Parque nacional do Jaú


Home » Notícias de turismo » Parque nacional do Jaú reaberto

Parque Nacional do Jaú, no meio da Selva Amazônica, reabre à visitação turística

31 de agosto de 2020 - Drica Cestari

O Parque Nacional do Jaú reabriu para a visitação turística desde o dia 18 de agosto. A reabertura do parque faz parte das medidas que estão sendo adotadas de retomada gradual das atividades econômicas no estado do Amazonas.


A programação prevê uma abertura do Parque Nacional do Jaú de forma gradual e monitorada, e com todos os cuidados relativos à saúde, respeitando também os protocolos de segurança para evitar a proliferação do novo coronavírus (COVID-19). O visitante está obrigado a usar a máscara de proteção e deve praticar o distanciamento social mínimo de dois metros. O mesmo distanciamento deve ser seguido nos ambientes de espera, respeitando o espaçamento mínimo entre as pessoas para evitar aglomerações.

Parque Nacional do Jaú faz parte do complexo de conservaçao da Amazônia Central - Novo Airão - Barcelos - Região Norte - BrasilParque Nacional do Jaú - Foto: Diego Lezama.

Neste primeiro momento, a visitação acontece de forma limitada até 50% da capacidade de público. Não está liberada a visita nas bases avançadas da Unidade de Conservação, tampouco o acesso às comunidades quilombolas ou populações tradicionais que vivem dentro do parque. Esta é uma medida preventiva, onde o contato do visitante pode representar risco de contaminação dessas comuidades locais. No entato, eventos, filmagens e pesquisas no parque poderão ser realizados, desde que seja solicitada autorização prévia.

Prestadores de serviços, agências e operadores de turismo estão autorizados a atuarem no Parque Nacional do Jaú, seguindo as regulamentações municipais e estadual, e o "Protocolo para Reabertura da Visitação nas Unidades de Conservação do Mosaico do Baixo Rio Negro”. Há uma série de protocolos de higiene e segurança para minimizar os riscos de contaminação aos visitantes e colaboradores. Entre as medidas adotadas devem disponibilizar álcool em gel 70% ou produto de higienização para as mãos; os transportes aquáticos e terrestres devem priorizar a ventilação natural, e somente poderão comportar até 50% da sua capacidade de público, levando em conta cada tipo de veículo; devem ser feitas limpezas e desinfecções frequentes em superfícies, nas áreas de uso comum, e nos veículos no final de cada viagem; e nas atividades que exigem o uso de algum equipamento de proteção individual, estes somente poderão ser compartilhados após serem higienizados e desinfetados.

Fechado ao público por cinco meses, a retomada das atividades segue normas estabelecidas pelos decretos nos municípios nos quais a unidade de conservação está inserida, e pela publicação da Portaria nº 868 no Diário Oficial da União, em 18/08/2020, assinado pelo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), permitindo a reabertura do Parque Nacional do Jaú.

A reabertura do Parque Nacional do Jaú aconteceu em conjunto com mais duas Unidades de Conservação Federais: o Parque Nacional de Anavilhanas, também localizado no estado do Amazonas, e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no estado de Goiás. Anteriormente, foram também reabertos, pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), os Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, o Parque Nacional de Brasília, o Parque Nacional da Tijuca, o Parque Nacional do Iguaçu, o Parque Nacional do Itatiaia, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o Parque Nacional de Fernando de Noronha, o Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes e a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais.

Outras medidas de restrição e contenção podem ser propostas de acordo com as diretrizes do Governo do Estado do Amazonas, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e dos órgãos das administrações municipais, bem como pelo o que for estabelecido no Plano de Manejo da Unidade de Conservação Federal. Portanto, acompanhe as nossas notícias e confira nos sites oficiais as novas recomendações e limitações para a visitação do Parque Nacional do Jaú.

Parque Nacional do Jaú - Amazônia Central - Novo Airão - Barcelos - Região Norte - BrasilMata de igapó.

Conheça o Parque Nacional do Jaú
Criado em 1980, como Unidade de Conservação Federal, o Parque Nacional do Jaú preserva mais de 2 milhões de hectares da região do Baixo Rio Negro, uma das maiores extensões de florestas tropicais úmidas contínuas do mundo, e as diversas formações florestais do bioma Amazônia.

O Parque Nacional do Jaú abriga uma rica flora e fauna local. A área serve de lar para espécies da fauna ameaçadas de extinção, como a onça-pintada, o maracajá-peludo, a ariranha e o peixe-boi-da-Amazônia. Além de espécies endêmicas e outras espécies não ameaçadas que compõem a biodiversidade do local. Nas trilhas do parque podem-se encontrar uma grande variedade de espécies vegetais, como as macacarecuias - espécie arbórea mais antiga da Amazônia, e outras árvores centenárias, como os macucus e as sumaúmas (ou samaúmas) gigantes; e também da fauna como pacas, antas, botos, tartarugas, jacarés, bacuraus, garças, araras e papagaios. Esta reserva ambiental ajuda a proteger os ecossistemas naturais e culturais das comunidades tradicionais ribeirinhas, e também é responsável pela produção de pesquisas científicas, educação ambiental e turismo sustentável. Por toda sua riqueza ambiental, o Parque Nacional do Jaú foi reconhecido como Patrimônio Mundial Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela UNESCO.

O Parque Nacional do Jaú encontra-se na bacia hidrográfica do rio Jaú. Aliás, o rio Jaú (do tupi ya’ú) é responsável por dar nome ao parque, e deriva de um dos maiores peixes brasileiros, o jaú (Zungaro sp). Os limites do parque se estendem ao sul até as águas do rio Carabinani; e ao norte, até os cursos d'água dos rios Unini e Paunini. O rio Negro fica no limite ao leste do parque. O Parque Nacional do Jaú protege quase na totalidade a bacia do rio Jaú, com aproximadamente 450 km de extensão. Assim como o seu afluente, o rio Negro, o rio Jaú apresenta águas escuras que contrasta com as areias brancas das praias que se formam nas proximidades da foz do seu rio durante o período da seca. Na época das cheias dos rios, o cenário muda e parece um espelho refletindo as árvores e nuvens, criando paisagens incríveis com a sensação de estar navegando no céu.

Uma das peculiaridades interessantes do Parque Nacional do Jaú é o fato de estar assentado sobre formações geológicas antigas e recentes de milhões de anos. As mais antigas de que se tem conhecimento variam de 100 a mais de 500 milhões de anos, e as mais novas são de aproximadamente dois a seis milhões de anos. Vestígios da ocupação humana podem ser vistos em diversos sítios arqueológicos e inscrições em pedras (petróglífos) dentro dos limites do parque. Ainda hoje, vivem centenas de famílias que se estabeleceram no território bem antes da criação do parque, com destaque para a comunidade Quilombo do Tambor, localizada no rio Jaú.

O Parque Nacional do Jaú apresenta natureza quase intocada, no meio da selva amazônica. O parque fica praticamente num lugar remoto e distante. Leva-se em média três horas de viagem, com barcos partindo do município de Novo Airão. A embarcação navega pelo rio Negro, passando pelas ilhas do Parque Nacional de Anavilhanas. Para aproveitar melhor o passeio, o ideal é pernoitar no interior do parque. Existe a possibilidade de dormir em abrigos rústicos, como em redes, árvores, e em acampamentos selvagens. Outra opção é dormir em barco, mas neste caso paga-se mais caro pela comodidade e pelo conforto.

O Parque Nacional do Jaú faz parte do Mosaico de Áreas Protegidas do Baixo Rio Negro, que engloba onze Unidades de Conservação. Criado em 2010, o Mosaico visa o desenvolvimento territorial e a conservação ambiental, promovendo o equilíbrio entre as populações tradicionais do entorno e as Unidades de Conservação Federais com ações de bases sustentáveis. As comunidades têm permissão de exercer atividades econômicas, desde que sejam respeitados alguns limites e condições de uso e manejo das áreas e recursos naturais.

Uma maneira muito prática de conhecer as belezas naturais da região é fazer o passeio numa voadeira, que é um barco leve feito geralmente de alumínio, que navega super rápido. Por ser uma embarcação pequena, facilmente adentra os rios Jaú, Carabinani e Unini, os igarapés e a mata de igapós.

O Parque Nacional do Jaú pode ser visitado durante o ano todo e apresenta duas estações distintas: a estação seca, que ocorre normalmente entre setembro e fevereiro; e a estação cheia, de março a agosto. No período da seca, as atrações são as praias fluviais, as corredeiras e os petróglifos. Na época das cheias as praias ficam submersas e se formam trilhas aquáticas entre as florestas alagadas.

Atividades esportivas, como canoagem, boia-cross e rafting são realizadas na época da seca nos rios Jaú e Carabinani. São formadas também pequenas cachoeiras nesses rios onde é possível banhar-se contemplando paisagens de beleza cênica. Outra atividade sazonal que é feita durante o período da seca é a observação dos petróglifos. O acesso é realizado somente por via fluvial. As canoas navegam tomando o devido cuidado para não bater e danificar as inscrições em pedras. Os visitantes também não podem tocar nessas gravuras.

Todo ano, durante o período da seca, é realizado o Programa de Monitoramento de Quelônios, que consiste na observação das tartarugas-da-Amazônia. Os visitantes podem acompanhar o programa que se inicia no mês de outubro e se estende até fevereiro. De outubro a novembro, são feitas as buscas dos ninhos nas praias e a transferência ou marcação dos mesmos; entre os meses de dezembro e janeiro, os filhotes nascem e em fevereiro é realizada a soltura das tartarugas.

Em qualquer época, a natureza presenteia os visitantes com cenários incríveis e pores do sol memoráveis, além de trilhas terrestres no meio da floresta Amazônica e observação de muitas aves. Quem vai uma vez acaba sempre querendo voltar para vivenciar novas experiências nas duas épocas do ano.

Parque Nacional do Jaú - Amazônia Central - Novo Airão - Barcelos - Região Norte - Brasil

A área concentra refúgios naturais preservados, perfeitos para aqueles que querem estar em contato com a natureza. Os visitantes podem fazer caminhadas no meio da mata; fazer passeio por trilhas aquáticas de igapó, ou seja, passeios de barco por dentro das florestas alagadas; banhar-se nas diversas cachoeiras e nas praias de águas mornas dos rios; contemplar as deslumbrantes paisagens com a observação da rica flora e fauna amazônica; praticar atividades náuticas; escaladas em árvores; fazer visitas às comunidades tradicionais ribeirinhas; e ter vistas incríveis sobrevoando de hidroavião a região, entre outros atrativos.

O parque não cobra ingresso. O acesso à Unidade de Conservação é feito pelo posto de controle flutuante do rio Jaú, onde deve apresentar um documento de identificação e se registrar. Entretanto, é necessário solicitar autorização de entrada antes mesmo de chegar ao parque. O visitante precisa preencher antecipadamente um formulário informando sobre a sua visita ou enviar um e-mail para parnajau@icmbio.gov.br.

Além da autorização de entrada prévia, o ideal é contratar um guia local de visitação antes de chegar ao parque. Guias locais são importantes por proporcionar mais segurança aos visitantes, pois é muito fácil se perder nas trilhas pelo interior da floresta. Além disso, eles enriquecerem a experiência e o aprendizado sobre a biodiversidade, geografia e cultura da região.

O Parque Nacional do Jaú não dispõe de estruturas com restaurantes e lanchonetes. Banheiros ou serviço de radiocomunicação somente nas bases de vigilância do parque. O lugar parece totalmente isolado do restante do mundo. Não há sinal de telefone celular, tampouco internet. O visitante fica imerso nos sons da selva amazônia.

A administração do parque recomenda que o visitante leve protetor solar, repelente, mosquiteiros, capa de chuva, roupa de banho, boné e óculos escuros, e se for andar nas trilhas, blusas de manga compridas, calça comprida e calçado fechado apropriado. Se for possível, usar também perneira contra animais peçonhentos nas trilhas dentro da mata. Deve ter atenção redobrada e armazenar em sacos os pertences pessoais mais sensíveis, principalmente ao fazer os passeios de barco. Não esquecer de levar baterias e cartões de memória extras. Importante também levar medicamentos próprios e verificar se a vacina da febre amarela está em dia.

O Parque Nacional do Jaú abrange os territórios dos municípios de Novo Airão e Barcelos, no Baixo Rio Negro. O acesso ao parque pode ser feito por via fluvial, partindo da capital do Amazonas ou de Novo Airão. Por via aérea é necessário autorização prévia. O hidroavião parte direto de Manaus. Para quem vem de Manaus, por via terrestre, deve seguir pela rodovia AM-070, em direção a Manacapuru (AM), e após passar pelo balneário do Miriti, tomar a AM-352, sentido Novo Airão (AM). De Novo Airão não é possível fazer o acesso por estrada. Neste caso, deve pegar uma embarcação e subir o Rio Negro até a entrada do parque. O percurso até Novo Airão pode ser feito com veículo próprio, por estrada asfaltada, mas há também serviços de táxi-lotação ou ônibus executivo saindo de Manaus. Outra maneira é através de pacotes exclusivos para o parque. Há empresas e condutores que oferecem os passeios desde Manaus ou Novo Airão. A cidade de Novo Airão está aproximadamente a três horas de Manaus por via terrestre.

Compartilhe esta notícia:


Artigos relacionados:

Arquipélago de Anavilhanas, segundo maior arquipélago fluvial do mundo, já pode ser visitado.
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros reabre para a visitação turística.
Parque Nacional do Itatiaia, primeiro Parque Nacional do Brasil, reabre para visitação turística.
Parque Nacional do Iguaçu reabre para visitação turística pela segunda vez nesta pandemia.
Parque Nacional da Tijuca reaberto para visitação pública.
Parque Nacional de Brasília reabre para visitação.
Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral reabertos ao público pelo ICMBio.

Sites oficiais:

Site oficial do ICMBio - Parque Nacional do Jaú.

Pessoas de máscara nas ruas
O uso de máscara facial é uma das exigências em muitos destinos de viagem.

A pandemia de COVID-19 já registrou mais de 25 milhões de casos em todo o mundo com mais de 851 mil mortes. No Brasil já foram registrados mais de 3,8 milhões de casos e mais de 120 mil óbitos. O COVID-19 é uma doença respiratória aguda causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2), contagioso entre seres humanos. A doença foi identificada pela primeira vez em Wuhan, na província de Hubei, na China, em 1 de dezembro de 2019, mas o primeiro caso foi reportado em 31 de dezembro do mesmo ano. Para mais informações de como se prevenir, saber os sintomas do coronavírus, como é transmitido, diagnóstico, como se proteger e ajudar a evitar a propagação de doenças respiratórias como o COVID-19 acesse a página oficial do Ministério da Saúde destinada ao novo coronavírus COVID-19.

Tags: Parque Nacional do Jaú | Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade | ICMBio | Novo Airão | Parques naturais | Unidade de Conservação Federal | Unidades de Conservação Federais | Ecoturismo | Turismo Ecológico | Turismo sustentável | Turismo de aventura | Parque Nacional de Anavilhanas | Parques reabertos | Amazonas | Mosaico de Áreas Protegidas do Baixo Rio Negro | Patrimônio Mundial | Rio Negro | Amazônia | Vegetação amazônica | UNESCO | Reserva da Biosfera | Rio Amazonas | Canoagem | Boia-cross | Rafting | Rio Jaú | Rio Carabinani | Sítios arqueológicos | Inscrições em pedras | Petróglífos | Baixo Rio Negro | Manacapuru | Manaus | Natureza | Biodiversidade | Reaberturta dos parques | Máscara facial no parque | Álcool gel no parque | Reserva ambiental | Município de Barcelos | Estado do Amazonas | Região norte | acesso ao parque | Notícias de turismo | Notícias de viagem | Novidades no turismo | Matérias de turismo | Matérias de viagens | Viajar | Viagem | Viaje | Turismo

Saiba mais



Destinos para viajar na Baixa Temporada no Brasil - Economize nas viagens!


Que tal viajar na baixa temporada para economizar? Conheça 12 destinos para conhecer durante a baixa temporada para viajar mais barato. Em cada destino turístico existem a alta temporada (época do ano aonde existem atrações no local ou uma grande procura de turistas) e a baixa temporada (época onde os hotéis e atrações estão geralmente mais baratos devido ao menor número de visitantes). Veja no vídeo os meses do ano onde você pode visitar os destinos de seus sonhos no país economizando mais.

Publicidade
Cadê meu Táxi? Veja as opções de táxi e aplicativos de transporte na sua localidade.


Busca




Cadastre-se Grátis

Para receber as informações gratuitamente do "Que Tal Viajar?" digite seu e-mail abaixo.


Após digitar seu e-mail no campo abaixo você receberá uma mensagem do Googlegroups.com (serviço de newsletters) na sua caixa de correio eletrônica pedindo a confirmação de seu e-mail.

Confirme a sua participação para receber a newsletter gratuita do site Que Tal Viajar.

Para mais informações da newsletter e cadastro clique aqui.