Destinos de Viagem


Home » Destinos de Viagem » Brasil » Estado de São Paulo » Viagem para Brotas » Onde fazer comprar em Brotas

Onde comprar em Brotas - Adega Casarão

Veja nesta página onde você pode encontrar as melhores lojas, armazéns, empórios, feiras, mercados municipais, adegas, vinícolas, e outros estabelecimentos voltados para atender ao visitante de passagem pela cidade. São dicas de lugares onde você pode comprar um artesanato ou um produto típico da região durante a sua viagem. Adquirir uma bela lembrança para presentear a si ou aos amigos.


Adega Casarão - Cachaças artesanais envelhecidas em construção centenária

Brotas tem um apelido carinhoso, a cidade é também conhecida como "radicalmente doce". A definição de ser uma cidade "doce" não é à toa, pois assim como no seu hino: "Brotas sempre será Cidade da Amizade", fica fácil de perceber pelo seu povo acolhedor que recebe o visitante com um doce sorriso no rosto.

Se você for um bom ouvinte descobrirá histórias fascinantes sobre a cidade. Os brotenses têm orgulho da sua terra e procuram manter vivas as tradições dos seus antepassados. Em Brotas há várias construções centenárias que foram restauradas e transformadas em novos empreendimentos. São antigas residências que hoje abrigam lojas, restaurantes, meios de hospedagem e outros estabelecimentos. São casarios cheios de histórias. Alguns desses antigos casarões que merecem uma visita são: o Brotas Bar e a Adega Casarão.

Adega Casarão - Brotas - São Paulo - Região Sudeste - BrasilA casa onde antes era uma enorme residência deu lugar a um hotel e a uma loja com adega. Hoje funcionam o Hotel Casarão e a Adega Casarão.

O dono da propriedade centenária nos explicou que o casarão tem mais de 150 anos e que quando ele e a família adquiriram o imóvel, eles quiseram manter a estrutura da antiga casa para resgatar e preservar um pouco da história de Brotas. Restauraram o casarão e o transformaram em um hotel.

Adega Casarão - Brotas - São Paulo - Região Sudeste - BrasilBarris de madeira onde são envelhecidas a cachaça e o tronco de árvore usado como viga de sustentação do piso da Adega Casarão.

As estruturas originais do casarão foram mantidas como paredes de taipa e de tijolos, os alicerces aparentes feitos somente com encaixes de pedras e os curiosos troncos de árvores que funcionam como vigas de sustentação do piso. O que não deu para recuperar foi refeito com o material da época como o chão do porão assentado com tijolos centenários.

Adega Casarão - Brotas - São Paulo - Região Sudeste - BrasilProdutos à venda, tonéis com cachaça e o piso do porão da Adega Casarão assentado com tijolos centenários.

A Adega Casarão possui dois ambientes: o térreo e o porão. Em ambos os espaços funcionam uma loja. No porão é também onde ocorre o processo de envelhecimentos da cachaça, o carro-chefe da loja.

Adega Casarão - Brotas - São Paulo - Região Sudeste - BrasilCachaça Aventureira da Adega Casarão.

A ideia de se criar a Adega Casarão surgiu depois de algum tempo. No início o espaço foi destinado ao envelhecimento da cachaça, atendendo somente aos hóspedes do Hotel Casarão, e mais tarde, depois de cinco anos de produção, abriu as portas para o público em geral.

Adega Casarão - Brotas - São Paulo - Região Sudeste - BrasilTonéis de umburana e jequitibá com cachaça na Adega Casarão.

"A cachaça é produzida no sítio e o processo de envelhecimento acontece na parte de baixo do casarão. A cachaça é mantida em tonéis de carvalho, umburana, jequitibá, castanheira, amendoim e pereira. O tempo de envelhecimento nos tonéis, o tipo e a qualidade da madeira utilizada no processo transmitem uma personalidade única à bebida afetando na sua coloração, no seu teor alcoólico e no seu paladar", comenta Fred Cardoso, proprietário do casarão e produtor da cachaça.

Adega Casarão - Brotas - São Paulo - Região Sudeste - BrasilSimulando um antigo armazém com produtos à venda na Adega Casarão.

Além dos barris de madeira localizados no porão, há um cantinho temático que é uma graça. Foi criado um espaço como se fosse um antigo armazém com queijo, compotas, mortadela e salame que ficam expostos à venda; uma caixa registradora, balança, objetos restaurados e de época. Aliás, o empório em si apresenta uma decoração rústica onde tudo foi pensado com bastante carinho.

Adega Casarão - Brotas - São Paulo - Região Sudeste - BrasilOs velhos latões de leite foram reaproveitados e transformados em bancos na Adega Casarão.

Além das cachaças artesanais, na Adega Casarão são vendidos produtos da região como licores, cervejas, queijos, salames, doces, geleias, compotas, biscoitos, artesanatos e lembranças. A casa também comercializa alguns produtos como queijos, doces, pimentas e vinho trazidos de outros estados do Brasil como Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Adega Casarão - Brotas - São Paulo - Região Sudeste - BrasilProdutos expostos para a venda na Adega Casarão.

A Adega Casarão é um ótimo lugar para adquirir algumas lembranças de Brotas antes da sua volta para casa. Se tiver sorte de ser atendido pelo Fred, produtor da cachaça, você poderá ter uma verdadeira aula sobre a produção artesanal da bebida.

Agradecemos ao proprietário da Adega Casarão pelo atendimento acolhedor, e a todos os envolvidos e funcionários da Adega Casarão. Adoramos conhecer um pouco da história do casarão e o processo artesanal da produção da cachaça.

Onde fica a Adega Casarão

A Adega Casarão fica anexa ao Hotel Casarão, no centro de Brotas, aproximadamente a 250 km de São Paulo.

Localização da Adega Casarão no mapa


Adega Casarão
Horário de funcionamento: das 8h às 19h.
Endereço: Avenida Mário Pinotti, 1057 - Centro - Brotas - São Paulo
Telefones: +55 14 3653-1438/ 3653-1919
Site: Adega Casarão

Conheça Brotas

São inúmeras atrações naturais que possibilitam a prática de várias atividades esportivas. O município de Brotas possui mais de 30 cachoeiras catalogadas e rios que apresentam grande potencial turístico para a região. Saiba mais em: viagem para Brotas.

Veja também:
Pousada das Nascentes - Pousada romântica e temática em Brotas
Recanto das Cachoeiras - Um verdadeiro recanto em meio à natureza em Brotas
Brotas Bar - Uma casa temática, um museu com o requinte da gastronomia em Brotas

Nós estivemos na Adega Casarão, durante nossa viagem a Brotas, em dezembro de 2017. Todas as avaliações e opiniões descritas nesta página são inteiramente pessoais e são baseadas nas experiências reais dos integrantes do site "quetalviajar.com".

Parceiros do Que Tal Viajar? em Brotas:
Adega Casarão | Pousada das Nascentes | Brotas Bar | Recanto das Cachoeiras

Tags: Viagem para Brotas - Brasil - Destino: Brotas - Dicas para viagem, atividades em Brotas, onde comprar em Brotas, onde fazer compras em Brotas, o que fazer em Brotas, onde comer em Brotas, como chegar em Brotas, Onde ficar em Brotas, onde se hospedar em Brotas, Estância Turística de Brotas - Hospedagem em Brotas - Mapa e fotos de Brotas - São Paulo - SP - Turismo Ecológico - Ecoturismo - Turismo de Aventura

Saiba mais



Passeio a cavalo - Recanto das Cachoeiras - Brotas - SP


Que tal viajar para Brotas? Conhecida como a capital nacional do turismo de aventura, Brotas é uma cidade localizada no centro do Estado de São Paulo. Nós estivemos em Brotas, no Recanto das Cachoeiras, e fizemos uma cavalgada que segue em direção à cachoeira das Lebres. No vídeo mostra o passeio a cavalo na companhia das "meninas" no Recanto das Cachoeiras. Assista ao vídeo e descubra!!!! E você, já andou a cavalo?

Compre aqui



Busca




Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.