Ecopark Termas


Home » Destinos de Viagem » Brasil » Estado de Santa Catarina » Viagem para Gravatal » Onde passear em Gravatal

Ecologia e Sustentabilidade no Ecopark Termas

Veja nesta página os melhores destinos para a sua próxima viagem. São dicas de lugares para que você tenha uma experiência inesquecível.


Ecopark Termas - Ecologia e Sustentabilidade em Gravatal

O Ecopark Termas é um projeto ecológico, que está sendo desenvolvido com muito carinho. É um espaço simples e acolhedor integrado à natureza, voltado à preservação ambiental e sustentabilidade. São 17.000 m² de área, sendo 7.500m² de Mata Atlântica que o Ecopark Termas preserva e protege. O Ecopark Termas é uma RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural).

Ecopark Termas - Gravatal - Santa Catarina - Região Sul - BrasilEcopark Termas - Foto: Divulgação

Além da preocupação com o meio ambiente, o Ecopark Termas tem o objetivo de promover o bem-estar, a saúde, a amizade, as artes e as boas práticas. O Ecopark Termas é também um espaço de convivência, de encontros, de lazer e de troca de vivências, com cunho social e cultural. O Ecopark Termas localiza-se em Termas do Gravatal e está aberto à visitação.

Ecopark Termas - Gravatal - Santa Catarina - Região Sul - BrasilEcopark Termas - Foto: Divulgação

Nós estivemos hospedados na Verde Vida Eco-Pousada e fomos conferir de perto as instalações e o trabalho que é feito no Ecopark Termas. O Ecopark Termas fica bem próximo à pousada. Resolvemos ir a pé e não levou mais do que dez minutinhos de caminhada. Fabrício Lorenzetti, coordenador do Ecopark Termas, veio nos receber e nos conduziu pelo parque.

Ecopark Termas - Gravatal - Santa Catarina - Região Sul - BrasilFabrício Lorenzetti nos mostrando e nos explicando sobre a trilha ecológica do Ecopark Termas.

A trilha ecológica é um dos atrativos do Ecopark Termas. Fabrício Lorenzetti é um dos instrutores do Ecopark Termas e nos falou sobre a flora e fauna da região. A Palmeira-Jussara, também conhecida como Açaí-do-sul, e a Palmeira Jerivá, que são plantas nativas, foram alguns dos assuntos abordados. A trilha dá também para ser feita por conta própria. Há placas informativas sinalizando as árvores.

Ecopark Termas - Gravatal - Santa Catarina - Região Sul - BrasilÁrea em processo de regeneração com plantas nativas da Mata Atlântica no Ecopark Termas.

No Ecopark Termas são promovidas ações ecológicas e de sustentabilidade visando o menor impacto ao meio ambiente. O visitante pode ver as tecnologias sustentáveis implantadas na construção e manutenção do parque. Casas com telhados verdes, horta orgânica, compostagem, muro de superadobe, bioconstrução, captação de água da chuva, geração de energia solar, reciclagem, circulo de bananeiras são alguns dos exemplos que são observados no Ecopark Termas e também destinados à educação.

Ecopark Termas - Gravatal - Santa Catarina - Região Sul - BrasilTelhado Verde da Casa Sustentável. Construção onde se encontra o escritório e a Cozinha Sabor e Saber do Ecopark Termas.

Na horta orgânica do Ecopark Termas têm batata-doce, abobrinha, milho, mandioca, tomate, abóbora, alface crespa e americana, rúcula, salsa, couve, tudo cultivado com adubação controlada e sem defensivos agrícolas. O controle de pragas é feito de forma natural, usando mistura de ervas e água de fumo.

Ecopark Termas - Gravatal - Santa Catarina - Região Sul - BrasilHorta orgânica do Ecopark Termas - Foto: Divulgação

Uma parte da produção de alimentos do Ecopark Termas é vendida para alguns restaurantes e hotéis da região, e a outra parte é destinada ao consumo próprio e aos eventos promovidos no local.

Ecopark Termas - Gravatal - Santa Catarina - Região Sul - BrasilAlimentação saudável e nutritiva no Ecopark Termas - Foto: Divulgação

Frequentemente, o Ecopark promove almoços nutritivos, preparados na cozinha Sabor e Saber do Ecopark Termas, com ingredientes e produtos saudáveis e saborosos. Serve também almoços vegetarianos e veganos, acompanhados com sucos naturais. Há também eventos que têm como carro-chefe pizzas preparadas no forno de pedra do Ecopark Termas.

Verde Vida Eco-Pousada - Hospedagem Sustentável - Termas do Gravatal - Gravatal - Sul Catarinense - Santa Catarina - Região Sul - BrasilFeira Verde Vida da Verde Vida Eco-Pousada com venda de hortaliças orgânicas do Ecopark Termas e de outros produtores locais, além de produtos de fabricação própria da pousada

O Ecopark Termas também comercializa os seus produtos em feiras. A Verde Vida Eco-Pousada vende os produtos do Ecopark Termas. A Feira Verde Vida acontece toda terça e sexta-feira em frente à pousada. Hortaliças e frutas orgânicas, pães e bolos artesanais veganos são alguns desses produtos.

A Verde Vida Eco-Pousada tem uma parceria com o Ecopark Termas, que é como se fosse uma extensão natural da pousada. Todo o lixo que é reciclado na pousada é transportado para o parque, onde é feita outra triagem para a destinação final desses resíduos. Os lixos secos são reaproveitados na construção de novas estruturas, no artesanato ou vendidos, e os orgânicos usados na compostagem, para serem transformados em adubos para as plantas.

Ecopark Termas - Termas do Gravatal - Gravatal - Sul Catarinense - Santa Catarina - Região Sul - BrasilInterior da cúpula geodésica, chamada de Geodesicamente no Ecopark Termas, construída de forma sustentável e com reaproveitamento de garrafas de vidro e outros materiais reciclados

A cúpula geodésica foi o que mais me chamou atenção no Ecopark Termas. Também conhecida por domo geodésico, esta construção arquitetônica consiste na amarração de barras - que podem ser de quaisquer materiais, de uma maneira que formem uma rede de polígonos, criando uma superfície semi-esférica. Além da impressionante arquitetura, essas estruturas são leves e resistentes devido à distribuição uniforme do peso tridimensional do conjunto.

Ecopark Termas - Termas do Gravatal - Gravatal - Sul Catarinense - Santa Catarina - Região Sul - BrasilMontagem da cúpula geodésica no Ecopark Termas - Foto: Divulgação

A estrutura da cúpula geodésica do Ecopark Termas foi toda montada com conexões de ferro, barras de madeira e 260 parafusos. Para o preenchimento usou-se o barro coletado do próprio terreno e materiais reciclados. As paredes foram erguidas com barro e elementos decorativos, como garrafas de vidro coloridas e vários formatos de janelas, que além de embelezarem ainda mais a estrutura geométrica, iluminam o ambiente. O barro, além de ser uma matéria-prima natural, serve para manter a umidade e a temperatura no interior da cúpula geodésica.

Ecopark Termas - Termas do Gravatal - Gravatal - Sul Catarinense - Santa Catarina - Região Sul - BrasilCúpula geodésica do Ecopark Termas - Foto: Divulgação

A estrutura em si já é algo extraordinário de se ver, pois além da concepção de todo o processo de montagem, ela também tem caráter simbólico atribuído a Geometria Sagrada, que diz respeito à origem de todas as coisas, ao universo que segue um padrão geométrico.

Ecopark Termas - Termas do Gravatal - Gravatal - Sul Catarinense - Santa Catarina - Região Sul - BrasilCúpula geodésica do Ecopark Termas

A Geodesicamente foi construída para ser um espaço de convivência, relaxamento e aprendizado, utilizado para grupos. Lá acontecem palestras, encontros, e cursos de Biodanza (sistema de integração afetiva, de renovação orgânica e de reaprendizagem, também chamada de biodança ou psicodança) e Yoga, por exemplo.

Ecopark Termas - Termas do Gravatal - Gravatal - Sul Catarinense - Santa Catarina - Região Sul - BrasilPalestra na cúpula geodésica do Ecopark Termas - Foto: Divulgação

O Ecopark Termas promove cursos e oficinas com temas relacionados também à ecologia e sustentabilidade.

Existem várias atividades voltadas para os estudantes das escolas visitantes. O tema ou programa de ensino a ser abordado no dia da visita são decididos previamente em comum acordo entre os responsáveis das instituições de ensino e a equipe do Ecopark Termas.

Ecopark Termas - Termas do Gravatal - Gravatal - Sul Catarinense - Santa Catarina - Região Sul - BrasilCasa Guarani - construída pelos índios guaranis, com o propósito de disseminar a cultura guarani na região - Foto: Divulgação

Outra construção bem interessante no Ecopark Termas é a Casa Guarani. Trata-se de uma casa de barro construída pelos guaranis. Fabrício Lorenzetti nos contou que a casa foi um projeto em parceria com a Associação Cultural do Município de Gravatal, para divulgar a cultura dos índios pela região.

Construída em 2011, a casa modelo é como se fosse a casa de reza na cultura guarani, que é onde ficam o pajé e o xamã da tribo. A casa de reza é a melhor casa e a mais importante para o povo indígena guarani. É nela que acontecem as relações sociais da tribo.

Ecopark Termas - Termas do Gravatal - Gravatal - Sul Catarinense - Santa Catarina - Região Sul - BrasilInterior da casa guarani, no Ecopark Termas, coberta com telhas. Os índios fazem o telhado com as folhas das árvores, porém este tem uma durabilidade bem menor

Fabrício nos explicou também que a casa foi construída de forma sustentável com taipa de mão, barro e madeira, exatamente igual a casa de reza dos guaranis, com exceção do telhado. Os índios não usam telhas na construção das suas casas, mas é graça a telha usada nessa obra que a casa ainda está de pé.

Na tribo indígena, os índios usam as folhas das árvores na cobertura e a manutenção é constante. As palhas podem ser trocadas com frequência. Para fazer os reparos necessários, os guaranis teriam que estar habitando próximo a essa casa modelo, mas não é o caso, visto que estão a cerca de 80 km de distância, no município de Imaruí.

Quando possível, são promovidos encontros no Ecopark Termas. Os índios visitam a casa e falam sobre a sua cultura para os visitantes presentes.

Ecopark Termas - Termas do Gravatal - Gravatal - Sul Catarinense - Santa Catarina - Região Sul - BrasilEstufa Cultural do Ecopark Termas

Algumas estruturas do Ecopark Termas foram adaptações de construções que já existiam no local. Um exemplo é a Estufa Cultural do Ecopark Termas. Antes de ser a Estufa Cultural, o espaço era uma estufa de fumo antiga. Hoje se transformou num espaço multiuso, onde acontecem cursos de arte e de idiomas, por exemplo.

Ecopark Termas - Termas do Gravatal - Gravatal - Sul Catarinense - Santa Catarina - Região Sul - BrasilOficina de Instrumentos Musicais no Ecopark Termas - Foto: Divulgação

Além de aprender sobre o meio ambiente e as técnicas que possam ser usadas no dia-a-dia de uma maneira mais sustentável, o Ecopark Termas promove oficinas de artes, de instrumentos musicais, aulas de música e de terapias alternativas, entre outras, e eventos culturais e festas temáticas.

Ecopark Termas - Termas do Gravatal - Gravatal - Sul Catarinense - Santa Catarina - Região Sul - BrasilSarau Cultural no Ecopark Termas - Foto: Divulgação

Uma das propostas do Ecopark Termas é disseminar o conhecimento e despertar a consciência ambiental nos visitantes através de exemplos, cursos, oficinas e eventos realizados dentro do parque.

Ecopark Termas - Termas do Gravatal - Gravatal - Sul Catarinense - Santa Catarina - Região Sul - BrasilEcopark Termas

Adorei visitar o Ecopark Termas e conhecer o trabalho que é realizado por lá. Agradecemos ao nosso anfitrião Fabrício Lorenzetti pela oportunidade e disposição em nos receber e nos apresentar o Ecopark Termas. Agradecemos também ao atendimento carinhoso da Marta Fogaça, e em especial a Luciane da Verde Vida Eco-Pousada.

Ecopark Termas - Termas do Gravatal - Gravatal - Sul Catarinense - Santa Catarina - Região Sul - BrasilCúpula geodésica do Ecopark Termas

Onde fica o Ecopark Termas

O Ecopark Termas fica no município de Gravatal, com acesso fácil até a porta. O parque está a 800 metros do centro de Termas do Gravatal, próximo a rodovia SC 370. Saiba como chegar a Gravatal em: Que tal viajar para Gravatal.

Ecopark Termas
Endereço: Rua Antônio Pedro Mendonça, 2908 - Gravatal - CEP: 88735-000 - Santa Catarina
Telefone: +55 47 99712-0012
E-mail: ecoparktermas@gmail.com
Facebbok: @ecoparktermas
* Para maiores informações consulte o site oficial do Ecopark Termas.

Localização do Ecopark Termas no mapa

Equipe do "Que Tal Viajar?" no Ecopark Termas
Nós estivemos no Ecopark Termas a convite da Luciane e Fabrício Lorenzetti da Verde Vida Eco-Pousada, em outubro de 2019. Todas as avaliações e opiniões descritas nesta página são inteiramente pessoais e são baseadas nas experiências reais dos integrantes do site "quetalviajar.com".

Parceiros do Que Tal Viajar? em Gravatal:
Ecopark Termas
Verde Vida Eco-Pousada - Hospedagem Sustentável

Conheça Gravatal

Gravatal é uma cidade entre a serra e o mar de Santa Catarina. O município de Gravatal fica no sul do Estado, a cerca de 160 km de Florianópolis. Gravatal é conhecida por suas águas minerais e termais com temperatura de 36ºC, na localidade de Termas do Gravatal. Além das águas com propriedades terapêuticas e medicinais, Gravatal oferece aos visitantes atrações cercadas de belezas naturais como a Gruta Nossa Senhora da Saúde, a Cachoeira do São Miguel, o Mirante Tataywarê e o Mirante da Pedra do Índio.
Saiba mais em: Que tal viajar para Gravatal.

Ganhe 10% de desconto na hospedagem da Verde Vida Eco-Pousada

Quer conhecer o Ecopark Termas e ainda ganhar desconto na hospedagem?! Os leitores do "Que Tal Viajar?" recebem 10% de desconto nas reservas feitas exclusivamente pelo telefone da Verde Vida Eco-Pousada: (48) 3648-2690. Informe o código quetalviajar e obtenha o desconto.

Tags:  Ecopark Termas - Termas do Gravatal - Estância Termal de Gravatal - Encantos do Sul - Gravatal - atividades em Gravatal, o que fazer em Gravatal, onde passear em Gravatal - Santa Catarina - SC - Brasil - Turismo Ecológico - Ecoturismo - Parque Natural - Sustentabilidade - Vida Natural - Vida Saudável

Saiba mais



Busca




Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.