Castrolanda


Home » Destinos de Viagem » Brasil » Estado do Paraná » Castrolanda

Que tal viajar para Castrolanda?

Que tal conhecer um lugar no Brasil onde os nomes das ruas aparecem em português e em holandês, e as residências não são cercadas com muros? Sim, este lugar existe!! Trata-se da Colônia Castrolanda.


Viagem para Castrolanda

Localizado no município de Castro, Castrolanda é um pedacinho da Holanda no Brasil. É um lugar onde os imigrantes e descendentes holandeses procuram manter os traços da colonização na arquitetura, nas festas, na língua e nos seus valores.

Fica fácil perceber quando se está na Colônia Castrolanda. Ao passar pelo portal com o nome da colônia, a paisagem urbana anterior da cidade de Castro muda drasticamente para extensos campos de pastos e agrícolas cultivados. Após avançar mais à frente pela estrada, chega-se a uma estrutura enorme metálica que se trata da Castrolanda Cooperativa Agroindustrial. A partir daí, pode-se dizer que chegou à área central da Colônia Castrolanda. Basta seguir por ruas asfaltadas para se deparar com casas sem muros, que quando são cercadas, deixam à mostra belíssimos jardins floridos típicos holandeses.

Moinho Holandês - Memorial da Imigração Holandesa - De Immigrant - Centro Cultural Castrolanda - Castro - Região dos Campos Gerais - Estado do Paraná - Região Sul - BrasilMoinho Holandês na Colônia Castrolanda, no município de Castro.

Ao dar uma circulada por Castrolanda, percebe-se que não são muitas as edificações urbanas no local. A poucos metros encontramos igrejas, escolas, ginásio de esportes, campo de futebol, clube e um moinho de vento típico holandês enorme que domina a paisagem. Todas essas construções estão concentradas e próximas uma das outras.

Distribuídos em torno do centro social da colônia - onde fica o moinho - e nas propriedades rurais, cerca de três mil habitantes de Castrolanda preocupam-se em preservar as tradições dos seus antepassados. No local, além do português, fala-se o holandês. Existem escolas que ensinam o idioma e os nomes das ruas estão em português e em holandês.

Placa de rua em português e holandês - Castrolanda - Castro - Região dos Campos Gerais - Estado do Paraná - Região Sul - BrasilRepare na placa! O nome da rua está escrito em português e holandês na Colônia Castrolanda.

Há também corais e grupos folclóricos de danças tradicionais, como o Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda (GFHC), que sempre se apresenta durante as festividades na colônia. Um desses eventos é a "Oranjefeest", que acontece todo ano no mês de abril.

Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda (GFHC) - Festa tradicional holandesa - Oranjefeest - Castrolanda - Castro - Região dos Campos Gerais - Estado do Paraná - Região Sul - BrasilGrupo folclórico durante a "Oranjefeest". O realejo (imagem à direita) é um instrumento musical da tradição holandesa presente na Colônia Castrolanda.

Uma breve história dos holandeses no Brasil:

A história dos holandeses no Brasil começou há muito tempo. Aconteceu no período em que o Brasil ainda era colônia de Portugal durante o século XVII. Naquela época os holandeses invadiram o nordeste brasileiro para obter o controle do comércio do açúcar. Essa atitude desagradou os portugueses que conseguiram reaver o controle do domínio holandês.

Um novo movimento migratório de neerlandeses ocorreu durante os séculos XIX e XX. Dessa vez, os neerlandeses não enfrentaram nenhuma resistência para colonizar o Brasil. Muito pelo contrário, o governo brasileiro incentivou a vinda de imigrantes europeus doando terras para os novos colonos. A devastação causada pela II Guerra Mundial foi o principal motivo que contribuiu para a imigração neerlandesa no território brasileiro. Os imigrantes holandeses se fixaram em várias regiões do Brasil e fundaram várias cooperativas e empresas agrícolas.

História da Colônia Castrolanda

A Colônia Castrolanda foi formada, em 1951, por um grupo de famílias de imigrantes neerlandeses (holandeses) que se estabeleceram no local vindo, a grande maioria, do Norte da Holanda. Numa área de cinco mil hectares, os colonos abriram estradas, construíram casas e criaram a Cooperativa Castrolanda.

A base da economia na região é a atividade agropecuária. A Cooperativa Castrolanda comercializa grãos e sementes e seu rebanho de gado holandês apresenta alto padrão genético. A Cooperativa Castrolanda junto com as cooperativas dos municípios de Arapoti e Carambeí, todas localizadas no estado do Paraná, fornecem matéria-prima para industrializar os produtos Batavo. Juntas são consideradas as maiores bacias leiteiras do Brasil.

Agricultura - Castrolanda - Castro - Região dos Campos Gerais - Estado do Paraná - Região Sul - BrasilGrãos e sementes produzidas na Colônia Castrolanda em exposição no interior do Moinho Holandês de Castrolanda.

Na agricultura produz-se, principalmente, milho, feijão, batata, trigo, soja e aveia. Na pecuária, além da criação de gado leiteiro, dedicam à criação de gado de corte, suínos e ovinos.

Existem no mercado vários produtos industrializados com a marca "Castrolanda". Os produtos à base de leite, como leite longa vida, leite condensado, bebida láctea e creme de leite são alguns dos exemplos.

Por que a colônia se chama Castrolanda?

O nome é uma junção da palavra "Castro", nome do município onde fica Castrolanda, e "landa", que faz referência à Holanda.

O que fazer em Castrolanda?

O Moinho Holandês não tem como passar despercebido em Castrolanda. Ele é a principal atração turística da colônia e foi construído em comemoração aos 50 anos da chegada dos imigrantes holandeses no município de Castro. Com 37 metros de altura (do chão até a ponta da asa em posição vertical), o Moinho Holandês, também conhecido como Memorial da Imigração Holandesa - "De Immigrant" (o imigrante), é considerado o maior moinho da América Latina. Inaugurado em 2001, o responsável pela concepção do moinho foi o engenheiro holandês Jan Heijdra. O Moinho Holandês integra o complexo do Centro Cultural Castrolanda, que abrange também o Museu Histórico de Castrolanda, loja de artesanato, biblioteca, salão de eventos e o restaurante Estação Café de Molen.

Moinho Holandês - Centro Cultural Castrolanda - Castro - Região dos Campos Gerais - Estado do Paraná - Região Sul - BrasilMemorial da Imigração Holandesa, no interior do Moinho Holandês de Castrolanda.

Além dos atrativos que fazem menção a cultura holandesa, em Castrolanda existe um local que protagonizou momentos marcantes na história do Paraná e do Brasil. Eu estou falando da Fazenda Capão Alto, com os seus mais de 300 anos de existência.

A Fazenda Capão Alto existe desde a época do Brasil Colônia, quando o Paraná ainda não existia como Estado e pertencia à Província de São Paulo. Criada em 1704, a Fazenda Capão Alto deu o pontapé inicial na colonização do Paraná e nos Campos Gerais, assim como foi responsável pelo surgimento de Castro, como sendo a primeira cidade do Estado do Paraná. Anos mais tarde, vieram os imigrantes holandeses para fundar a Colônia Castrolanda, ajudando a enriquecer ainda mais a história do município de Castro.

A Fazenda Capão Alto era um local de descanso dos tropeiros para depois prosseguirem viagem para Sorocaba, em São Paulo, ou para Viamão, no Rio Grande do Sul. Os tropeiros passavam pela região porque era onde dava para atravessar o rio Iapó com o gado, para ser levado e vendido, principalmente nas feiras em Sorocaba. As terras da fazenda e os seus arredores eram ponto de parada estratégica, que os tropeiros utilizavam para se reabastecerem com alimentos, entre outras coisas. Além disso, havia no local pasto para os animais e água em abundância por causa do rio.

A fazenda passou por várias mãos, por senhores e escravos, por nobres e plebeus. Durante um tempo, a Fazenda Capão Alto foi lar da Congregação Carmelita, e morada de escravos, que inclusive, por cerca de cem anos administraram a Fazenda Capão Alto.

Hoje, a Fazenda Capão Alto funciona como um espaço cultural e um museu, narrando a sua história através das suas edificações, como a casa sede da fazenda, em estilo colonial, construída no século XIX; a casa do capataz, senzalas, poço, e um sítio arqueológico com ruínas de uma capela. Tem também a trilha em meio à natureza que dá acesso ao rio Iapó. Em 1983, a Fazenda Capão Alto foi tombada como Patrimônio Cultural do Paraná pela Secretaria Estadual de Cultura. A Fazenda Capão Alto está aberta a visitação pública de terça a domingo e feriados, com cobrança de ingresso no local. Ela fica a cerca de cinco quilômetros do moinho de Castrolanda.

Museu Casa do Imigrante Holandês - Castrolanda - Castro - Região dos Campos Gerais - Estado do Paraná - Região Sul - BrasilA Casa do Imigrante Holandês é uma réplica de uma casa típica construída pelos primeiros colonos, com objetos e móveis doados pelas famílias de Castrolanda. A edificação fica a poucos metros do Centro Cultural Castrolanda.

Onde ficar em Castrolanda?

Existem poucos lugares para pernoitar na Colônia Castrolanda. Os principais visitantes são executivos e produtores rurais. Eles também se hospedam em Castrolanda, sobretudo para conhecer as instalações da Cooperativa Castrolanda e para tratarem de negócios relacionados ao setor agropecuário. Há também opções de hospedagem no Centro de Castro, que fica em torno de dez quilômetros de distância. Veja abaixo onde dormir em Castrolanda ou em Castro:

Lista de hotéis em Castrolanda
Lista de pousadas em Castrolanda

Hospedagem em Castro

Lista de hotéis em Castro
Lista de pousadas em Castro
Lista de campings em Castro

Onde comer em Castrolanda?

O restaurante Estação Café de Molen é uma opção gastronômica em Castrolanda e parece um pub holandês. O estabelecimento fica no Centro Cultural Castrolanda, e oferece almoço diariamente das 11:30h às 13:00h. De sexta a domingo e feriados, o local tem também como opção o café servido das 15:00h às 17:30h. Os horários de atendimento ao público podem sofrer alterações.

Onde fazer compras em Castrolanda?

Artigos importados da Holanda, além do artesanato local, você encontra na Artelanda. A Artelanda é uma loja, que fica no Centro Cultural Castrolanda. Entre os produtos à venda estão trabalhos de patchwork, bordado, pintura, além de guloseimas, como bolachas e geleias. A loja fica aberta ao público nas sextas-feiras, nos finais de semana e feriados, das 14:00h às 18:00h, podendo sofrer alteração no horário dependendo da época do ano.

Como chegar a Castrolanda?

Castrolanda é um bairro que faz parte do município de Castro, a cerca de 160 km de Curitiba, capital do Estado do Paraná. A cidade de Ponta Grossa fica a aproximadamente 50 km de Castrolanda. O acesso a Castrolanda é feito por estradas asfaltadas.

Localização do Centro Cultural Castrolanda no mapa - Como chegar

Como chegar a Castrolanda de carro: Para quem vem de Curitiba, seguir pela rodovia BR-376 até Ponta Grossa e depois sentido Carambeí e Castro. Seguindo pela rodovia, a poucos quilômetros antes da entrada principal da cidade de Castro, dobrar à direita ao avistar uma placa de sinalização escrita "Castrolanda". Basta seguir direto pela estrada para chegar à colônia.

Como chegar a Castrolanda de avião: O aeroporto internacional mais próximo à cidade de Castro é o Aeroporto Internacional Afonso Pena. Ele está localizado no município de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba. Existe também o Aeroporto Municipal de Ponta Grossa - Comandante Antônio Amilton Beraldo, a aproximadamente 60 km de distância. O Aeroporto de Ponta Grossa atende a Região dos Campos Gerais e opera voos comerciais da companhia Azul Linhas Aéreas.

Quanto tempo é necessário para conhecer Castrolanda?

Acredito que um dia seja suficiente para conhecer a Colônia Castrolanda, caso não esteja ocorrendo nenhum evento, como o "Oranjefeest", por exemplo, e você não faz questão de ficar o dia todo curtindo a festa. Minha sugestão é passar a manhã no Centro Cultural Castrolanda, para conhecer o moinho e o museu, depois aproveitar para almoçar por lá, e no restante do dia, seguir para a Fazenda Capão Alto.

Quando visitar Castrolanda?

Se você pretende visitar Castrolanda para conhecer o complexo do Centro Cultural Castrolanda, deixe para visitá-lo durante os finais de semana, em dias de festividades na colônia ou em feriados nacionais. Geralmente, as principais atrações não abrem para o público durante o semana.

De acordo com o site, o Moinho Holandês e o Museu Histórico de Castrolanda podem ser visitados de sexta a domingo e feriados das 13:00h às 18:00h. O acesso aos atrativos é até às 17:15h. O ingresso custa R$ 15,00 (inteira) ou R$ 7,50 (meia entrada). Esses valores são referentes a janeiro de 2023.

Previsão do tempo em Castrolanda - Castro

Confira a previsão do tempo para os próximos dias em Castrolanda.

Links e sites oficiais:

Site oficial da cidade de Castro - Paraná

Tags: Viagem para Castrolanda - Destino: Colônia Castrolanda - Castro - Dicas para viagem, atividades em Castrolanda, onde comer em Castrolanda, como chegar a Castrolanda, Onde ficar em Castrolanda, onde se hospedar em Castrolanda - Hospedagem em Castrolanda - Mapa e fotos de Castrolanda - Estado do Paraná - PR - Brasil - Turismo Rural - Turismo de Negócios - Imigração holandesa - Memorial da Imigração Holandesa - Moinho Holandês - Centro Cultural Castrolanda - Museu Histórico de Castrolanda

Saiba mais



Que tal viajar para conhecer o maior cânion do Brasil? - Cânion Guartelá


Que tal viajar para Castro? Aproveite para conhecer o Cânion Guartelá. Situado entre os municípios de Castro e Tibagi, no estado do Paraná, o Cânion Guartelá é o maior cânion do Brasil e o 6º maior do mundo em extensão. Nós acampamos na Pousada do Canyon Guartelá, em Castro, e aproveitamos para fazer as inúmeras trilhas com acesso dentro da pousada. O maior desafio foi encarar aproximadamente 45 minutos de subida íngreme da trilha de São Francisco para atingir o topo do cânion. Mas o esforço foi compensador por proporcionar uma bela vista do Cânion Guartelá, do vale e do Rio Iapó circudando o cânion. Você conhece o Cânion Guartelá? Que tal viajar?

Publicidade
Cadê meu Táxi? Veja as opções de táxi e aplicativos de transporte na sua localidade.


Busca




Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.