Tipos de Viagem


Home » Tipos de Viagem » Festivais de Danças Árabes » Hathor Festival Internacional de Danças Árabes

Hathor - Festival Internacional de Danças Árabes 2017



Veja nesta página os melhores festivais de danças árabes no Brasil. São destinos brasileiros onde ocorrem apresentações de dança oriental. Programe a sua viagem antecipadamente para aproveitar esses eventos. Viaje melhor e mais barato!


Uma breve história das Danças Árabes no Brasil

A Dança do Ventre ou Dança Oriental Árabe chegou ao Brasil trazida pelos imigrantes árabes, originários principalmente da Síria e do Líbano. As apresentações iniciaram-se nos restaurantes árabes da capital paulista, frequentados principalmente pelas famílias com descendência árabe, em meados dos anos 70. Saiba mais sobre a história das Danças Árabes no Brasil e no mundo em: História das Danças Árabes.

Hathor - Festival Internacional de Danças Árabes

Nome inspirado na divindade egípcia Hathor - deusa da dança, da música, da beleza, da alegria, do amor e da maternidade no antigo Egito, o Hathor Festival Internacional de Danças Árabes nasceu de um sonho. O desejo de Linda Hathor, que em parceria com a bailarina Angela Silva tem como objetivo difundir cada vez mais a arte da Dança Árabe no Brasil. Até 2013, a capital paranaense ainda não tinha sediado nenhum grande festival de dança oriental, foi então que surgiu o Hathor Festival.

O Hathor Festival tão logo ganhou notoriedade e hoje é considerado um dos mais importantes festivais de danças árabes do país. Na sua 5ª edição em 2017, o Hathor Festival contou com o reconhecimento do Governo Estadual do Paraná e com o apoio da Copel através do PROFICE - Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura. Uma grande vitória para as Danças Árabes do Brasil!

Dança do Ventre - Belly Dance - Dança Árabe - Dança Oriental ÁrabeHathor - Festival Internacional de Danças Árabes 2017

Hathor - Festival Internacional de Danças Árabes 2017

Estiveram presentes no Hathor Festival 2017 grandes mestres da dança e da cultural oriental, dentre os quais, o grupo brasileiro "Mil e Uma Noites" - campeões mundiais de Dabke no "World Dabke Championship" no Líbano em 2017 e a mestra argentina Saida Helou, reconhecida mundialmente por seu estilo único de dança. O evento contou também com a presença de outros grandes profissionais das danças árabes de nosso país. Um verdadeiro espetáculo de arte e magia da dança oriental.

Datas do Hathor Festival 2017
De 06 de outubro a 08 de outubro de 2017.

Programação do Hathor - Festival Internacional de Danças Árabes

06 de outubro - a partir das 18:30h - Debate, Palestras, Mostra Paranaense de Dança do Ventre e "Meu Momento".
07 de outubro - a partir das 10:00h - Competições, Mostra de Dança do Ventre e Gala Show.
08 de outubro - das 9:00h às 19:00h - Workshops.

Dança do Ventre - Belly Dance - Dança Árabe - Dança Oriental ÁrabePalestra com Marcia Dib - "Mulheres árabes como "Odaliscas": uma imagem construída pelos ocidentais

Dia 06 de outubro de 2017 - sexta-feira

Debate e Palestras
Debate e Palestras gratuitas no Teatro Paulo Autran - Shopping Novo Batel (Piso C), a partir das 18:30h.

Debate - 18:30h: "Dança do Ventre, Imagem Corporal e Auto Estima"
Mediadoras: Paola Altheia, Cecília Baruki e Isete Najla (bailarinas, e profissionais da dança do ventre).

Palestras
• "Folclore Egípcio" - 19:00h
Palestrante: Khaled Emam - Mestre pela Academia de Arte do Cairo, reconhecido pelo ministério da cultura e pela federação internacional do folclore do Egito.
• "Mulheres árabes como "Odaliscas": uma imagem construída pelos ocidentais - 20:00h
Palestrante: Marcia Dib - Mestre e pesquisadora em Cultura Árabe pela USP. Autora do livro "Música Árabe: expressividade e sutileza".

Mostra Paranaense de Dança do Ventre
Apresentações solo de bailarinas e professoras destaque no mercado do Paraná. Evento gratuito realizado no Teatro Paulo Autran - Shopping Novo Batel (Piso C), a partir das 21:00h. Presenças confirmadas de Suzi Ribeiro, Fran Passos, Cintia Janniah, Renata Loyola, Barbara Kaesemodel, Ellen Hadiyah, Triana Balestra, Camila Nickel, Dayana Oeiras e Ingredi Mendes.

"Meu Momento"
Banca avaliadora individual formada pela mestra argentina Saida Helou. Uma oportunidade para você e sua dança serem avaliados e direcionados nos seus estudos e carreira. Evento fechado, pago e restrito a dez bailarinos. A avaliação aconteceu no Teatro João Luiz Fiani (Piso A), no Shopping Novo Batel às 19:00h.

Dança do Ventre - Belly Dance - Dança Árabe - Dança Oriental ÁrabeMostra Paranaense de Dança do Ventre no Hathor Festival 2017

Dia 07 de outubro de 2017 - sábado

Mostra e Competição
Mostras e competições ocorreram no Teatro Fernanda Montenegro das 10:00h às 19:00h. O público pôde torcer e prestigiar os bailarinos de todo o Brasil. Evento gratuito para o público e incrições pagas para os participantes das competições.

Concursos nas categorias:
• Solo Cigano Feminino;
• Solo Juvenil;
• Solo Amador Feminino;
• Solo Masculino Bellydance;
• Solo Masculino Folclórico;
• Dupla ou Trio Clássico;
• Dupla ou Trio Moderno ou Fusão;
• Dupla ou Trio Folclore;
• Grupo Clássico;
• Grupo Moderno ou Fusão;
• Grupo Folclore;
• Solo Profissional Feminino;
• Solo Folclórico Feminino;
• Mostras de Dança;
• Apresentações de convidados especiais.

Sessão de fotos com a estrela internacional Saida Helou
Aconteceu no hall de entrada do Teatro Fernanda Montenegro das 15:00h às 16:00h.

Palco Improvisa
Apresentações de hora em hora na praça de alimentação do Shopping Novo Batel (Piso A). Participação livre, gratuita e aberta ao público.

Feira Oriental
Feira com venda de produtos para danças orientais, figurinos, acessórios, etc. no shopping Novo Batel (Piso A) durante o dia todo.

Dança do Ventre - Belly Dance - Dança Árabe - Dança Oriental ÁrabeA bailarina argentina Saida Helou no Gala Show do Hathor Festival 2017

Gala Show Hathor Festival 2017
Apresentações de grandes nomes da dança oriental no Teatro Fernanda Montenegro, no Shopping Novo Batel. O show aconteceu a partir das 21:00h. Presenças da mestra da dança oriental Saida Helou, Anthar Lacerda(PR), a madrinha Maíse Ribeiro (AM), Anderson Lível (AM), Marcia Dib (SP), Yanni Sabongi (SP), grupo do Espaço La Luna de Rossana Mello (SP), Linda Hathor, Angela Xuxu, Grupo Hathor, grupo Mil e Uma Noites (SP), Isete Najla (SP) Natalia Capristrano e Bruno Braga (CE), Ariel Khalih (MG), Leticia Soares e Jonathan Lanna (MG), Breno Braga (MG), Ballet Shaday (PR), Aisha Dincer (DF), Silvia Bragagnolo (SC), os campeões dos concursos em 2016 Luzes do Oriente (SC), Beto Wlaker (SP), Isis Mahasin (SP). Evento pago e com desconto para compra antecipada.

Dia 08 de outubro de 2017 - domingo

Workshops
Os workshops aconteceram na Sociedade Ucraniana do Brasil (SUBRAS), das 9:00h às 19:00h. Ensinamentos com os grandes mestres e estudiosos da dança e cultura árabe do Brasil.

Dança do Ventre - Belly Dance - Dança Árabe - Dança Oriental ÁrabeWorkshop do Hathor Festival 2017

Temas
• Baladi e Bolero
Saida Helou - das 9:00h às 12:00h
• Aprecição Musical - Leitura e percepção da música oriental
Marcia Dib - das 12:30h às 14:00h
• Dança Faraônica - Movimentos e desenhos que influenciaram nos vários estilos de dança
Rossana Mello (pesquisadora do estilo egípcio de nosso país) - das 14:00h às 15:30h
• Ritmos - Sequências coreográficas com os ritmos mais utilizados nas leituras musicais dos grandes mestres egípcios
Anthar Lacerda (grande estudioso de musicalidade e folclore egípcio) - das 15:30h às 16:30h
• Movimentos básicos para Dabke de roda e Dabke de palco
Anderson Lível (especialista em Dabke Palestino) - das 16:30h às 17:30h
• Expressão, dramaticidade e deslocamento cênico
Juliana Marques (campeã do Prêmio Hathor 2016) - das 17:30h às 18:30h
• Reprogramação dos Chakras - Trabalhando sua energia
Maíse Ribeiro (madrinha do Hathor Festival) - das 18:30h às 19:00h

Grupo Hathor

Formado por bailarinos do estúdio Hathor da escola de dança do ventre de Linda Hathor. No Hathor Festival 2017 o grupo se apresentou com 30 integrantes durante o Gala Show.

Dança do Ventre - Belly Dance - Dança Árabe - Dança Oriental ÁrabeGrupo Hathor no Hathor Festival 2017

Fotos e vídeos do Hathor - Festival Internacional de Danças Árabes
Fotos do Hathor Festival.
Vídeos do Hathor Festival.

Para informações detalhadas e atualizadas sobre regras de mostras e competições, "Meu momento", valores dos ingressos para o Gala Show, workshops, entre outras coisas, consulte o site oficial do Hathor - Festival Internacional de Danças Árabes.

Dança do Ventre - Belly Dance - Dança Árabe - Dança Oriental ÁrabeEncerramento do Gala Show do Hathor Festival 2017

Como chegar ao Hathor - Festival Internacional de Danças Árabes de carro

O Hathor Festival acontece em dois endereços: nos teatros Fernanda Montenegro, Paulo Autran e João Luiz Fiani, todos no shopping Novo Batel; e na Sociedade Ucraniana do Brasil (SUBRAS). Localizados em áreas centrais de Curitiba e de fácil acesso. Os teatros encontram-se na Alameda Dom Pedro II, 255 - Batel e a Sociedade Ucraniana na Alameda Augusto Stellfeld, 795 - São Francisco. Veja no mapa abaixo a distância e o tempo de percurso entre eles de carro.



Conheça Curitiba

Venha para o Hathor Festival e aproveite para conhecer a capital paranaense. Considerada a capital ecológica do Brasil, Curitiba oferece amplas áreas verdes compostas de praças e vias arbonizadas. São cerca de 30 parques e bosques, com mais de 60 m² por habitante. Dentre os parques e bosques, podemos destacar o Parque Barigui, o Parque Tingui, o Parque Tanguá, o Jardim Botânico, o Bosque do Papa e o Passeio Público. Mas Curitiba tem muito mais a oferecer. Além desses belíssimos espaços abertos para o deleite e o lazer da população, Curitiba possui uma infinidade de museus.

A cidade também possui um grande número de museus, como o Museu Oscar Niemeyer (conhecido também como o Museu do Olho), Museu Paranaense, Museu de Arte Sacra, Museu do Expedicionário, Museu de Arte Contemporânea, Museu da Imagem e do Som, Museu do Holocausto, Museu Alfredo Andersen, Museu Metropolitano de Arte de Curitiba, Museu de História Natural e um museu relacionado ao Antigo Egito, o Museu Egípcio.

O nome Curitiba deriva da árvore típica e símbolo da cidade: o pinheiro-do-paraná conhecido também como Araucária. Ku’ri + tüba vem do tupi e significa "pinheiral", ou seja, local com muitos pinheiros.

Curitiba é a cidade mais populosa da região sul do Brasil, com mais de 1,8 milhão de habitantes. A capital paranaense sedia importantes empresas nos setores de comércio, serviços e financeiro. Curitiba admirada e reconhecida internacionalmente, já foi eleita várias vezes pela revista Exame como "A Melhor Cidade Brasileira Para Negócios". A cidade é também referência no transporte público, cujo sistema foi implantado de maneira semelhante em outros países.

A capital do Paraná é também um importante centro gastronômico. Possui diversos restaurantes que servem desde pratos típicos do Paraná, como o barreado e a carne de onça, até outros da culinária internacional.

Em Curitiba existe uma linha de ônibus turístico circular, a Linha Turismo, que passa pelas principais atrações turísticas da cidade. O visitante compra um bilhete com 5 tickets que dá direito a embarcar e desembarcar por quatro vezes em qualquer um dos pontos de parada que faz parte do circuito turístico. Vale muito a pena! É uma excelente maneira de conhecer a cidade.

Curitiba - Jardim Botânico - Região Sul - BrasilParque Tanguá - Curitiba

Como chegar a Curitiba de carro

Para chegar a Curitiba a BR-116 é principal rodovia de acesso à cidade, tanto para quem vem do Sul ou do Norte do Paraná. Se você vem do litoral do Paraná, a rodovia BR-277 é a principal via de acesso. Para quem vem do interior do estado, uma opção é a rodovia BR-376 conhecida no trecho paranaense como Rodovia do Café. Existem também diversas rodovias secundárias que ligam outras localidades a Curitiba.

Como chegar a Curitiba de avião

O aeroporto Internacional Afonso Pena é o principal acesso aéreo a Curitiba. O aeroporto fica no município de São José dos Pinhais, distante cerca de 18 km do centro de Curitiba. As companhias aéreas Azul, Gol, Avianca, Latam, Austral e Aerolíneas Argentinas operam neste aeroporto.

Hospedagem em Curitiba

Há opções de hospedagem para todos os gostos e preços na cidade de Curitiba que vão desde os mais luxuosos e requintados aos mais simples. Confira:
Lista de hotéis em Curitiba
Lista de apart hotéis em Curitiba
Lista de albergues em Curitiba

Clima de Curitiba

O clima de Curitiba é subtropical úmido, com verões amenos e invernos frios para os padrões brasileiros. Devido a altitude e clima, Curitiba é a capital mais fria do Brasil, com a temperatura média anual de 16,5ºC, mínima média de 8,4ºC em julho e máxima média de 26,2ºC em fevereiro. Já foram registradas temperaturas negativas, geadas e neve na cidade. Oficialmente, a neve ocorreu em Curitiba nos anos de 1889, 1892, 1912, 1928 (dois dias), 1943, 1955, 1957, 1963, 1975, 1979, 1981, 1988 e 2013.

Tags: História das Danças Árabes - Danças Árabes no Brasil - Dança do Ventre - Dança Oriental - Dança do Leste - Festival de Dança - Dança Cigana - Dabke - Linda Hathor - Grupo Hathor - dança com véus - Dança Árabe Folcórica - Folclore Árabe - Hathor Festival - Aula de Dança do Ventre - Dança Egípcia - Dança do Ventre no Brasil - Danse du Ventre - Belly Dance - Festival de Dança Árabe - Festivais de dança

Saiba mais



Hathor - Festival Internacional de Danças Árabes


Vídeo de divulgação do Hathor Festival Internacional de Danças Árabes que aconteceu nos dias 6, 7 e 8 de outubro de 2017.

Publicidade
Cadê meu Táxi? Veja as opções de táxi e aplicativos de transporte na sua localidade.


Busca




Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.