Petrópolis - RJ


Home » Notícias de turismo » Os oito destinos nacionais que serão tendência no próximo ano

Petrópolis - um dos oito destinos brasileiros que serão tendência em 2024

18 de dezembro de 2023 - Drica Cestari

De acordo com a Booking.com, oito destinos nacionais registraram um maior crescimento anual no número de reservas e são considerados destinos tendência nacionais para o próximo ano. Petrópolis é uma delas. Saiba o porquê.


Conhecida como a Cidade Imperial do Brasil, Petrópolis tem vários atrativos históricos devido à sua herança imperial, mas este destino oferece muito mais aos seus visitantes.

O Museu Imperial, também chamado Palácio Imperial, está situado no antigo Palácio de Verão do imperador Pedro II. Foto: Oscar LiberalO Museu Imperial, também chamado Palácio Imperial, está situado no antigo Palácio de Verão do imperador Pedro II. Foto: Oscar Liberal.

Situada na Serra dos Órgãos, a 68 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, Petrópolis é um destino popular durante todo o ano. Entretanto, o inverno é considerado a alta temporada neste município fluminense, devido a programação de shows e pelas temperaturas mais baixas desta estação do ano.

Além do clima e dos arredores, a principal atração de Petrópolis é o antigo palácio de verão dos imperadores do Brasil, atualmente o Museu Imperial. Popularmente conhecido como Palácio Imperial, este museu histórico-temático tem um grande acervo destinado à monarquia brasileira.

Seu nome ("Cidade de Pedro") é uma homenagem a Pedro II, segundo imperador do Brasil, que está sepultado na Catedral de São Pedro de Alcântara, mais conhecida como Catedral de Petrópolis. Além do imperador, estão sepultados neste templo cristão: sua esposa, Teresa Cristina; sua filha, a Isabel; o Conde d'Eu; o príncipe Pedro de Alcântara de Orléans e Bragança, a condessa de Dobrzensky e os dois primeiros bispos de Petrópolis.

Até o século XVIII, a região era habitada pelos índios coroados, o que lhe rendeu o nome de "Sertão dos Índios Coroados". Na década de 1830, a área era formada basicamente por sítios e fazendas. O imperador Dom Pedro I ficou impressionado com a beleza da região quando lá passou a caminho de Minas Gerais. Ele comprou terras e determinou a construção de seu palácio de verão no local, mas nunca o viu concluído, pois renunciou ao trono. Em 1843, seu filho, o imperador Pedro II, assinou um decreto que instituía a construção de um assentamento (que seria formado com a chegada dos imigrantes alemães) e a construção do palácio.

Concebida pelo major teuto-brasileiro Júlio Frederico Koeler, Petrópolis é considerada a segunda cidade projetada do Brasil (depois apenas de Recife, projetada pelos holandeses).

Palácio de Cristal de Petrópolis, um dos cartões-postais da cidade, abriga exposições e eventos. Foto: WilfredorA Catedral de Petrópolis é uma homenagem a São Pedro de Alcântara, padroeiro da cidade, do Brasil, e da Monarquia Brasileira. Foto: Wilfredor.

Em 1857, a localidade foi elevada à categoria de cidade. Para celebrar seu primeiro centenário e os imigrantes alemães, a prefeitura inaugurou em 1957, o Obelisco de Petrópolis. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), o obelisco tem 20 metros de altura.

Vários avanços foram gerados em Petrópolis no final do século XIX, como a inauguração de rodovias, ferrovias e salas de cinema. Além do Palácio de Verão, foram construídos mansões e uma catedral, o que lhe deu a alcunha de "Cidade Imperial". A presença da nobreza e da Família Imperial atraiu famílias cariocas endinheiradas, que passavam o verão na serra para escapar dos surtos de febre amarela e das alturas temperaturas do verão carioca.

Durante os 49 anos de seu reinado, Dom Pedro II passou pelo menos 40 verões em Petrópolis. Em algumas ocasiões por até cinco meses. A maior parte dos representantes diplomáticos estrangeiros do período imperial residiam nesta cidade serrana e não no Rio de Janeiro, capital do Império do Brasil.

Na Casa da Princesa Isabel e do Conde d'Eu, mais conhecido como Palácio Isabel, foi tirada a última foto da família Imperial no Brasil, no final de 1888.

Mesmo depois do fim do período imperial, Petrópolis continuou a ter uma importância política no cenário nacional. Em 1903, foi assinado, na cidade, o Tratado de Petrópolis, que incorporou o Acre ao Brasil. No Palácio Quitandinha, foi assinado a declaração de guerra dos países americanos às Nações do Eixo na Segunda Guerra Mundial.

De Prudente de Morais a Costa e Silva, todos os presidentes da república deste período estiveram, pelo menos alguns dias, na "Cidade Imperial" durante seus mandatos. Getúlio Vargas, o mais assíduo deles, chegou a passar três meses em Petrópolis durante o Estado Novo.

Petrópolis vai além do rótulo de Cidade Imperial. Atualmente, o município oferece uma ampla variedade de opções de lazer e culturais, principalmente nos polos da Rua Teresa e no distrito de Itaipava, onde destacam-se o comércio de roupas e a fabricação de cerveja e chocolate.

Considerada o maior polo de moda da região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, a Rua Teresa tem literalmente mais de mil lojas de roupas e acessórios. Já o Distrito de Itaipava acolhe condomínios de alto padrão, restaurantes, clubes, lojas, pousadas, hotéis e spas. Em seus arredores está a famosa cervejaria que leva o nome do distrito.

O Parque Municipal de Petrópolis – Itaipava é a maior área pública de lazer do município. Com 150 mil metros quadrados, o local possui quadras de esporte, área para piquenique, ciclovia, pista para caminhada, lanchonete, picadeiro de areia, aluguel de bicicletas, local para eventos, shows, feiras e exposições.

Com verões úmidos e quentes e invernos secos e relativamente frios, Petrópolis tem um clima tropical de altitude. A menor temperatura registrada na cidade (3,5 °C) ocorreu em julho de 1994; e a maior registrada (35,4 °C) deu-se em janeiro de 1986. Há relatos de ocorrência de quedas de neve em 1920, mas sem registros oficiais.

A Bauernfest (Festa do Colono Alemão) é realizada desde 1990, sendo atualmente uma das maiores festas de cultura alemã no Brasil. Foto: Fabian KronenbergerA Bauernfest (Festa do Colono Alemão) é realizada desde 1990, sendo atualmente uma das maiores festas de cultura alemã no Brasil. Foto: Fabian Kronenberger.

Município da Serra Fluminense que mais recebe turistas anualmente, Petrópolis é a casa da Bauernfest ("Festival de agricultores" em alemão), também é chamada de a Festa do Colono Alemão. Realizada todos os anos no inverno, a Bauernfest de Petrópolis teve sua primeira edição em 1990 no centro da cidade. Atualmente, este é um dos maiores festivais de tradições germânicas do país. Grupos folclóricos, shows de música e culinária alemã alegram os visitantes nos seus 17 dias de festa.

Outras etnias também são celebradas em vários festivais que ocorrem em Petrópolis. Anualmente são realizados: o Bunka-Sai, festival de cultura japonesa; o Ubuntu, a festa da cultura afro-brasileira; e o Serra Serata, chamado anteriormente Festa D’Italia e, depois, Festa da Itália, o evento celebra a imigração e a cultura italiana.

Além das festas étnicas, também são realizados o festival de música Rock the Mountain e o Festival de Inverno, no Palácio Quitandinha. Este tipo de festival também é tradicional nos outros municípios da Serra Fluminense como Nova Friburgo e Teresópolis.

Nas semanas que antecedem ao Natal, a cidade tem várias atrações, como desfiles, paradas, shows, decoração das vias e outros eventos. Este conjunto de atividades em Petrópolis é chamado Natal Imperial. Cerca de 300 mil pessoas visitam o município no período das festividades de fim de ano.

Por ser uma cidade serrana, Petrópolis tem muitos atrativos para aqueles que também buscam contato com a natureza, para explorar as trilhas e as belezas da região serrana do Rio de Janeiro.

Petrópolis conta com quatro unidades de conservação federais: o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), a Área de Proteção Ambiental de Petrópolis (APA Petrópolis), a Reserva Biológica do Tinguá (Rebio Tinguá), e o Refúgio de Vida Silvestre. No âmbito estadual está a Reserva Biológica de Araras.

As Unidades de Conservação municipais do município são Parque Natural Municipal Padre Quinha e o Monumento Natural da Pedra do Elefante. Petrópolis também conta com cinco Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN).

O Museu Casa de Santos Dumont é uma das atrações de Petrópolis. Em 1918, Alberto Santos Dumont comprou um terreno na cidade e construiu uma casa de três andares para escapar do calor do Rio de Janeiro. O pai da aviação deu-lhe o nome "A Encantada", por conta da Rua do Encanto. Após a sua morte, a casa foi doada à Prefeitura de Petrópolis e, posteriormente, virou o atual museu.

O Museu Casa de Santos Dumont é mais conhecido como O Museu Casa de Santos Dumont, residência de Alberto Santos Dumont em Petrópolis, é mais conhecido como "A Encantada". Foto: Alexandre Machado.

A pitoresca residência do gênio aviador têm várias peculiaridades, como uma de suas últimas invenções, um chuveiro com água aquecida a álcool. As curiosas escadas também chamam a atenção de seus visitantes. Entre outras singularidades desta casa estão a falta de divisórias entre os cômodos. Não há cozinha na residência, já que Santos Dumont pedia comida por telefone ao restaurante Palace Hotel, local que atualmente é a sede da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). A casa também não tinha cama. Para dormir, Santos Dumont colocava um colchão sobre a escrivaninha de seu escritório.

Nesta casa, o pai da aviação escreveu "O que eu vi, o que nós veremos", sua segunda obra. Santos Dumont permaneceu nela até 1922, quando visitou a França. Depois, não estabeleceu mais um local de residência fixo, incluindo a sua casa em Petrópolis como uma de suas moradias. Uma réplica do 14-bis, famoso avião do inventor brasileiro, está exposta na Praça 14 Bis, no Centro Histórico de Petrópolis.

O Palácio Quitandinha é um dos principais cartões-postais da cidade. Construído em 1941 e inaugurado em 1944, o local foi projetado para ser o maior cassino hotel da América do Sul. Estrelas do cinema norte-americano, personalidades, autoridades e membros da realeza de outros países visitaram o empreendimento.

O Palácio Quitandinha, também conhecido como Hotel Quitandinha, já foi um cassino hotel e atualmente é um condomínio e centro cultural.O Palácio Quitandinha, também conhecido como Hotel Quitandinha, já foi um cassino hotel e atualmente é um condomínio e centro cultural.

Seu estilo arquitetônico utiliza internamente o rococó hollywoodiano e externamente o normando-francês. O Palácio Quitandinha é uma construção tombada pelo INEPAC.

Com a proibição do jogo no Brasil, em 1946, o empreendimento passou por dificuldades financeiras ao ser operado apenas como hotel. Nos anos 1960 o Palácio Quitandinha tornou-se um sofisticado condomínio.

A parte administrativa do prédio foi adquirida pelo Serviço Social do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Sesc Rio) em 2007. Os apartamentos continuaram a pertencer a particulares desde a mudança de atividade do local de hotel para condomínio. Em 2023, o Sesc Rio inaugurou o Centro Cultural Quitandinha, um local com exposições e atividades culturais para a população local e turistas.

O conjunto arquitetônico é um dos atrativos da Petrópolis. Além dos locais já citados como o Palácio Quitandinha, o Museu Imperial de Petrópolis, a Catedral de São Pedro de Alcântara, e o Museu Casa de Santos Dumont, destacam-se também a Academia Petropolitana de Letras, o Teatro D. Pedro e o Museu Casa do Colono. Sem contar os casarões e palacetes da Avenida Koeler e as belas construções do centro histórico como o Palácio Rio Negro, o Palácio Amarelo (Câmara de Vereadores), o castelinho do Duque de Belfort, o Palácio Sérgio Fadel (atual sede da prefeitura) e o Palácio de Cristal.

Palácio de Cristal de Petrópolis, um dos cartões-postais da cidade, abriga exposições e eventos. Foto: WilfredorPalácio de Cristal de Petrópolis, um dos cartões-postais do município da Serra Fluminense, abriga exposições e eventos. Foto: Wilfredor.

Inaugurado em 1884, o palácio foi inspirado no Palácio de Cristal de Londres e no Palácio de Cristal do Porto. Inicialmente, o local foi encomendado pelo Conde d'Eu como presente à Princesa Isabel, para que ela pudesse cultivar suas hortaliças. Depois, abrigou o Museu Histórico de Petrópolis, que seria transferido para onde funciona atualmente o Museu Imperial de Petrópolis. O Palácio de Cristal atualmente acolhe exposições e eventos, como a Bauernfest.

Petrópolis é o segundo maior polo cervejeiro do país. Além das sedes do Grupo Petrópolis, da Cervejaria Cidade Imperial e da Cervejaria Bohemia, o município também conta com fábricas da Heineken Brasil e da AmBev. Uma lei estadual de 2017 reconheceu o município como Capital Estadual da Cerveja.

Estão sediadas em Petrópolis grandes empresas de outros ramos como a varejista de produtos naturais Mundo Verde e a fabricante de chocolates Katz. 9º maior produto interno bruto (PIB) do estado do Rio de Janeiro e o 71º do Brasil, Petrópolis tem uma economia maior que capitais estaduais como Palmas, Boa Vista, Macapá e Rio Branco.

Petrópolis vai além da Cidade Imperial ou um destino de inverno. Este destino pode ser visitada durante todo o ano. Com suas atrações tradicionais, natureza e novos empreendimentos, Petrópolis é considerada um dos oito destinos tendência para 2024.

A escolha dos oitos destinos foi baseada em um levantamento realizado pela Booking.com. Os dados da pesquisa foram fundamentais para determinar quais os destinos nacionais que tiveram um aumento de interesse entre os viajantes e que devem continuar com tendência de alta em 2024.

Lista dos destinos tendência nacionais para 2024

Confira a análise de cada um dos destinos escolhidos pela pesquisa dos oito destinos tendência nacional para 2024, segundo a Booking.com.

Destino - Estado
Olímpia - São Paulo
Publicado em 14/12/2023

Foz do Iguaçu - Paraná
Publicado em 15/12/2023

Petrópolis - Rio de Janeiro
Publicado em 18/12/2023

Poços de Caldas - Minas Gerais
Publicado em 21/12/2023

Teresina - Piauí
Publicado em 23/12/2023

Blumenau - Santa Catarina
Publicado em 26/12/2023

Ouro Preto - Minas Gerais
Publicado em 28/12/2023

Brasília - Distrito Federal
Publicado em 30/12/2023

Saiba mais

Estes são os destinos brasileiros que serão tendência em 2024

Site oficial:

Booking.com apresenta os oito destinos tendência nacionais para 2024

Compartilhe esta notícia:


Tags: Petrópolis | Cidade Imperial do Brasil | Serra dos Órgãos | Museu Imperial | Palácio Imperial | nome da cidade | Cidade de Pedro | Dom Pedro II | segundo imperador do Brasil | Catedral de Petrópolis | Palácio de Verão | Casa da Princesa Isabel e do Conde d'Eu | Palácio Isabel | Rua Teresa | Distrito de Itaipava | cerveja | chocolate | Região Serrana | Estado do Rio de Janeiro | restaurantes | lojas | pousadas | hotéis | cervejaria | Parque Municipal de Petrópolis | Serra Fluminense | Bauernfest | Bunka-Sai | Ubuntu | Serra Serata | Rock the Mountain | Festival de Inverno | Palácio Quitandinha | Natal Imperial | Parque Nacional da Serra dos Órgãos | PARNASO | Área de Proteção Ambiental | Rebio Tinguá | Reserva Biológica de Araras | Pedra do Elefante | Museu Casa de Santos Dumont | A Encantada | Teatro D. Pedro | Centro Histórico | Palácio de Cristal | destinos tendência | turismo em 2024 | Booking.com | destinos nacionais | férias de 2024 | Viajar | Viagem | Viaje | Turismo

Saiba mais



Destinos para viajar na Baixa Temporada no Brasil - Economize nas viagens!


Que tal viajar na baixa temporada para economizar? Conheça 12 destinos para conhecer durante a baixa temporada para viajar mais barato. Em cada destino turístico existem a alta temporada (época do ano aonde existem atrações no local ou uma grande procura de turistas) e a baixa temporada (época onde os hotéis e atrações estão geralmente mais baratos devido ao menor número de visitantes). Veja no vídeo os meses do ano onde você pode visitar os destinos de seus sonhos no país economizando mais.

Publicidade
Cadê meu Táxi? Veja as opções de táxi e aplicativos de transporte na sua localidade.


Busca




Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.