Países que não pedem visto


Home » Notícias de turismo » Quais são os países que não pedem visto para brasileiros?

Quais são os países que os brasileiros não precisam de visto para viajar?



17 de janeiro de 2020 - Drica Cestari

Conheça a lista dos países em que os cidadãos brasileiros não precisam de visto para viajar.


Em 170 países os brasileiros não precisam de visto para viagens de turismo. Segundo o Henley Passport Index 2021, o passaporte brasileiro é o 19º mais poderoso do mundo. Este índice da britânica Henley & Partners, maior empresa de consultoria de cidadania por investimento do mundo, avalia em quantos países o viajante pode ingressar, com e sem a necessidade de visto.

Em 170 países os brasileiros podem viajar sem precisar de visto.Em 170 países os brasileiros podem viajar sem precisar de visto.

Entretanto, outros 56 países e territórios ainda exigem dos brasileiros visto como: a China, a Índia, o Japão, a Austrália, Angola, o Canadá e os Estados Unidos.

A boa notícia é que os brasileiros podem viajar sem precisar de passaporte em nove países. Os brasileiros podem cruzar a fronteira sem passaporte para quatro membros plenos do Mercosul e cinco países associados ao bloco econômico.

O visto é uma autorização concedida por um país a um estrangeiro para entrar, permanecer ou sair desse país. Um visto geralmente é emitido por um carimbo no passaporte ou concedido de forma eletrônica. A palavra vem da expressão latina "carta visa", que traduzindo para o português significa "o documento foi visto". Geralmente, os vistos incluem tempo para a permanência no país.

Os viajantes que desejam visitar os países que exigem visto de turismo ou negócios devem solicitá-los antecipadamente pela internet, pelo correio ou presencialmente nos consulados ou embaixadas antes da viagem. Um funcionário da imigração, no momento da entrada do visitante, pode permitir ou negar a sua entrada no país. O visto também pode ser revogado a qualquer momento, de acordo com as leis locais.

Os países determinam, em acordos e leis, a necessidade ou não do visto e a duração do visto para turismo ou negócios. Os brasileiros, por exemplo, não precisam de visto de turismo para viajar ao Chipre por até 90 dias, mas o visto de negócios é exigido. Para a China é preciso tanto o de turismo quanto o de negócios, enquanto para a Argentina a entrada de brasileiros também é permitida com a Cédula de Identidade Civil (RG) para estadias de até 90 dias.

Lista dos países que não exigem visto dos brasileiros

Países que não exigem visto dos brasileiros na América Central e Caribe
Anguilla, Antigua e Barbuda, Antilhas Francesas, Aruba, Bahamas, Barbados, Belize, Costa Rica, Curaçao, Dominica, El Salvador, Granada, Guatemala, Haiti, Honduras, Ilhas Cayman, Ilhas Malvinas (Ilhas Falkland), Ilhas Turcas e Caicos, Ilhas Virgens Britânicas, Jamaica, Montserrat, Nicarágua, Países Baixos Caribenhos (Bonaire, Santo Eustáquio e Saba), Panamá, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas, São Martinho, Trinidad e Tobago

Países que não exigem visto dos brasileiros na América do Norte
Bermudas e México

Países que não exigem visto dos brasileiros na América do Sul
Argentina ***, Bolívia ***, Chile ***, Colômbia ***, Equador ***, Guiana, Paraguai ***, Peru ***, Suriname, Uruguai *** e Venezuela ***

Países que não exigem visto dos brasileiros na África
África do Sul, Botswana, Burkina Faso *, Egito *, Essuatíni (Suazilândia), Etiópia *, Gabão *, Guiné-Bissau *, Ilhas Comores *, Ilhas de Cabo Verde *, Madagascar *, Malawi *, Marrocos, Maurício, Mauritânia *, Mayotte, Moçambique *, Namibia, Quênia *, Reunião, Ruanda *, Santa Helena *, São Tomé e Príncipe, Senegal, Serra Leoa *, Seychelles *, Somália *, Tanzânia *, Togo *, Tunísia, Uganda *, Zâmbia * e Zimbábue *

Países que não exigem visto dos brasileiros na Ásia
Armênia, Bahrain *, Camboja *, Catar, Cazaquistão, Cingapura, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Estado da Palestina, Filipinas, Geórgia, Hong Kong (Região Administrativa Especial da China), Indonésia, Irã *, Israel, Jordan *, Laos *, Líbano *, Macau (Região Administrativa Especial da China), Malásia, Maldivas *, Mongólia, Nepal *, Quirguistão *, Sri Lanka **, Tailândia, Tajiquistão *, Timor-Leste *, Turquia e Uzbequistão

Países que não exigem visto dos brasileiros na Europa
Albânia, Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Bielo-Rússia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Chipre, Cidade do Vaticano, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Gibraltar, Grécia, Groenlândia, Hungria, ilhas Faroe, Irlanda, Islândia, Itália, Kosovo, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia do Norte, Malta, Moldova, Mônaco, Montenegro, Noruega, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, Reino Unido, Romênia, Rússia, San Marino, Sérvia, Suécia, Suíça, Tchéquia (República Tcheca) e Ucrânia

Obs.: os Países Baixos são também chamados de Holanda. Região mais importante dos Países Baixos, a Holanda é dividida atualmente em duas províncias: a Holanda do Norte (capital Amsterdã) e Holanda do Sul (capital Roterdã).

Países que não exigem visto dos brasileiros na Oceania
Fiji, Ilhas Cook, Ilhas Marshall *, Ilhas Palau *, Ilhas Salomão *, Micronésia, Niue, Nova Caledônia, Nova Zelândia **, Papua Nova Guiné *, Polinésia Francesa, Samoa *, Tonga *, Tuvalu * e Vanuatu

* Visto na chegada - É preciso visto para entrar nestes destinos, mas pode ser emitido na chegada ao aeroporto (sem necessidade de aprovação antes da partida).

** eTA (Autorização Eletrônica de Viagem / Electronic Travel Authorization).

*** Nestes países os brasileiros podem viajar a turismo sem passaporte, apenas apresentando a cédula de identidade (também chamada de carteira de identidade, identidade, RG ou registro geral) recente e em bom estado.

Verifique sempre com o seu agente de viagens ou em sites oficiais de consulados e embaixadas as regras em vigor para acesso ao país ou território antes de começar os preparativos de sua viagem de turismo ou negócios. Confira também a possibilidade de ingressar, os protocolos e as restrições do país da sua próxima viagem, devido à pandemia de COVID-19.

Por que existem os passaportes?

Os passaportes são importantes porque eles certificam a identidade e a nacionalidade de seu titular, principalmente para fins de viagens internacionais. Este documento de identidade, geralmente emitido pelo governo de um país para seus cidadãos, é como o próprio nome diz, um passaporte para seu detentor poder cruzar a fronteira de um país estrangeiro. Os passaportes também podem ser solicitados para confirmar a identificação do viajante, como a troca de dinheiro em casas de câmbio ou em check-in de hotéis.

O termo "passaporte" vem provavelmente de um documento medieval que era exigido para passar pelo portão (ou "porte" em francês) de uma muralha de uma cidade ou para ingressar por um determinado território.

Entre os tipos de passaporte estão o passaporte comum, usados em viagens regulares e geralmente utilizado pela maioria dos cidadãos. O passaporte diplomático é destinado aos representantes diplomáticos de cada país. Já os passaportes de serviço são emitidos ao pessoal técnico e administrativo das missões diplomáticas (embaixadas ou consulados). Este passaporte tem menos imunidades e privilégios se comparados aos passaportes diplomáticos. Existe também o passaporte coletivo, destinado a um grupo específico, como crianças de viagens escolares internacionais. Estas usam apenas um documento durante toda a viagem.

Como os passaportes e demais documentos de viagem têm prazo de validade, recomenda-se viajar apenas com a validade do passaporte superior a seis meses, pois as companhias aéreas podem recusar o embarque com o passaporte prestes a expirar, mesmo que o país de destino o aceite.

História do passaporte no Brasil

Desde 1530 já existiam registros de entrada e checagem de passaportes para estrangeiros nas terras brasileiras. A constituição brasileira de 1891 incluiu pela primeira vez a palavra "passaporte", onde definia que qualquer pessoa, de qualquer nacionalidade, poderia entrar e sair do país, em tempos de paz. Em 2015 foi introduzido um novo modelo de passaporte, com validade de dez anos e, pela primeira vez, sem o brasão da República. O novo modelo inclui a cor azul no padrão do Mercosul e com novos itens de segurança, de acordo com as normas estabelecidas pela Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO). Em janeiro de 2019, o governo federal determinou a volta do Brasão da República aos passaportes brasileiros.

O novo modelo de passaporte brasileiro estabelece as seguintes cores: azul para o passaporte comum; verde para o passaporte oficial; azul-celeste para passaporte de emergência; vermelho para o passaporte diplomático; marrom, denominado “laissez-passer”, para viagens de cidadãos de países que não possuem relações diplomáticas com o Brasil; amarelo para estrangeiros legalmente registrados no Brasil e que necessitem deixar, e posteriormente, retornar ao território nacional, além de uso para estrangeiros refugiados, sem nacionalidade ou asilados no Brasil.

Saiba mais

Quais os países que os brasileiros precisam de visto para viajar?
Quais são os países que os brasileiros não precisam de passaporte para viajar?
Conheça a história do passaporte
Quais são os passaportes mais poderosos do mundo em 2021

Compartilhe esta notícia:


Sites oficiais:

Site oficial do Henley Passport Index (em inglês).
Página do Portal Consular do Ministério das Relações Exteriores com informações de todos os países que exigem ou dispensam vistos de turismo ou de negócios para cidadãos brasileiros que possuem passaporte comum.

Tags: países que os brasileiros não precisam de visto para viajar | países que não pedem visto para brasileiros | passaporte | documento de identidade | emitido | governo | documentos de viagem | passar pelo portão | emigração de pessoas | países do Mercosul | Brasil | Argentina | Paraguai | Uruguai | membros associados | Bolívia | Chile, Peru | Colômbia | Equador | Guiana | Suriname | Europa | União Europeia | cédula de identidade | recente | bom estado | residência temporária | residência permanente | validade do passaporte | seis meses | companhias aéreas | recusar o embarque | passaporte comum | tipo de passaporte | passaporte diplomático | passaportes de serviço | passaporte coletivo | passaportes internos | refugiados | pessoas sem estado | novo modelo de passaporte | validade de dez anos | brasão da República | Notícias de turismo | Notícias de viagem | Novidades no turismo | Matérias de turismo | Matérias de viagens | Viajar | Viagem | Viaje | Turismo

Saiba mais



Destinos para viajar na Baixa Temporada no Brasil - Economize nas viagens!


Que tal viajar na baixa temporada para economizar? Conheça 12 destinos para conhecer durante a baixa temporada para viajar mais barato. Em cada destino turístico existem a alta temporada (época do ano aonde existem atrações no local ou uma grande procura de turistas) e a baixa temporada (época onde os hotéis e atrações estão geralmente mais baratos devido ao menor número de visitantes). Veja no vídeo os meses do ano onde você pode visitar os destinos de seus sonhos no país economizando mais.

Compre aqui



Publicidade
Cadê meu Táxi? Veja as opções de táxi e aplicativos de transporte na sua localidade.


Busca




Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.