Eventos


Home » Eventos » Tipos de eventos

Tipos de Eventos

Veja nesta página as melhores opções de feiras e eventos. São dicas de para aproveitar melhor os eventos e feiras no Brasil e no Mundo.


Eventos são importantes porque reúnem pessoas em um mesmo local, em uma determinada data, com os mesmos objetivos promovendo movimento social e econômico. Os eventos mobilizam uma série de setores da economia.

Veja abaixo os diversos tipos de eventos existentes:

Tipos de Eventos

Assembléia: Reunião de delegações representativas de grupos, estados, países. Assuntos de grande interesse são debatidos e as conclusões são submetidas à votação que devem ser seguidas por todos.

Aula Inaugural: Apresentação de um especialista no meio acadêmico e/ou educacional geralmente no início do ano ou do semestre letivo. Utiliza a informalidade.

Aula Magna: Apresentação de um especialista de renome no meio acadêmico e/ou educacional. Necessário protocolo, pois é um acontecimento formal.

Brainstorming: Reunião onde os participantes expõem idéias que posteriormente serão avaliadas conforme suas potencialidades de aplicação.

Bienal: Exposição que se realiza a cada dois anos.

Campeonato: Competição entre os participantes que seguem um regulamento rigoroso. Possui abrangência mais ampla que um torneio.

Comício: evento para candidatos a cargos eletivos exporem os seus programas e as suas plataformas políticas.

Concentração: Reuniões de determinados grupos de profissionais com o objetivo de discutir um ou mais assuntos. Tem caráter informal.

Concurso: Competição entre participantes que seguem regras estabelecidas para a ocasião. Necessário a presença de um júri que avaliará cada concorrente.

Conferência: Conduzido por um presidente de mesa que dirige a apresentação de um tema geralmente científico ou técnico por um conferencista. As respostas das perguntas formuladas pelo público só podem ser respondidas ao final do pronunciamento, porém quando a conferência é realizada na abertura de um evento maior, deve-se evitar perguntas para não comprometer a ordem do dia.

Confraternização: Reunião de pessoas com o intuito de promover a descontração, a integração ou negócios.

Congresso: Reuniões que visam debater assuntos que interessam a um determinado ramo profissional. Estudam temas diversos, e ao final do trabalho, as conclusões são adotadas no todo ou em parte após serem encaminhadas às autoridades. Tem duração de vários dias.

Convenções: Reunião promovida por entidade política ou empresarial. Pode contar com a participação de um grupo da mesma empresa ou de todos os envolvidos direta ou indiretamente com a empresa, como por exemplo, fornecedores, com o intuito de maior integração, troca de experiências e conhecimento.

Curso: Destinado a capacitar o público envolvido em determinado assunto.

Debate: Conduzido por um moderador ou coordenador, com pelo menos dois debatedores que geralmente apresentam pontos de vista divergentes sobre um tema que já é de conhecimento público. Aberto ao público ou transmitido por meio da mídia.

Desfile: Apresentação de produtos, geralmente ligados à moda, por manequins ou modelos profissionais.

Encontro: Reunião de profissionais de uma mesma categoria com o intuito de somente expor idéias sobre temas polêmicos.

Entrevista Coletiva: Um ou dois representantes da organização se coloca a disposição dos jornalistas para revelar informações sobre um assunto específico ou acontecimento.

Espetáculo: Apresentação cênica e/ou musical para o público.

Estudos de Caso: Geralmente mais utilizado na área médica ou científica, onde um grupo de participantes estuda um determinado caso e procura a solução mais adequada a ser aplicada.

Excursão: Reúne um grupo de pessoas com o objetivo de conhecer novos lugares e obter novas experiências.

Exposição: Expõe produto ou serviço com o objetivo de divulgá-lo e informá-lo podendo despertar o interesse de compra posterior.

Feira: Utiliza a estrutura de stands voltado a um grande público. Tem por objetivo a exposição e a venda imediata de produtos e/ou serviços.

Festas Temáticas: Comemoração de um determinado tema.

Festival: Demonstração de uma gama de estilos ou variadas apresentações ao público, geralmente com edições periódicas.

Fórum: Reunião conduzida por um moderador e que tem por objetivo formar opinião pública sobre determinado assunto. Normalmente com duração de um dia.

Gincana: Cada grupo deve cumprir inúmeras tarefas elaboradas por uma equipe. O grupo vencedor é aquele que realizar o maior número das tarefas.

Happy Hour: Oferecido geralmente em bares e em restaurantes com a intenção de atrair principalmente executivos após a saída do trabalho, durante o horário do rush.

Inauguração: Novas construções e/ou instalações são apresentadas ao seu público. Deve existir o descerramento de placa e desenlace do corte de fita inaugural com discursos após a inauguração oficial.

Jornadas: Reuniões de determinados grupos de profissionais com o propósito de debater um ou mais assuntos. Realizadas periodicamente e com caráter formal.

Lançamento de Pedra Fundamental: Dá início a uma construção, geralmente de grande porte. Posteriormente, documentos e objetos que tenham relação com a obra são depositados em uma urna e enterrados em um local onde será afixada uma placa de identificação que registrará o momento histórico para as gerações futuras.

Lançamento de Produto ou Serviço: Apresentação de produto ou serviço novo de determinada organização a seu público-alvo.

Leilão: Exposição de produtos que serão vendidos ao público. Aquele que oferecer o lance de maior valor obtém a peça.

Mesa Redonda: Reunião conduzida por um moderador, com no máximo 10 pessoas. São feitas perguntas para cada participante sobre um ou mais temas polêmicos e as respostas são dadas na hora. O evento tem geralmente duração de uma hora.

Mostra: Possui como objetivo a divulgação e informação de produto e/ou serviço com a característica de ser itinerante.

Oficina: Reunião de pessoas com o objetivo de aprender a fazer algum produto ou tema.

Olimpíadas: Conjunto de torneios e campeonatos com regras rigorosas com maior amplitude de participação.

Painel: Reunião conduzida por um moderador, com no máximo quatro pessoas que irão apresentar um de cada vez seu ponto de vista sobre um tema predefinido. O participante de maior renome terá um tempo maior para sua explanação.

Palestra: Necessita de um coordenador para fazer a apresentação de um ou mais palestrantes que têm por objetivo a divulgação de produtos, serviços, projetos ou conscientizar um determinado grupo. As perguntas são permitidas durante a palestra.

Passeata: Ato público por meio de um passseio com o intuito de apoiar ou criticar um fato ou decisão.

Plenária: Reúne representantes de grupos, estados, países que debatem um assunto de grande interesse e submete a votação, cujo resultado deve ser seguido por todos.

Posses: solenidade da investidura em cargo público ou não.

Prêmios Especiais: homenagem às contribuições de um pessoa ou grupo de uma empresa realizada por empregados da empresa ou não.

Reunião: Encontro de duas ou mais pessoas a fim de debater um tema central escolhido.

Roda de Negócios: Compreende a participação de representantes comerciais, distribuidores e fornecedores que visam realizar negócios e concretizar parcerias.

Salão: Seu objetivo é promover uma marca, empresa ou idéia criando uma imagem de fácil assimilação pelo público, com o interesse de despertar a compra futura.

Sarau: Apresentações artísticas ou literárias realizadas à tarde ou no início da noite.

Semana Acadêmica: Reunião de estudantes coordenados por professores com o objetivo de discutir temas acadêmicos.

Semana Empresarial: Reunião de pequenos eventos na empresa, dedicado a um determinado tema.

Seminário: Apresentação de um assunto por um ou mais pessoas para uma platéia que tenha algum conhecimento e interesse pelo assunto. Todos participam, discutindo e obtendo conclusões sobre o tema. Tem geralmente duração de um dia.

Sessões Solenes: Destinado a prestar homenagem, comemoração ou apresentação de relatório, projeto, etc.

Show: Demonstração artística principalmente a música, dança ou teatro.

Showcasing: Apresentação de produtos ou serviços em vitrines fechadas. Os visitantes têm a disposição folhetos informativos e linhas telefônicas instaladas em cabines que, quando acionadas, são conectadas diretamente a uma central de informação.

Simpósio: Conduzido por um coordenador que dirige a divulgação de novas tecnologias e de pesquisas de especialistas, com a participação, com perguntas, do público interessado no assunto. Possui duração de um a três dias.
Tele-conferência: Recurso para se organizar uma conferência ou reunião em um local físico apropriado por meio de satélite.

Torneiro: Competição entre os participantes que seguem um regulamento rigoroso, ligado diretamente à área esportiva.

Vernissage: Exposição de produtos pela primeira vez ao público com o objetivo de expor e vender. Reúne vários artistas e é servido coquetel.

Visitas Empresariais: A empresa promove a visita de um grupo específico, em um dia e horário determinado, em um roteiro traçado, de modo a conhecer o cotidiano da empresa.

Workshop: Exposição de um produto por um especialista que estimula o participante a transformar a teoria em prática.

Eventos

Outros Eventos

Almoço/Jantar: Deve levar em conta o espaço destinado, a quantidade de participantes e a disponibilidade financeira para definir o serviço.

Brunch: Espécie de café da manhã reforçado, ou seja, não só são servidos alimentos próprios do café da manhã como também alguns pratos do almoço. Oferecido normalmente das 11:00 às 12:00h.

Café da Manhã: Tradicional café da manhã, servido durante a semana nas primeiras horas do dia para que não comprometa o restante do dia.

Chá da Tarde: Destinado principalmente ao público feminino. Além de diversas variedades de chá e guloseimas, são oferecidas outras bebidas.

Coffee-break: Oferecem-se alimentos e bebidas durante o intervalo de eventos de longa duração. Presente em quase todos os eventos de duração superior a três horas.

Coquetel: Destinado à confraternização motivada por inúmeros motivos com duração não superior a 2 horas. São servidas bebidas alcoólicas e não alcoólicas e
aperitivos.

Links e sites oficiais:

Site oficial da UBRAFE - União Brasileira dos Promotores de Feiras
Site oficial da ABEOC - Associação Brasileira de Empresas de Eventos

Tags:  Eventos - Calendário de Eventos - Calendário de Exposições - Tipos de Eventos - Viagem para eventos - Eventos e Grupos - Guia de Eventos - Centro de Convenções - Sala de Reuniões - Setores - Informações sobre eventos

Destinos para viajar na Baixa Temporada no Brasil - Economize nas viagens!


Que tal viajar na baixa temporada para economizar? Conheça 12 destinos para conhecer durante a baixa temporada para viajar mais barato. Em cada destino turístico existem a alta temporada (época do ano aonde existem atrações no local ou uma grande procura de turistas) e a baixa temporada (época onde os hotéis e atrações estão geralmente mais baratos devido ao menor nùmero de visitantes). Veja no vídeo os meses do ano onde você pode visitar os destinos de seus sonhos no país economizando mais.

Busca

Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.