Veja nesta página dicas para a sua viagem no feriado da Semana Santa 2025 à cidade de Paraty, no estado do Rio de Janeiro.
Aproveite o feriado da Semana Santa e faça uma viagem para Paraty, no litoral do estado do Rio de Janeiro. Ache aqui opções de hotéis, flats, pousadas, spas, hostels e campings para a Semana Santa 2025 na cidade de Paraty. Encontre aqui também, no seu guia de viagens na internet, outras informações para viajar a Paraty na Páscoa de 2025. Não perca tempo!
Que tal viajar para Paraty na Semana Santa 2025?
Viagem na Semana Santa para Paraty - Transporte
• Passagem de ônibus para Paraty
• Passagem de avião para Paraty
• Condição das estradas para Paraty
• Condição das estradas para o Rio de Janeiro
Viagem na Semana Santa para Paraty - Rio de Janeiro
Antigo porto do Brasil, onde era embarcado o ouro vindo de Minas Gerais para Portugal, Paraty é a cidade do estado do Rio de Janeiro que mais preserva traços do período colonial. No Centro Histórico há ruas de pedras e casarios, hoje transformadas em meios de hospedagem, lojas, restaurantes e ateliês de arte. Declarada como Monumento Histórico Nacional, Paraty também reserva outras surpresas. Paraty possui praias selvagens alcançadas por trilhas e barcos, montanhas e ilhas.
Além da sua importância histórica, Paraty ganhou definitivamente um lugar de destaque no cenário mundial, especialmente no aspecto cultural e ambiental. Em 2019, Paraty foi declarada Patrimônio Cultural e Natural Mundial pela UNESCO, juntamente com a Ilha Grande, em Angra dos Reis. A biodiversidade da região, com a integração dos povos tradicionais e o meio ambiente natural, conduziu ao reconhecimento internacional. Existe uma cultura viva, e não somente sítios arqueológicos, com as comunidades caiçaras, quilombolas e indígenas vivendo e compartilhando o mesmo ambiente natural. Esta conquista representa um feito inédito para o Brasil, em especial para a região de Paraty e Ilha Grande, como sendo a primeira da América Latina a ser declarada patrimônio misto - cultural e natural.
São extensas áreas verdes preservadas em Paraty. O município de Paraty abrange três Unidades de Conservação Ambiental: o Parque Nacional da Serra da Bocaina e a Área de Proteção Ambiental do Cairuçu, ambas administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); e a Reserva Ecológica Estadual da Juatinga - administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Juntas, essas Unidades de Conservação da Natureza, têm a finalidade de proteger o bioma Mata Atlântica e promover o desenvolvimento econômico e social das populações tradicionais de forma sustentável.
Paraty é um destino perfeito para quem ama estar em contato com a natureza. São diversas praias, piscinas naturais, rios, cachoeiras, ilhas e trilhas que podem ser alcançadas por terra ou por mar, tendo como pano de fundo a Serra do Mar coberta pela Mata Atlântica.
Algumas praias possuem ondas fortes, e outras com águas calmas, propícias para banhos e para a prática de esportes náuticos. Alguns dos atrativos naturais no município de Paraty são o Saco do Mamanguá, a Praia Martim de Sá, a Praia do Sono, a Praia do Meio, a Praia do Caixadaço e a Piscina Natural do Caixadaço, sendo as três últimas localizadas na Vila de Trindade, em Paraty.
Paraty - Rio de Janeiro
Paraty fica na região sul do estado do Rio de Janeiro. O município de Paraty faz divisa com Ubatuba, no estado de São Paulo. Paraty é mais uma das inúmeras cidades litorâneas cortadas pela rodovia Rio-Santos que tem como cenário a Serra do Mar, com a sua exuberante Mata Atlântica, e o Oceano Atlântico, com seu extenso litoral num trecho recortado e salpicado com ilhas e praias paradisíacas, numa região conhecida como Costa Verde(*). Paraty está aproximadamente a 260 km da capital do estado, Rio de Janeiro.
(*) A denominação Costa Verde refere-se à área que vai do litoral sul do estado do Rio de Janeiro ao norte do litoral do estado de São Paulo, considerada como a maior extensão ininterrupta do verde abundante do bioma Mata Atlântica do litoral brasileiro. Além de Paraty, outros municípios que fazem parte da Costa Verde são Angra dos Reis, Mangaratiba e Itaguaí, no estado do Rio de Janeiro; e Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião, no estado de São Paulo. No entanto, a região definida como Costa Verde é controversa. Considerando apenas o aspecto geográfico são incluídas mais cidades nesta lista. Costa Verde pode abranger também as cidades costeiras paulistas de Bertioga e Guarujá, todas situadas entre a Baixada Fluminense e a Baixada Santista.
Ficha de Paraty - Rio de Janeiro
Nome - Município de Paraty
Fundação - 28 de fevereiro de 1667
Aniversário - 28 de fevereiro
Gentílico - paratiense
Unidade federativa - Rio de Janeiro
Região intermediária - Rio de Janeiro
Região imediata - Angra dos Reis
Municípios limítrofes - Angra dos Reis, Cunha e Ubatuba
Distância até a capital - 258 km
Área - 928,467 km²
População - 50.374 hab. IBGE 2014
Densidade - 54,3 hab./km²
Clima - tropical Aw
Altitude - 5 metros
Fuso horário - UTC-3
IDH - 0,693 (médio) PNUD/2010
PIB - R$ 447.788,746 mil IBGE/2008
PIB per capita - R$ 12.727,78 IBGE/2008
A Semana Santa é um período religioso do Cristianismo e do Judaísmo que celebra a subida de Jesus Cristo ao Monte das Oliveiras, a sua crucificação e a sua ressurreição. Nos primórdios, os cristãos celebravam a Páscoa em apenas um dia. No século II passou-se a comemorar a Ressurreição de Cristo num determinado domingo. Foi utilizado o período da Páscoa judaica. Como Cristo ressuscitou num domingo, estabeleceu-se o primeiro domingo depois da primeira lua cheia da primavera para celebrar a Páscoa Cristã. Dois séculos depois os cristãos passaram a celebrar em três dias para vivenciar a Paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Na sexta-feira santa para a morte de Cristo, o sábado para o luto e o Domingo para a ressurreição.
Pesquisadores acreditam que as tradições da páscoa (ovos de chocolate e do coelhinho da Páscoa) têm ligação como festividades antigas de festas da primavera (hemisfério norte). Os imigrantes alemães trouxeram para o Brasil a tradição do Coelhinho da Páscoa, entre o final do século XVII e o início do século XVIII.
A palavra Páscoa é originária da festa judaica de rituais de passagem. A data da Páscoa foi fixada no primeiro concílio de Nicéia, no ano de 325. A Páscoa cristã é comemorada no primeiro domingo após a primeira Lua cheia da Primavera (Outono no Hemisfério Sul).
Datas da Semana Santa para os próximos anos
Feriado - Ano - Data do Domingo de Páscoa
Semana Santa de 2025 - 20 de abril
Semana Santa de 2026 - 05 de abril
Semana Santa de 2027 - 28 de março
Tags: Semana Santa em Paraty - Páscoa 2025 em Paraty - Semana Santa 2025 em Paraty - Estado do Rio de Janeiro - Origem da Semana Santa - Feriado da Semana Santa 2025 - Site para viajar na Semana Santa 2025 a Paraty - Hotéis para a Semana Santa 2025 em Paraty - Quando será a Semana Santa 2025 - Data da Páscoa em 2025 - Viagem na Páscoa de 2025
Saiba mais
Destinos para viajar na Baixa Temporada no Brasil - Economize nas viagens!
Que tal viajar na baixa temporada para economizar? Conheça 12 destinos para conhecer durante a baixa temporada para viajar mais barato. Em cada destino turístico existem a alta temporada (época do ano aonde existem atrações no local ou uma grande procura de turistas) e a baixa temporada (época onde os hotéis e atrações estão geralmente mais baratos devido ao menor número de visitantes). Veja no vídeo os meses do ano onde você pode visitar os destinos de seus sonhos no país economizando mais.
Que tal viajar nas redes sociais?
Publicidade
Busca
Cadastre-se Grátis
Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.
Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.
Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.
Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.