Destinos tendência em 2021


Home » Notícias de turismo » Destinos nacionais que serão tendência em 2021

Destinos nacionais que serão tendência em 2021

01 de fevereiro de 2021 - Drica Cestari

O Ministério do Turismo (Mtur) apresentou uma lista com 21 destinos que surgem como tendências de viagem para este ano.


A escolha dos destinos é o resultado de um levantamento realizado junto aos principais sites de viagens e publicações de turismo que atuam no Brasil.

Porto de Galinhas, em Ipojuca. Este município pernambucano é um dos sete destinos do Nordeste na lista de 21 destinos que serão tendência para viagens no Brasil em 2021. Foto: Leo Benini.Porto de Galinhas, em Ipojuca. Este município pernambucano é um dos sete destinos do Nordeste na lista de 21 destinos que serão tendência para viagens no Brasil em 2021. Foto: Leo Benini.

Este estudo tomou como base as possíveis tendências do comportamento do turista no cenário pós-pandemia de COVID-19. O resultado é a valorização do turismo doméstico e a escolha de destinos que atendem a nova realidade dos viajantes.

“O levantamento reforça que estamos no caminho certo para que a retomada aconteça. O turismo doméstico tem um enorme potencial que merece ser conhecido pelos brasileiros." comentou Gilson Machado Neto, ministro do turismo.

Brasília (DF), Foz do Iguaçu (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Maceió (AL) aparecem no topo da base de dados das tendências de destinos que serão tendência de viagem no Brasil em 2021.

O Sudeste e o Nordeste lideram esta listagem com sete destinos cada. Na Região Sudeste os destinos são: Angra dos Reis, Petrópolis e Rio de Janeiro (Rio de Janeiro); São Paulo, São Sebastião e Ubatuba (São Paulo); e Belo Horizonte (Minas Gerais).

Na Região Nordeste os destinos são: Fortaleza (Ceará), Ipojuca (Pernambuco), João Pessoa (Paraíba), Maceió (Alagoas), Natal (Rio Grande do Norte), Porto Seguro e Salvador (Bahia).

A inclusão de Ipojuca na lista não é bem uma surpresa. Este município da Região Metropolitana do Recife tem muitos pontos turísticos, destacando-se as praias de Porto de Galinhas, Serrambi, Cupe, Muro Alto, Toquinho, Maracaípe e Camboa.

Na região Centro-Oeste, além da capital do país, estão incluídos nesta listagem os municípios goianos de Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante, onde está localizado o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Esta Unidade de Conservação foi eleita um dos 25 melhores “Parques Nacionais” do mundo pela National Geographic. O cerrado brasileiro foi o único destino do país a ser escolhido na lista de 25 melhores viagens para planejar no futuro, promovida por esta mesma publicação.

Curitiba (Paraná), Florianópolis (Santa Catarina), Foz do Iguaçu (Paraná) e Gramado (Rio Grande do Sul) são as quatro cidades da lista da Região Sul.

Estabelecimentos e guias de turismo que declararam que adotaram protocolos de biossegurança para proteger turistas e trabalhadores contra o novo coronavírus receberam o selo “ Turismo Responsável, Limpo e Seguro”, do Ministério do Turismo.

"É com esse foco que o Ministério do Turismo vem trabalhando – oferecer melhor infraestrutura, serviços cada vez mais qualificados e seguindo os protocolos de biossegurança.” completou o ministro.

Para solicitar o selo “Turismo Responsável, Limpo e Seguro” o interessado deve estar com a situação regular no Cadastur (Cadastro de prestadores de serviços turísticos), acessar o site oficial do Selo Turismo Responsável, ler as orientações descritas na página e declarar atender aos pré-requisitos determinados, fazer o download do selo para impressão, que deve ser colado em local de fácil acesso aos clientes e colaboradores.

A escolha por estes destinos citados nesta lista seguem a tendência de outras pesquisas e levantamentos recentes, que incluem a preferência dos viajantes por destinos de natureza e viagens para localidades mais próximas.

Cachoeira da Santa Bárbara no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um dos destinos tendência no Brasil em 2021. Foto: Naiane Cascardo.Cachoeira da Santa Bárbara no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um dos destinos tendência no Brasil em 2021. Foto: Naiane Cascardo.

Em levantamento realizado pela Decolar, sete das dez cidades mais buscadas pelos brasileiros para o período do Carnaval de 2021 estão no Nordeste. A Decoolar.com é a filial brasileira da empresa argentina "Despegar", maior agência de viagens da América Latina. No mesmo levantamento, nove dos dez principais destinos são cidades litorâneas.

O Nordeste também aparece com seis dos dez destinos brasileiros mais procurados para a temporada de verão 2020-2021. A pesquisa do Mtur foi feita a partir da busca de clientes das agências e de meios de hospedagem para pacotes turísticos. Sete das dez cidades mais procuradas nesta pesquisa estão no litoral.

O resultado de pesquisas e levantamentos recentes, como este de tendências de viagem para 2021, reforça o interesse dos brasileiros para viajar para destinos de praia e natureza.

Verifique sempre com o seu agente de viagens ou em sites oficiais as regras em vigor para acesso ao destino antes de começar os preparativos de sua viagem.

Saiba mais

Os destinos brasileiros mais procurados para este verão
Cidades do Nordeste são as preferidas dos brasileiros para o Carnaval de 2021
Ministério do Turismo cria o selo "Turismo Responsável - Limpo e Seguro" para prestadores de serviços turísticos

Compartilhe esta notícia:


Site oficial:

Site oficial do Ministério do Turismo.

Tags: destinos nacionais | tendência | 2021 | Notícias de turismo | Notícias de viagem | Novidades no turismo | Matérias de turismo | Matérias de viagens | Viajar | Viagem | Viaje | Turismo

Saiba mais



Destinos para viajar na Baixa Temporada no Brasil - Economize nas viagens!


Que tal viajar na baixa temporada para economizar? Conheça 12 destinos para conhecer durante a baixa temporada para viajar mais barato. Em cada destino turístico existem a alta temporada (época do ano aonde existem atrações no local ou uma grande procura de turistas) e a baixa temporada (época onde os hotéis e atrações estão geralmente mais baratos devido ao menor número de visitantes). Veja no vídeo os meses do ano onde você pode visitar os destinos de seus sonhos no país economizando mais.

Publicidade
Cadê meu Táxi? Veja as opções de táxi e aplicativos de transporte na sua localidade.


Busca




Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.