Veja nesta página dicas para a sua viagem no feriado da Semana Santa 2025 à cidade de Cambará do Sul, no estado do Rio Grande do Sul.
Aproveite o feriado da Semana Santa e faça uma viagem para Cambará do Sul, na Serra Geral. Ache aqui opções de hotéis, pousadas e hostelspara a Semana Santa 2025 na cidade gaúcha de Cambará do Sul. Encontre aqui também, no seu guia de viagens na internet, outras informações para viajar a Cambará do Sul na Páscoa de 2025. Não perca tempo!
Que tal viajar para Cambará do Sul na Semana Santa 2025?
Viagem na Semana Santa para Cambará do Sul - Transporte
• Passagem de ônibus para Cambará do Sul
• Passagem de avião para Cambará do Sul
• Condição das estradas para Cambará do Sul
• Condição das estradas para o Rio Grande do Sul
Viagem na Semana Santa para Cambará do Sul - Hospedagem
• Hotéis para a Semana Santa em Cambará do Sul
• Pousadas para a Semana Santa em Cambará do Sul
• Hostels para a Semana Santa em Cambará do Sul
Viagem na Semana Santa para Cambará do Sul - Rio Grande do Sul
Cambará do Sul é um daqueles destinos para quem deseja se desconectar da correria do dia a dia e se conectar com a natureza, com cachoeiras, rios, lagos, cânions e atividades em meio às belezas naturais. Na cidade de Cambará do Sul é possível praticar rapel, passeio de bote no rio Camisas, passeios de bicicleta e de quadriciclo, cavalgada, caminhadas em meio às matas e campos nativos, observação de aves e muito mais.
Em Cambará do Sul existem diversos passeios para quem deseja se embrenhar nos Campos de Cima da Serra. Uma dessas aventuras é a Travessia Aparados da Serra. São três dias de caminhada, com média de 20 km/dia, acampando nas fazendas ao longo do caminho. O percurso é feito nas bordas dos cânions, começando pelo Cânion da Encerra e depois seguindo para os Cânions do Realengo, Boa Vista, Coxilha, Monte Negro, Cruzinha e Tigres. Outra opção de passeio é o Circuito das Águas, realizado no interior do município de Cambará do Sul e região, com presença de condutor local. Os principais pontos turísticos vistos pelo caminho são o Passo da Ilha, o Passo do S e a Cachoeira dos Venâncios. O roteiro passa por estradas asfaltadas e de terra, por dentro de fazendas e atravessa rios.
Não dá para mencionar os recantos de Cambará do Sul sem citar o Parque Nacional de Aparados da Serra e o Parque Nacional da Serra Geral. Ambos parques estão inseridos no município de Cambará do Sul. São santuários ecológicos abertos à visitação pública. Embora, seja bom verificar se existe alguma restrição de acesso quando for programar a sua visita aos parques.
Parque Nacional de Aparados da Serra
Os Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, compreendem juntos uma área de aproximadamente 30 mil hectares, formada por biomas da mata atlântica, das florestas de araucária e do pampa gaúcho, com campos e penhascos. Os parques também servem de refúgios para espécies raras ou ameaçadas de extinção como os papagaios-do-peito-roxo, o guaxinim, o lobo-guará, a jaguatirica e a onça-parda, também chamada de leão-baio, puma ou suçuarana. Além de espécies endêmicas e outras espécies não ameaçadas que compõem a biodiversidade do parque. Esta reserva ambiental ajuda a preservar os ecossistemas naturais possibilitando que seja realizada produção de pesquisas científicas, educação ambiental e turismo ecológico.
Apesar de serem dois parques naturais, com data de fundação distintas, o Parque Nacional de Aparados da Serra foi criado em 1959, e o Parque Nacional da Serra Geral, em 1992, ambos apresentam características naturais semelhantes e estão inseridos na mesma formação geológica Serra Geral, numa região natural conhecida como Aparados da Serra - responsável também por dar nome aos parques, além de serem administrados em conjunto pelo ICMBio, com sede no município gaúcho de Cambará do Sul.
A característica principal dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral é o complexo de cânions, formado por paredões verticais de cerca de 700 metros de altura, onde abruptamente são interrompidos os campos suavemente ondulados do planalto, como se estes tivessem sido "aparados" a faca, constituindo um ecossistema com paisagens de beleza cênica, com as fendas rochosas preenchidas com o verde da mata.
Nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral existem diversas trilhas, como as do Cotovelo e do Vértice, localizadas no Parque Nacional de Aparados da Serra; e as trilhas da Pedra do Segredo, da Borda Sul do Fortaleza e do Mirante do Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral.
As trilhas do Cotovelo e do Vértice dão acesso a parte de cima do Cânion Itaimbezinho e podem ser realizadas por conta própria. Já a trilha do Rio do Boi dá acesso a parte de baixo do Itaimbezinho e pode ser realizada somente com guia credenciado. O acesso à trilha do Rio do Boi, por dentro do cânion Itaimbezinho, é feito pelo município de Praia Grande (SC). São 8,3 km de trilha (ida e volta) com muita água e pedras pelo caminho e dura em média seis horas.
O Cânion Fortaleza é o cânion mais famoso do Parque Nacional da Serra Geral. A origem do nome Fortaleza faz referência às formações geológicas semelhantes às muralhas. O ponto alto é a trilha realizada na borda do cânion até chegar ao mirante, para observar toda a sua magnitude, o relevo montanhoso, a planície catarinense e, em dias de céu claro, parte do litoral sul brasileiro.
Há uma infinidade de cânions na região e trilhas de acesso a essas formações rochosas impressionantes, que podem contar ainda com cursos d'água na parte de cima e na parte baixa. Além dos cânions já citados, há também o Cânion Churriado - que fica no caminho da trilha para o Cânion Malacara; o Cânion da Pedra - com trilha que leva à garganta do Macuco e ao visual incrível do litoral e do extremo Sul Catarinense; entre muitos outros. Todos estes cânions estão localizados no Parque Nacional da Serra Geral e as trilhas devem ser conduzidas com guia credenciado.
Os Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral estão localizados na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, na região sul do Brasil. Além de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, o Parque Nacional de Aparados da Serra abrange o território do município de Praia Grande, em Santa Catarina, fazendo divisa tanto ao sul quanto ao norte ao Parque Nacional da Serra Geral. Os municípios de Cambará do Sul (RS) e Praia Grande (SC) também estão com áreas dentro do Parque Nacional da Serra Geral, assim como o município de Jacinto Machado, em Santa Catarina. Os acessos aos parques são feitos por Praia Grande, para quem vem por Santa Catarina; ou por Cambará do Sul, para quem vem pelo Rio Grande do Sul.
Os parques não dispõem de estruturas com restaurantes e lanchonetes. A recomendação é que o visitante leve o seu próprio lanche e água, e traga o lixo que produzir de volta. Acampar, entrar com animais de estimação e fazer churrasco ou fogueiras são proibidos nas áreas dos parques. Os Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral são refúgios naturais preservados, sendo perfeitos para aqueles que querem estar em contato com a natureza e fazer atividades como andar de bicicleta e caminhadas. Algumas trilhas podem ser realizadas sem a presença de guias de turismo, como as trilhas Vértice e Cotovelo, e a parte de cima do Itaimbezinho.
Outra unidade de conservação ambiental com área territorial no município de Cambará do Sul é o Parque Estadual do Tainhas (PE Tainhas), administrado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul. Criado em 1975, a reserva ambiental possui 6.654,66 hectares e abrange, além de Cambará do Sul, os municípios gaúchos de Jaquirana e São Francisco de Paula, e a região dos Campos de Cima da Serra. Os atrativos naturais do Parque Estadual do Tainhas, com acesso livre à visitação pública, são o Passo da Ilha e o Passo do S. Ambos são lajeados que cruzam o rio Tainhas e fazem parte do roteiro turístico Circuito das Águas.
Localização de Cambará do Sul no mapa - Como chegar
A cidade gaúcha de Cambará do Sul está a cerca de 200 km de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Para quem vem pela rodovia BR-101, um dos acessos a Cambará do Sul é passando pelo município catarinense de Praia Grande. O aeroporto mais próximo, com voos regulares nacionais e internacionais, é o Aeroporto Internacional Porto Alegre - Salgado Filho.
Ficha do município de Cambará do Sul - Rio Grande do Sul
Nome - Município de Cambará do Sul
Apelidos - "Terra dos Cânions", "Capital do Mel"
Fundação - 20 de dezembro de 1963
Aniversário - 8 de dezembro
Gentílico - cambaraense
Unidade federativa - Rio Grande do Sul
Municípios limítrofes - São Francisco de Paula, Jaquirana, São José dos Ausentes, Timbé do Sul, Jacinto Machado e Praia Grande
Distância até a capital - 185 km
Área - 1.212,541 km²
População - 6.431 hab. est. IBGE/2019
Densidade - 5,3 hab./km²
Clima - subtropical (Cfb)
Altitude - 1.031 metros
Fuso horário - UTC-3
IDH - 0,697 (médio) IBGE/2010
PIB - R$ 148.646,57 mil IBGE/2017
PIB per capita - R$ 12.624,00 IBGE/2005
Mapa do Rio Grande do Sul
Previsão do tempo em Cambará do Sul - Rio Grande do Sul
a Semana Santa é um período religioso do Cristianismo e do Judaísmo que celebra a subida de Jesus Cristo ao Monte das Oliveiras, a sua crucificação e a sua ressurreição. Nos primórdios, os cristãos celebravam a Páscoa em apenas um dia. No século II passou-se a comemorar a Ressurreição de Cristo num determinado domingo. Foi utilizado o período da Páscoa judaica. Como Cristo ressuscitou num domingo, estabeleceu-se o primeiro domingo depois da primeira lua cheia da primavera para celebrar a Páscoa Cristã. Dois séculos depois os cristãos passaram a celebrar em três dias para vivenciar a Paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Na sexta-feira santa para a morte de Cristo, o sábado para o luto e o Domingo para a ressurreição.
Pesquisadores acreditam que as tradições da páscoa (ovos de chocolate e do coelhinho da Páscoa) têm ligação como festividades antigas de festas da primavera (hemisfério norte). Os imigrantes alemães trouxeram para o Brasil a tradição do Coelhinho da Páscoa, entre o final do século XVII e o início do século XVIII.
A palavra Páscoa é originária da festa judaica de rituais de passagem. A data da Páscoa foi fixada no primeiro concílio de Nicéia, no ano de 325. A Páscoa cristã é comemorada no primeiro domingo após a primeira Lua cheia da Primavera (Outono no Hemisfério Sul).
Datas da Semana Santa para os próximos anos
Feriado - Ano - Data do Domingo de Páscoa
Semana Santa de 2025 - 20 de abril
Semana Santa de 2026 - 05 de abril
Semana Santa de 2027 - 28 de março
Tags: Semana Santa em Cambará do Sul - Páscoa 2025 em Cambará do Sul - Estado do Rio Grande do Sul - Origem da Semana Santa - Feriado da Semana Santa 2025 - Site para viajar na Semana Santa 2025 a Cambará do Sul - Hospedagem para a Semana Santa 2025 em Cambará do Sul - Quando será a Semana Santa 2025 - Data da Páscoa em 2025 - Viagem na Páscoa de 2025
Saiba mais
Destinos para viajar na Baixa Temporada no Brasil - Economize nas viagens!
Que tal viajar na baixa temporada para economizar? Conheça 12 destinos para conhecer durante a baixa temporada para viajar mais barato. Em cada destino turístico existem a alta temporada (época do ano aonde existem atrações no local ou uma grande procura de turistas) e a baixa temporada (época onde os hotéis e atrações estão geralmente mais baratos devido ao menor número de visitantes). Veja no vídeo os meses do ano onde você pode visitar os destinos de seus sonhos no país economizando mais.
Que tal viajar nas redes sociais?
Publicidade
Busca
Cadastre-se Grátis
Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.
Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.
Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.
Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.