Destinos de Viagem


Home » Destinos de Viagem » Brasil » Estado de São Paulo » Brotas

Que tal viajar para Brotas?

Que tal estar em contato com a natureza e curtir uma grande aventura? Se você está procurando um lugar no centro do estado de São Paulo para passar momentos especiais recomendamos conhecer Brotas. Veja aqui as melhores dicas para sua próxima viagem a Brotas.


Viagem para Brotas

Além de ser uma graça, ter uma natureza exuberante e belíssimas cachoeiras, Brotas é conhecida por seus esportes radicais e tem o título de capital do turismo de aventura.

Cachoeira Roseira - Recanto das Cachoeiras - Brotas - São Paulo - Região Sudeste - BrasilCachoeira Roseira - Recanto das Cachoeiras - Brotas (SP)

Conheça a cidade de Brotas

Brotas está localizada no centro do estado de São Paulo, relativamente próxima a cidades de médio e grande porte de São Paulo e Minas Gerais como Ribeirão Preto, Campinas, Piracicaba, Botucatu, Bauru, Jaú, Marília, Poços de Caldas, etc. Brotas está a cerca de 250 km da capital paulista.

O povoado foi iniciado com a construção da Capela de Santa Cruz, por volta de 1839. Brotas se tornou distrito de Araraquara em 1841, mas esse foi transferido para o município de Rio Claro doze anos depois. Em 22 de agosto de 1859, Brotas conquistou sua emancipação política.

Centro da cidade de Brotas - São Paulo - Região Sudeste - BrasilCentro da cidade de Brotas (SP)

As principais atividades econômicas de Brotas atualmente são a agroindústria e o ecoturismo. Entre as décadas de 1920 e 1930 o município se desenvolveu durante a expansão da lavoura de café. Muitos italianos imigraram à cidade neste período - os primeiros italianos chegaram a Brotas no final do século XIX. A cidade voltou a crescer novamente a partir das décadas de 1980 e 1990, devido à agroindústria (cana, laranja, eucalipto e agropecuária) e o ecoturismo motivado pelos esportes radicais aquáticos em seu principal rio, o Jacaré-Pepira.

Cavalgada - Parque dos Saltos - Brotas - São Paulo - Região Sudeste - BrasilParque dos Saltos - Brotas

Turismo em Brotas

Desde 2013, Brotas se tornou uma Estância Turística do estado de São Paulo. Este título é fundamental para as cidades paulistas, pois estes municípios podem receber aportes financeiros para incentivo ao turismo. Para recebê-lo a cidade deve ter infraestrutura e serviços adequados à atividade turística. Atualmente, o estado de São Paulo têm 70 municípios classificados como Estâncias, sendo 32 turísticas, 15 balneárias, 12 climáticas e 11 hidrominerais.

Mirante do Vale do Jacaré Pepira - Recanto das Cachoeiras - Brotas - São Paulo - Região Sudeste - BrasilMirante do Vale do Jacaré Pepira - Recanto das Cachoeiras - Brotas

A cidade foi a primeira do Brasil a criar uma lei especifica de turismo de aventura e natureza. A normalização do turismo de aventura e ecoturismo no Brasil pelo Ministério do Turismo e ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura) foi inspirada nesta lei municipal. A cidade de Brotas também recebeu o certificado "Município Verde e Azul" em 2008. Este programa premia a eficiência da gestão ambiental dos municípios paulistas.

O que fazer em Brotas

Brotas é um destino perfeito tanto para os amantes de esportes de aventura quanto para quem quer simplesmente descansar e contemplar a natureza. No município de Brotas encontram-se inúmeras nascentes e cachoeiras. As cachoeiras ficam dentro de propriedades particulares sendo necessário pagar uma taxa de entrada. Há também em Brotas os centros turísticos que oferecem aos visitantes atividades esportivas como o arvorismo, tirolesa, arvomix, rapel, canionismo, cavalgada, quadriciclo, caminhadas em trilhas e banhos de cachoeiras.

Passeio de Quadriciclo - Recanto das Cachoeiras - Brotas - São Paulo - Região Sudeste - BrasilPasseio de Quadriciclo - Recanto das Cachoeiras - Brotas

Além dos diversos atrativos naturais do município, os esportes náuticos e de aventura como rafting e boia-cross são praticados nas corredeiras do rio Jacaré-Pepira, principal rio de Brotas. Entre os destaques de Brotas estão: o Parque dos Saltos; Brotas Bar; a Adega Casarão; e os parques turísticos: Recanto das Cachoeiras; Cachoeira Três Quedas; Hotel Fazenda Areia que Canta e Ecoparque Cassorova.

Onde passear em Brotas

São inúmeras atrações naturais que possibilitam a prática de várias atividades esportivas. O município de Brotas possui mais de 30 cachoeiras catalogadas e rios que apresentam grande potencial turístico para a região, como o rio Jacaré-Pepira, que é bastante utilizado para a prática de esportes aquáticos.

Cavalgada - Recanto das Cachoeiras - Brotas - São Paulo - Região Sudeste - BrasilCavalgada - Recanto das Cachoeiras - Brotas

A cidade de Brotas oferece inúmeras opções de lazer, um dos destaques é o Recanto das Cachoeiras, um verdadeiro recanto em meio à natureza, com cachoeiras, trilhas, e atividades de esportes de aventura. Saiba mais na página onde passear em Brotas.

Cachoeira Roseira - Recanto das Cachoeiras - Brotas - São Paulo - Região Sudeste - BrasilCachoeira Roseira - Recanto das Cachoeiras - Brotas

Onde ficar em Brotas

Uma sugestão de hospedagem em Brotas romântica, super charmosa e com ótima localização é a Pousada das Nascentes. A Pousada das Nascentes fica no Patrimônio de São Sebastião da Serra, bairro tranquilo de Brotas onde estão a maior parte das cachoeiras e as belezas naturais do município. Esta região é conhecida como o Circuito das Cachoeiras.

Parque dos Saltos - Brotas - São Paulo - Região Sudeste - BrasilPousada das Nascentes - pousada super charmosa com quartos temáticos e decoração exuberante em Brotas

Perfil da Pousada das Nascentes no "Que Tal Viajar?"

Saiba mais sobre a Pousada das Nascentes em: Pousadas em Brotas - Pousada das Nascentes.

Outras opções de hospedagem em Brotas
Lista de hotéis em Brotas
Lista de hotéis fazenda em Brotas
Lista de pousadas em Brotas
Lista de resorts em Brotas
Lista de hostels em Brotas
Lista de campings em Brotas

Onde comer em Brotas

Uma dica de ouro para quem visita a cidade de Brotas é comer no local onde é chamado de cartão-postal da cidade: o Brotas Bar, um restaurante temático que fica no centro da cidade de Brotas. O Brotas Bar serve petiscos e refeições completas. O carro chefe da casa é o "Prime Rib de Angus". A casa apresenta uma decoração temática rústica e chique. A disposição dos objetos e móveis foi pensada com muito capricho nos detalhes. Saiba mais na página onde comer em Brotas.

Restaurante Brotas Bar - Brotas - São Paulo - Região Sudeste - BrasilRestaurante Brotas Bar - Brotas

Onde fazer compras em Brotas

Brotas possui alguns casarios centenários. Alguns desses casarões foram restaurados e passaram a ter novas funcionalidades. Uma dessas construções históricas é a Adega Casarão. A casa onde antes era uma enorme residência deu lugar a um hotel e a uma loja com adega. Na Adega Casarão são vendidos produtos artesanais como cachaças, licores, cervejas, queijos, salames, doces, geleias, compotas, biscoitos e lembranças. Uma casa histórica em Brotas que merece ser visitada. Saiba mais na página onde comprar em Brotas.

Adega Casarão - Brotas - São Paulo - Região Sudeste - BrasilAdega Casarão - Brotas

Como chegar a Brotas

Brotas está localizada no centro do estado de São Paulo. O município fica a aproximadamente 250 km da capital paulista. O acesso a Brotas é todo feito por rodovias asfaltadas em excelentes condições. O aeroporto mais próximo a Brotas é o aeroporto de Viracopos, em Campinas, a 140 km de distância da cidade.

Localização de Brotas no mapa


Por que a cidade se chama Brotas?

São quatro hipóteses para a origem do nome da cidade de Brotas: Brotas de olho d'água; Brotas de broto de capim; variação de "Bolotas", que são bolos característicos fabricados na cidade; uma homenagem à Nossa Senhora das Brotas, a qual a fundadora da cidade, Dona Francisca Ribeiro dos Reis, era devota.

Igreja no Centro da cidade de Brotas - São Paulo - Região Sudeste - BrasilIgreja no Centro da cidade de Brotas (SP)

Entre os brotenses famosos estão: Antônio Joaquim de Moura Andrade (empresário e pecuarista, fundador de Andradina e de Nova Andradina); Géssica do Nascimento (jogadora de futebol); Henrique Smith Bayma (um dos líderes da Revolução Paulista de 1932); João Carlos Albuquerque (apresentador de televisão da ESPN Brasil também conhecido como João Canalha); Mário Pinotti (médico sanitarista brasileiro e o primeiro prefeito de Nova Iguaçu) e Romeu Lourenção (deputado federal) e os cantores João Paulo e Daniel. A dupla sertaneja tem uma importância muito grande na cidade. O Hino Municipal de Brotas foi composto pelos cantores Daniel e Rick (da dupla Rick e Renner).

Quando visitar Brotas?

A melhor época para conhecer Brotas é durante o verão quando os dias são mais quentes.

Previsão do tempo em Brotas

Confira a previsão do tempo para os próximos dias em Brotas.

Ficha de Brotas - São Paulo

Nome - Município da Estância Turística de Brotas
Aniversário - 3 de maio
Fundação - 1839
Gentílico - brotense
Unidade federativa - São Paulo
Mesorregião - Piracicaba IBGE/2008
Microrregião - Rio Claro IBGE/2008
Municípios limítrofes - Ribeirão Bonito, Torrinha, São Pedro, São Carlos, Itirapina, Dourado e Dois Córregos
Distância até a capital - 235 km
Área - 1 101,468 km²
População - 21 580 hab. Censo IBGE/2010
Densidade - 19,59 hab./km²
Clima - tropical Cfa
Fuso horário - UTC-3
IDH - 0,817 - elevado PNUD/2000
PIB - R$ 343 193,360 mil IBGE/2008
PIB per capita - R$ 15 389,84 IBGE/2008

Mapa de São Paulo
Mapa de São Paulo

Links e sites oficiais:

Site oficial da cidade de Brotas - São Paulo

Equipe do "Que Tal Viajar?" em Brotas
A viagem a Brotas foi uma cortesia oferecida à equipe do "Que Tal Viajar?", em dezembro de 2017. Veja como foram as experiências reais dos integrantes do site "quetalviajar.com" na Pousada das Nascentes, no Recanto das Cachoeiras, no Restaurante Brotas Bar e na Adega Casarão.

Parceiros do Que Tal Viajar? em Brotas:
Pousada das Nascentes | Recanto das Cachoeiras | Brotas Bar | Adega Casarão

Tags: Viagem para Brotas - Brasil - Destino: Brotas - Dicas para viagem, atividades em Brotas, onde comer em Brotas, como chegar a Brotas, Onde ficar em Brotas, onde se hospedar em Brotas, passagens de ônibus para Brotas - Hospedagem em Brotas - Mapa e fotos de Brotas - São Paulo - SP - Turismo Ecológico - Ecoturismo - Turismo de Aventura

Saiba mais



Passeio a cavalo - Recanto das Cachoeiras - Brotas - SP


Que tal viajar para Brotas? Conhecida como a capital nacional do turismo de aventura, Brotas é uma cidade localizada no centro do Estado de São Paulo. Nós estivemos em Brotas, no Recanto das Cachoeiras, e fizemos uma cavalgada que segue em direção à cachoeira das Lebres. No vídeo mostra o passeio a cavalo na companhia das "meninas" no Recanto das Cachoeiras. Assista ao vídeo e descubra!!!! E você, já andou a cavalo?

Compre aqui



Busca




Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.