Glaciar Perito Moreno


Home » Destinos de viagem » Viagem para a Argentina » Que tal viajar ao Glaciar Perito Moreno?

Que tal viajar ao Glaciar Perito Moreno?

Veja nesta página uma dica para a sua próxima viagem à Argentina, o Glaciar Perito Moreno!


Que tal viajar para o Glaciar Perito Moreno?

O Glaciar Perito Moreno é uma das geleiras encontradas dentro do Parque Nacional Los Glaciares que fica na província de Santa Cruz na Patagônia Argentina. São cinco km de longitude de frente e mais de 60 m de altura aflorando sobre as águas do lago argentino.

Glaciar Perito Moreno - Parque Nacional Los Glaciares - Província de Santa Cruz - Patagônia Argentina O Glaciar Perito Moreno encontra-se na parte sul do Parque Nacional Los Glaciares e o seu acesso se dá por via terrestre pela Ruta Provincial 11 ou por via aérea através do aeroporto mais próximo que fica a cerca de 80 km do parque, na cidade argentina de El Calafate.

A geleira Perito Moreno (em espanhol: Glaciar Perito Moreno) é uma geleira localizada no Parque Nacional Los Glaciares, no sudoeste da província de Santa Cruz, Argentina. É uma das atrações turísticas mais importantes da Patagônia Argentina.

Glaciar Perito Moreno - Parque Nacional Los Glaciares - Província de Santa Cruz - Patagônia Argentina A formação de gelo de 250 km² tem 30 km só de comprimento. O Perito Moreno é uma das 48 geleiras alimentadas pelo campo de gelo da Patagônia Sul, localizado no sistema andino compartilhado com o Chile. Esta é a terceira maior reserva de água doce do mundo.

Ao contrário da maioria das geleiras no mundo, o Perito Moreno é uma das poucas que mantém um estado de equilíbrio, porque continua a acumular massa a uma taxa semelhante à da sua perda.

Vista do Glaciar Perito Moreno - Parque Nacional Los Glaciares - Província de Santa Cruz - Patagônia Argentina Por que o glaciar se chama Perito Moreno?
O nome do glaciar é uma homenagem ao cientista, naturalista e explorador argentino Francisco Pascasio Moreno (1852-1919). Moreno é considerado uma das figuras mais importantes na incorporação argentina de grandes partes da Patagônia e seu subsequente desenvolvimento. Entretanto, a geleira inicialmente teve nomes diferentes.

Em 1879, o capitão britânico da Marinha do Chile, Juan Tomás Rogers, avistou pela primeira vez (por um não nativo) a geleira que foi nomeada primeiramente "Francisco Gormaz", em homenagem ao diretor do Gabinete Hidrográfico da Marinha do Chile, organização patrocinadora da expedição. Alguns anos depois, Rudolph Hauthal, vinculado à Comissão de Fronteiras da Argentina, encontrou a geleira e decidiu chamá-la de "Bismarck", em homenagem ao chanceler da Prússia.

Em 1881, foi assinado o Tratado de Fronteira entre Chile e Argentina, que definia as fronteiras de ambos os países na cordilheira dos Andes até o 52º paralelo. A geleira fica a leste da Cordilheira dos Andes e deságua no lago argentino, que também está sob soberania argentina. Antes do tratado, a área estava em disputa entre os dois países.

Finalmente, em 1899, após longos anos de pesquisa e compilação de material arqueológico, o tenente argentino Iglesias, encarregado dos estudos do Instituto Hidrográfico da Argentina, nomeou o cobiçado glaciar em homenagem ao Sr. Francisco Pascasio Moreno.

Trekking no Glaciar Perito Moreno - Parque Nacional Los Glaciares - Província de Santa Cruz - Patagônia Argentina

Qual a melhor época para visitar o Glaciar Perito Moreno?
A melhor época para visitar o Glaciar Perito Moreno é no verão, mas deve-se ir bem agasalhado e com calçado apropriado para caminhada. A geleira avança entre junho e dezembro e recua entre dezembro e abril. A formação de uma barreira de gelo é um processo complexo, uma vez que existe um mecanismo de realimentação entre a geleira e o lago, que afeta as oscilações da posição da frente glacial de maneira bastante estável.

Como chegar ao Glaciar Perito Moreno?
Saindo de cidades próximas como El Calafate é possível fazer excursões até o Parques Los Glaciares; estas excursões incluem o Glaciar Perito Moreno. Através de passarelas é possível admirar com relativa proximidade e segurança a magnitude da geleira. Existem também embarcações que navegam bem próximas ao Glaciar Perito Moreno e que também transportam os turistas que farão caminhadas (trekking) por cima da geleira, sempre acompanhados por guias experientes. Esta é uma experiência imperdível!

Como se hospedar próximo ao Glaciar Perito Moreno?
Pode-se hospedar nas cidades próximas ao Parque Los Glaciares. A mais recomendada é El Calafate, que tem uma boa estrutura para quem vai conhecer as geleiras e o sul da Patagônia.

O que levar à Glaciar Perito Moreno?
Roupas e calçados confortáveis também são uma ótima pedida, mas leve um bom casaco que resista ao vento intenso do lugar.

Confira mais informações nos vídeos “Que tal viajar ao Glaciar Perito Moreno?” e "Que tal viajar para a Patagônia Argentina?".

Vídeo: Que tal viajar ao Glaciar Perito Moreno?



Vídeo: Que tal viajar para a Patagônia Argentina?



Saiba mais



Tags:   glaciar perito moreno - trekking na geleira perito moreno - perito moreno - parque nacional los glaciares - los glaciares - el calafate - província de santa cruz - santa cruz argentina - argentina - argentino - www argentina com - regiões do argentina - lugares da argentina - turismo argentina - mapa da argentina - visto argentina - passaporte argentina - bandeira da argentina - capitais da argentina - clima da argentina - cidades da argentina - comida da argentina - destino argentina - comida argentina - comida típica argentina - economia da argentina - moeda argentina - destinos - viagem argentina - viajar argentina - viagem argentina - foto argentina - site da argentina - câmbio argentina - consulados argentina - visto argentino - mapa argentina - cruzeiro argentina - argentina atual - argentina hoje - www viajar com - site de viagem - site de turismo

Compre aqui



Publicidade
Cadê meu Táxi? Veja as opções de táxi e aplicativos de transporte na sua localidade.


Busca

Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.