Melhores países


Home » Notícias de turismo » Os melhores países para nômades digitais e trabalho remoto

Os melhores países para nômades digitais e trabalho remoto

31 de janeiro de 2024 - Drica Cestari

Você tem planos de morar no exterior? Saiba quais são os melhores países para viver esta experiência, de acordo com uma pesquisa recente.


Nos últimos anos, o crescimento do trabalho remoto levou a um estilo de vida em que trabalhar em diferentes locais se tornou uma opção. Vários países passaram a oferecer vistos para atrair os chamados nômades digitais.

Os melhores países para nômades digitais e trabalho remoto


Saiba quais são os melhores países para trabalhar remotamente no exterior. Comente no vídeo e se inscreva no canal.

Estes vistos geralmente são destinados para que profissionais autônomos e trabalhadores remotos possam viver em outros países por um determinado período de tempo.

Embora a lista de países que oferecem estes vistos não para de crescer, cada um deles tem as suas particularidades, durabilidades e requisitos próprios.

Os nômades digitais procuram morar em países que tenham um melhor custo-benefício entre trabalho e vida pessoal. O nômade digital é um trabalhador remoto que pode viver sem habitação fixa e mudando de local constantemente, como os nômades. Este estilo de vida é conhecido como nomadismo digital.

A empresa de tecnologia NordLayer criou o Global Remote Work Index (Índice Global de Trabalho Remoto), que oferece uma visão abrangente dos melhores países para pessoas que desejam viver e trabalhar em outro país.

Em 2002 foi lançada a sua primeira edição. A atual conta com quatro quesitos: Segurança Cibernética, Segurança Econômica, Infraestrutura Digital e Física; e Segurança Social.

Nestes quesitos são avaliados: se o ambiente digital é seguro; se há capacidade de resposta à ameaças digitais; as legislações de segurança cibernética; o custo de vida; o acesso à saúde; a facilidade de comunicação; opções de lazer; serviço de Internet; segurança de deslocamento; índices de criminalidade; entre outros.

Estes dados reunidos formam uma listagem dos melhores países para trabalho remoto do mundo.

Dos 20 melhores países desta pesquisa, 17 estão na Europa. Apenas a Coreia do Sul, Estados Unidos e Canadá estão fora do continente europeu entre os 20 primeiros lugares. A Europa detém, inclusive, as 13 primeiras posições do índice global. O Canadá, na 14º colocação geral, é o melhor país fora da Europa no índice global.

O Nyhavn é uma popular região turística da cidade de Copenhague, capital da Dinamarca, país que liderou o mais recente Índice Global de Trabalho Remoto.O Nyhavn é uma popular região turística da cidade de Copenhague, capital da Dinamarca, país que liderou o mais recente Índice Global de Trabalho Remoto.

Embora os países da Europa liderem o ranking mundial, os países asiáticos encabeçam o quesito Infraestrutura Digital e Física. Singapura, Coreia do Sul e Emirados Árabes Unidos estão na frente da Dinamarca, líder geral do ranking e quarto lugar neste quesito.

O Brasil ficou na posição 61 do ranking geral, entre as 108 nações avaliadas nesta pesquisa. O Brasil ficou em 31º em segurança econômica; 47º em infraestrutura digital e física; 65º lugar em segurança cibernética; e 90º lugar em segurança social.

O Uruguai, 43º lugar no índice global, é o país sul-americano melhor colocado. O Chile em 50º, a Argentina em 55º lugar e o Peru em 60º lugar são os outros países sul-americanos que ficaram na frente do Brasil neste ano.

Os países com pior colocação foram: Guatemala, Honduras, Moçambique, Zimbabwe e Angola, que ficou com o último lugar. Deste grupo, Moçambique e Angola são dois países africanos onde o português é o idioma oficial.

Por falar nisto, o melhor colocado dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é Portugal, que aparece em sexto lugar no ranking geral com destaque para um custo de vida mais acessível em comparação aos outros países europeus que lideram o ranking mundial.

Confira abaixo a lista com os melhores países do mundo para trabalho remoto em todo o mundo.

Melhores países para nômades digitais


Posição - País
1º - Dinamarca
2º - Países Baixos (Holanda)*
3º - Alemanha
4º - Espanha
5º - Suécia
6º - Portugal
8º - Estônia
8º - Lituânia
9º - Irlanda
10º - Eslováquia
11º - Finlândia
12º - Bélgica
13º - Islândia
14º - Canadá
15º - França
16º - Estados Unidos
17º - Coreia do Sul
18º - Polônia
19º - Reino Unido
20º - Noruega

* Os Países Baixos são informalmente conhecidos como Holanda. Esta é a região mais importante do país e está atualmente dividida em duas províncias: Holanda do Norte (onde a maior cidade é Amsterdã) e a Holanda do Sul (Roterdã é sua maior cidade).

Por que Dinamarca?
A Dinamarca aparece em primeiro lugar do ranking. Curiosamente, este país escandinavo não liderou nenhum dos quatro quesitos que compõem esta pesquisa, mas ficou em 4º em infraestrutura digital e física; 6º lugar em segurança social; 13º lugar em segurança cibernética; 16º em segurança econômica.

Entretanto, a Dinamarca está frequentemente no topo da lista de diversos outros índices. O país é o atual sexto melhor no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), tem o nono melhor PIB nominal per capita do mundo. Além do nono lugar no Índice de Liberdade Econômica, décimo no Índice de Inovação Global, a Dinamarca também é o segundo país mais feliz do mundo, atrás apenas da Finlândia no mais recente Relatório Mundial da Felicidade.

Leia também

Este país tem o melhor visto de nômade digital do mundo

Site oficial:

Global Remote Work Index (Índice Global de Trabalho Remoto).

Compartilhe esta notícia:


Tags: melhores países | trabalho remoto | NordLayer | Global Remote Work Index | Índice Global de Trabalho Remoto | nômade digital | morar em outro país | melhores países para viver | expatriado | trabalhar em outro país | qualidade de vida | questionário | Brasil | moradia | vida digital | trabalhar no exterior | segurança | Notícias de viagem | Novidades no turismo | Matérias de turismo | Matérias de viagens | Viajar | Viagem | Viaje | Turismo

Saiba mais



Destinos para viajar na Baixa Temporada no Brasil - Economize nas viagens!


Que tal viajar na baixa temporada para economizar? Conheça 12 destinos para conhecer durante a baixa temporada para viajar mais barato. Em cada destino turístico existem a alta temporada (época do ano aonde existem atrações no local ou uma grande procura de turistas) e a baixa temporada (época onde os hotéis e atrações estão geralmente mais baratos devido ao menor número de visitantes). Veja no vídeo os meses do ano onde você pode visitar os destinos de seus sonhos no país economizando mais.

Publicidade
Cadê meu Táxi? Veja as opções de táxi e aplicativos de transporte na sua localidade.


Busca




Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.