Reabertura do Parque Nacional do Iguaçu ao público
23 de junho de 2020 (atualizado em 03/08/20) - Drica Cestari
O Parque Nacional do Iguaçu, localizado no município paranaense de Foz do Iguaçu, reabriu para o público, em 10 de junho, no dia do aniversário da cidade. A reabertura do parque aconteceu em conjunto com a retomada do turismo em Foz do Iguaçu.
A programação do Parque Nacional do Iguaçu prevê uma reabertura de forma gradual e com todos os cuidados relativos à saúde, respeitando também os protocolos de segurança para evitar a proliferação do novo coronavírus (COVID-19). Foram quase três meses fechado à visitação turística e, neste primeiro momento, o Parque Nacional do Iguaçu está aberto para o público de terça-feira a domingo, das 9h às 16h.
Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza.
No Centro de Visitantes, do Parque Nacional do Iguaçu, o acesso do visitante é liberado após a aferição da temperatura seguida da devida higienização das mãos com álcool gel e dos calçados no tapete sanitizante. O visitante também está obrigado a usar a máscara de proteção e deve praticar o distanciamento social mínimo de dois metros. Aliás, o uso de máscara obrigatório e os cuidados com a limpeza e a higiene não se limitam somente ao visitante do parque. Estas medidas preventivas devem ser adotadas por todos que estiverem na cidade de Foz do Iguaçu.
Antes de ingressar na atração, o visitante também deve baixar o aplicativo CovidPR, em seu celular, fazer uma autoavaliação e apresentá-lo no Centro de Visitantes. O aplicativo, conectado a central do Plantão Coronavírus, está disponível tanto para o Android, no Google Play, quanto para o IOS, no Apple Store.
Os funcionários do parque são orientados a fazer a limpeza e desinfecção dos locais de uso comum, inclusive nos ônibus que fazem o transporte dos visitantes dentro do parque. Todos os veículos são higienizados antes do embarque dos passageiros no Centro de Visitantes e na Estação Porto Canoas.
Parque Nacional do Iguaçu - Cataratas do Iguaçu.
Ingressos para o Parque Nacional do Iguaçu
São permitidos apenas 350 visitantes por hora e a compra dos ingressos deve ser realizada preferivelmente on-line pelo site Cataratas do Iguaçu. Recomenda-se a compra do ingresso antecipadamente como medida preventiva sanitária para evitar aglomerações, além do risco de não haver mais ingresso para o dia da visita, devido à limitação da capacidade de acesso ao parque. Se não tiver como fazer a compra com antecedência e deixar para comprar em cima na hora, caso ainda haja disponibilidade de vagas, o ingresso pode ser adquirido nos terminais de autoatendimento, no Centro de Visitantes do parque.
Quem mora nas 14 cidades vizinhas ao Parque Nacional do Iguaçu tem 90% de desconto no valor do ingresso. São elas: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, Matelândia, Ramilândia, Céu Azul, Vera Cruz do Oeste, Santa Tereza do Oeste, Lindoeste, Santa Lúcia, Capitão Leônidas Marques e Capanema. Para a obtenção do benefício, o visitante precisa possuir o Passe Comunidade e apresentá-lo no momento da compra do ingresso ao parque. Neste caso, a aquisição do ingresso é realizada presencialmente e não on-line, mas está sujeito à limitação de vagas. Caso o visitante ainda não possua o Passe Comunidade, o cadastro é feito diretamente no Centro de Visitantes do parque. Deve apresentar comprovante de residência ou outro documento comprobatório com vínculo em uma das cidades beneficiadas. Veja a relação dos documentos que servem para o cadastro em: regulamento do Passe Comunidade.
Isenções nas visitas técnicas de escolas, universidades e entidades sociais e culturais estão temporariamente suspensas no Parque Nacional do Iguaçu. Este programa será restabelecido somente após a retomada à visitação turística de forma integral.
Movimento após reabertura do Parque Nacional do Iguaçu
Desde sua reabertura, no dia 10, o parque registrou a presença de mais de duas mil pessoas. A grande maioria dos visitantes veio de Foz do Iguaçu e de cidades vizinhas.
Parque Nacional do Iguaçu - Cataratas do Iguaçu.
Conheça o Parque Nacional do Iguaçu
O Parque Nacional do Iguaçu, criado em 1939, é um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica preservados do Brasil. O parque abriga uma rica flora e fauna nativa, e é lar de espécies raras ou ameaçadas de extinção como a onça pintada, a anta, o tucano, a arara, entre outros. Além de espécies endêmicas e outras espécies não ameaçadas que compõem a biodiversidade do parque. Esta reserva ambiental ajuda a preservar os ecossistemas naturais e também é responsável pela produção de pesquisas científicas, educação ambiental e turismo ecológico. Reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial Natural da Humanidade em 1986.
No Parque Nacional do Iguaçu estão as maiores cataratas do planeta, as Cataratas do Iguaçu. As trilhas sinalizadas do Parque Nacional do Iguaçu conduzem os visitantes às impressionantes cataratas, como a Garganta do Diabo. São mais de 270 quedas d'água do Rio Iguaçu, que se estendem por quase cinco quilômetros de extensão, em áreas dos territórios do Brasil e da Argentina. No lado argentino, o parque recebe o nome de Parque Nacional del Iguazú.
Segundo a Concessionária Cataratas S.A., em 2019, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu mais de dois milhões de visitantes, registrando o recorde de movimento na unidade de conservação. O Parque Nacional do Iguaçu fica a cerca de 20 km do centro urbano do município de Foz do Iguaçu. O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu está entre o Parque Nacional do Iguaçu e a cidade.
O Parque Nacional do Iguaçu foi uma das primeiras Unidades de Conservação Federais reabertas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Na mesma data, foram permitidas as visitações públicas também de mais dois parques: os Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, ambos localizados na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Posteriormente, foram também reabertos, pelo ICMBio, o Parque Nacional de Brasília, o Parque Nacional da Tijuca, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o Parque Nacional de Fernando de Noronha, o Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes e a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais. O Parque Nacional do Iguaçu teve a sua visitação ao público suspensa, no dia 1º de julho, e reabre pela segunda vez, no dia 4 de agosto.
Outras medidas de restrição e contenção podem ser propostas de acordo com as diretrizes da Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu e do Governo Federal. Portanto, sempre é bom conferir nos sites oficiais as novas recomendações e limitações para a visitação do Parque Nacional do Iguaçu.
O uso de máscara facial é uma das exigências em muitos destinos de viagem.
A pandemia de COVID-19 já registrou mais de 9,4 milhões de casos em todo o mundo com mais de 480 mil mortes. No Brasil já foram registrados mais de 1,1 milhão de casos e mais de 52 mil óbitos. O COVID-19 é uma doença respiratória aguda causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2), contagioso entre seres humanos. A doença foi identificada pela primeira vez em Wuhan, na província de Hubei, na China, em 1 de dezembro de 2019, mas o primeiro caso foi reportado em 31 de dezembro do mesmo ano.
Para mais informações de como se prevenir, saber os sintomas do coronavírus, como é transmitido, diagnóstico, como se proteger e ajudar a evitar a propagação de doenças respiratórias como o COVID-19 acesse a página oficial do Ministério da Saúde destinada ao novo coronavírus COVID-19.
Tags: Parque Nacional do Iguaçu | Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade | ICMBio | Cataratas do Iguaçu | Parques naturais | Unidade de Conservação Federal | Parque reaberto | Parques de Foz do Iguaçu | Reaberturta dos Parque | Máscara no Parque | Álcool gel no Parque | Saúde de Foz do Iguaçu | Reserva ambiental | regiões administrativas | Município de Foz do Iguaçu | Estado do Paraná | biodiversidade | acesso ao parque | Notícias de turismo | Notícias de viagem | Novidades no turismo | Matérias de turismo | Matérias de viagens | Viajar | Viagem | Viaje | Turismo
Saiba mais
Destinos para viajar na Baixa Temporada no Brasil - Economize nas viagens!
Que tal viajar na baixa temporada para economizar? Conheça 12 destinos para conhecer durante a baixa temporada para viajar mais barato. Em cada destino turístico existem a alta temporada (época do ano aonde existem atrações no local ou uma grande procura de turistas) e a baixa temporada (época onde os hotéis e atrações estão geralmente mais baratos devido ao menor número de visitantes). Veja no vídeo os meses do ano onde você pode visitar os destinos de seus sonhos no país economizando mais.
Que tal viajar nas redes sociais?
Publicidade
Busca
Cadastre-se Grátis
Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.
Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.
Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.
Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.