Selo “Ambiente limpo e seguro”


Home » Notícias de turismo » Selo “Ambiente limpo e seguro” em Bento Gonçalves

Bento Gonçalves lança selo “Ambiente limpo e seguro”



17 de junho de 2020 - Drica Cestari

A cidade turística de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, lança o selo “Ambiente limpo e seguro” para o setor turístico, para garantir a segurança de visitantes e colaboradores dos empreendimentos turísticos da cidade.


O Comitê Pró-Turismo Bento cria o selo “Ambiente limpo e seguro” para certificar os empreendimentos do setor turístico que adotarem medidas preventivas para minimizar o contágio pelo novo coronavírus (COVID-19). Para a obtenção do selo, os estabelecimentos turísticos devem seguir os protocolos de limpeza, higiene e todos os cuidados necessários para garantir a saúde e a segurança dos visitantes e dos funcionários durante e após a pandemia do COVID-19.

Vista do Palácio Municipal, sede do poder executivo do município, e Via del Vino - Serra Gaúcha - Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul - Foto: Vagner XX
Vista do Palácio Municipal, sede do poder executivo do município, e Via del Vino - Foto: Vagner XX.

Uma das medidas a serem tomadas para a obtenção do selo é a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais por todos os funcionários do estabelecimento turístico. Aliás, os visitantes também devem estar usando máscaras, em locais públicos, durante o tempo que estiverem em Bento Gonçalves. Os estabelecimentos devem garantir também o distanciamento pessoal de 2 metros entre as pessoas e funcionar com até 50% da sua capacidade total.

Os critérios estabelecidos para a obtenção do selo, por conseguinte da certificação, foram elaborados em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária do município de Bento Gonçalves, e estão em conformidade com as orientações do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS). Até o momento, 65 estabelecimentos foram certificados. Mesmo após a obtenção do selo, com periodicidade de 30 dias, cada empresa certificada será monitorada por meio de visita técnica, que visa verificar se estão sendo cumpridos todos os itens do protocolo de segurança. As visitas serão feitas pela equipe da Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves.

Como saber se a empresa do setor turístico possui o selo “Ambiente limpo e seguro”?
Você pode acompanhar o andamento da certificação e quais os estabelecimentos certificados no site oficial de Turismo de Bento Gonçalves. A cada dia, mais estabelecimentos recebem a certificação, portanto, deve checar o site de tempos em tempos para obter informação atualizada.

Outra maneira de saber se o estabelecimento possui certificação é verificar a existência do selo em locais visíveis ao público. Materiais como adesivos do selo e conteúdos informativos com orientações e recomendações aos clientes são expostos nas áreas de circulação comum do ambiente.

Selo “Ambiente limpo e seguro” criado pelo Comitê Pró-Turismo de Bento Gonçalves - Serra Gaúcha - Rio Grande do Sul
O selo “Ambiente limpo e seguro” criado pelo Comitê Pró-Turismo Bento. Foto: divulgação.

Como a empresa do setor turístico pode aderir ao selo “Ambiente limpo e seguro”?
Deve levar em conta que este selo, concedido pelo Comitê Pró-Turismo Bento, diz respeito somente às empresas do setor turístico do município de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Os interessados, como empresas prestadoras de serviços de hospedagem, gastronomia, vinícolas, agências de viagens e atrativos turísticos, devem entrar em contato diretamente com a SEMTUR pelo telefone: (54) 3055-7130. Veja os itens presentes no protocolo de segurança a serem seguidos em Protocolo interno - Selo Ambiente Limpo e Seguro: passo a passo.

O Comitê Pró-Turismo Bento é formado pela SEMTUR, União Empresarial de Gastronomia e Hospitalidade (SEGH), região vinícola e vinícola, Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Centro de Convenções de Bento, Centro de Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) e rotas turísticas Vale do Rio das Antas, Caminhos de Pedra, Cantinas Históricas, Vale dos Vinhedos e Encantos de Eulália (fonte: https://bento.tur.br).

O secretário de turismo de Bento Gonçalves, Rodrigo Ferri Parisotto, foi convidado para participar do 7º Conversatorio de Burós - "La transición hacia la nueva normalidad", promovido pela Associación CVB’s Latam & El Caribe, para falar sobre o trabalho que está sendo feito pelo Comitê de Turismo de Bento Gonçalves, com destaque ao selo “Ambiente limpo e seguro”.

Representantes dos países da América Latina: Paraguai, Argentina, Chile, Bolívia, Colômbia, Peru, Equador, Panamá e México participaram da transmissão ao vivo. Na ocasião, o secretário de turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, explicou quais os procedimentos que os empreendimentos turísticos devem adotar para a aquisição da certificação.

O selo “Ambiente limpo e seguro” criado pelo Comitê Pró-Turismo Bento tornou-se uma referência para destinos nacionais e internacionais.

Compartilhe esta notícia:


Artigos relacionados:

Lista de hospedagens em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, com o selo “Ambiente limpo e seguro”.
Ministério do Turismo cria o selo "Turismo Responsável - Limpo e Seguro" para prestadores de serviços turísticos.

Site oficial:

Portal oficial de Turismo de Bento Gonçalves

Pessoas de máscara nas ruas
O uso de máscara facial é uma das exigências em muitos destinos de viagem.

A pandemia de COVID-19 já registrou mais de 7,8 milhões de casos em todo o mundo com mais de 430 mil mortes. No Brasil já foram registrados mais de 800 mil casos e mais de 41 mil óbitos. O COVID-19 é uma doença respiratória aguda causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2), contagioso entre seres humanos. A doença foi identificada pela primeira vez em Wuhan, na província de Hubei, na China, em 1 de dezembro de 2019, mas o primeiro caso foi reportado em 31 de dezembro do mesmo ano. Para mais informações de como se prevenir, saber os sintomas do coronavírus, como é transmitido, diagnóstico, como se proteger e ajudar a evitar a propagação de doenças respiratórias como o COVID-19 acesse a página oficial do Ministério da Saúde destinada ao novo coronavírus COVID-19.

Tags: Notícias de turismo | Notícias de viagem | Novidades no turismo | Matérias de turismo | Matérias de viagens | Viajar | Viagem | Viaje | Turismo | Bento Gonçalves | Rio Grande do Sul | Serra Gaúcha | Selo “Ambiente limpo e seguro” | Vinícolas em Bento Gonçalves | Hospedagem em Bento Gonçalves | Gastronomia em Bento Gonçalves | Agências de viagens em Bento Gonçalves | Atrativos turísticos em Bento Gonçalves | SEMTUR | Comitê Pró-Turismo Bento | Certificação de empreendimentos turísticos | Protocolo de limpeza, higiene e de segurança | Bento Gonçalves capital do vinho | Bento Coração da Serra Gaúcha

Saiba mais



Destinos para viajar na Baixa Temporada no Brasil - Economize nas viagens!


Que tal viajar na baixa temporada para economizar? Conheça 12 destinos para conhecer durante a baixa temporada para viajar mais barato. Em cada destino turístico existem a alta temporada (época do ano aonde existem atrações no local ou uma grande procura de turistas) e a baixa temporada (época onde os hotéis e atrações estão geralmente mais baratos devido ao menor número de visitantes). Veja no vídeo os meses do ano onde você pode visitar os destinos de seus sonhos no país economizando mais.

Compre aqui



Publicidade
Cadê meu Táxi? Veja as opções de táxi e aplicativos de transporte na sua localidade.


Busca




Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.