rio de Janeiro, três na Bahia e três em São Paulo, uma em Alagoas e uma no Espírito Santo.

Saiba mais

Saiba quais são as praias e marinas brasileiras com a certificação ambiental Bandeira Azul na temporada 2021-2022

Compartilhe esta notícia:


Sites oficiais:

Site Oficial da Bandeira Azul (Blue Flag).
Site Oficial da Fundação para a Educação Ambiental (FEE).
Site Oficial do Instituto Ambientes em Rede (IAR).

Tags: Bandeira Azul | Blue Flag | certificação ambiental | Praias com Bandeira Azul | Marinas com Bandeira Azul | Embarcações de turismo com Bandeira Azul | Praias brasileiras com Bandeira Azul | Marinas brasileiras com Bandeira Azul | Embarcações de turismo brasileiras com Bandeira Azul | Notícias de viagem | Novidades no turismo | Matérias de turismo | Matérias de viagens | Viajar | Viagem | Viaje | Turismo

Saiba mais



Destinos para viajar na Baixa Temporada no Brasil - Economize nas viagens!


Que tal viajar na baixa temporada para economizar? Conheça 12 destinos para conhecer durante a baixa temporada para viajar mais barato. Em cada destino turístico existem a alta temporada (época do ano aonde existem atrações no local ou uma grande procura de turistas) e a baixa temporada (época onde os hotéis e atrações estão geralmente mais baratos devido ao menor número de visitantes). Veja no vídeo os meses do ano onde você pode visitar os destinos de seus sonhos no país economizando mais.

Publicidade
Cadê meu Táxi? Veja as opções de táxi e aplicativos de transporte na sua localidade.


Busca




Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.