Nômade digital


Home » Notícias de turismo » Saiba quais são os melhores países para nômades digitais em 2023

Este país tem o melhor visto de nômade digital do mundo

29 de novembro de 2023 - Drica Cestari

Saiba quais foram os países classificados como as melhores opções para trabalhadores remotos, de acordo com o Índice de Nômades Digitais (Digital Nomad Visa Index) .


O Índice de Nômades Digitais (Digital Nomad Visa Index) classificou os países que oferecem vistos de nômades digitais em 2023. Saiba quais são eles.O Índice de Nômades Digitais (Digital Nomad Visa Index) classificou os países que oferecem vistos de nômades digitais em 2023. Saiba quais são eles.

Recentemente divulgado, este índice foi elaborado pelo VisaGuide.World, um guia on-line de informações sobre vistos em todo o mundo com mais de 3,5 mil artigos publicados. Esta plataforma desenvolveu este ranking para ajudar pessoas que queiram morar em outro país como nômade digital.

O Índice de Nômades Digitais (Digital Nomad Visa Index) é um sistema de classificação abrangente que avalia e classifica os países com base em sua adequação aos trabalhadores remotos que vivem fora de seu país de origem. O ranking foi elaborado a partir de vários fatores que são fundamentais para os chamados nômades digitais.

O ranking de 2023 selecionou a Espanha como a melhor opção entre os 38 países de todo o mundo. O segundo lugar ficou com a Argentina, seguida pela Romênia. Portugal, destino bastante procurado por brasileiros para este tipo de visto foi classificado como sexto lugar. O Uruguai aparece em sétimo lugar, atrás apenas da Argentina nos países listados da América Latina. O Brasil ocupa apenas a 32º posição entre os 38 países desta pesquisa. O visto de nômade digital brasileiro supera apenas o da Colômbia na América do Sul.

A plataforma justificou o primeiro lugar para Espanha neste ranking devido a alguns fatores, incluindo custo de vida mais baixo e uma renda mínima exigida menor que muitas nações que também oferecem este modelo de visto.

Alicante, na Comunidade Valenciana, é um popular destino turístico da Espanha, o país com melhor posição no Índice de Nômades Digitais (Digital Nomad Visa Index) de 2023.Alicante, na Comunidade Valenciana, é um popular destino turístico da Espanha, o país com melhor posição no Índice de Nômades Digitais (Digital Nomad Visa Index) de 2023.

A Espanha é um país tradicionalmente procurado por turistas. Este país ibérico recebeu 71,7 milhões de turistas internacionais em 2022, tornando-se o segundo país mais visitado do mundo por estrangeiros, atrás apenas da França.

Este país ibérico atrai muitos turistas devido as suas inúmeras atrações. Desde a Capital Madri aos encantos de Barcelona, a Espanha oferece aos seus visitantes opções de turismo para todo o ano. Das paisagens dos Pirineus às praias ensolaradas do Mediterrâneo. O país também possui opções para todos os tipos de viajantes que procuram visitar festivais, museus e a agitada vida noturna local. A Espanha é um destino procurado tanto por jovens quanto pessoas que pretendem desfrutar a melhor idade ao escolher este país para se aposentar.

A Espanha também foi recentemente classificada como o segundo melhor país para expatriados (pessoas que residem fora do seu país de origem), atrás apenas do México. Desde 2014, a Espanha faz parte dos dez primeiros lugares deste índice. Os expatriados destacaram como positivo no país as opções de lazer, clima e a facilidade de se integrar à cultura espanhola.

O que é preciso para obter o visto de nômade digital na Espanha?

A Espanha introduziu seu visto de nômade digital em janeiro de 2023 como parte da Lei de Startup, que incentiva o empreendedorismo e o investimento estrangeiro. Startups são empresas recém-criadas com modelo de negócios preferencialmente inovadores.

O visto de nômade digital da Espanha está disponível para pessoas de nacionalidade não pertencente à União Europeia e ao Espaço Económico Europeu (todos os 27 membros da União Europeia, além da Islândia, Liechtenstein e Noruega). Estes indivíduos devem ser empregados por empresas registradas fora da Espanha e que precisem de conexão com Internet adequada aos seus propósitos.

Se você deseja obter um visto de trabalho remoto na Espanha, saiba que o país tem dois tipos de perfis para este tipo de visto.

a) trabalhadores cujas empresas os autorizam a viajar e trabalhar remotamente em outro país.
b) profissionais autônomos que geram sua renda com atividades on-line fora da Espanha.

É importante ressaltar que tanto empregador atual ou clientes autônomos devem estar sediados fora do Reino da Espanha. Isto não exclui de ter renda de empresas espanholas ou de empresas que atuem no país, mas a renda destas empresas não pode exceder 20% do total de seus rendimentos.

O candidato a este visto deve ter três anos de experiência profissional relevante ou ter diploma de uma universidade, treinamento profissionalizante ou escolas de negócios reconhecidas pela Espanha. Além disto, o solicitante deve comprovar pelo menos três meses de trabalho ou um contrato autônomo com sua empresa ou com seus atuais clientes e/ou ter um contrato com a empresa com duração mínima de um ano.

Em construção desde 1882, o Templo Expiatório da Sagrada Família em Barcelona, deve ser concluído nesta década.Considerado uma obra-prima da arquitetura modernista catalã, o Templo Expiatório da Sagrada Família, em Barcelona, está em construção desde 1882 e deve ser concluído nesta década.

Uma das exigências para o visto de nômade digital na Espanha é ter um salário ou renda anual de 30.240 euros (162.255 reais*), o que equivale a 2.520 euros por mês (13.521 reais*). A Espanha se destaca por ter o menor valor entre os países que exigem uma renda mínima para o visto de nômade digital.

No formulário de solicitação do visto de nômade digital para a Espanha o solicitante deve declarar se não tem ou não antecedentes criminais nos últimos cinco anos e incluir uma certidão de antecedentes criminais com validade mínima de 90 dias, legalizada e apostilada.

A taxa do visto é de 73,26 euros (393 reais*). Caso seja aprovado, o solicitante deve obter um seguro de saúde com cobertura abrangente em toda a Espanha.

O visto de nômade digital da Espanha tem a duração de um ano, podendo ser estendido até cinco anos. O candidato pode solicitar também este visto com cônjuge e filhos.

A classificação dos países foi elaborada considerando uma variedade de fatores que afetam diretamente o estilo de vida de um nômade digital. Os quesitos desse sistema de pontuação incluem: disponibilidade de vistos ativos; políticas tributárias e duração da isenção de impostos; requisitos de renda para pedidos de visto; custo de vida; pontuação no Índice Global de Segurança da Saúde (GHSI); popularidade do turismo; e velocidade da Internet local.

O Palácio de Cristal do Retiro, em Madri, é uma das atrações mais visitadas da capital espanhola.O Palácio de Cristal do Retiro, em Madri (Madrid), é uma das atrações mais visitadas da capital espanhola.

Esses fatores se combinam para formar uma pontuação normalizada, destacando os países mais adequados para nômades digitais.

A metodologia da pesquisa utiliza estes fatores para chegar ao resultado do ranking dos melhores países para nômades digitais. A pontuação final, chamada de "Pontuação do Nômade Digital", é obtida pela normalização da pontuação inicial para fornecer uma visão geral precisa e abrangente para os trabalhadores remotos que buscam informações para escolher seu próximo destino.

A Argentina surpreendeu ao ficar em segundo lugar no ranking geral e como o melhor país do continente americano. O país vizinho lançou seu visto de nômade digital em maio de 2022. Além dos atrativos naturais e culturais, a Argentina destaca-se pelo baixo custo de vida (o menor entre os dez primeiros no ranking) e pelos índices de saúde. Apesar da grave crise econômica que o país enfrenta, a Argentina ocupa o 34º lugar entre os 195 países que compõem o Índice Global de Segurança da Saúde (GHSI).

* Cotação de 29/11/2023.

Lista dos melhores países para nômades digitais em 2023 (segundo a VisaGuide.World)

Veja abaixo o ranking dos países que oferecem o visto de nômade digital.

Posição - País - Pontuação
1º - Espanha - 4,50
2º - Argentina - 3,78
3º - Romênia - 3,74
4º - Emirados Árabes Unidos - 3,65
5º - Croácia - 3,62
6º - Portugal - 3,58
7º - Uruguai - 3,55
8º - Malta - 3,47
9ª - Noruega - 3,25
10º - Andorra - 3,20
11º - Aruba - 3,18
12º - Montenegro - 3,18
13ª - Costa Rica - 3,16
14º - México - 3,15
15º - Curaçau - 3,15
16º - Panamá - 3,13
17ª - República Tcheca - 3,11
18ª - Hungria - 3,11
19º - Sri Lanka - 3,05
20º - Estônia - 3,01
21º - África do Sul - 2,98
22º - Cabo Verde - 2,90
23º - Barbados - 2,89
24ª - Geórgia - 2,89
25ª - Dominica - 2,88
26ª - Montserrat - 2,88 27ª - Seychelles - 2,88
28ª - Grécia - 2,84
29ª - Bermudas - 2,77
30º - Bahamas - 2,73
31º - Equador - 2,68
32º - Brasil - 2,67
33ª - Colômbia - 2,61
34º - Antígua e Barbuda - 2,52
35º - Ilhas Cayman - 2,36
36º - Islândia - 2,18
37º - Chipre - 1,89
38º - Anguilla - 1,54

Leia também

Saiba quais são os melhores países para expatriados em 2023

Site oficial:

Site Oficial do Ranking "Índice de Nômades Digitais" (Digital Nomad Visa Index).

Compartilhe esta notícia:


Tags: melhores países | expatriados | melhores países para estrangeiros | 2023 | nômade digital | morar em outro país | melhores países para viver | Expat Insider 2023 | expatriado | trabalhar em outro país | InterNations | qualidade de vida | transporte | clima | opções de lazer | saúde | segurança | fatores | questionário | Brasil | cordialidade | facilidade de integração à cultura local | facilidade de fazer amigos | acolhimento | finanças | moradia | vida digital | assistência médica | saúde | ambiente | perspectiva de carreira | trabalhar no exterior | salários | emprego | segurança | Notícias de viagem | Novidades no turismo | Matérias de turismo | Matérias de viagens | Viajar | Viagem | Viaje | Turismo

Saiba mais



Destinos para viajar na Baixa Temporada no Brasil - Economize nas viagens!


Que tal viajar na baixa temporada para economizar? Conheça 12 destinos para conhecer durante a baixa temporada para viajar mais barato. Em cada destino turístico existem a alta temporada (época do ano aonde existem atrações no local ou uma grande procura de turistas) e a baixa temporada (época onde os hotéis e atrações estão geralmente mais baratos devido ao menor número de visitantes). Veja no vídeo os meses do ano onde você pode visitar os destinos de seus sonhos no país economizando mais.

Publicidade
Cadê meu Táxi? Veja as opções de táxi e aplicativos de transporte na sua localidade.


Busca




Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.