Teresina - PI


Home » Notícias de turismo » Os oito destinos nacionais que serão tendência no próximo ano

Teresina - um dos oito destinos brasileiros que serão tendência em 2024

23 de dezembro de 2023 - Drica Cestari

De acordo com a Booking.com, oito destinos nacionais registraram um maior crescimento anual no número de reservas e são considerados destinos tendência nacionais para o próximo ano. Teresina é uma delas. Saiba o porquê.


Única cidade nordestina incluída entre os oito destinos tendências, Teresina também é a única capital da Região Nordeste que não está no litoral.

Ponte Metálica, que liga Teresina à cidade maranhense de Timon. A capital do Piauí é um dos destinos que serão tendência em 2024, de acordo com um site de viagens - Foto: Lucas LinharesPonte Metálica, que liga Teresina à cidade maranhense de Timon. A capital do Piauí é um dos destinos que serão tendência em 2024, de acordo com um site de viagens - Foto: Lucas Linhares.

Teresina também é a capital estadual mais distante da costa entre os 17 estados brasileiros litorâneos. Além de Teresina, Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Curitiba (Paraná), São Paulo (São Paulo), Belém (Pará) e Macapá (Amapá) também não estão no litoral. Porto Alegre, Belém e Macapá estão todas perto de grandes rios navegáveis; enquanto Curitiba e São Paulo, mesmo em áreas de planalto, estão a menos de 100 quilômetros de distância da costa. Já a capital piauiense está localizada a 343 km do Oceano Atlântico.

Mas isto não é um demérito para a cidade, que tem vários atrativos para os seus visitantes. Uma das atrações turísticas da região são os passeios de barco pelo Rio Parnaíba, que divide os dois estados e as cidades de Timon no Maranhão e Teresina no Piauí.

Teresina é o município mais populoso do Piauí com mais de 860 mil habitantes. A Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina (RIDE de Teresina) tem mais de 1,2 milhão de residentes. As Rides são regiões metropolitanas onde as cidades pertencem a mais de uma unidade federativa, como a RIDE do Polo Petrolina e Juazeiro (Bahia e Pernambuco) e a RIDE do Distrito Federal e Entorno, que além da capital federal engloba alguns municípios de Goiás e Minas Gerais. A RIDE da Grande Teresina é composta pela capital piauiense, outras 13 cidades do estado e por Timon, cidade maranhense separada de Teresina pelo Rio Parnaíba. Apesar de também fazer divisa com Teresina, o núcleo urbano do município maranhense de Caxias está a 70 quilômetros de Teresina. Enquanto para ir de Timon para Teresina basta atravessar as pontes que ligam os dois estados.

Com cerca de 175 mil habitantes, Timon é a quarta cidade mais populosa do estado do Maranhão, mas também conectada cultural e geograficamente com o estado do Piauí. Teresina é a única capital brasileira conurbada com um município do estado vizinho. Esta proximidade faz com que o Esporte Clube Timon seja filiado à Federação de Futebol do Piauí, disputando desde 2015 o Campeonato Piauiense. Entretanto, o outro clube da cidade, o Timon Esporte Clube, disputa o campeonato maranhense de futebol.

RIDE da Grande Teresina vista pela Estação Espacial Internacional (EEI). Ao lado esquerdo está a cidade maranhense de Timon. Fotos: NASA/Chris HadfieldRIDE da Grande Teresina vista pela Estação Espacial Internacional (EEI). Ao lado esquerdo está a cidade maranhense de Timon. Fotos: NASA/Chris Hadfield.

Em 1852, Teresina substituiu Oeiras, localizada no centro do estado, como capital do Piauí. A fundação da cidade possibilitou a integração do interior do estado com o porto de Parnaíba, no litoral, através da navegação do Rio Parnaíba.

As primeiras povoações no local onde é atualmente a cidade de Teresina datam do século XVII. O povoado era formado por bandeirantes, pescadores e plantadores de fumo e mandioca. A nova capital do estado nasceu no que corresponde hoje ao bairro do Poti Velho. Embora seja considerado o bairro mais velho de Teresina, ele só foi incorporado a cidade no século XX. A data de fundação do município é atribuída a criação do atual centro de Teresina.

A igreja de Nossa Senhora do Amparo foi a primeira construção edificada em Teresina. Inspirada nas igrejas da região da Catânia na Itália, o templo católico levou doze anos para ser inaugurado. Sua eclética arquitetura tem torres em estilo neogótico. O interior foi trazido de Portugal na década de 1850.

Teresina é conhecida por "Cidade Verde" e "Chapada do Corisco". A alcunha de "Cidade Verde" foi dada por Coelho Neto. O escritor maranhense membro da Academia Brasileira de Letras ficou encantado com as grandes áreas verdes e a arborização de vias públicas da capital piauiense. Já o outro apelido se refere a grande incidência de raios no local. Corisco é um sinônimo para centelha, fagulha, faísca, raio ou relâmpago.

A capital do Piauí ganhou o apelido de A capital do Piauí ganhou o apelido de "Cidade Verde" do escritor Henrique Maximiano Coelho Netto - Foto: Fernando Santos Cunha Filho.

O nome da cidade é uma homenagem à Dona Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias, esposa do Imperador Dom Pedro II. A "Mãe dos Brasileiros", como era chamada, intermediou com o seu marido a mudança da capital da então Província do Piauí. Teresina é uma contração dos dois primeiros nomes da imperatriz (Teresa e Cristina). Além da capital do Piauí, outras localidades homenagearam à ultima imperatriz do Brasil em seu nome oficial como: Teresópolis, no Rio de Janeiro; o município de Santo Amaro da Imperatriz e a região de Caldas da Imperatriz, em Santa Catarina; Cristina, em Minas Gerais; e Imperatriz, no Maranhão.

Teresina passou por um rápido desenvolvimento ao se tornar o centro político oficial do estado. Primeira capital planejada do Brasil, Teresina foi construída em traçado geométrico. A cidade antiga foi planejada para ter logradouros em linhas paralelas, simetricamente dispostas, todas partindo do Rio Parnaíba em direção ao Rio Poti. A parte central da capital do Piauí está situada entre o Rio Parnaíba, maior rio exclusivamente nordestino, e o Rio Poti, terceiro maior do estado.

Em 1858, foi instalado o teatro Santa Teresinha. A Igreja de Nossa Senhora das Dores, depois elevada a Catedral, e o sistema de iluminação pública foram inaugurados na década seguinte. Em 1886, foi inaugurada a Igreja de São Benedito.

A cidade teve um crescimento populacional expressivo da década de 1950 à década de 1990. Teresina passou dos cem mil habitantes nos anos 1950 para mais de 700 mil moradores na virada do século XXI.

O clima de Teresina é o tropical semiúmido. A capital piauiense tem duas estações características: o período das chuvas (verão e outono) e o período seco (inverno e primavera). Teresina possui uma temperatura média de 27,4 °C, com mínimas médias de 22,4 °C e máximas médias de 33,9 °C. A menor temperatura registrada na cidade foi de 13,8 °C, em julho de 1991, e a maior foi de 41,6 °C em outubro de 2012. segundo o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (INMET).

A Cidade Verde possui uma variedade de parques e praças com destaque para: Parque do Mocambinho; Parque Copacabana; Bioparque Zoobotânico do Piauí; Jardim Botânico de Teresina; Parque da Cidade; Parque Ambiental Poti; Parque Municipal Parnaíba; Parque Ambiental Encontro dos Rios; e o Parque Estação da Cidadania, que integra o conjunto da Estação Ferroviária de Teresina, importante espaço de lazer e socialização, localizado no centro da capital.

O Palácio de Karnak, é o edifício-sede oficial do Governo do Piauí. Seu nome e arquitetura foram inspirados no palácio de mesmo nome do Antigo Egito, enquanto seus jardins foram projetados pelo renomado paisagista Roberto Burle Marx. Foto: Academia de letras de CMO Palácio de Karnak, é o edifício-sede oficial do Governo do Piauí. Seu nome foi inspirado num palácio de mesmo nome do Antigo Egito, enquanto seus jardins foram projetados pelo renomado paisagista Roberto Burle Marx. Foto: Academia de letras de CM.

O Bioparque Zoobotânico do Piauí é uma área de proteção e conservação de fauna e flora. Localizado nas margens do rio Poti ele também e chamado de Parque Zoobotânico de Teresina. O Parque Floresta Fóssil, único sítio paleontológico dentro de uma capital brasileira, também está nas margens deste rio. Este parque tem madeiras fossilizadas de cerca de 280 milhões de anos.

Próximo à Floresta Fóssil e ao Teresina Shopping está o Parque Potycabana (também chamado Parque Nova Potycabana ou Poticabana), um complexo recreativo de 43 mil metros quadrados com quadras esportivas; pistas de skate, ciclismo e corrida; palco para apresentações artísticas; e lanchonetes.

O Jardim Botânico de Teresina é a maior área de preservação permanente da cidade. São 38 hectares de floresta estacional mista com trilhas educativas para os visitantes e um auditório.

O Parque Municipal do Encontro dos Rios é uma reserva ambiental localizada justamente no encontro dos rios Poti e Parnaíba. O local possui mirantes, restaurante flutuante, trilhas, centro de recepção ao turista, espaço para exposição e comercialização de produtos artesanais, áreas para pesca, esportes aquáticos e o Monumento do Cabeça de Cuia, personagem do folclore piauiense.

Entre os principais museus e centros culturais de Teresina destacam-se: o Museu Municipal de Arte Sacra Dom Paulo Libório; o Teatro Quatro de Setembro, situado na Praça Pedro II; Museu dos Rios, no Parque do Encontro dos Rios; e o Museu do Piauí, localizado no antigo casarão do Comendador Jacob Manoel Almendra. O edifício também já foi sede do governo estadual.

As tradições do artesanato teresinense são a arte santeira em madeira e o artesanato em cerâmica. O bairro Poti Velho, situado na confluência dos rios Parnaíba e Poti, é um tradicional polo de produção artesanal da cidade.

O turismo gastronômico é impulsionado pelos restaurantes e festivais, como o Festival Gastronômico Cabritos & Cordeiros. A galinha à cabidela, também conhecida como galinha caipira, é o maior destaque da cozinha teresinense. Além da paçoca (carne seca pilada com farinha), da Maria Isabel (arroz misturado com carne seca), do sarapatel e do baião de dois, prato tipico da região Nordeste. Nos mercados públicos também são servidas comidas populares como a buchada de bode e a panelada. Os derivados do caju também são importantes na gastronomia local, como o doce de caju e a cajuína, bebida sem álcool preparada a partir do suco de caju.

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Dores, mais conhecida como Catedral Metropolitana ou Igreja das Dores, é um marco religioso, histórico e cultural da capital piauiense.

Desde 1972, ocorrem nos meses de agosto as edições do Encontro Nacional de Folguedos. Este festival cultural de origem religiosa tem a apresentação de grupos de vários estados brasileiros. Este evento chega a reunir 500 mil pessoas.

O Estádio Governador Alberto Tavares Silva, mais conhecido como Albertão, é a maior arena esportiva da capital. Com capacidade para 44 mil espectadores, o estádio é palco de jogos dos principais clubes teresinenses como: River, Fluminense do Piauí, Flamengo do Piauí, Tiradentes e Piauí Esporte Clube. O rugby sevens também é um esporte em crescimento na capital, praticado pelos clubes: Teresina Rugby Clube, Piauí Rugby e Delta Rugby - UFPI.

A cidade é entrecortada por três rodovias: BR-316, BR-343 e PI-130. O transporte coletivo é feito por consórcios do Sistema Integrado de Transporte de Teresina (SITT), que ligam as quatro zonas da capital: Norte, Sul, Leste e Sudeste. Com 13,5 km de extensão, o Metrô de Teresina transporta cerca de 15 mil usuários diariamente em suas onze estações. O metrô teresinense funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 18h30.

No mirante da Estaiada de Teresina é possível ter uma visão de 360 graus da Cidade Verde - Foto: Mauricio PokemonNo mirante da Estaiada de Teresina é possível ter uma visão de 360 graus da Cidade Verde - Foto: Mauricio Pokemon.

A Ponte Estaiada do Sesquicentenário Mestre João Isidoro França foi inaugurada em 2010 sobre o Rio Poti. A Ponte Estaiada de Teresina não liga somente as áreas central e leste da cidade, ela é um importante ponto turístico de Teresina. No Mirante, localizado no topo do único mastro onde os estaios são sustentados, os visitantes tem uma visão de 360 graus da região. Sua altura é equivalente a um prédio de 32 andares. O acesso ao mirante é feito por dois elevadores panorâmicos.

Teresina pode ser o ponto de partida para conhecer outros destinos do Nordeste. Além dos atrativos da capital piauiense e de municípios próximos do Maranhão, uma das opções é conhecer o Parque Nacional de Sete Cidades. Localizado nos municípios piauienses de Brasileira e de Piracuruca e a cerca de 190 quilômetros de Teresina, este parque possui belezas naturais, pinturas rupestres e inscrições pré-históricas.

Localizada a cerca de 360 quilômetros de distância da capital piauiense, a cidade de Parnaíba é o segundo município mais populoso do Piauí, com cerca de 160 mil habitantes. Berço histórico e cultural do estado, Parnaíba possui diversos registros arquitetônicos tombados. Chamada de "A capital do Delta", Parnaíba é a rota de entrada para único delta em mar aberto das Américas, o Delta do Parnaíba, também chamado Delta das Américas.

Certamente se você ainda não visitou já ouviu falar dos Lençóis Maranhenses, mas e dos Lençóis Piauienses? Esta atração do município de Luís Correia é uma joia ainda pouco conhecida do litoral do Piauí, que apesar de ser o menor do país em extensão tem atrações imperdíveis. Com apenas 66 quilômetros e quatro municípios (Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia) o Litoral Piauiense é sede da Rota das Emoções, trecho que engloba 14 cidades litorâneas entre São Luís do Maranhão e Fortaleza. O Litoral do Piauí oferece aos seus visitantes as atrações de praias, Delta do Parnaíba, Porto das Barcas e do Lençóis Piauienses.

Os Lençóis Piauienses têm dunas de areia fina de até 50 metros de altura e piscinas naturais, formadas na época das chuvas. É um passeio para quem gosta de se aventurar deslizando nas dunas ou se prefere apenas curtir a beleza da região.

O Aeroporto de Teresina - Senador Petrônio Portella está localizado a cerca de quatro quilômetros do centro da cidade. A Azul, Gol e Latam ligam a capital do Piauí a grandes centros do Norte-Nordeste e a São Paulo, Belo Horizonte, Campinas e Brasília. A capital estadual mais próxima é São Luís do Maranhão, que está a 446 quilômetros de distância de Teresina.

Às margens do Rio Poti, O Parque Potycabana é uma das maiores áreas de lazer da capital piauiense. A cidade era grafada 'Theresina' anteriormente - Foto: Almanaque LusofonistaÀs margens do Rio Poti, O Parque Potycabana é uma das maiores áreas de lazer da capital piauiense. A cidade era grafada "Theresina" anteriormente - Foto: Almanaque Lusofonista.

Atualmente, Teresina se destaca em eventos culturais, esportivos, serviços, comércio, indústria têxtil, entre outras atividades como o turismo, que está em pleno desenvolvimento na cidade. Por isto, Teresina foi escolhida como um dos destinos que serão tendência para o próximo ano.

A escolha dos oitos destinos foi baseada em um levantamento realizado pela Booking.com. Os dados da pesquisa foram fundamentais para determinar quais os destinos nacionais que tiveram um aumento de interesse entre os viajantes e que devem continuar com tendência de alta em 2024.

Lista dos destinos tendência nacionais para 2024

Confira a análise de cada um dos destinos escolhidos pela pesquisa dos oito destinos tendência nacional para 2024, segundo a Booking.com.

Destino - Estado
Olímpia - São Paulo
Publicado em 14/12/2023

Foz do Iguaçu - Paraná
Publicado em 15/12/2023

Petrópolis - Rio de Janeiro
Publicado em 18/12/2023

Poços de Caldas - Minas Gerais
Publicado em 21/12/2023

Teresina - Piauí
Publicado em 23/12/2023

Blumenau - Santa Catarina
Publicado em 26/12/2023

Ouro Preto - Minas Gerais
Publicado em 28/12/2023

Brasília - Distrito Federal
Publicado em 30/12/2023

Saiba mais

Estes são os destinos brasileiros que serão tendência em 2024

Site oficial:

Booking.com apresenta os oito destinos tendência nacionais para 2024

Compartilhe esta notícia:


Tags: Teresina | Piauí | Região Nordeste | cidade nordestina | Grande Teresina | Timon | Primeira capital planejada do Brasil | capital do Piauí | Rio Parnaíba | Rio Poti | Poti Velho | Cidade Verde | Chapada do Corisco | Catedral de Nossa Senhora das Dores | clima | Parque do Mocambinho | Parque Copacabana | Bioparque Zoobotânico do Piauí | Jardim Botânico de Teresina | Parque da Cidade | Parque Ambiental Poti | Parque Municipal Parnaíba | Parque Ambiental Encontro dos Rios | Parque Estação da Cidadania | Estação Ferroviária de Teresina | Floresta Fóssil | Teresina Shopping | Parque Potycabana | Jardim Botânico de Teresina | Museu de Arte Sacra | Museu do Piauí | Teatro Quatro de Setembro | artesanato teresinense | Festival Gastronômico Cabritos & Cordeiros | galinha à cabidela | doce de caju | cajuína | Ponte Estaiada de Teresina | Mirante da Ponte | passeio de barco | Aeroporto de Teresina | turismo em 2024 | destinos nacionais | férias de 2024 | Viajar | Viagem | Viaje | Turismo

Saiba mais



Destinos para viajar na Baixa Temporada no Brasil - Economize nas viagens!


Que tal viajar na baixa temporada para economizar? Conheça 12 destinos para conhecer durante a baixa temporada para viajar mais barato. Em cada destino turístico existem a alta temporada (época do ano aonde existem atrações no local ou uma grande procura de turistas) e a baixa temporada (época onde os hotéis e atrações estão geralmente mais baratos devido ao menor número de visitantes). Veja no vídeo os meses do ano onde você pode visitar os destinos de seus sonhos no país economizando mais.

Publicidade
Cadê meu Táxi? Veja as opções de táxi e aplicativos de transporte na sua localidade.


Busca




Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.