Chapada dos Veadeiros


Home » Notícias de turismo » Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros reaberto

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros reabre para a visitação turística

21 de agosto de 2020 - Drica Cestari

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado em Alto Paraíso de Goiás, a 260 km de Brasília, reabriu ao público nesta terça (18). A reabertura do parque faz parte das medidas que estão sendo adotadas de flexibilização das atividades econômicas, permitindo a retomada do setor de turismo na região.


A programação para a reabertura do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está sendo feita de forma gradual e monitorada, respeitando também os protocolos de segurança para evitar a proliferação do novo coronavírus (COVID-19). Neste primeiro momento, a visitação acontece de forma limitada a 60% da capacidade de público por dia. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está aberto diariamente, com entrada das 8h às 12h e saída até às 18h.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros - Alto Paraíso de Goiás - Região Centro-Oeste - BrasilParque Nacional da Chapada dos Veadeiros - Foto: Augusto Miranda/ MTur.

Tanto a trilha amarela - que dá acesso aos Saltos, Carrossel e Corredeiras, quanto a trilha vermelha - que leva aos Cânions e Cariocas, ambas com onze quilômetros de extensão, estão abertas ao público. A trilha azul, da Seriema, a mais curta, com 850 metros, também pode ser acessada. Entretanto, a trilha mais longa que corresponde à travessia das Sete Quedas, com 23,5 km de extensão, continua temporariamente fechada. A travessia abrange o acampamento que não está liberado para o uso neste primeiro momento.

A SociParques, empresa responsável pelas visitações ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, implantou uma série de protocolos de higiene e segurança para minimizar os riscos de contaminação aos visitantes e colaboradores. Entre as medidas adotadas o visitante somente será liberado para ingressar no parque após ser feita a aferição da sua temperatura corporal e for constatado que o mesmo não apresenta estado febril acima de 37,8ºC. A concessionária disponibiliza também às pessoas solução sanitizante à base de álcool 70% para a higienização das mãos em locais estratégicos; e várias sinalizações informando sobre o distanciamento social correto, e os cuidados com a higiene. Os funcionários estão sendo orientados a fazer limpeza e desinfecção frequentes em superfícies e nas áreas de uso comum.

Como parte das medidas tomadas para evitar a propagação do COVID-19, o uso de máscara facial é obrigatório no acesso ao parque e nos espaços internos; deve-se também praticar o distanciamento social mínimo de dois metros, inclusive nas trilhas e atrativos. A recomendação é que as pessoas evitem aglomerações e leve o seu próprio lanche e água ao fazer as trilhas para que não haja compartilhamento.

Jardim de Maytrea - Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros - Alto Paraíso de Goiás - Região Centro-Oeste - BrasilChapada dos Veadeiros.

A permanência no centro de visitantes está sendo controlada. Além dos funcionários, até 22 pessoas podem permanecer no local por um período de quinze minutos no máximo. A loja de souvenirs e a lanchonete retomam suas atividades, porém o consumo de alimentos somente pode ser feito nas áreas externas do parque.

Prestadores de serviços, agências e operadores de turismo estão autorizados a atuarem no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, seguindo a regulamentação municipal e outras medidas dispostas para enfrentamento da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Veículos somente poderão transportar com até 50% da sua capacidade de público.

Fechado ao público por cinco meses, a retomada das atividades segue normas estabelecidas pelo Decreto Municipal nº 1.840/2020, de 29 de julho de 2020, de Alto Paraíso de Goiás, e pela publicação da Portaria nº 865 no Diário Oficial da União, em 17/08/2020, elaborado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), permitindo a reabertura da Unidade de Conservação Federal.

Além do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, estão funcionando para a visitação pública os Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, o Parque Nacional de Brasília, o Parque Nacional da Tijuca, o Parque Nacional do Iguaçu, o Parque Nacional do Itatiaia, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o Parque Nacional de Fernando de Noronha, o Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes, a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, o Parque Nacional de Anavilhanas e o Parque Nacional do Jaú. Todas essas Unidades de Conservação Federais foram reabertas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Outras medidas de restrição e contenção podem ser propostas de acordo com as diretrizes do Governo do Estado de Goiás, da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) e dos órgãos da Administração Municipal, bem como pelo o que for estabelecido no Plano de Manejo da Unidade de Conservação Federal. Portanto, acompanhe as nossas notícias e confira nos sites oficiais as novas recomendações e limitações para a visitação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros - Alto Paraíso de Goiás - Região Centro-Oeste - BrasilParque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás, ou simplesmente Alto Paraíso, como comumente o município é chamado.

Conheça o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Criado em 1961, pelo então presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, o território original do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, conhecido na época como Parque Nacional do Tocantins, compreendia uma área bem maior que a atual. Devido às disputas territoriais e processos judiciais, os seus 625 mil hectares foram reduzidos para aproximadamente 65 mil hectares. Ao perder as terras às margens do rio Tocantins, em 1972, o parque adotou o nome atual. Mais tarde, em 2017, no Dia Mundial do Meio Ambiente, por meio de um decreto foi determinada a expansão da área do parque, com aproximadamente 240 mil hectares atualmente.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros abriga uma rica flora e fauna local. A área serve de lar para espécies da fauna ameaçadas de extinção, como a onça-pintada, o lobo-guará, o veado-campeiro, o cervo-do-pantanal e o pato-mergulhão. Além de espécies endêmicas e outras espécies não ameaçadas que compõem a biodiversidade do local. Nas trilhas do parque podem-se encontrar uma grande variedade de espécies vegetais como o caju-do-cerrado, o ipê-roxo, a copaíba, o jerivá, o buriti, o babaçu; e também da fauna como os tamanduás-bandeiras, emas, araras, papagaios, periquitos e gaviões. Esta reserva ambiental ajuda a preservar os ecossistemas naturais, e também é responsável pela produção de pesquisas científicas, educação ambiental e turismo ecológico.

Localizada na região centro-oeste do estado de Goiás, na Chapada dos Veadeiros, os destaques do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros são as trilhas que conduzem os visitantes às paisagens de beleza cênica, e às inúmeras cachoeiras e cursos d'água ao longo do caminho.

Cachoeira das Almécegas - Chapada dos Veadeiros - Alto Paraíso de Goiás - Região Centro-Oeste - BrasilChapada dos Veadeiros.

A Chapada dos Veadeiros e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros estão inseridos no bioma Cerrado. Apresentam paisagens de rara beleza, que se alteram conforme a época do ano. Suas formações rochosas, com mais de um bilhão de anos, já foram muito cobiçadas por garimpeiros em busca de metais preciosos. Áreas de antigos garimpos também são encontradas no parque. Hoje esse passado faz parte da história e da memória da população local. Por toda sua riqueza ambiental, a Chapada dos Veadeiros foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial Natural da Humanidade em 2001.

São quatro roteiros para visitação no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, com todas as trilhas marcadas e sinalizadas com cores distintas: a trilha da Seriema ou trilha azul; a trilha dos Saltos, Carrossel e Corredeiras ou trilha amarela; a trilha dos Cânions e cachoeira das Cariocas ou trilha vermelha; e a travessia das Sete Quedas, sinalizada com setas vermelhas e laranjas.

A trilha da Seriema é a que apresenta o menor grau de dificuldade e é a mais curta de todas. Ela consiste em uma caminhada leve de 850 metros, em terreno plano, propício para quem não tem dificuldade de locomoção. A trilha dá acesso ao córrego Preguiça, onde é possível tomar banho na época das chuvas.

As trilhas amarela e vermelha apresentam grau de dificuldade que vai do moderado ao pesado. Ambas são realizadas em terrenos pedregosos e possuem onze quilômetros de extensão. Na trilha vermelha a caminhada é feita em terrenos planos e com pouca inclinação. O visitante passa por diversas quedas d’água e poços para banho no rio Preto.

Chapada dos Veadeiros - Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros - Alto Paraíso de Goiás - Região Centro-Oeste - BrasilChapada dos Veadeiros, Alto Paraíso.

Além das belíssimas paisagens do Cerrado, e das diversas cachoeiras, poços e piscinas naturais, os destaques na trilha amarela é a passagem pelo antigo garimpo - considerado o maior garimpo de cristal de quartzo da região, durante os anos de 1912 a 1961; e os cânions e os saltos do rio Preto, com 80 metros e 120 metros de quedas d'agua em paredes rochosas. O trajeto da trilha amarela é realizado na maior parte do tempo em terreno íngreme.

A travessia das Sete Quedas é considerada de alto grau de dificuldade. São 23,5 km de extensão com pernoite no acampamento das Sete Quedas. Ela é realizada durante a estação seca, no entanto, neste momento, devido à pandemia, o seu acesso não está liberado. Nos primeiros quilômetros o trajeto é feito pela trilha vermelha - trilha dos Cânions e Cachoeiras das Cariocas, até uma bifurcação sinalizando setas na cor laranja que indica o caminho para a travessia. Esta trilha também passa por áreas do antigo garimpo, conhecido como Fiandeiras. A travessia termina na beira da rodovia GO-239, aproximadamente a 12 km de São Jorge e a 24 km de Alto Paraíso.

Os acessos às atrações são limitados a um número máximo diário é de pessoas por trilha. Esta medida, além de minimizar os impactos negativos aos ecossistemas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, segue também normas sanitárias devido à pandemia. Portanto, deve chegar mais cedo para garantir o acesso. O parque cobra uma taxa de entrada, com pagamento feito pessoalmente no local. O valor do ingresso para visitantes brasileiros é de R$ 18,00. Criança com até doze anos de idade acompanhada de adulto tem entrada gratuita.

Cachoeiras das Almécegas - Chapada dos Veadeiros - Alto Paraíso de Goiás - Região Centro-Oeste - BrasilChapada dos Veadeiros.

Conhecida como a "caixa d'água do Planalto Central", a Chapada dos Veadeiros abriga mais de 400 nascentes, com influência nas mais importantes bacias hidrográficas brasileiras, como a Amazônica, a do Tocantins e a do São Francisco. O rio Preto, um afluente do rio Tocantins, nasce na região e forma diversas quedas d'agua ao longo do seu curso, com destaque para os famosos saltos do rio Preto, grandes atrações do parque.

Além do ecoturismo, a Chapada dos Veadeiros, especialmente Alto Paraíso, tem também forte vocação para o turismo místico. As boas vibrações emanadas pela paisagem esplêndida e pelos rios caudalosos de águas cristalinas que desembocam numa infinidades de cascatas já seriam o bastante para conhecer a Chapada dos Veadeiros. Mas a região tem muito mais a oferecer e atrai também a atenção de um grupo de pessoas em busca de uma experiência de vida holística. O misticismo na Chapada dos Veadeiros vem de longa data, começou um pouco antes da criação do parque. Todo esse lado esotérico na região se deve a vários fatores. A Chapada dos Veadeiros é cortada pelo Paralelo 14 S, o mesmo que passa no Peru, na cidade sagrada dos Incas, Machu Picchu, famosa também pelo misticismo. Alguns esotéricos acham que essa relação da Chapada dos Veadeiros com Machu Picchu não é mera coincidência, e que o paralelo 14 S é provido de poderes sobrenaturais.

Jardim de Maytrea - Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros - Alto Paraíso de Goiás - Região Centro-Oeste - BrasilPlaca no Jardim de Maytrea, em Alto Paraíso, indicando o local da passagem da linha imaginária Paralelo 14 S.

"O paralelo 14 S é uma linha imaginária que corta o planeta. O paralelo 14 está localizado ao Sul do plano equatorial terrestre, começa no Meridiano de Greenwich e segue a direção leste. O paralelo 14 S passa por vários países, incluindo o Peru e o Brasil".

A Chapada dos Veadeiros é vista como um centro energético, que emana energia positiva. Acredita-se também na existência de uma imensa placa de milhares de toneladas de cristais de quartzo no seu subsolo. Além disso, a Chapada dos Veadeiros é conhecida como lugar de avistamento de OVNIs. Há relatos de moradores que dizem ter visto objetos voadores não identificados na localidade.

Um fim de semana é pouco para visitar a Chapada dos Veadeiros. Além das belezas naturais do parque, o entorno é igualmente fascinante. Há inúmeras atrações, dentre as quais: as cachoeiras Almécegas, a cachoeira do Segredo, a cachoeira Raizama, a cachoeira de Santa Bárbara; e o Vale da Lua - formações rochosas esculpidas pelo rio São Miguel que lembram as crateras da lua. Todas essas atrações estão dentro de propriedades particulares, mas podem ser visitadas. Algumas oferecem também, além das vistas incríveis e dos banhos de cachoeiras, a possibilidade de praticar esportes radicais, como o canionismo, a escalada, a tirolesa e o rafting.

Cachoeira de Santa Bárbara - Chapada dos Veadeiros - Cavalcante - Região Centro-Oeste - BrasilChapada dos Veadeiros.

A Chapada dos Veadeiros pode ser visitada durante o ano todo. O período de seca no Cerrado de Goiás corresponde à alta temporada, que costuma ocorrer de maio a setembro. O período de chuvas ocorre normalmente nos meses de outubro a março. Entretanto, na época das chuvas que pode ocorrer o fenômeno das trombas d'água - quando o volume de água dos rios sobe consideravelmente a ponto de se tornar perigoso permanecer nos cursos d'água devido às fortes correntezas.

Dentro dos limites do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros não são permitidos entrar com animais de estimação, jogar lixo, produzir fogo, inclusive acender cigarro, e fazer consumo de bebidas alcoólicas. A área concentra refúgios naturais preservados, perfeitos para aqueles que querem estar em contato com a natureza e praticar atividades ao ar livre. Os visitantes podem fazer caminhadas; banhar-se nas cachoeiras e piscinas naturais; e contemplar as deslumbrantes paisagens com a observação da flora e da fauna local. Algumas trilhas podem ser realizadas sem a presença de guias de turismo, mas o parque recomenda que o visitante contrate o serviço de um guia ou condutor especializado para enriquecer a experiência e o aprendizado sobre a biodiversidade, geografia, história e cultura da região, além de contribuir com a renda da comunidade local. Guias locais de visitação podem ser contratados na vila de São Jorge, nas proximidades do parque. Importante também que o visitante leve roupas e calçados apropriados para fazer o passeio.

Rodovia GO-239 - Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros - Alto Paraíso de Goiás - Região Centro-Oeste - BrasilRodovia GO-239 - Alto Paraíso de Goiás - Chapada dos Veadeiros.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está situado no nordeste do estado de Goiás, entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d'Aliança. Apesar de 60% de a sua área ocupar as terras do município de Cavalcante, o portão de entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros fica no município de Alto Paraíso de Goiás, no distrito de São Jorge. É de fácil acesso pela vila de São Jorge, que fica a menos de um quilômetro da portaria do parque. Para quem vem de Brasília, o acesso é feito pela BR-020, em direção à Formosa (GO), e depois segue pela BR-10, sentido Alto Paraíso de Goiás (GO). A rodovia BR-10 passa a ser chamada de GO-118 ao passar pela divisa do Distrito Federal com o estado de Goiás. Ao chegar a Alto Paraíso, deve seguir por 36 km a rodovia GO-239 em direção a São Jorge. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está aproximadamente a 260 km de Brasília, e a 460 km de Goiânia, capital do estado de Goiás.

Compartilhe esta notícia:


Artigos relacionados:

Parque Nacional do Itatiaia, primeiro Parque Nacional do Brasil, reabre para visitação turística.
Parque Nacional do Iguaçu reabre para visitação turística pela segunda vez nesta pandemia.
Parque Nacional da Tijuca reaberto para visitação pública.
Parque Nacional de Brasília reabre para visitação.
Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral reabertos ao público pelo ICMBio.

Sites oficiais:

Site oficial do ICMBio - Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
Site oficial da SociParques.

Pessoas de máscara nas ruas
O uso de máscara facial é uma das exigências em muitos destinos de viagem.

A pandemia de COVID-19 já registrou mais de 22 milhões de casos em todo o mundo com mais de 797 mil mortes. No Brasil já foram registrados mais de 3,5 milhões de casos e mais de 112 mil óbitos. O COVID-19 é uma doença respiratória aguda causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2), contagioso entre seres humanos. A doença foi identificada pela primeira vez em Wuhan, na província de Hubei, na China, em 1 de dezembro de 2019, mas o primeiro caso foi reportado em 31 de dezembro do mesmo ano. Para mais informações de como se prevenir, saber os sintomas do coronavírus, como é transmitido, diagnóstico, como se proteger e ajudar a evitar a propagação de doenças respiratórias como o COVID-19 acesse a página oficial do Ministério da Saúde destinada ao novo coronavírus COVID-19.

Tags: Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros | Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade | ICMBio | Chapada dos Veadeiros | Parques naturais | Unidade de Conservação Federal | Unidades de Conservação Federais | Ecoturismo | Turismo Ecológico | Turismo místico | Turismo esotérico | Esporte radicais | Esportes de aventura | Paralelo 14 S | Meridiano de GreenWich | Cristais de quartzo | Parques reabertos | Vale do rio Preto | Patrimônio Mundial | Fiandeiras | Machu Picchu | Saltos do rio Preto | Trilha da Seriema | Trilha azul | Trilha dos Saltos, Carrossel e Corredeiras | Trilha amarela | Trilha dos Cânions e cachoeira das Cariocas | Trilha vermelha | Travessia das Sete Quedas | Cachoeiras Almécegas | Cachoeira do Segredo | Cachoeira Raizama | Cachoeira de Santa Bárbara | Jardim de Maytrea | Cachoeiras | Vale da Lua | Vila de São Jorge | Município de Cavalcante | Cânions | Canyons | Natureza | Biodiversidade | Reaberturta dos parques | Máscara facial no parque | Álcool gel no parque | Reserva ambiental | Juscelino Kubitschek | Alto Paraíso | Município de Alto Paraíso de Goiás | Teresina de Goiás | Nova Roma | São João d'Aliança | Brasília | Distrito Federal | Estado de Goiás | Região centro-oeste | Rodovia GO-239 | UNESCO | acesso ao parque | Notícias de turismo | Notícias de viagem | Novidades no turismo | Matérias de turismo | Matérias de viagens | Viajar | Viagem | Viaje | Turismo

Saiba mais



Destinos para viajar na Baixa Temporada no Brasil - Economize nas viagens!


Que tal viajar na baixa temporada para economizar? Conheça 12 destinos para conhecer durante a baixa temporada para viajar mais barato. Em cada destino turístico existem a alta temporada (época do ano aonde existem atrações no local ou uma grande procura de turistas) e a baixa temporada (época onde os hotéis e atrações estão geralmente mais baratos devido ao menor número de visitantes). Veja no vídeo os meses do ano onde você pode visitar os destinos de seus sonhos no país economizando mais.

Publicidade
Cadê meu Táxi? Veja as opções de táxi e aplicativos de transporte na sua localidade.


Busca




Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.