Destinos de Viagem


Home » Destinos de Viagem » Europa » Rússia

Que tal viajar para a Rússia?

Veja nesta página os melhores destinos para a sua próxima viagem à Rússia. São dicas de lugares para viajar melhor e mais barato para a Rússia.


Viaje para a Rússia! Veja abaixo as informações para a sua viagem à Rússia. Conheça informações da história, clima, cultura, hospedagem, passeios, praias, museus, cassinos, compras, consulados e dicas de viagem. Saiba também como chegar de avião à Rússia ou como se locomover de metrô, trem, avião e ônibus na Rússia.

Conheça a Rússia

A Federação Russa, também chamada de Rússia, é o maior país do mundo por área de superfície, cobrindo mais de um oitavo da área de terra habitada da Terra. São mais de 17 milhões de quilômetros quadrados que se estendem do norte da Ásia e grande parte da Europa Oriental. A Rússia abrange onze fusos horários e incorpora uma ampla gama de ambientes e relevos. A Rússia é o nono país mais populoso, com mais de 144 milhões de habitantes. A parte ocidental europeia do país é muito mais povoada e urbanizada do que o leste; cerca de 77% da população vive na Rússia europeia. A capital da Rússia, Moscou, é uma das maiores cidades do mundo; Outros grandes centros urbanos incluem São Petersburgo, Novosibirsk, Ecaterimburgo (Yekaterinburg), Níjni Novgorod (Nizhny Novgorod) e Cazã (Kazan). De noroeste a sudeste, a Rússia compartilha fronteiras terrestres com diversos países europeus, asiáticos e compartilha fronteiras marítimas com o Japão e o estado americano do Alasca através do Estreito de Bering.

Praça Vermelha - Moscou, capital da RússiaPraça Vermelha, Moscou, capital da Rússia

A Rússia é federação dividida em 85 subdivisões, sendo distribuídas em 46 oblasts, 22 repúblicas, 9 krais, 4 distritos autônomos, 3 cidades federais e 1 região autônoma. Os oblasts são regiões administradas por um governador; as repúblicas russas são territórios administrados por um chefe de Governo - nominalmente autônomas, cada uma dessas repúblicas tem sua própria constituição e legislatura; e são representadas pelo governo federal em assuntos internacionais; elas têm a finalidade de ser o lar de uma minoria étnica específica; os krais são territórios; os distritos autônomos também representam as minorias, mas são administradas por um governador; a capital federal Moscou (Moscovo), São Petersburgo e Sebastopol na República da Crimeia são as três cidades federais, que funcionam como regiões separadas; e um oblast autônomo, Oblast Autónomo Judaico.

Turismo na Rússia

O turismo na Rússia tem crescido rapidamente desde o fim da era soviética, tanto o turismo doméstico quanto o internacional. A Rússia tem um rico patrimônio cultural e uma variedade de destinos turísticos, que são uns dos mais populares do mundo. O país contém mais de 20 locais denominados patrimônios mundiais pela UNESCO. As principais rotas turísticas na Rússia incluem uma viagem ao redor do Anel de Ouro, círculo de cidades e atrações próximas a Moscou.

Peterhof Palace - São Petersburgo - RússiaPeterhof Palace - São Petersburgo - Rússia

São atrações turísticas também os cruzeiros em grandes rios russos, como o Volga, além de viagens pela ferrovia Transiberiana - uma rede ferroviária conectando a Rússia Europeia com as províncias do Extremo-Oriente Russo, Mongólia, China e o Mar do Japão. Devido ao seu gigantesco tamanho e diversidade cultural a Rússia oferece uma enorme variedade de culinária, tradições, arquitetura e história em suas distintas regiões. Cerca de 33 milhões de turistas visitaram o país em 2013, tornando a Rússia o nono país mais visitado do mundo e o sétimo mais visitado na Europa.

Antes de viajar para a Rússia

Os cidadãos brasileiros não precisam de visto para visitar a Rússia. O Acordo de Isenção de Vistos de Curta Duração entre o Brasil e a Federação da Rússia entrou em vigor em 2010. No entanto, brasileiros ou estrangeiros que queiram ingressar na Rússia precisam apresentar documento comprobatório com resultado negativo do teste RT-PCR para COVID-19, com validade de 48 horas a partir do momento do resultado do teste, segundo a Embaixada da Federação da Rússia no Brasil. Caso o documento comprobatório não esteja em russo ou inglês, deve fazer a tradução do mesmo para o russo e estar notarialmente certificado por funcionário consular da Rússia. Para informações atualizadas e detalhadas, verifique diretamente no site oficial da "Embaixada da Rússia no Brasil". Esta informação foi coletada e publicada neste artigo em 29/01/2022.

Lago Baikal - Sibéria - RússiaLago Baikal - Sibéria - Rússia

Clima da Rússia

A maior parte da Rússia europeia está na mesma zona climática dos países bálticos, da Bielorrússia e do norte da Ucrânia. O clima do sudoeste da Rússia (o Volga inferior e a área entre o Mar Negro e o Mar Cáspio) é mais árido, com verões mais quentes e invernos mais curtos. O clima do Extremo Oriente da Rússia é semelhante ao de Hokkaido, Japão e nordeste da China. O clima mais severo está na Sibéria, onde os invernos são muito frios e os verões são muito quentes e no extremo norte da Rússia, onde as temperaturas são sempre baixas, com exceção de Murmansk, onde o mar nunca congela devido à influência da corrente norueguesa quente. O clima da costa russa do Mar Negro é subtropical. Ao contrário da crença popular, o clima das áreas turísticas mais populares da Rússia não é tão severo. Ele é semelhante ao da Europa Oriental. As temperaturas médias de dezembro, janeiro e fevereiro em Moscou são -4ºC (25ºF), -7ºC (19ºF), -6ºC (21ºF), respectivamente, mas o clima mais frio é comum. Ao longo das últimas décadas, os dias de clima extremamente frios (abaixo de -20ºC / -4ºF) na Rússia Europeia se tornaram raros (no inverno de 2016/2017, Moscou teve temperaturas abaixo de -20ºC somente por três dias), enquanto o número de dias de inverno quando a temperatura é próxima ou ligeiramente acima do ponto de congelamento cresceu significativamente. Nas áreas costeiras, as temperaturas invernais podem parecer um pouco mais frias do que realmente devido à alta umidade.

Qual a melhor época do ano para viajar para a Rússia?

O melhor momento para viajar para a Rússia Europeia é no final da primavera, quando as temperaturas estão mais agradáveis. Além disto, muitas árvores estão florescendo, e no início e no meio do outono, quando as árvores mudam de cor e ainda não está muito frio. Os meses de verão também são bons para visitar este país. O final do outono, os meses de inverno e o início da primavera são boas opções se você usar roupas e sapatos adequados, mas se estiver interessado em atividades de inverno, na Rússia centro-europeia, geralmente começa a nevar no final do outono e a neve geralmente não derrete completamente antes do início de abril, embora os períodos de clima quente ocorram e a neve possa se derreter temporariamente no meio do inverno. Estâncias de esqui em áreas montanhosas têm neve durante toda a temporada de inverno. A Rússia Europeia às vezes experimenta ondas de frio no início de maio, com quedas significativas de temperatura.

Ficha da Rússia

Bandeira da Rússia   Brasão da Rússia
Bandeira da Rússia e Brasão da Rússia

Nome: Rossiyskaya Federatsiya - Federação da Rússia
Origem do nome:
Continente - Europa/Ásia
Línguas oficiais - russo e outras 27 línguas co-oficiais regionais
Capital - Moscou (Moscovo)
Cidade mais populosa - Moscou (Moscovo)
Governo - República Federal
Independência da URSS - 12 de junho de 1990
Área - 17.124.442 km² (1º)
População - 144.526.636 hab. - est. 2018
Densidade - 8,3 hab./km²
PIB (PPC) - US$ 3,684 trilhões - est. 2016 (6º)
PIB per capita - US$ 25.185 (57º)
IDH (2019) - 0,824 (muito alto)
Espectativa de vida -
Mortalidade infantil -
Moeda - Rublo (RUB)
Fuso horário - UTC+2 a +12
Clima - continental e ártico
Código Internet - .ru, .su
Código telefônico - +7

Hino nacional da Rússia - Hino Nacional da Federação da Rússia
Escute o Hino Nacional da Rússia em Mp3

Mapa da Rússia
Mapa da Rússia

Companhias aéreas da Rússia

Quer comprar passagem de avião para a Rússia? Encontre as informações das companhias aéreas da Rússia para a melhor compra de passagem aérea. São empresas aéreas de toda a Rússia. Saiba mais em:
Lista das companhias aéreas da Rússia

Copa do Mundo de 2018 na Rússia

Catedral de São Basílio, Praça Vermelha, Moscou, capital da Rússia
A Rússia foi sede da Copa do Mundo de 2018


Em 2018, a Rússia sediou a Copa do Mundo. A escolha da Rússia como sede da Copa do Mundo de 2018 ocorreu em 2 dezembro de 2010, na mesma ocasião foi também escolhido o Catar para sediar a Copa do Mundo de 2022. Quer saber mais sobre a Copa do Mundo de 2018 na Rússia? Leia o artigo escrito na época do evento: Que tal viajar para ver a Copa do Mundo de 2018 na Rússia?

Copa do Mundo de 2018 na Rússia no Quadro de Medalhas.com

Confira mais informações da Copa do Mundo 2018 no especial: Copa do Mundo de 2018 na Rússia

Links e sites oficiais:

Site oficial da Embaixada da Federação da Rússia no Brasil

Tags:  Rússia - Destino de Viagem - Viajar para a Rússia - Guia de Viagem para a Rússia - Viaje para a Rússia - Regiões da Rússia - Viajar para a Europa - Países da Europa - Ásia - Passagem áerea para a Rússia - Consulados - Vistos - Passaporte

Saiba mais



Que tal viajar na Primavera do Hemisfério Norte?


No Hemisfério Norte a Primavera é a estação de maior procura por parques e jardins, como o Keukenhof, maior jardim de flores do mundo. Assista o vídeo e conheça outros destinos floridos na Primavera do Hemisfério Norte. Se você gostou do vídeo, aproveite para se inscrever no canal do Que Tal Viajar?

Publicidade
Cadê meu Táxi? Veja as opções de táxi e aplicativos de transporte na sua localidade.


Busca

Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.