Turismo sustentável


Home » Notícias de turismo » Ranking revela as melhores cidades de turismo sustentável em 2023

Ranking revela as melhores cidades de turismo sustentável em 2023

25 de abril de 2023 - Drica Cestari

A plataforma de metabusca* Kayak divulgou recentemente um ranking com as melhores cidades de 2023 para viajantes preocupados com a sustentabilidade.


A ideia de criar o ranking de cidades para viajantes conscientes surgiu após os resultados de outra pesquisa. Em maio do ano passado, a empresa realizou uma enquete com dez mil participantes. Os resultados revelaram que a sustentabilidade influencia os planos de viagem para 83% dos entrevistados. Além deste dado, 55% sentiam que faltavam opções de viagens sustentáveis. A partir destes dados, a plataforma decidiu criar um ranking para mostrar as melhores opções de cidades para a próxima viagem aos viajantes preocupados com a sustentabilidade.

Roterdã é conhecida por seu sistema de transporte públicoRoterdã é conhecida por seu sistema de transporte público.

O turismo sustentável é um conceito que está ganhando força nos últimos anos, pois os turistas estão cada vez mais conscientes e preocupados com os impactos ambientais de suas viagens. Este é um modo de turismo que procura garantir que os benefícios do turismo também sejam aproveitados pelas comunidades locais, promovendo o desenvolvimento econômico, mas minimizando os impactos ambientais gerados por esta atividade, preservando assim, os destinos turísticos às futuras gerações.

Empresas turísticas e organizações governamentais preocupam-se, cada vez mais, em investir em projetos que promovam o turismo sustentável, como a adoção de boas práticas ambientais e o uso de energias renováveis. Este ranking classifica as cidades que adotaram medidas de apoio ao turismo sustentável.

O ranking foi elaborado com 167 cidades avaliadas de acordo com 28 fatores em quatro categorias: Viagem (avaliando desde a conexão para chegar ao destino, opções de transporte terrestre, voos na baixa temporada e aeroportos com certificados de redução de carbono, entre outros), Transporte (opções existentes de transporte público, qualidade e quantidade de ciclovias, espaços para caminhar, valores de aluguel de carros ecológicos, acessibilidade para cadeirantes, etc.), Hospedagem (preços, disponibilidade de hotéis com o selo "Viagem Sustentável" do Booking.com, atratividade da estadia na cidade, água potável na torneira, qualidade do ar, etc.) e Experiências (compras em mercados locais, opções que apoiem o meio ambiente e a comunidade local, atrações culturais, entre outros).

Os fatores incluídos na pesquisa foram baseados nos três pilares da sustentabilidade: ambiental, sociocultural e econômico. Seguindo também as diretrizes para desenvolvimento sustentável da Organização Mundial do Turismo (OMT), pois esta abordagem responsável para o turismo considera os impactos ambientais, econômicos e socioculturais de um destino turístico. Os princípios do turismo sustentável incluem o respeito pela cultura local, o uso de produtos e serviços locais, o apoio às comunidades locais, a preservação da biodiversidade, a redução do uso de recursos naturais e a minimização dos impactos ambientais.

Roterdã garantiu o primeiro lugar no ranking de 2023 de melhor cidade do mundo para viajantes preocupados com a sustentabilidade.Roterdã garantiu o primeiro lugar no ranking de 2023 de melhor cidade do mundo para viajantes preocupados com a sustentabilidade

A cidade holandesa de Roterdã garantiu o primeiro lugar no ranking de 2023 de melhor cidade do mundo para viajantes preocupados com a sustentabilidade, registrando 100 pontos. Roterdã ("Roterdão" em português europeu) é a segunda maior cidade dos Países Baixos**, ficando atrás somente da capital, Amsterdã. Situada na província da Holanda do Sul, Roterdã tem cerca de 650 mil habitantes. A região metropolitana de Roterdã-Haia tem uma população de aproximadamente 2,7 milhões de habitantes. Além de contar com o maior porto marítimo da Europa, a metrópole é sede de muitas organizações internacionais.

Mesmo com todos os atrativos, Roterdã não possui excesso de turistas. Nos meses de baixa temporada paga-se 59% a menos do que a média em um mês na alta temporada, segundo a plataforma que produziu esta pesquisa.

A liderança do ranking deve-se às várias ações que a cidade adotou para se adaptar ao turismo sustentável. Roterdã é conhecida por seu sistema de transporte público de alto nível, que inclui trólebus, bondes elétricos, metrô e bicicletas compartilhadas.

Roterdã é a segunda maior cidade dos Países Baixos e a líder no ranking de viajantes conscientes de 2023Roterdã é a segunda maior cidade dos Países Baixos e a líder no ranking de viajantes conscientes de 2023.

A cidade também tem seguido políticas sustentáveis para a proteção do meio ambiente e a preservação da qualidade de vida de seus cidadãos. Estas políticas incluem a redução da poluição, o uso de energias renováveis, a proteção da água e a recuperação de áreas verdes.

Roterdã tem sido pioneira no desenvolvimento de infraestrutura verde, incluindo ciclovias e áreas verdes. A cidade também tem se esforçado para garantir segurança alimentar saudável, promovendo o uso de alimentos orgânicos e a agricultura biológica. Além disto, Roterdã tem criado várias tecnologias ambientais, incluindo a construção de edifícios eficientes em energia, uso de fontes de energia renovável, vários locais para carregamento de veículos elétricos, entre outras medidas de sustentabilidade.

A segunda colocada do ranking de 2023 das melhores cidades para viajantes preocupados com a sustentabilidade também é holandesa. Amsterdã ("Amsterdão" em português europeu) teve 94 pontos na contagem final. Capital e cidade mais populosa do Reino dos Países Baixos, Amsterdã também se destacou nas adoções de medidas para garantir um turismo sustentável, mesmo sendo um destino mais popular que Roterdã.

As bicicletas fazem parte do cenário de Amsterdã. A capital dos Países Baixos é uma referência de turismo sustentável.As bicicletas fazem parte do cenário de Amsterdã. A capital dos Países Baixos é uma referência de turismo sustentável.

O terceiro lugar ficou para a cidade austríaca de Graz. A capital do estado da Estíria e terra natal do ex-governador da Califórnia e astro do cinema Arnold Schwarzenegger adotou várias medidas de sustentabilidade para melhorar a qualidade de vida de seus moradores.

Esta cidade da Áustria empregou iniciativas como: a promoção da mobilidade sustentável com o uso de transportes públicos, bicicletas e caminhadas; a promoção do uso de energias renováveis; o gerenciamento eficiente dos recursos hídricos; a introdução de programas de proteção da biodiversidade; a proteção e restauração dos ecossistemas naturais; a redução da poluição e dos volumes de gases de efeito estufa; e o estabelecimento de medidas para aumentar a eficiência energética e de programas de educação ambiental para aumentar a conscientização dos moradores.

A cidade de Graz, na Áustria, ficou com o terceiro lugar global das melhores cidades para viajantes conscientes em 2023.A cidade de Graz, na Áustria, ficou com o terceiro lugar global das melhores cidades para viajantes conscientes em 2023

O resultado do ranking mostrou uma predominância de cidades europeias. As 28 primeiras cidades do ranking estão na Europa. Tóquio, a cidade melhor colocada no ranking de 2023 fora da Europa, ficou com o 29º lugar global com 58 pontos.

As 167 cidades de todo o mundo foram divididas em cinco regiões: América do Norte e Central; América do Sul e Caribe; Ásia e Pacífico; África e Oriente Médio; e Europa. Nas cidades avaliadas da América do Sul e Caribe, Santiago ficou em primeiro lugar com 37 pontos. A capital do Chile conquistou esta posição devido ao seu excelente sistema de transporte ferroviário urbano, a variada oferta de aluguel de carros ecológicos, aeroporto com um alto nível de certificação e as muitas opções de compartilhamento de bicicletas.

A cidade brasileira melhor colocada é São Paulo, em sétimo lugar na região da América do Sul e Caribe com 24 pontos. Outras cidades brasileiras que pontuaram foram Porto Alegre (22 pontos), Salvador (22 pontos), Recife (20 pontos), Rio de Janeiro (17 pontos), Brasília (17 pontos) e Fortaleza (15 pontos).

Lista das dez melhores cidades do Ranking de 2023 para viajantes conscientes


Posição - Cidade - País - Pontuação
1º - Roterdã - Países Baixos - 100 pontos
2º - Amsterdã - Países Baixos - 94 pontos
3º - Graz - Áustria - 91 pontos
4º - Trondheim - Noruega - 89 pontos
5º - Munique - Alemanha - 87 pontos
6º - Helsinki - Finlândia - 86 pontos
7º - Estocolmo - Suécia - 81 pontos
8º - Zurique - Suíça - 79 pontos
9º - Gotemburgo - Suécia - 76 pontos
10º - Viena - Áustria - 75 pontos

Lista das dez melhores cidades da América do Sul e Caribe do Ranking de 2023 para viajantes conscientes


Posição - Cidade - País - Pontuação
1º - Santiago - Chile - 37 pontos
2º - Quito - Equador - 33 pontos
3º - Bogotá - Colômbia - 32 pontos
4º - Buenos Aires - Argentina - 32 pontos
5º - Montevidéu - Uruguai - 29 pontos
6º - San José - Costa Rica - 26 pontos
7º - São Paulo - Brasil - 24 pontos
8º - Córdova (Córdoba) - Argentina - 23 pontos
9º - Porto Alegre - Brasil - 22 pontos
10º - Salvador - Brasil - 22 pontos

Fundado em 2004, o Kayak.com é um dos maiores metabuscadores de viagens de todo o mundo. De propriedade e operado pela Booking Holdings, o site e os aplicativos móveis do Kayak estão atualmente disponíveis em mais de 18 idiomas e em mais de 30 países, incluindo o Brasil. Mais de um bilhão de pesquisas de viagem são feitos nesta plataforma todos os anos. Seu site tem uma média mensal de mais de 40 milhões de visitas, segundo a ferramenta de medição de dados de navegação SimilarWeb.

* Metabusca é um tipo de ferramenta de pesquisa que usa a tecnologia de busca de vários mecanismos de busca em uma única solicitação para fornecer resultados mais relevantes para o usuário. Ao contrário de um mecanismo de busca padrão, uma metabusca pesquisa vários mecanismos de busca diferentes simultaneamente e, em seguida, exibe os resultados combinados em um único conjunto de resultados. Essa abordagem torna mais fácil para os usuários encontrarem informações relevantes e úteis para suas necessidades.

** Os Países Baixos são também chamados de Holanda. Região mais importante dos Países Baixos, a Holanda é dividida atualmente em duas províncias: a Holanda do Norte (maior cidade: Amsterdã) e Holanda do Sul (maior cidade: Roterdã).

Sites oficiais:

Site Oficial do Ranking "Ranking 2023 de cidades para viajantes conscientes".

Compartilhe esta notícia:


Tags: Ranking | melhores cidades | turismo sustentável | 2023 | Kayak | viajantes conscientes | Roterdã | Países Baixos | Viagem | certificados de redução de carbono | Transporte | transporte público | ciclovias | carros ecológicos | cadeirantes | Hospedagem | preços | Viagem Sustentável | Experiência | meio ambiente | atrações culturais | três pilares da sustentabilidade | ambiental | sociocultural | econômico | Organização Mundial do Turismo | OMT | bicicletas | Graz | Tóquio | Santiago | São Paulo | América do Sul | Caribe | Porto Alegre | Salvador | Recife | Rio de Janeiro | Brasília | Fortaleza | Kayak.com | Metabusca | Holanda | Notícias de viagem | Novidades no turismo | Matérias de turismo | Matérias de viagens | Viajar | Viagem | Viaje | Turismo

Saiba mais



Destinos para viajar na Baixa Temporada no Brasil - Economize nas viagens!


Que tal viajar na baixa temporada para economizar? Conheça 12 destinos para conhecer durante a baixa temporada para viajar mais barato. Em cada destino turístico existem a alta temporada (época do ano aonde existem atrações no local ou uma grande procura de turistas) e a baixa temporada (época onde os hotéis e atrações estão geralmente mais baratos devido ao menor número de visitantes). Veja no vídeo os meses do ano onde você pode visitar os destinos de seus sonhos no país economizando mais.

Publicidade
Cadê meu Táxi? Veja as opções de táxi e aplicativos de transporte na sua localidade.


Busca




Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.